AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos participam do Projeto Rondon no Oeste catarinense

Acadêmicos participam do Projeto Rondon no Oeste catarinense
Grupo vai desenvolver atividades até o dia 20 de julho (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc está presente em mais uma edição do Projeto Rondon, realizado em parceria com a Udesc em municípios catarinenses. Na manhã desta quarta-feira (10/7), o grupo formado por 11 acadêmicos e mestrandos da Universidade iniciou a viagem para o Oeste catarinense, onde vão desenvolver atividades até 20 de julho. O Projeto Rondon “Operação Gilmar Gomes” desenvolve projetos comprometidos com a inclusão social, com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação do profissional cidadão.

Os estudantes da Unesc irão se unir a acadêmicos de outras IES (Instituições de Ensino Superior) de Santa Catarina para formar equipes que irão desenvolver atividades e oficinas com moradores de diversos municípios do Oeste. A Unesc é a única instituição não-estatal a participar do Projeto Rondon “Operação Gilmar Gomes”.

As iniciativas vão abordar as áreas de Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Cultura, Saúde, Trabalho e Meio Ambiente. Entre as oficinas ministradas para a comunidade estarão: “Coleta de lixo e Conscientização sobre a Separação do Lixo”; “Trabalho Humanização do Atendimento”; “Culinária”; “Formação e Capacitação de Lideranças e Gestores Comunitários”; “Alimentação Saudável”; “Associativismo e Cooperativismo”; “Atividades Físicas para a Terceira Idade e População Especial”; “Ética e Profissionalismo”; “Tipos de Violência”; “Artes e Musicalidade”; “Sexualidade e Diversidade Sexual”; “Direitos Humanos” e “Mídias Sociais”. Os acadêmicos, em parceria com o poder público e a comunidade, irão ainda revitalizar uma praça local, com o fim de deixar um “marco” para a cidade.

A aluna da sétima fase do curso de Nutrição da Unesc, Mainara Telles Alexandre, é envolvida com a extensão como bolsista e como voluntária e conta que participar do Rondon era um desejo antigo. “Este ano consegui sincronizar as férias da Universidade com as do trabalho e me inscrevi para a seleção do Rondon. O trabalho multidisciplinar agrega muito na área da saúde. Faz pensar no indivíduo como um todo. Tenho certeza de que vou aprender com os colegas de outros cursos e instituições e com a comunidade. Mais que repassar para os moradores o que sabemos, vamos aprender com eles”, afirma a acadêmica.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, o Projeto Rondon, desenvolvido em parceria com a Udesc, vem ao encontro do que a Instituição preconiza, promovendo uma formação acadêmica e cidadã aos seus alunos, tendo a comunidade como uma aliada no processo. “Nossos estudantes estarão imersos nos municípios e poderão conhecer realidades e culturas diferentes e trocar conhecimento com demais universitários do Estado e moradores destas cidades. Com certeza esta será uma experiência transformadora na vida de cada um”, ressalta Fernanda.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de julho de 2019 às 13:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário