AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Residentes participam de palestra sobre o “Uso de Drogas e Políticas Públicas”

Residentes participam de palestra sobre o “Uso de Drogas e Políticas Públicas”
Mirian Darós Ducioni abordou o tema encontro alusivo a Semana de Combate às Drogas na Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Sala 1 do Bloco O da Unesc foi o palco, na noite desta terça-feira (25/6), de evento alusivo a Semana de Combate às Drogas. Ministrado pela Psicóloga e mestranda em Saúde Coletiva, Mirian Daros Ducioni, o encontro teve como tema “O uso de Drogas e Políticas Públicas no contexto atual”. Participaram da discussão do assunto mestrandos em Saúde Coletiva; Saúde Mental e Atenção Psicossocial; e Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família.

Em forma de roda de conversa para que pudessem discutir o tema ao longo da apresentação, os participantes trataram desde o conceito de droga até questões técnicas envolvendo o tema. Conforme as informações levantadas pela ministrante do encontro, ao contrário do que é dito popularmente, o álcool é certamente a principal porta de entrada para outros vícios. “Muitos nos dizem que seria o crack o início da dependência, mas o álcool é o início de tudo, não tem jeito. Ele é visto de forma diferente, como algo mais aceitável na sociedade, mas por que? Certamente as questões sociais desde a infância influenciam e muito no incentivo ao início da experimentação e do vício”, destacou Mirian.

De acordo com a mestranda, inúmeros são os relatos de pacientes que hoje são dependentes e tiveram contato com o álcool ainda na infância. “É comum escutarmos pacientes relatando que iam constantemente ao bar comprar bebida para o pai e no caminho acabavam experimentando ou até eram incentivados a fazer isso”, salientou.

Ainda no encontro, a mestranda convidou os participantes a realizarem a Dinâmica dos Prazeres. Ao questioná-los sobre as atividades que mais gostam de fazer, Mirian fez a reflexão em conjunto com o grupo sobre os reflexos positivos e negativos de hábitos simples, comparando-os com a relação com as drogas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de junho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário