AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Encontro promove intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e Holanda

Encontro promove intercâmbio de conhecimentos entre Brasil e Holanda
Conversa ocorreu na tarde desta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A pesquisa do doutor e professor do Mestrado em Direito da Unesc, Jackson da Silva Leal, ganhou notoriedade dentro e fora do Brasil. Na tarde desta sexta-feira (14/6), a Unesc recebeu a mestranda Annekaat Van Welsen, da Universidade de Leiden, na Holanda, para conhecer o trabalho do pesquisador. “É uma produção rica, em embasamento teórico e perspectivas. O objetivo é agregar o que foi compartilhado aqui às pesquisas que estou desenvolvendo”, explica a pesquisadora em estudos latino americanos.

O encontro, realizado no PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), promoveu uma roda de conversas, onde foram apresentadas as atividades do Grupo de Pesquisa em Criminologia e o trabalho do mestrando em Direito. Assim, Annekaat teve a oportunidade de realizar uma entrevista técnica.

O contato da mestranda com o representante da Unesc se deu com a publicação do estudo “A Justiça Restaurativa: multidimensionalidade humana e seu convidado de honra”, realizado em conjunto com o pesquisador João Salm. Para ler a publicação clique aqui.

A pesquisa

Formulada como uma alternativa ao atual sistema criminal e penitenciário, o objeto de estudo de Leal foi a Justiça Restaurativa. Segundo o pesquisador, é uma resolução de conflitos que concilia envolvidos por meio do conhecimento e diálogo.

“Consideramos que a prisão é o epicentro da violência social. A remoção de um indivíduo da sociedade o pune, mas não reflete na realidade positivamente como se espera. A Justiça Restaurativa é olhar para a frente, buscando restaurar laços sociais e levando em consideração a situação social apresentada”, explica Leal.

Segundo o estudioso, se em um espaço existir um déficit de duas mil vagas prisionais, até a construção de novos espaços a necessidade será de quatro mil. Leal conclui elencando dois grandes desafios para a justiça no Brasil: deixar de lado o neoconservadorismo e repensar a pena criminal.  


Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de junho de 2019 às 18:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário