AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação de Gestores debate Gestão Financeira e Orçamentária

Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação de Gestores debate Gestão Financeira e Orçamentária
Encontro reuniu os participantes no Auditório Edson Rodrigues (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Com o intuito de qualificar os processos da gestão acadêmica na Unesc, colaboradores da Universidade se reuniram, nesta quarta-feira (12/6) no Auditório Edson Rodrigues, para mais um encontro do Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação de Gestores. Nesta 2ª edição, o encontro contou com a temática “Gestão Financeira e Orçamentária”.

A capacitação buscou apresentar aos participantes como é feita a análise e a aplicação financeira da Universidade. O módulo teve a apresentação do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, e do Gerente do Departamento de Finanças e Contabilidade, Janir de Quadra Paim.

Entre os assuntos debatidos estiveram como realizar o planejamento financeiro, o controle de fluxo, a gestão de ativos e passivos, os indicadores financeiros, e estrutura das demonstrações financeiras, o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e financeiro, o orçamento e fluxo de caixa. “São aplicações diárias que realizamos na Universidade e esse momento é de, por meio de uma forma simples e prática, explicar esses processos”, comenta Fabris.

A capacitação tem o objetivo de qualificar as ações dos gestores da Universidade, de forma continuada e vinculada ao planejamento institucional, correspondendo às necessidades dos gestores dos cursos de graduação e dos setores, além disso, contribuir com a sua realização pessoal e profissional no cumprimento de suas funções. O curso conta com o apoio da Egest (Escola de Gestores) e o encontro desta quarta-feira contou com a participação da coordenadora, Maria Aparecida da Silva Mello.

Cronograma da capacitação


25/6 – Módulo 3 – Gestão dos Processos Jurídicos;

16/7 – Módulo 4 – Gestão de Pessoas;

14/8 – Módulo 5 – Gestão da Avaliação Institucional;

9/9 – Módulo 6 – Planejamento Estratégico;

23/9 – Módulo 7 – Gestão de Comunicação e Marketing;

29/10 – Módulo 8 – Gestão da Educação Inclusiva;

19/11 – Módulo 9 – Projeto (Há) Gente da Cultura de Paz.


Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2019 às 18:13
Compartilhar Comente

Deixe um comentário