AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade
Evento ocorre até esta quarta-feira na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Geografia da Unesc estarão reunidos, até esta quarta-feira (29/5), para a 8ª Semana Acadêmica. Neste ano, o evento debate, por meio de palestras e concurso fotográfico, o tema “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”. O evento comemora ainda o Dia do Geógrafo (29/5).

A Semageo (Semana Acadêmica de Geografia) foi planejada e organizada pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico Rosa dos Ventos e iniciou nesta segunda-feira (27/5) com a palestra sobre “Indentidade Indígena e Afro-Brasileira”. Nela, os professores João Alberto Batanolli e Alex Sandro da Silva, da Unesc, dialogaram e refletiram com o público sobre o tema de grande importância para a sociedade contemporânea.

Já nesta terça-feira (28/5), os debates giraram em torno do assunto “Formação do Espaço Urbano e suas Memórias”, com palestra ministrada pelos professores Maurício Pamplona e Mário Ricardo Guadagnin, da Unesc, que trouxeram uma reflexão sobre como a sociedade se apropria do espaço geográfico e demarca seu território.

Pamplona, faz uma apresentação da evolução do desenvolvimento urbano de Criciúma ao longo dos anos, fazendo uso de mapas de imagens cartográficas para demonstrar as diferentes paisagens e as memórias culturais existentes no município. Já Guadagnin abriu a fala a partir da observação de lugar, apresentando as diferentes manifestações do espaço urbano como as pichações, os grafites, lambe-lambe, stencil e sticker.

O evento encerrá nesta quarta-feira com a roda de conversa “O Papel do Geógrafo na Pós- Modernidade”, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues. O momento terá a participação dos professores Adriano de Oliveira Dias e Andréa Rabelo Marcelino e dos egressos do curso de Geografia da Unesc, Paulo Selau, Silvia Campos, Simone da Silva Carvalho, Susane da Costa Wachinewsk e Morgana Lopes, relatando suas experiências profissionais.

Ainda no evento, haverá a entrega do 4º Prêmio Milton Santos para um professor do curso e do concurso fotográfico “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”, que teve a participação de acadêmicos e egressos do curso de Geografia da Unesc.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de maio de 2019 às 10:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário