AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Luciane Bisognin Ceretta divide experiências na 17ª Semana Científica de Enfermagem Unesc

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, dividiu sua vasta experiência na área da saúde ao palestrar no evento de abertura oficial da 17ª Semana Científica de Enfermagem da Universidade. O tema levantado por Luciane foi o “Protagonismo da Enfermagem nos 25 anos da Estratégia Saúde da Família”. A Semana Científica ocorre até quinta-feira (16/5) concomitantemente à 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, ao 7º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos COREN/SC e ao 10º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem.

Com o Auditório Ruy Hülse lotado, Luciane destacou que seu principal objetivo ao tratar do assunto foi mostrar a grande responsabilidade do profissional da enfermagem no cenário nacional. “Preciso que vocês vejam suas responsabilidades. Hoje vocês enxergam do ponto de vista de estudantes, mas amanhã viverão o cenário de perto como enfermeiros empoderados e preparados para fazer a diferença. Vocês precisam estar certos de que poderão galgar caminhos cada vez maiores por conta do protagonista das suas funções sem esquecer jamais da humildade”, destacou aos estudantes de primeira a nona fase do curso de Enfermagem.

Conforme a reitora, o sistema de saúde encontrado atualmente em todo o país é resultado da prática profissional daqueles que o construíram. “Isso reforça o papel do profissional da enfermagem na manutenção desse programa, criado por quem antecedeu vocês. A Estratégia Saúde da Família nasceu em 1994 e, de lá para cá, por diversas vezes foi reavaliada e mantida como modelo de saúde do país, por ser um dos modelos mais assertivos do mundo, modelo em que, de fato, o paciente é o centro do cuidado”, completou.

A apresentação de Luciane foi prestigiada por lideranças da área da saúde de toda a região. Ao final do evento foram sorteados brindes entre os participantes.

Continuidade do evento

Ainda dentro da programação da Semana Científica, ocorre nesta quarta-feira (15/5) a apresentação de trabalhos, o encontro com profissionais dos cenários de prática e a conferência sobre Suporte Básico de Vida, ministrada pelo egresso do curso, Edson Luiz Sheffer, e de uma aula especial dos formandos em Enfermagem.

A conferência de encerramento ocorrerá na noite de quinta-feira (16/5) com o tema "Os desafios da enfermagem para uma prática com equidade", sob responsabilidade da profissional Elaine Fortes.

Por fim será realizado um jantar de confraternização dos egressos no restaurante Montalccino. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas na secretaria do curso no telefone (48) 3431.2562.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de maio de 2019 às 22:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário