AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Um dia para conhecer e valorizar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Unesc

Um dia para conhecer e valorizar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Unesc
São mais de cem iniciativas que influenciam a vida de mais de 10 mil pessoas a cada semestre (Foto: Mayara Cardoso/Unesc) Mais imagens

Dedicação e conhecimentos que impactam mais de 20 mil pessoas por ano. Assim, os projetos de extensão da Unesc contribuem diariamente para o desenvolvimento da região Sul catarinense e o fortalecimento da qualidade de vida na comunidade. Para valorizar as ações em prol das pessoas e mostrar a importância da prática comunitária, a Unesc convida para a celebração do Dia da Extensão, comemorado na próxima quinta-feira (2/5). Também serão realizadas ações alusivas no sábado (4/5), na Praça Nereu Ramos.

Na noite de quinta-feira, a partir das 19h30 no Auditório Ruy Hülse, a Unesc acolherá a comunidade em um café aberto ao público para conversar sobre o que é a extensão e apresentar as ações desenvolvidas na Instituição. “Será um espaço com atrações que trazem a essência da prática comunitária, com atividades artísticas e culturais. Logo na chegada ao evento, os convidados poderão prestigiar o trabalho do grafiteiro e artista plástico Ricardo Herok, que estará pintando uma tela em homenagem ao Dia da Extensão. Teremos também momentos com alguns projetos e outras ações pensadas especialmente para o encontro”, conta a assessora acadêmica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh.

O café oferecido pela Universidade também contará com produtos do projeto de extensão Feira da Economia Solidária, que reúne produtores agrícolas e estimula o empreendedorismo em um só lugar, para trocar informação e comercializar produtos sustentáveis e saudáveis de forma cooperativa.

Unesc na comunidade

A Unesc se fará presente na Praça Nereu Ramos mais uma vez. Com ações alusivas ao Dia da Extensão em um local preparado para receber visitantes, a Universidade promoverá atendimentos de orientação, prevenção, informação sobre direitos e deveres, cuidados pessoais, meio ambiente e outros assuntos que impactam diretamente no dia a dia da comunidade, com a participação de projetos de extensão da Instituição.

O evento ocorrerá das 9 às 12h30. 

O local poderá ser visitado até o fim de maio e contará com imagens e reportagens atuais da atuação da extensão promovida pela Universidade. A produção do material audiovisual, que será veiculado nos televisores, é de produção da Unesc TV e os registros fotográficos foram produzidos pela Assessoria de Imprensa da Unesc.

Para valorizar a extensão

Em 112 iniciativas, a extensão da Unesc impacta a vida de mais de 10 mil cidadãos do Sul catarinense, direta e indiretamente. As ações comunitárias são desenvolvidas em mais de 30 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul.

“É por meio da extensão que ocorrem trocas de saberes que contribuem para a formação do cidadão crítico e responsável. A prática é um importante elo entre a Instituição e a sociedade, que além de oportunizar que o acadêmico tenha conhecimento prático da realidade na comunidade onde está inserido, pode contribuir para o desenvolvimento deste espaço e para a qualidade de vida daqueles que ali estão”, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Segundo Fernanda, a extensão pode ser percebida nos arredores da Universidade nas modalidades:

  • Universitária: Projetos que o estudante é levado à experiência real e direta na comunidade.
  • Prestação de serviços: Ações comunitárias de saúde, direitos e outras assistências pessoais e sociais.
  • Cultura: Atividades de ensino e promoção da arte.

Além de contribuir para o desenvolvimento da região, ainda são concedidas 534 bolsas de estudos para acadêmicos da Unesc por meio dos projetos de extensão.

Ouça a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias:

Universidade Comunitária


Com 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Contando atualmente com 13 mil alunos e 1,5 mil professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 15 mil pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2019 às 10:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário