AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Em visita à Unesc, deputado Jessé Lopes conhece diferentes espaços de ensino, pesquisa e atendimento à comunidade

Em visita à Unesc, deputado Jessé Lopes conhece diferentes espaços de ensino, pesquisa e atendimento à comunidade
Reitoria e professores da Universidade acompanharam o tour no campus (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu, nesta segunda-feira (22/4), a visita do deputado estadual Jessé Lopes que conheceu melhor diferentes espaços utilizados por professores e acadêmicos para o ensino e a pesquisa, por pessoas de toda a comunidade regional, para atendimentos na área da saúde e por empresas de todo o Brasil, que encontram na Unesc uma parceira para a realização de pesquisas e prestação de serviços nas diversas áreas do conhecimento. Acompanhado pela equipe de gestão universitária, o deputado conheceu o Museu de Zoologia, as Clínicas Integradas, o Laboratório de Neurologia Experimental e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

O tour foi realizado após uma recepção na Reitoria para o deputado, para o chefe de gabinete de Jessé Lopes, Lucas Schmitz, e para o assessor da base do deputado na Amrec, Lucas Campos. A equipe de gestão se apresentou e falou sobre o trabalho desenvolvido pela Instituição nas mais diversas frentes, incluindo o ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, pesquisa e extensão e como o trabalho desenvolvido pela Instituição colabora com o desenvolvimento regional.

O deputado teve informações ainda sobre o fortalecimento do projeto EAD (Ensino a Distância) da Unesc – uma proposta inovadora pensada para incluir e colaborar com o desenvolvimento da região – e a divulgação do balanço financeiro da Universidade, a ser realizado no fim de abril e que estará disponível para consulta pública. Atualmente, a Unesc é mantida por 97% de recursos próprios (todo o dinheiro é reinvestido nela) e 3% por recursos públicos.

“O nosso primeiro eixo de gestão é a sustentabilidade econômica. Sem ela não conseguimos fazer com que nossos projetos se viabilizem. Realizamos uma otimização de quadros, reestruturação administrativa e um reposicionamento da Instituição e tivemos um resultado muito positivo”, afirmou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta. Ela enfatizou ainda a ampliação do diálogo com o setor produtivo e o caráter comunitário da Unesc. “Todos têm que ter acesso a ela, todos têm que saber o que está acontecendo e olhar para a Unesc de maneira diferente. Ela é da comunidade e está há 50 anos contribuindo com o desenvolvimento da região. Seja formando mãos de obra qualificada, seja atuando na comunidade com projetos de extensão em áreas como meio ambiente, empreendedorismo, cultura, saúde, seja prestando serviços qualificados ou colaborando para que empreendimentos saiam do papel, por meio de consultorias. Temos uma Universidade pujante!”, complementou.

O vice-reitor, Daniel Preve, ressaltou o olhar diferente que a gestão está tendo frente aos novos cenários. “Ela abriga todos os pensamentos e todas as pessoas são muito bem-vindas para contribuir no processo de desenvolvimento e crescimento da Instituição. Nossa ideia é conquistar espaços para a nossa Unesc e para nossos estudantes”.

O deputado estadual agradeceu pela abertura da gestão universitária ao diálogo, pelo acolhimento e falou sobre a importância da Unesc para o Sul do Estado. “Sabemos do quanto as Universidades Comunitárias são relevantes nos espaços em que elas atuam, no ensino, na pesquisa, na extensão e nos serviços que elas prestam. Com certeza somos parceiros da Unesc”.

Tour pelo campus

Após o encontro na Reitoria, Lopes, Schmitz e Campos participaram de um tour pela Universidade. No Museu de Zoologia, foram recepcionados pela coordenadora Morgana Cirimbelli Gaidzinski e pelo biólogo Rodrigo Freitas. Nas Clínicas Integradas, eles conversaram com o coordenador do espaço, Marlon Zilli, com a coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Mágada Tessmann, com a coordenadora do Serviço de Enfermagem, Paula Zugno e com as coordenadoras dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Medicina, Juliana Lora, Ariete Minetto e Maria Inês da Rosa, respectivamente.

O tour passou pelo Laboratório de Neurologia Experimental, coordenado pelo professor Emílio Streck, mostrou o trabalho de pesquisa e de ensino feito no local. Streck, que é coordenador do Setor de Internacionalização, falou sobre o projeto de incluir disciplinas em outras línguas e de internacionalização do currículo dos cursos.

Já no Iparque, o grupo foi recebido pelo diretor do local, Fernando Bertan, por pesquisadores e por profissionais responsáveis pelas atividades de prestação de serviços nos diferentes laboratórios do parque – que também são utilizados em aulas de cursos de graduação e para pesquisas envolvendo estudantes de mestrados e doutorados da Unesc.

Participaram da recepção a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; o gerente de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit; a chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes; o gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Rogério Casagrande; a coordenadora da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo, Izabel Souza; e o diretor financeiro da Universidade, Zanoni Elias.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2019 às 17:52
Compartilhar Comente

Deixe um comentário