AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Informática para a melhor idade forma nova turma

Informática para a melhor idade forma nova turma
Entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quarta-feira (17/4) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O momento certo para começar a vida digital é agora. Foi com este pensamento que os 25 formandos do projeto “Informática para a melhor idade” concluíram os seis meses de curso. Na tarde desta quarta-feira (17/4) ocorreu a entrega dos certificados aos concluintes, que iniciaram seus estudos em agosto de 2018 e participaram da última aula nesta terça-feira (16/4).

O projeto de extensão da Universidade, envolvendo os cursos de Ciências da Computação e Jogos Digitais, é realizado desde 2013 e já formou mais de 260 idosos. O objetivo é incluir os participantes com lições sobre o uso de computadores, celulares e redes sociais.

Segundo a coordenadora da iniciativa, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, o resultado vai além de informações técnicas básicas, é uma nova forma de se comunicar e reflete principalmente na qualidade de vida. “Eles desvendaram um novo universo. Que esta busca não se encerre por aqui, continuem aprendendo e se inserindo neste mundo tecnológico”, disse a coordenadora.

Entre os motivos para participar, foram elencados os desejos de conseguir entrar na internet sem precisar de ajuda, utilizar ferramentas eletrônicas nas atividades do trabalho, como acessar e-mails com mais facilidade, fazer pedidos de vendas e utilizar as redes sociais para conversar com os parentes.

Para Merisandra, as aulas já mudaram a realidade de muitos dos alunos e esta é uma forma de a Universidade retribuir na prática para a comunidade. “Temos exemplos claros do quanto isso significa em aprendizado, em melhora na vida social dos alunos, além é claro, da questão cognitiva por estar em processo de aprendizado. Para nós é muito bom tê-los aqui”, completou.

Durante o curso, o projeto foi ministrado pelas bolsistas Natalia Souza e Ana Saldanha e pelos monitores Breno Francisco, Leoquina Figueiredo e Jessica Silva. Participaram da cerimônia o assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral; a coordenadora de Ciências da Computação, Ana Claudia Garcia Barbosa; e os professores Mário Ricardo Guadagnin e Ricardo Bittencourt.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de abril de 2019 às 16:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário