AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Rumo a novas experiências

Rumo a novas experiências
Estudantes de graduação e pós da Unesc iniciaram hoje as atividades do Vivercom (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana que antecede o início do ano letivo de 2019 na Unesc começou com novas experiências para estudantes da Instituição. Na manhã desta segunda-feira (18/2), 76 alunos de cursos de graduação e de pós deram início às atividades do projeto Vivercom (Vivências e Experiências na Comunidade) em oito municípios do Sul de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul. Até esta sexta-feira (22/2), os grupos realizarão oficinas e atividades envolvendo temas como meio ambiente, empreendedorismo na comunidade, culinária, oratória, primeiros socorros, saúde da mulher, educação sexual, violência, expressões artísticas, esportes, direitos e deveres do cidadão e mídias sociais no contexto escolar.

Os alunos foram separados em grupos e cada um passará cinco dias no respectivo município. Em Santa Catarina, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande, São João do Sul e Ermo receberão o projeto. Já no Rio Grande do Sul, o Vivercom passará por Itati, Mampituba e Torres. As parcerias do projeto foram realizadas por meio de convênios, firmados no período de outubro a dezembro de 2018.

Antes de irem para o local onde as atividades serão desenvolvidas, os participantes foram acolhidos pela Universidade em um café da manhã que contou com a presença de representantes do poder público de cidades participantes.

O assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, agradeceu pela participação dos estudantes e a parceria das prefeituras. “Foi um projeto pensado com muito carinho para os nossos acadêmicos. Sem dúvidas as lembranças que vocês irão levar dessa experiência serão eternas. Aproveitem a convivência com outras áreas do saber e façam o bem ao próximo. Que deixemos boas recordações nos municípios que passarmos”, comentou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, agradeceu aos envolvidos no Vivercom e afirmou que o projeto vai ao encontro do que a Unesc preconiza enquanto Instituição de Ensino Superior Comunitária. “A Universidade se preocupa com o próximo, com o social e com o desenvolvimento da nossa região. Não poderíamos deixar de realizar esse projeto, em parceria com os municípios, e que tem o intuito de transformar. Transformar as comunidades e nos transformar enquanto ser humano e pessoas capazes de estender a mão e auxiliar”.

O aluno do curso de História, John Maciel, afirmou que o projeto é de muita relevância comunitária e agregará à formação acadêmica e humana dos participantes. “O envolvimento com a comunidade traz uma experiência diferenciada. Estar em contato com as pessoas, saber das dificuldades, conviver com outras áreas do conhecimento é muito importante”.

Segundo a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, o Vivercom é uma oportunidade diferenciada para a formação pessoal e profissional. “Pela primeira vez estamos organizando equipes multiprofissionais que irão viver a realidade dos municípios. Estejam lá com o sentimento de aprender. Vocês aprenderão muito com a comunidade e vão voltar com uma bagagem muito rica de conhecimento. Com certeza voltarão transformados dessa experiência”.

O prefeito de Timbé do Sul, Robeto Biava, falou em nome de todos os prefeitos dos oito municípios participantes do Vivercom e desejou sucesso nas atividades do projeto. “Espero que vocês ensinem e aprendam em cada município e que tenham uma experiência diferenciada para a sua vida e sua profissão”.

Após o encontro, os representantes dos municípios participaram de um tour pela Universidade. 

O evento que marcou a saída dos estudantes para os municípios teve a presença da secretária de Educação de Torres, Sílvia Teixeira Pereira, e da diretora pedagógica da Secretaria de Educação do município, Jocélia Espíndola; da secretária de Educação de Mampituba, Ana Maria Borges Martins; da secretária de Educação de Itati, Nara Denise Bobsin; da secretária de Assistência Social de São João do Sul, Janete Farias, e da representante da Secretaria de Educação do município, Juciléia Camilo; da secretária de Educação, Cultura e Esporte de Jacinto Machado, Cleonice Fontana Possamai; da secretária de Assistência Social de Timbé do Sul, Vilma Ghelere; da secretária de Educação de Morro Grande, Aline Coral, e da diretora do Departamento de Meio Ambiente do município, Amanda Crepaldi.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de fevereiro de 2019 às 15:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário