AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Expectativas marcam a partida de estudantes da Unesc para a Bienal da UNE

Expectativas marcam a partida de estudantes da Unesc para a Bienal da UNE
Evento ocorre de 6 a 10 de fevereiro em Salvador, na Bahia (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Um evento e milhares de conexões. Assim promete ser a semana de mais de 30 acadêmicos de 25 cursos da Unesc, que partiram na noite do último domingo (3/2) da Universidade rumo a Salvador (BA) para participar da 11ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes. O evento ocorrerá de 6 a 10 de fevereiro e reunirá estudantes de todo o Brasil para debater, discutir e dialogar sobre pautas relacionadas a educação.

Na sua 11ª edição, o evento deve reunir mais de 10 mil estudantes de todas as regiões do país. Essa é a primeira vez que a acadêmica de Matemática (Licenciatura), Maria Eduarda Mariano, participa de um evento de grande porte como este. Para ela, as expectativas são de que todo o aprendizado supere o cansaço. “É uma viagem longa, mas acredito que a experiência será incrível. O compartilhamento dos conhecimentos será muito bom”, acrescenta.

Para a acadêmica da 7ª fase de Educação Física e secretária da Diretoria Executiva do DCE (Diretório Central do Estudante) da Unesc, Daiana Ramos Martins, o que se destaca do evento é a troca de experiências. “Muitas vezes vivemos em um mundo isolado e lá vamos nos relacionar com outras pessoas, pessoas do mesmo curso do país inteiro e poderemos defender bandeiras que dividimos”, comenta.

Em 2019, o tema da Bienal homenageia Gilberto Gil e sua obra como artista, diplomata, ambientalista, político e músico, por meio de mostras selecionadas nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Projetos de Extensão, Literatura e Mostra Científica. Além de assistir aos trabalhos apresentados por estudantes das mais diversas universidades, acadêmicos da Unesc também foram aprovados e levarão seus estudos para dividir no evento, realizado no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A viagem dos acadêmicos foi viabilizada em parceria com a Universidade, DCE da Unesc, estudantes, CA’s e colaboradores da Unesc. “O evento tem esse caráter de troca de informações, além de que com a temática da homenagem ao Gilberto Gil, tem o propósito de um fazer um reencontro com o Brasil, de rediscutir como ele é”, cometa a vice-presidente do DCE da Unesc, Suzel Ramos.

Defesa de bandeiras

Durante o evento, discussões acerca da educação nacional serão abordados. Na Bienal, estudantes poderão dialogar sobre as principais bandeiras que já são defendidas por eles, as que podem ser aprimoradas e as que podem também ser defendidas.

Entre as bandeiras defendidas pela Unesc está a defesa das Universidades Comunitárias. “A UNE divide as universidades em duas categorias, como Federais e Privadas. A Unesc é Comunitária, mas, nesta divisão, acaba entrando na categoria das Privadas. Como temos outro perfil, outras características e outros objetivos, queremos que sejamos defendidos como universidade Comunitária, como de fato a Unesc é”, explica Suzel.

Santa Catarina em peso

Somente de Santa Catarina quatro ônibus estão a caminho de Salvador, um da Unesc, dois de Chapecó e um de Florianópolis. De acordo com o presidente da UCE (União Catarinense de Estudantes) e acadêmico de História da Unesc, Lucene Magnus, a participação de Santa Catarina no evento tem o caráter de preparar a bancada catarinense para 2019. “Esse é um ano de incertezas sobre como vai ser a política e a educação no país, sendo assim queremos nos mobilizar e apoiar pautas e bandeiras que ajudem os estudantes catarinenses”, enfatiza.

Entre as pautas que estão sendo levadas pelos catarinenses, está a manutenção do Artigo 170, a regularização dos repasses de verbas para as universidades estaduais e a mobilização pelas universidades Comunitárias. “O maior número das universidades Comunitárias está em Santa Catarina e queremos mostrar para o país como elas são importantes”, completa Magnus.

O evento reunirá pela primeira vez as três entidades estudantis: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de fevereiro de 2019 às 15:41
Compartilhar Comente

Deixe um comentário