AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc está com inscrições abertas

Turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc está com inscrições abertas
Podem participar profissionais de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia (Foto: Arquivo 2018) Mais imagens

O processo seletivo para a nova turma do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc está com inscrições abertas. A oportunidade, especial para profissionais de Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, segue até o dia 24 de janeiro. Os participantes poderão optar pela especialização em Atenção Básica/Saúde da Família ou em Saúde Coletiva e, aqueles que forem aprovados, receberão bolsas de estudo do Ministério da Saúde e desenvolverão atividades em Unidades de Saúde de Criciúma. São oferecidas nove vagas para a residência em Atenção Básica/Saúde da Família e 12 vagas para Saúde Coletiva. As inscrições devem ser realizadas das 13h às 19h na Pró-Reitoria Acadêmica, localizada no segundo pavimento do Bloco da Reitoria.

Segundo o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, o Ministério da Saúde concede as bolsas de estudo aos participantes, a Unesc oferta o aporte teórico e de formação e a Secretaria da Saúde de Criciúma, o campo prático para a realização das atividades. A especialização ocorre durante 24 meses, com uma carga de 5.760 horas, sendo 80% prática e 20% teórica.

Conforme o professor da Unesc, o objetivo é qualificar profissionais para desenvolverem práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde. “O Residência Multiprofissional se caracteriza pelo aprendizado no serviço. Desde a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), entende-se ele como um local também de formação profissional e humana”, afirma Soratto. 

Na Unesc, o Programa de Residência Multiprofissional começou as atividades em 2010. Ele é coordenado pela professora Luciane Bisognin Ceretta e desenvolve o seu trabalho em 20 Unidades de Saúde de Criciúma. 

As linhas de pesquisa são variadas e abrangem diversas áreas do conhecimento. Os detalhes sobre cada uma delas e mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontrados nos editais abaixo:

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família 2019/1

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva 2019/1

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de janeiro de 2019
Compartilhar Comente

Deixe um comentário