AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos da Unesc conhecem de perto as ações e a estrutura da Acic

Acadêmicos da Unesc conhecem de perto as ações e a estrutura da Acic
Visita dos estudantes do curso de Comércio Exterior a sede da entidade empresarial ocorreu na noite desta terça-feira (13/11) (Fotos: Deise Felisberto-Acic) Mais imagens

Motivação, conhecimento, descoberta, colaboração e integração foram algumas das palavras que resumem o sentimento dos acadêmicos da sexta fase do curso de Comércio Exterior, da Unesc, em visita a Acic (Associação Empresarial de Criciúma). A visita, na noite desta terça-feira (13/11), fez parte do conteúdo da disciplina de Administração de Pequenos Negócios, ministrada pelo professor Ricardo Pieri. Recepcionados pelo presidente da Acic, Moacir Dagostin, os estudantes puderam conhecer um pouco da trajetória profissional e também da relação com o associativismo do presidente de umas principais entidades empresariais do Sul do país.

Há mais de 10 anos, Dagostin participa das ações da entidade empresarial, além disso foi professor por mais de 20 anos. O presidente falou, ainda, do dia a dia à frente da entidade e do importante papel da Acic como interlocutora dos principais assuntos de interesse da cidade e região. Dagostin também reforçou a importância do domínio das tecnologias e o atual momento econômico do país. “As empresas têm passado um período difícil em função de todo o cenário econômico que vivemos nos últimos anos. Passado o período eleitoral, as perspectivas se renovam e, mesmo recente, já estamos sentindo um movimento positivo da economia”, destaca Dagostin. “Estamos trabalhando e fomentando aqui na região novas formas da nossa economia se reinventar, especialmente, na área de inovação e tecnologia. Nesse sentido digo a vocês, estejam preparados para o mercado em transformação”, acrescenta.

Para o professor Ricardo Pieri, este tipo de visita com os acadêmicos é de extrema importância. “Essa atividade é uma oportunidade dos alunos perceberem a existência desse tipo de espaço, como o da associação empresarial, de espaços de coworking, explorando sua estrutura. São ambientes que, posteriormente, também estarão fazendo parte da vida profissional desses acadêmicos”, ressalta.

A diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato, detalhou a infraestrutura, serviços, projetos e ações da entidade, que no próximo ano completa 75 anos de existência. “A base estratégica do nosso trabalho é o associativismo, que representa e defende os interesses da classe empresarial, sendo propulsora do desenvolvimento regional”, coloca.

A entidade desenvolve uma série de projetos estratégicos voltados à diversas bandeiras como a da educação e a da cultura. A gama de soluções empresariais da entidade também tem facilitado e contribuído com o dia a dia das empresas.

Os estudantes puderam conhecer ainda o funcionamento dos núcleos setoriais, que é o associativismo na prática. Hoje, a Acic possui 19 núcleos dos mais vários segmentos. A explanação foi realizada pelo coordenador dos núcleos setoriais, João José Camargo. “Por meio dos núcleos setoriais, que seguem a metodologia do Programa Empreender, empresas do mesmo segmento se unem, discutem desafios, necessidades e buscam soluções em conjunto, promovendo o associativismo e o desenvolvimento dos negócios”, explica. São realizadas capacitações, treinamentos, visitas técnicas, missões empresariais, compra de produtos de forma coletiva, entre outras ações.

“A experiência dessa noite foi muito positiva. Já conhecia a Acic, porque frequentei algumas capacitações aqui, porém não imaginava a forte atuação e a abrangência que a entidade possui”, observa Camargo. 

Colaboração Deise Felisberto - Comunicação Acic

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2018 às 16:59
Compartilhar Comente

Deixe um comentário