AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Seminário Regional do Proesde debate educação e formação humana

Seminário Regional do Proesde debate educação e formação humana
Encontro marcou o encerramento das atividades no âmbito institucional do programa na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Mais de 250 pessoas debateram a educação e a formação humana na manhã deste sábado (10/11), durante o Seminário Regional do Proesde Licenciatura (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura), que ocorreu na Unesc. O evento encerrou as atividades no âmbito institucional do programa realizado pela Unesc e pelo Unibave em 2018 e propôs uma reflexão sobre desenvolvimento, aprendizagem, escola e formação de professores.

O seminário teve a presença da professora doutora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Ciência da Educação da UFSC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica da Faculdade de Educação da USP, Carolina Picchetti Nascimento. A palestrante falou sobre “As bases de organização de ensino em uma perspectiva histórico-cultural” e debateu com os participantes sobre o assunto. O mediador da conversa foi o professor doutor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), Vidalcir Ortigara.

“Se consideramos correta a afirmação de que o ensino é aquele que adianta o desenvolvimento, a questão que fica para nós professores é como devemos organizar o ensino para que promova realmente esse desenvolvimento”, comenta Carolina. A professora doutora ainda convidou a plateia para refletir sobre a direção que os docentes devem tomar para que a escola promova o desenvolvimento do sujeito dentro de uma perspectiva de coletividade.

“Não é fortuito dizer que com essas reflexões estamos pensando com base na teoria histórico-cultural. Aprender só faz sentido quando relacionado com a aprendizagem de todos e para todos. Quando se afirma que o papel da escola é socializar os conhecimentos mais elaborados e contribuir com o desenvolvimento do pensamento do sujeito, todas as ideias perdem o sentido se elas não estão no sentido de formar uma personalidade coletivista”, afirma.

Proesde Licenciatura

A coordenadora do Proesde Licenciatura, professora da Unesc Bruna Carolina de Bona, explica que ele é um programa de bolsa da Secretaria de Estado da Educação que consiste em um grupo de ações que relacionam ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de professores capazes de intervir e contribuir na melhoria da qualidade da Educação Básica estadual por meio da organização curricular. “A intenção é debater e estudar a proposta, com o objetivo de colaborar com a melhoria contínua da educação para a região e para o Estado”.

A abertura do evento teve a participação da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego. Para ela, o seminário foi um importante momento de reunir os participantes do Proesde Licenciatura e membros de grupos de estudos e outros projetos para refletir sobre educação e como se pode fazer a diferença na formação da Educação Básica.

Além dos estudantes do Proesde Licenciatura da Unesc e do Unibave, o Seminário Regional contou com a presença de participantes do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), subprojeto Educação Física da Unesc e Interdisciplinar do Unibave; do Programa de Residência Pedagógica – subprojeto Educação Física da Unesc, coordenação, professores e funcionários do Colégio Unesc, alunos e docentes do curso de Pedagogia da Universidade, integrantes do Gepefe (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola: Conhecimento e Intervenção), Gepmach (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática na Perspectiva Histórico-Cultural) e Gepoc (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica) da Instituição e acadêmicos de diversos cursos de Licenciatura.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de novembro de 2018 às 15:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário