AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Segunda Mostra Fotográfica do Mestrado em Saúde Coletiva é lançada

Segunda Mostra Fotográfica do Mestrado em Saúde Coletiva é lançada
Exposição ficará aberta ao público até dia 26 de outubro (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) lançou, nesta sexta-feira (19/10), a 2ª Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva. A exposição tem como objetivo apresentar uma produção fotográfica como forma de linguagem artística na saúde a partir de três eixos temáticos. A mostra fica exposta no hall do Bloco XXI, até o dia 26 de outubro.

Entre os eixos temáticos estão: Olhares sobre a gestão em saúde; Práticas de promoção da saúde e integralidade do cuidado e Vivências dos trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde. A atividade surgiu junto à disciplina de Bases Históricas e Conceituais da Saúde Coletiva, ministrada pelos professores Luciane Bisognin Ceretta e Jacks Soratto.

Entre as obras premiadas, estava a “Ação de educação em saúde a luz da educação problematizadora”, de Diego Floriano de Souza. A foto mostra a ação de educação em saúde desenvolvida por meio do PSE (Programa Saúde na Escola) no ano de 2018, em uma escola da rede pública de ensino no município de Criciúma. E a fotografia “ Fim de jogo: 7 a 1”, titulada, tendo como autor Luís Claiton Medeiros Ehlers.

A obra “Atenção domiciliar e a integralidade do cuidado”, da aluna Ana Cláudia Búrigo Lima, também foi premiada. A foto representa uma usuária do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) de Araranguá, em uso de ventilação mecânica, atendida por equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) que proporciona condições para atendimento integral.

De acordo com ela, desde o início do semestre os mestrandos já sabiam que teriam que selecionar duas fotos para integrar a mostra. Para ela, a atividade aproxima os alunos com a realidade da profissão. “Faz com que nós olhemos o paciente de uma forma integral, de uma forma que não imaginávamos”

Diálogo com o cenário da saúde

Segundo Luciane, o Mestrado se desenvolve por meio de atividades teóricas e práticas no contexto das disciplinas que são oferecidas. “O projeto tem como objetivo fazer com que os mestrandos olhassem para o cenário do atendimento feito pela saúde pública e também todos os elementos que envolvem a saúde coletiva em geral e conseguissem retratar, por meio de fotografias, esse cenário”, explica.

Para ela, a mostra tem o objetivo de dialogar com os problemas enfrentados pela saúde. “A importância de associar o olhar teórico ao cenário de práticas e fazer com que o profissional desenhe a sua intervenção naquele cenário. A mostra serve para pensar de que forma se pode corrigir aquele cenário ou para ressaltar e apoiar as coisas que acontecem no cotidiano do sistema, porque saúde coletiva envolve a vida das pessoas”, enfatiza.

Ao todo, 80 fotos foram inscritas, sendo 40 selecionadas e somente três premiadas. As obras selecionadas foram definidas por uma comissão avaliadora composta por três professores do Programa, sendo um de cada linha de pesquisa, e um profissional da comunicação.

Entre os critérios de avaliação, foram observados a coerência entre a fotografia e o eixo temático proposto; a qualidade técnica da fotografia, foco, luminosidade e enquadramento; coerência do título com o texto explicativo; e a redação do texto explicativo.

Textos e Fotos: Vitor Netto

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2018 às 18:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário