AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mestrado em Saúde Coletiva lança segunda Mostra Fotográfica

Mestrado em Saúde Coletiva lança segunda Mostra Fotográfica
Exposição ficará aberta ao público até dia 26 de outubro (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) lançará, na próxima sexta-feira (19/10), a 2ª Mostra Fotográfica Topografia da Saúde Coletiva. A exposição tem como objetivo apresentar uma produção fotográfica como forma de linguagem artística na saúde a partir de três eixos temáticos. A abertura ocorre nesta sexta-feira (19/10) às 16h e ficará aberta até o dia 26 de outubro.

Entre os eixos temáticos estão: Olhares sobre a gestão em saúde; Práticas de promoção da saúde e integralidade do cuidado e Vivências dos trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde. A atividade surgiu junto a disciplina de Bases Históricas e Conceituais da Saúde Coletiva, ministrada pelos professores Luciane Bisognin Ceretta e Jacks Soratto.

De acordo com Luciane, o Mestrado se desenvolve por meio de atividades teóricas e práticas no contexto das disciplinas que são oferecidas. “O projeto tem como objetivo de fazer com que os mestrandos olhassem para o cenário do atendimento feito pela saúde pública e também todos os elementos que envolvem a saúde coletiva em geral e conseguissem retratar, por meio de fotografias, esse cenário”, explica.

Para ela, a mostra tem o objetivo de dialogar com os problemas enfrentados pela saúde. “A importância de associar o olhar teórico ao cenário de práticas e fazer com que o profissional desenhe a sua intervenção naquele cenário. A mostra serve para pensar de que forma se pode corrigir aquele cenário ou para ressaltar e apoiar as coisas que acontecem no cotidiano do sistema, porque saúde coletiva envolve a vida das pessoas”, enfatiza.

Ao todo, 80 fotos foram inscritas, sendo 40 selecionadas e somente três premiadas. As obras selecionadas foram definidas por uma comissão avaliadora composta por três professores do Programa, sendo um de cada linha de pesquisa, e um profissional da comunicação.

Entre os critérios de avaliação, foram observados a coerência entre a fotografia e o eixo temático proposto; a qualidade técnica da fotografia, foco, luminosidade e enquadramento; coerência do título com o texto explicativo; e redação do texto explicativo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de outubro de 2018 às 18:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário