AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada de Fisioterapia reúne estudantes e profissionais da área na Unesc

Jornada de Fisioterapia reúne estudantes e profissionais da área na Unesc
Evento comemora os 20 anos do curso na Instituição (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), um quadro de referência universal adaptado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para descrever, avaliar e medir a saúde e a incapacidade, seja no nível individual ou da população, foi abordado na manhã desta terça-feira (16/10), na abertura da 20ª Jornada Acadêmica de Fisioterapia da Unesc. O evento, que comemora às duas décadas do curso na Instituição, reúne até esta quarta-feira (17/10), estudantes, professores e profissionais para debater temas relacionados à carreira do fisioterapeuta e as especialidades da área.

A acadêmica da nona fase de Fisioterapia da Unesc, Bianca Scandolara, abriu as apresentações do evento com o resultado da “Avaliação da Aplicabilidade da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) pelos Acadêmicos das Práticas Fisioterapêuticas V e VI”.

Segundo ela, a CIF faz a identificação das capacidades e limitações específicas de cada sujeito, centrado na funcionalidade e não na patologia, gerando condições adequadas para o planejamento de ações de reabilitação, prevenção e promoção da saúde. “Duas pessoas com a mesma doença podem ter diferentes funcionalidades, como duas pessoas com o mesmo nível de funcionalidade podem não ter a mesma condição de saúde. A CIF vai estabelecer um modelo mais adequado para avaliar a deficiência relacionando o indivíduo também ao contexto social que está inserido. Entender como um todo e avaliar de uma maneira mais profunda para estabelecer a conduta que será adotada”, afirma.

Em seguida, a professora doutora Miriam Guglielmi Balod, falou sobre “Atuação da Fisioterapia nas Apaes” e trouxe a sua experiência como participante da equipe multiprofissional da Apae de Içara.

O evento segue até esta quarta-feira com atividades nos períodos matutino e noturno no Auditório Ruy Hülse e vespertino no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas, com temas como “A Importância da Fisioterapia Vestibular na Prevenção de Quedas em Idosos”, “Cuidados e Manuseio Mínimo na UTI Neonatal”, “Fisioterapia Dermatofuncional em Queimaduras” e “Fisioterapia no Parto”.

20 anos de Fisioterapia Unesc  


A coordenadora do curso de Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, comenta que ao longo dos 20 anos do curso, 686 fisioterapeutas foram formados pela Unesc. “São profissionais que atuam na região, em outros estados da federação e até no exterior. Nossos egressos estão presentes em hospitais, clínicas, instituições de ensino, Apaes, clubes de futebol, prefeituras e nas mais diversas instituições de saúde. Os fisioterapeutas são formados com espírito humanista e cidadãos com consciência que carinho e atenção são fundamentais para a recuperação do nosso paciente. O curso está consolidado com uma estrutura de ponta, sendo referência no ensino, na pesquisa e na extensão e conta com uma das melhores clínicas escola do Brasil, com laboratórios e equipamentos de última geração, o que proporciona uma formação diferenciada. Que mais anos venham e que o curso possa contribuir sempre para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, afirma.

O delegado do Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região) e coordenador do Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Universidade, Lee Gi Fan, comenta que iniciativas como esta promovem atividades que colaboram com a formação de novos fisioterapeutas e com a divulgação da profissão.

O coordenador do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), Willians Willians Longen, afirma que o curso de Fisioterapia da Unesc tem um histórico de congregar o debate sobre especialidades e ideias para o desenvolvimento acadêmico. “São momentos importantes para a qualificação do aprendizado e formação de novos fisioterapeutas. São formas de contribuição que alimentam a Fisioterapia também”. 

A abertura do evento teve ainda a presença da representante do CA (Centro Acadêmico) de Fisioterapia, Júlia Fernandes.

Confira a programação completa

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de outubro de 2018 às 13:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário