AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc em Dança: Em 2018, festival traz surpresa de renome internacional ao público

Unesc em Dança: Em 2018, festival traz surpresa de renome internacional ao público
Bailarina Ana Botafogo vai estar na abertura do evento, dia 18 de outubro (Foto: Revista Evidência) Mais imagens

“Eu já não lembro mais da minha vida sem a dança. Ela sempre me proporcionou foco e me mostrou que, para qualquer coisa, é necessário ter determinação para que a gente possa superar os desafios da carreira”. A fala é de Ana Botafogo, primeira bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a convidada especial da 19ª edição do Unesc em Dança. Bailarina de renome internacional e referência quando o assunto é dança, Ana estará em Criciúma especialmente para o evento, considerado o maior festival do gênero no Sul de Santa Catarina.

Ana Botafogo estará na abertura do evento, no dia 18 de outubro, que ocorre a partir das 19 horas no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. A palestra da bailarina, na qual fala sobre o desafio de viver para dançar, as dores e sacrifícios que um bailarino faz para levar toda a beleza lúdica, encanto e leveza ao público, está marcada para às 20 horas, após apresentações com grupos de dança convidados.

O objetivo do 19º Unesc em Dança, uma realização da Universidade e Ministério da Cultura, é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

Para isso, tem uma programação com apresentações gratuitas e abertas ao público em geral nas mostras Infanto-juvenil e Sênior, com a participação de bailarinos de diversos estados brasileiros, a partir dos sete anos de idade. O evento também traz palestras e cinco Oficinas de Dança, abertas para comunidade interessada.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, afirma que a produção do projeto cultural, Unesc em Dança, é feita em várias etapas e envolve muitos profissionais e parceiros: bailarinos e bailarinas, captadores, patrocinadores, curadores, palestrantes, iluminadores, oficineiros, equipe de fotografia e filmagem entre outros. “Pensamos na cultura como possibilidade de formação cultural e ainda como oportunidade para profissionalização de pessoas”, afirma Amalhene.

Inscrições abertas

O evento está em fase de inscrições de grupos e trabalhos coreográficos. Os interessados em mostrar o seu trabalho, podem se inscrever até o dia 1º de outubro. Um dos diferenciais do Unesc em Dança, é o cachê cultural, pago a todos os bailarinos participantes.

O produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, explica que o processo de inscrições inicia com a análise técnica dos vídeos, com as coreografias dos grupos de dança de interesse. A comissão curatorial fará a seleção por meio de análise técnica e artística conforme o que estabelece o edital.

Programação

O festival ainda está em fase de escolha das coreografias que vão ser apresentadas no palco do Unesc em Dança, mas já apresenta nomes confirmados para as oficinas e espetáculos.

Profissionais como Rodrigo de Andrade e Stanley Carvalho (Blumenau/SC), Carina Trombim (Curitiba/PR), Henrique Bianchini (São Paulo/SP) e Sandra Nunes (Florianópolis/SC) irão ministrar oficinas nos dias 19 e 20 de outubro. Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Shines Salsa, Ballet Clássico e Dança Improvisação são temas a serem abordados.

Além de Ana Botafogo, o evento terá palestras com profissionais como: Bia Mattar, de Balneário Camboriú/SC; Marco Aurélio Souza, de Blumenau/SC; além do espetáculo “Narrativas em dois corpos”, com Diana Gilardenghi e Sandra Meyer de Florianópolis/SC

O 19º Unesc em Dança conta com o patrocínio de: Lei de Incentivo à Cultura, Bistek Supermercados, Anjo Tintas, Giassi Supermercados, Tintas Farben, Construtora Locks, Betha Sistemas e TWA. Nessa edição ainda conta com o apoio cultural da Rádio Som Maior e do Jornal A Tribuna.

Saiba mais

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2018 às 14:14
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Marcia V.P. Heiser

20 de setembro de 2018 às 16:54

Gostaria de mais informacoes sobre o evento

Ana

16 de setembro de 2018 às 23:35

Gostaria de informações sobre as inscrições para o festival.

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito