AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada traz debates sobre trabalho, reformas e desenvolvimento

O programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioeconômico da Unesc promove a segunda Jornada de Desenvolvimento de Políticas Públicas, com a temática "Trabalho e Desenvolvimento”. O evento acontece na Unesc nos dias 3 e 4 de setembro, reunindo pesquisadores, estudantes do Mestrado em Desenvolvimento Sócioeconômico e palestrantes convidados. A palestra de abertura foi apresentada pela pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, Deise Luiza da Silva Ferraz, que trouxe uma análise sobre as políticas públicas e desenvolvimento, no contexto de (contra) reforma.

O coordenador da Jornada, Henrique Zanelatto, salienta que o debate é fundamental visando produzir reflexões sobre as relações de trabalho instaladas na América Latina no momento atual. A solenidade de abertura teve a presença do vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, da Coordenadora do PPGDS, Melissa Watanabe, e do acadêmico Igor Olsen.

Em sua fala, a palestrante Deise Luiza da Silva Ferraz destacou a sua análise sobre o atual momento do país, no que diz respeito às reformas como a nova legislação trabalhista aprovada em novembro de 2017. Para a professora, esse movimento é considerado uma contra reforma, pois acredita que a mudança retira os direitos dos trabalhadores. “Se olharmos pela perspectiva do trabalho, não há uma melhora. Então sob o ponto de vista dos trabalhadores essas reforma só precarizam as relações trabalhistas e as relações do cidadão comum com o Estado e nós pensamos em longo prazo, quando pensamos na previdência social”, observa. Para a pesquisadora a reforma trouxe perdas muito grandes de direitos pelo trabalhador. Da mesma forma, Deise Ferraz destaca que o modelo atual de seguridade estruturado pelo governo também tem prejudicado as políticas públicas de assistência social e consequente previdência aos trabalhadores aposentados. 

A jornada também promoveu estudos sobre as relações econômicas, de classe, trabalho entre outras temáticas ligadas ao desenvolvimento  econômico e social sob a ótica das políticas públicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de setembro de 2018 às 19:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário