AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Impacto positivo das atividades da Unesc é apresentado à comunidade

Impacto positivo das atividades da Unesc é apresentado à comunidade
Números referentes à atuação da Universidade foram evidenciados em evento na noite desta terça-feira (21/8) (Fotos: Assessoria de Imprensa Unesc) Mais imagens

Um universo de conhecimento com dimensões muito maiores do que o imaginado até mesmo por quem conhece de perto a Universidade. Os números dos projetos já realizados e em andamento, acadêmicos formados, parcerias firmadas, entre tantos outros contabilizados e apresentados em jantar especial na noite desta terça-feira (15/8) buscam mensurar o impacto positivo que a Unesc traz ao longo dos últimos 50 anos para a comunidade e para o desenvolvimento de toda a região. O evento, que faz parte da comemoração de aniversário da Unesc, reuniu aproximadamente 800 pessoas no AM Master Hall.

Os sonhos realizados dentro do campus são infinitos, porém alguns deles podem ser ao menos estimados. Desde 1968, 31.026 alunos foram formados na Graduação, muitos deles representando a conquista de uma família toda e consolidando uma mudança significativa de vida. Conforme apresentado pela reitora Luciane Ceretta nesta noite, a Universidade conta com 42 cursos de Graduação em andamento, além de 379 Projetos de Pesquisa, sete turmas de mestrado e duas de doutorado, números que mostram ainda a infinidade de conhecimento sendo gerado, discutido e evidenciado inclusive de forma internacional, levando o nome de Criciúma, da região, de Santa Catarina e do Brasil por todo o mundo como referência nos mais diferentes assuntos.

Ainda no que diz respeito à relação internacional, os números apresentados mostram o total de 48 acordos com instituições do exterior, sendo estas de 20 países diferentes. No dia a dia das suas atividades a Unesc recebe ainda 128 estudantes estrangeiros. Eles vêm de 11 nacionalidades e cheios de experiências culturais para trocar ao longo dos seus estudos e contato com os mais de 13 mil alunos que vivem a realidade do campus.

Para a reitora, unir todas essas informações para o encontro com convidados escolhidos de forma especial pelo papel que desempenham na sociedade é uma forma de mostrar um pouco mais do tanto que se faz por toda a comunidade. “O impacto de todo esse universo é imensurável. Cada município da região recebe pelo menos um projeto de extensão e quem financia é a Universidade e todos vocês que fazem parte disso. Cada uma dessas realizações, que vão muito além das salas de aula, passando por pesquisa, saúde, cultura, cidadania, entre tantas outras coisas, só é possível porque a Instituição é comunitária”, comentou.

Homenagens

Além de um momento especial para compartilhamento de informações sobre as atividades da Instituição, a noite também foi marcada por diversas homenagens. Um dos momentos mais especiais da celebração foi o anúncio de uma solene homenagem ao fundador da Universidade, doutor Ruy Hülse, por todo o trabalho realizado para a Unesc e pelo seu legado de serviços realizados a todo o Sul de Santa Catarina. Reconhecendo o significado do patrono, a instituição anunciou a construção de um busto em frente ao auditório que leva o seu nome e entregou um esboço do trabalho a Hülse, que foi aplaudido de pé.

Receberam ainda homenagens pela parceria com a Universidade ao longo dos anos o secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Paulo Ivo Koehntopp; o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; o prefeito de Siderópolis, presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e membro do Conselho Universitário da Unesc, Hélio Cesa; o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Valmir Dagostim; o presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), Edson Luiz do Nascimento; o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Alexandre Bristot;  a representante do Núcleo da Mulher Empresária de Criciúma, Mirian Schelp; a presidente de honra da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc), Adriana Salvaro; o presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Moacir Dagostim e o proprietário da AM Formaturas, empresário Antônio Pereira.

Ainda no cerimonial, o Delegado Regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea), Laércio Domingos Tabalipa, fez a entrega de uma placa comemorativa à reitora Luciane Ceretta e ao vice-reitor, Daniel Preve, que também receberam homenagem das mãos do Presidente do Sicredi, Aloísio Westrup, e do Diretor Executivo Erli Silveira Lima.

Números Unesc

Concluintes:

5.138 Especializações

674 Mestrados

109 Doutorados

685 Alunos no Colégio Unesc

Equipe:

720 professores

583 funcionários

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de agosto de 2018 às 23:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário