AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc realiza Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde

Unesc realiza Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde
Professor doutor da Fiocruz Hugo Neto foi um dos palestrantes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu nesta quinta e sexta-feira (14 e 15/6) especialistas nacionais para apresentar e discutir os resultados de pesquisas experimentais, pré-clínicas e clínicas durante o 14º Simpósio de Pesquisa em Ciências da Saúde – O papel da inflamação em doenças crônicas. O evento contou com espaço para a apresentação de e-pôsteres, palestras e minicursos ministrados por pesquisadores de destaque no cenário científico nacional como o professor doutor da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Hugo Castro Faria Neto, que na manhã desta sexta-feira abordou o tema “Comprometimento crônico da capacidade cognitiva após eventos neuroinflamatórios agudos”.

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, Faria tem pós-doutorado no Programa de Biologia Molecular & Genética Humana da Universidade de Utah. Em sua o palestra, o professor apresentou questões relacionadas a modelos de sepse (infecção generalizada) e malária cerebral onde demonstrou como uma inflamação aguda relacionada a esses problemas pode ter consequências crônicas, principalmente ligadas à capacidade cognitiva das pessoas.

Ainda na manhã de sexta-feira, o professor doutor Edgar Ernesto Kozlova realizou o minicurso “O uso da bioinformática como ferramenta de pesquisa”.

Graduação e pós

Promovido PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), o Simpósio teve o objetivo de estimular e aprofundar a discussão, bem como a interação entre os professores e alunos nos níveis de graduação e pós-graduação.

A abertura do evento ocorreu na quinta-feira com a palestra “Lições da Ciências que a Ciência nos dá: Biologia do Óxido Nítrico”, com o professor doutor da UFSC Jamil Assreuy.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de junho de 2018 às 15:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário