AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reflexão, natureza e transformação reveladas na exposição Estuário

Reflexão, natureza e transformação reveladas na exposição Estuário
Abertura ocorreu na noite desta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O encantamento com as possibilidades que a natureza oferece acompanha Sandra Correia pelas suas caminhadas rotineiras, na Praia da Daniela, em Florianópolis. O sentimento virou tese de doutorado e arte em conjunto. Na noite desta quinta-feira (12/4), a artista trouxe para o Espaço Cultural “Toque de Arte” da Unesc suas 12 gravuras em metal e seis fotografias, desenvolvidos a partir da observação e materiais recolhidos do seu espaço de reflexão. A exposição, intitulada “Estuário”, revela o encontro entre a natureza, o ser humano, e a transformação.

Daniela conta que a praia é um Estuário, um lugar de nascimento. “Lá existe um mangue, dentro da reserva de Carijós, com vegetação, animais, objetos que chegam pela água, pelo rio, que as vezes são algas, ou peixes, e as vezes lixos. Essa junção toda se transforma, criando outras peles. Nas fotografias é possível observar pedaços de lata que parecem ter uma renda ao redor, uma transformação que a natureza faz em um objeto criado pelo homem”, ressaltou.

A artista comenta ainda que esta é uma forma de alcançar as pessoas, para que elas reflitam sobre as próprias ações dentro da natureza. “Nós somos a natureza, e enquanto artistas, nós criamos novos olhares, que podem contribuir para um mundo melhor”, comentou. 

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a observação das obras traz a reflexão. “É preciso nos trazer para o momento presente e perceber aquilo que, muitas vezes, deixamos de lado, como esse cuidado”, comentou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, ressaltou a importância do trabalho da artista, que estimula o olhar ampliado, desenvolvendo novas formas de fazer e sentir.

Visitação


A exposição está aberta para visitação até o dia 4 de junho, das 9 às 22 horas. Para agendar visitas mediadas, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade, pelo telefone 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2018 às 22:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário