AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reinauguração do Paço Municipal Marcos Rovaris marca aniversário de Criciúma

Reinauguração do Paço Municipal Marcos Rovaris marca aniversário de Criciúma
Encontro ocorreu no último sábado (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Após dois incêndios e quase dois anos e meio sem um local fixo do poder executivo da cidade, o Paço Municipal Marcos Rovaris, prédio que abriga a prefeitura de Criciúma, foi reinaugurado na noite deste sábado (6/1), juntamente com o evento festivo de aniversário da cidade. A reitora, Luciane Ceretta, prestigiou o evento.

As comemorações iniciaram ainda pela manhã do sábado, com o hasteamento das bandeiras. Já no período da tarde, ocorreram apresentações artísticas e culturais para as pessoas que transitassem pelo Parque Centenário, local que abriga a Prefeitura. Já no período da noite foi o grande momento das comemorações, com a reinauguração do prédio.

Durante o evento, um ato ecumênico realizado pelo pastor presidente da Assembleia de Deus de Criciúma, João Ceno Ohweiler, e o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, abençoaram o prédio.

De acordo com a secretária de Infraestrutura Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, a reforma foi realizada pensando em preservar a antiga identidade da Prefeitura. “Mantemos as características da arquitetura do prédio, pois ele é um patrimônio cultural do município, uma referência histórica e cultural da cidade”, afirmou.

O prefeito, Clésio Salvaro, reforçou em sua fala o serviço realizado por diversas pessoas que contribuíram para a reforma, destacando a secretária Katia, o vice-prefeito Ricardo Fabris e o ex-prefeito Altair Guidi. “Quando a gente quer fazer algo de verdade e você acredita, é preciso marcar data, por isso nós marcamos data de todas as obras que fazemos”. Salvaro ainda destacou uma frase que está registrada na entrada do prédio. “É para frente que se anda, é para cima que se olha e é com trabalho que se vence”.

Para a reitora, Luciane Ceretta, o prédio representa a história da cidade. “A reinauguração do prédio da prefeitura de Criciúma renova e retoma a auto estima do criciumense, da região e do nosso Estado. A Unesc, como parceira da prefeitura de Criciúma e do desenvolvimento da região, tem a satisfação de acompanhar este momento e de cumprimentar o prefeito Salvaro e sua equipe pela rápida obra e pelo retorno ao prédio, que é um patrimônio do município”, afirma.

Após a cerimônia, um bolo de 138 quilos foi distribuído para as pessoas que estavam presentes, seguido de um show pirotécnico e um show gratuito com os cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira.

138 anos de história

No mesmo dia da reinauguração do Paço, Criciúma celebrou o seu aniversário de 138 anos. Fundada em 6 de janeiro de 1880, por colonizadores italianos, a cidade hoje representa a cultura de diversas etnias.

Para o prefeito, hoje é um dia de agradecimento. “As pessoas me dizem: ‘Mas está difícil Salvaro’. Dificuldade é um nome dado a uma antiga ferramenta para determinar a nossa personalidade. E a nossa personalidade é o resultado daqueles que chegaram aqui há 138 anos. Que não tinham energia elétrica, internet, casa, que enfrentaram todas as dificuldades e construíram esta bela e extraordinária cidade chamada Criciúma. Essa cidade é o resultado de todos nós. Aqui se constrói pela força do trabalho de sua gente. As dificuldades são vencidas com o trabalho de cada um dos criciumenses”, destacou Salvaro.

“138 anos de história, de vida, de construções, de um povo brilhante, magnífico, trabalhador. 138 anos de uma história que merece ser contada e recontada muitas vezes e nunca, jamais ser esquecida. A Unesc neste mesmo período completa 50 anos e eu diria que nestes últimos 50 dentre os 138 anos da cidade, a Universidade está aí, marcando o desenvolvimento dessa região e deste município”, destacou a reitora da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de janeiro de 2018 às 17:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário