AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projetos de inovação para mobilidade urbana de Içara são apresentados na Unesc

Projetos de inovação para mobilidade urbana de Içara são apresentados na Unesc
Foto: Matheus Reis Mais imagens

 

Encontrar alternativas e soluções para a mobilidade urbana de Içara, pensar nos problemas atuais e projetar ideias para os próximos 10, 20 e 30 anos é o objetivo da OPUR (Oficina de Projeto Urbano) deste ano, realizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. Os estudantes e os professores desenvolveram nove projetos na cidade, criando propostas de inovação para todo o município e suas conexões com a região. As apresentações dos trabalhos da primeira etapa da oficina foram realizadas entre grupos interfases, na tarde de hoje (13/3), no Ateliê de Arquitetura da Universidade.


De acordo com a professora e coordenadora do ateliê, que também é uma das responsáveis pela oficina, Larissa Carvalho Carminatti, foram trabalhadas diversas áreas de toda a cidade para possibilitar melhorar a qualidade e mobilidade urbana. “Os alunos se envolveram bastante e criaram propostas semelhantes. Com bases nestas ideias a turma de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo 8 continuará a trabalhar com eles durante todo o semestre. Já as outras fases desta disciplina projetarão casas, edifícios, conjuntos de edificações e habitacionais, entre outras coisas, também relacionados ao município”, explicou.

Segundo o professor Marcelo Cabral Vaz, que ministra a disciplina de Projeto 8, a continuação das ideias da turma serão compiladas em um livro no final do semestre. “Trabalhamos com pontos críticos do Centro e alguns pontos da cidade com dificuldade na mobilidade urbana. Certos trabalhos deram ênfase para soluções no transporte público e ciclovias”, frisou Vaz.

O secretário de desenvolvimento de Içara, Israel Rabelo, acompanhou as apresentações na Unesc. Para ele o projeto é de grande importância porque faz surgir ideias que podem ser colocadas em prática. “O problema de mobilidade urbana é mundial. Com este projeto conseguimos colocar Içara em sintonia com as soluções, já que a função da oficina também é salientar ideias que poderão ser amadurecidas e colocadas em prática no município”, analisou o secretário.

Os grupos também pensaram em realizar planos que mantenham a história da cidade, já que o Centro é cruzado pela Ferrovia Tereza Cristina, salientando que poderão ser construídos terminais de ligação entre os bairros e com as cidades vizinhas, além de atrativos que chamarão as pessoas a visitar Içara e a projeção de melhores estradas, com ruas mais largas e arborizadas.

Fonte: Secom

13 de março de 2013 às 17:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário