AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

De 22 a 24 de outubro!

De 22 a 24 de outubro!
Mais imagens

Apresentação

O SEMINÁRIO DE PESQUISA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL - SPPGT nesta terceira edição se justifica pela continuidade da prática vivenciada com sucesso do 1º 2010 e 2º 2011 seminários, quando se reuniram pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de diferentes áreas e regiões do país para discutirem um tema comum. Neste 3º SPPGT destaca-se como tema central A GESTÃO SOCIOAMBIENTAL DAS CIDADES NO SÉCULO XXI: TEORIAS, CONFLITOS E DESAFIOS. O debate em torno deste tema deverá evidenciar as repercussões que as inovações tecnológicas e socioambientais urbanas estão tendo no mundo contemporâneo encaminhando, novos campos de investigação científica.
Pois, discutir gestão socioambiental urbana é uma necessidade e um compromisso para os espaços territoriais que buscam de alguma forma o caminho da sustentabilidade que por vezes é vista como um desafio que tem na interdisciplinaridade um método com amplas possibilidades, e que pode cada vez mais ser explorado no campo científico e tecnológico brasileiro. Desta forma o Seminário de Pesquisa pretende contribuir para o debate e a formação em ciência e tecnologia do país.
É nesta acepção que o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Curso de Engenharia de Agrimensura e o PGT (Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial) da UNESC (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina), realizam o 3º SPPGT - Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, FAPESC (Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agrônomia de Santa Catarina). O 3º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (SPPGT) vai promover a discussão no setor de planejamento urbano como base da sustentabilidade de cidades. O evento apresenta, em sua programação, palestras e apresentações de trabalhos científicos onde se pretende difundir pesquisas e debates interdisciplinares na região sul do Brasil sobre TEORIAS, CONFLITOS E DESAFIOS enfrentados na pesquisa que trabalha com planejamento urbano sustentável.

Programação

Local: Bloco P, sala 19.

22 de outubro

18h – Credenciamento

18h30 - Lançamento do livro: ESPAÇO URBANO SUSTENTÁVEL: Planejamento, Gestão Territorial, Tecnologia e Inovação.
O livro organizado pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e Hugo Schwalm reúne os melhores artigos apresentados no 2º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial.

19h - Cerimônia de Abertura

19h30 – Palestra de abertura: Gestão Integrada do Território: caminho para a responsabilidade territorial
Palestrante: Profª Drª Inguelore Scheunemann - Instituto BioAtlantica, Brasil
Especialista em Gestão de Paisagem Integrada, membro do Comitê Científico do Centro de Patrimônio Cultural da Universidade Europeia, Membro do Comitê Consultivo Internacional HERITY, Coordenadora do Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, ex-reitora da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Vale do Rio Doce.
Coordenador da mesa de debate: Prof. Dr. Jairo Zocche – UNESC

23 de outubro

19h - Mesa de debate: Gestão e Planejamento urbano na Área de Influência das Unidades de Conservação Marinho-Costeiras Catarinenses: contextualização, desafios e perspectivas
Palestrante: Profª Deisiane Delfino – UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano (UFSC). Especialista em Políticas Públicas (UDESC) e em Meio Ambiente (FGV).
Geógrafa (UNISUL). Professora do Departamento de Administração Pública (ESAG/UDESC); coordenadora local do curso de Administração Pública em Balneário Camboriú (ESAG/UDESC);
pesquisadora e membro do grupo de pesquisa sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento (CALLIPOLIS/UDESC); Consultora, Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Institucional (ICom); Presidente do Conselho Gestor do Instituto Carijós Pró-Conservação da Natureza; Membro do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.
Coordenador da mesa de debate: Prof. Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes – UNESC

 

24 de outubro

14h às 16h30 - Apresentação de trabalhos científicos

19h - Mesa de debate
Palestrante: Prof. Dr. Francisco de Assis Mendonca - UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B
Possui Graduação (UFG, 1983), Mestrado (Geografia Física / Meio ambiente - USP, 1990), Doutorado (Clima e planejamento urbano - USP, 1995) e Pós-doutorado (Epistemologia da Geografia - Université Sorbonne/Paris I/França, 2005) em Geografia. É Professor Titular do Departamento de Geografia da UFPR. Foi professor convidado da Université de Sorbonne/Paris I/Institut de Géographie (2002), da Université de Haute Bretagne/Rennes II/França (2004) e pesquisador convidado da London School of Hygine and Tropical Medecine (Londres/Inglaterra 2005) e do Laboratoire PRODIG/França (Univ. sorbonne/Paris 1, 2005). Tem experiência na área de Geografia e Geociências, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo do Ambiente urbano, Climatologia, Geografia da Saúde, e Epistemologia da Geografia.
Coordenadora da mesa de debate: Profª. Drª Teresinha Maria Gonçalves - UNESC

 

Apresentação de Trabalhos

Veja aqui os trabalhos que serão apresentados no seminário.

 

Normas para inscrições de trabalhos

Siga as normas abaixo para inscrever seu trabalho no 3º SPPGT - Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial.
Veja aqui as normas para inscrição de trabalhos.

Modelo de trabalho

Cronograma

-Período de submissão de trabalhos: prorrogada até 8 de outubro de 2012.
-Período de avaliação dos trabalhos: de 02 a 13 de outubro de 2012.
-Período de divulgação dos trabalhos selecionados: de 15 a 16 de outubro de 2012.
-Período de inscrição de ouvintes: de 01 a 21 de outubro de 2012.

 

Investimento

Será cobrado uma taxa de R$ 20,00 para os participantes que solicitarem certificado no credenciamento do evento.

Inscrição de trabalhos

Passo 1: Acesse o Sistema de Inscrição, preencha seu cadastro e crie um login para o sistema.
Passo 2: Clicar na opção Submeter Trabalho seguindo as normas de resumo.
Passo 3: Voltar para o Menu Principal e clicar em Se inscrever como Participante.
Passo 4: Pagamento da taxa de inscrição.

Premiação

Para efeitos de premiação:
a) os 14 melhores artigos definidos pelo comitê científico serão utilizados como parte da publicação de um livro, como aconteceu nos eventos anteriores.
b) os 4 melhores artigos científicos serão incluídos na publicação da Revista TECNOLOGIA E AMBIENTE da UNESC que possui status de Qualis B.

Os trabalhos aprovados pelo comitê científico não apresentados oralmente serão automaticamente desclassificados de qualquer premiação do 3º SPPGT.

Inscrição de trabalhos

Passo 1: Acesse o Sistema de Inscrição, preencha seu cadastro e crie um login para o sistema.
Passo 2: Clicar em Se inscrever como Participante.

Coordenação e comissão organizadora do evento

Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig
Prof. Dr. Jairo José Zocche
Prof. Dr.  Robson dos Santos
Prof. Msc. Hugo Schwalm
Prof. Msc. Vanildo Rodrigues

Comitê Científico do Evento
 Prof. Dr. Geraldo MilioliI - UNESC
 Prof. Dr. Álvaro José Back - UNESC
Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig - UNESC
Prof. Dr. Robson dos Santos - UNESC
Prof. Dr. TADEU DE SOUZA OLIVEIRA - UNESC
Prof. Dr. CARLYLE TORRES BEZERRA DE MENEZES - UNESC

Realização
UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
PPGCA - Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais
Curso de Engenharia de Agrimensura

Apoio
PGT - Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial
GIPMAUR - Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano
CREA/SC - Conselho Regional de Engenharia do Estado de Santa Catarina
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

22 a 24 de outubro de 2012
Compartilhar