AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Dias 30 e 31 de agosto!

Dias 30 e 31 de agosto!
Mais imagens

Apresentação

O II Seminário do programa de valorização do carvão mineral tem por objetivo a divulgação dos resultados das atividades de iniciação científica, Chamada Pública FAPESC 014/2009, desenvolvidos por acadêmicos da Universidade do extremo Sul Catarinense – UNESC e alunos da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC.

Programação

30/08/2011 – Terça-feira - Auditório Ruy Hülse
19h – Cerimonial de Abertura
20h – Palestra de abertura com Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Mineração: João César de Freitas Pinheiro

31/08/2011 – Quarta-feira Bloco P- Sala 19
8h30 - Estudo tecnológico para aplicação dos produtos obtidos a partir da drenagem ácida de mina de carvão do sul catarinense. Grasiele Scarduelli.
8h50 - Proposta conceitual e experimental para a obtenção de indicadores de percepção comunitária sobre o destino de áreas mineradas em recuperação no extremo sul de Santa Catarina. Rosemere Mizeeski.
9h10 - Estudo de aplicações para a hematita formada no tratamento térmico da pirita contida no rejeito piritoso da mineração do carvão do sul catarinense. Keli Damin.
9h30 - Limpeza dos gases emitidos no processo de gaseificação do carvão mineral. Lucas Pedroso.
9h50 - Intervalo
10h30 - Intervalo
10h50 - Problemas socioambientais da mineração, educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma contribuição para o bairro Rio Fiorita, município de Siderópolis, Santa Catarina. Amanda Bellettini Munari.
11h10 - Determinação de parâmetros para otimizar o processo de jigagem de carvão.Tédni Abreu Goulart.
11h30 - Desenvolvimento de um carvão ativado para tratamento de efluentes a partir do carvão mineral do sul catarinense. Juliana Pavei Pizzolo.

12h - Intervalo

13h30 - O uso de radiação ultravioleta para o pré-tratamento de efluentes gerados na mineração de carvão e metalurgia extrativa. Fabiano Caetano da Silva.
13h50 - Utilização de rejeito de mineração de carvão para o tratamento de águas de rio e avaliação deste processo usando parâmetros físico-químicos e biensaios. Borges, C.
14h10 - Estudo para otimização do sistema de exaustão aplicado em minas subterrâneas. Guilherme Marangoni.
14h30 - Uso potencial de banhados construídos para o tratamento passivo da drenagem ácida de mina. Ivan Réus Viana.
14h50 Intervalo
15h30 Intervalo
15h50 - Estudo do minerador contínuo através de uma abordagem elétrica para maximizar os resultados de extração de carvão. Joice Maffioletti.
16h10 - Pesquisa sobre monitoramento de fadiga de cabo utilizado para suspensão de elevadores de pessoas em atividades de extração de carvão. Adriano Brolesi Moro.
16h30 - O design gráfico aplicado na divulgação das ações sustentáveis da indústria carbonífera de Santa Catarina. Marina Gabrieli Schuste.

Normas de resumo

Os resumos deverão ser escritos em português e serem elaborados no editor de textos Word for Windows versão 6.0, ou superior. Os arquivos deverão possuir extensão “doc”. Deverão seguir as seguintes orientações:

1. Título: escrito em letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizada e destacado em negrito.
2. Autor(es): um espaço entre os título e o nome dos autores. Nome dos autores escrito em letras maiúsculas e minúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 11 (sobrenome, iniciais do nome), separados por ponto e vírgula, com um espaço entre as iniciais e indicação da(s) Instituição(ões) a(s) que(uais) pertence(m) e localidade (identificadas por números). Identificar o apresentador com um asterisco ao lado da última inicial do nome.
3. Afiliações: deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11. Listar o nome da instituição, cidade e estado. Deve constar o endereço eletrônico do autor apresentador do trabalho.
4. Resumo: deve ser escrito em fonte Times New Roman 11, alinhamento justificado, espaçamento simples, contendo no máximo 500 palavras (excluindo título e autores) e apresentar os seguintes itens: introdução, material e métodos, resultados e conclusões.
5. Palavras-chave: o trabalho deverá apresentar no mínimo 3 e no máximo 6 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
6. Apoio Financeiro: deve ser escrito em fonte Times New Roman 11, alinhamento justificado.

Modelo de Resumo

Aceite de Resumos:
•Os trabalhos serão submetidos a um processo de revisão por um comitê científico constituído por professores da Universidade do Extremo Sul Catarinense.
•Os autores serão informados até o dia 11 de julho de 2011 sobre o aceite do trabalho submetido ou a necessidade de correção. O prazo para ressubmissão via sistema online será 15 de julho de 2011.

Apresentações Orais:
•Os trabalhos serão apresentados na forma de comunicação oral durante o evento, conforme a data e ordem de apresentação a serem divulgadas após o aceite ou a resubmissão do trabalho. Cada apresentador terá o tempo máximo de 15 minutos para explanação e cinco minutos para discussão.

Inscrições

1. Período
Envio de resumos: até o dia 1º de julho.
Clique aqui para acessar o SISTEMA DE INSCRIÇÕES DE RESUMOS.

2. Taxa de Inscrição
Será cobrada uma taxa de R$ 5,00 para emissão do certificado de participação no evento e de R$ 5,00 para o certificado de publicação do trabalho.

3. Instruções para Envio de Resumos
• Acessar o Sistema de Inscrição.

Novo usuário:
• Acessar link "Cadastre-se no sistema para realizar sua inscrição no evento"

Usuário registrado:
• Informar seu login (nome do usuário) e senha de acesso. Caso você não lembre da sua senha, acesse o link "esqueceu sua senha?" e ela será enviada por e-mail.

Cronograma
-Período de submissão de trabalhos: de 06 de junho a 12 de julho.
-Período de avaliação dos trabalhos: de 13 a 22 de julho.
-Período de divulgação dos trabalhos selecionados: 25 de julho.
-Período de inscrição de ouvintes: até 31 de agosto.


Taxa de Inscrição
Fundação Educacional de Criciúma- FUCRI
Banco: Santander
Agência: 3599
Conta: 13000942-7


Os inscritos tem direito a certificado.

Patrocinadores

UNESC, FAPESC E SATC

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Michael Peterson
Prof. Dr. Jairo José Zocche
Prof. Msc. Cláudio Ricken
Prof. Msc. Thiago de Aquino
Marcia Patricia Hoeltgebaum - Gerente de Pesquisa CTI - FAPESC

Contato

Propex - Pró-Reitoria de Pós, Pesquisa e Extensão
Fone: (48) 3431.2629
E-mail: captacaorecursos@unesc.net

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

30 a 31 de agosto de 2011
Compartilhar