AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

De 03 a 05 de novembro.

De 03 a 05 de novembro.
Mais imagens

Ir direto para Apresentação, Programação, Envio de Trabalhos, Normas de Resumo, Normas de Apresentação, Cronograma, Investimento, Submeta seu Trabalho, Ouvinte, Comissão Organizadora, Apoio

Apresentação

É no território que as relações produtivas efetivamente se fazem presentes, dando sustentação às necessidades da sociedade humana. Nesta perspectiva, considerando-se os grandes desafios da vida contemporânea, o planejamento das atividades territoriais com a intenção de estabelecer condições favoráveis ao desenvolvimento sustentado é condição básica. Instrumento que deve ordenar as ações do homem sobre o ambiente a fim de evitar danos irreparáveis para o planeta. Nas últimas décadas, com o advento e o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos modernos, acessíveis ao alcance de muitos usuários, a criação de produtos cartográficos foi disseminada e acelerada, a partir da qual os mapas tornaram-se um instrumento em potencial para auxiliar a tomada de decisão de administradores, governantes e profissionais dos setores públicos e privados.

O uso das inovações tecnológicas para o desenvolvimento de base de dados georreferenciados desponta grande interesse nos profissionais que atuam no planejamento e ordenamento do espaço. As técnicas e conceitos do geoprocessamento facilitam o desenvolvimento de projetos ambientais, de gestão urbana, geomarketing, distribuição e gerenciamento das redes de serviços públicos, agricultura de precisão, entre outras atividades que utilizam informações geográficas. É nesta acepção que o I Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (I SPPGT), cujo tema central é "PLANEJAMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL", vai promover a discussão no setor de planejamento territorial como base no desenvolvimento sustentável regional.

Programação

03 de novembro

19h - Cerimônia de Abertura
19h30 - Mesa de debate com o tema: Produção de Dados de Referência Cartográfica.

Temas Correlatos:
-Contribuições do IBGE para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
-Produção de Dados Geoespaciais de Referência no Estado de Santa Catarina - SDS/SC

Debatedores:

-ENG. JOÃO BOSCO DE AZEVEDO - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Diretoria de Geociências/Coordenador de Cartografia - DGC/CCAR.
Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) , especialização em Infraestructura de Datos Espaciales pela Universidad Politécnica de Madrid (2007), mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003).

-ENG. PAULO ROBERTO GUIMARÃES LEAL - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Gerente de Geodésia e Cartografia da Unidade Estadual de Santa Catarina - GGC/SC.
Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Engenharia Civil - UFSC (2007).

-ENG. THOBIAS LEÔNCIO ROTTA FURLANETTI - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável - SDS/SC - Coordenador de Dados Geoespacias.
Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista (2002), mestrado em Engenharia Civil - UFSC (2007).

Coordenador da mesa de debate: Prof. Eduardo Preis - UNESC

 

04 de novembro

14h às 15h30 - Apresentação de trabalho – Mesa 1

-O PROCESSO HISTÓRICO DE CRICIÚMA NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
Autores: João Alberto Ramos Batanolli, Edevar Boteon, Daniel Teixeira Jerônimo

-VULNERABILIDADE URBANA, ANÁLISE DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO POR PESSOAS ATINGIDAS POR DESASTRES AMBIENTAIS URBANOS: UM ENFOQUE DA PSICOLOGIA AMBIENTAL
Autores: Rudnei Joaquim Martins Aline H. P. Oliveira

-BIODIVERSIDADE E DIREITO A CIDADE: O OLHAR DA PSICOLOGIA AMBIENTAL SOBRE O PLANEJAMENTO URBANO
Autores: Thaiane Teixeira da Silva Campos, Camila Hulse, Caroline Elise Schnack

15h30 às 16h – Intervalo

16h às 18h30 - Apresentação de trabalho – Mesa 2

-DESASTRES NATURAIS URBANOS E SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DA PSICOLOGIA AMBIENTAL FRENTE À CATÁSTROFE NO VALE DO ITAJAÍ
Diandra de Souza Jora, Marília Tavares Dávila

-AS FUNÇÕES DOS ESPAÇOS PÚBLICOS E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA AMBIENTAL AO PLANEJAMENTO URBANO: UM ESTUDO SOBRE O PARQUE CENTENÁRIO EM CRICIÚMA
Autores: Kelly Daiane Savariz Bôlla, Pedro Luiz Kestering Medeiros, Gláucia Cardoso de Souza

-VULNERABILIDADE URBANA: O USO FUTURO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA MINERAÇÃO DE CARVÃO COMO ALTERNATIVA À SUSTENTABILIDADE LOCAL - UMA REFLEXÃO DA PSICOLOGIA AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO PLANEJAMENTO URBANO REGIONAL
Autores: Gabriela Thomaz da Silva, Mainara Figueiredo Cascaes, Priscila de Stéfani Castro

-PROGRAMA DE ARQUEOLOGIA PREVENTIVA DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO SANTA ROSA DE LIMA V MUNICÍPIOS DE SANTA ROSA DE LIMA E RIO FORTUNA/SC.
Autores: Juliano Bitencourt Campos, Claudio Ricken, Rafael Casagrande da Rosa, Juliano Gordo Costa; Guilherme Bitencourt, Alan Sezara, Mayla Steiner

19h30 - Mesa de debate com o tema: PSICOLOGIA AMBIENTAL E ARQUITETURA
Debatedoras:


-Profª Drª Gleice Azambuja Elali - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1982) e em Psicologia (1987) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, tem mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996 e 2002). Atualmente é professor adjunto da UFRN com experiência na graduação e pós-graduação nas duas áreas, e interesses de pesquisa relacionados a Projeto de Arquitetura e Psicologia Ambiental, envolvendo, especialmente, avaliação do ambiente construído, percepção ambiental, acessibilidade e apego ao lugar.

-Profª Msc. Tatiane Gomes Nazário - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Psicóloga. Mestre em Ciências Ambientais. De 2004 a 2006 fez parte do grupo de pesquisas do NRESOL da UNESC, no qual auxiliou como aluno/pesquisador dos projetos Gestão de resíduos de Serviços de Saúde na Cidade de Criciúma e Gestão dos resíduos da Construção Civil na Cidade de Criciúma. Participa como pesquisadora do projeto QUALIDADE DA VIDA URBANA - Um Estudo Interdisciplinar sobre as praças, parques e calçadas como espaços públicos da cidade de Criciúma/SC.

-Leonora Cristina da Silva
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFSC) - 2004
Mestrado em Pós-Arq (UFSC)- 2008 - Área de Projeto e Planejamento de Arquitetura, com enfoque em Psicologia Ambiental
Professora do Curso de Arquitetura - ( UNESC ) 2009
Coordenadora da mesa de debate: Profª Drª Teresinha Maria Gonçalves - UNESC

05 de novembro

14h às 16h30 - Apresentação de trabalho – Mesa 3

-APLICAÇÃO DO INDICADOR DE SALUBRIDADE AMBIENTAL (ISA) PARA ÁREAS URBANAS. ESTUDO DE CASO: MUNICÍPIO DE CRICIÚMA, SC.
Autores: Morgana Levati Valvassori, Nadja Zim Alexandre

-GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, COM ENFASE NA PROTEÇÃO DO RIO SANGÃO, EM SUA EXTENSÃO SITUADA NO BAIRRO SÃO FRANCISCO, CRICIÚMA, SANTA CATARINA
Autores: Felipe Bianchini, Gabriel Z. Nunes, Sheila L. da Silva, Marta V. G. de S. Hoffmann, Paula T. Pavei

-ESTUDO DE PROJETOS PARA MORADIAS ATINGIDAS POR CATÁSTROFES: CASA EFICIENTE CONTRA VENDAVAL, ENCHENTES OU DESLIZAMENTOS
Autores: Eduardo Rocha, Lisiane Ilha Librelotto

-TENDÊNCIAS DOS ÍNDICES CLIMÁTICOS EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO NA REGIÃO DE SÃO LUDGERO-SC
Autores: José Luiz Rocha Oliveira, Alan Henn, Álvaro José Back

19h30 - Mesa de debate com o tema: ECOPOLÍTICA
Debatedor: Prof. James Pizarro
Eng. Agrônomo, Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ecologista, Conferencista em várias universidades do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Inúmeras publicações de artigos, produtor e apresentador do primeiro programa de educação ecológica do rádio brasileiro (Rádio Universidade da UFSM), ex presidente da FZB (Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul).
Coordenador da mesa de debate: Prof. Nilzo Ivo Ladwig - UNESC

 

Envio de Trabalhos

O evento terá 3 grupos temáticos de discussão:
1. Psicologia ambiental
2. Impactos sócio-ambientais urbanos
3. Planejamento e gestão territorial sustentável

Normas de Resumo

Os Cursos de Engenharia de Agrimensura, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e o PGT (Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial) da UNESC (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina), realizam o I SPPGT - Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial em parceria com a FAPESC (Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).
O evento apresenta, em sua programação, palestras e apresentações de trabalhos científicos onde se pretende difundir pesquisas e debates interdisciplinares na região sul do Brasil sobre metodologia e tecnologia aplicadas ao planejamento regional sustentável.

As normas expostas a seguir apresentam instruções a todos os interessados em inscrever trabalhos científicos.

1. Quem pode inscrever?
Os trabalhos completos no formato de artigos científicos poderão ser apresentados por estudantes de graduação, pós-graduação, graduados ou pós-graduados dos cursos de Engenharia, Arquitetura, Geografia e áreas afins que desenvolvem projetos de pesquisa científica ou trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses em andamento ou concluídos. Para que possam apresentar seus trabalhos, o(s) autor(es) deverá(ão) estar inscrito(s) no evento por meio do preenchimento da ficha de inscrição.

2. Conteúdo
O conteúdo dos trabalhos propostos à avaliação da comissão científica deverá versar sobre o seguinte tema: “Planejamento Regional Sustentável”.

3. Idioma
Os idiomas oficiais dos trabalhos completos para apresentação no I SPPGT são o português, o espanhol e o inglês. Os trabalhos completos deverão conter, ainda, título, resumo e palavras-chave (pelo menos quatro palavras) em inglês. Se o trabalho for escrito em língua estrangeira, item anterior deverá ser em português.

4. Autores
4.1 Serão selecionados até dois trabalhos por autor ou co-autor.
4.2 Quando o trabalho completo selecionado possuir mais de um autor, serão observados os seguintes critérios: a) número máximo de 3 (três) em cada trabalho; b) pelo menos um dos autores deverá se inscrever no I SPPGT e comparecer ao evento para apresentação do trabalho classificado; c) os certificados e os Anais do evento serão distribuídos para os autores que fizerem a inscrição no evento. Não serão emitidos certificados para trabalhos que não forem apresentados.

Normas de Apresentação

5. Normas de apresentação dos trabalhos completos
5.1 Os trabalhos completos deverão ser submetidos pelo Sistema de Inscrição de Trabalhos até o dia 15 de outubro. Todos os trabalhos recebidos serão repassados à Comissão Científica do I SPPGT. Os trabalhos enviados após essa data serão considerados desclassificados, sem direito a recursos de qualquer natureza.

5.2 Deverão ter no mínimo 12 (doze) e, no máximo, 20 (vinte) páginas digitadas, incluindo as referências bibliográficas, além do resumo com palavras-chave e dos anexos (se houver necessidade), numeradas seqüencialmente com algarismos arábicos situados na margem superior direita da página.

5.3 Os trabalhos completos devem ser compostos de acordo com as Normas da ABNT e composto por introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

5.4 Os trabalhos deverão ser digitados em Microsoft Word for Windows, versão 98 ou superior, letra arial 12, folha A4 (21 cm x 29,7 cm), respeitando as seguintes especificações da página: margem superior e esquerda 3 cm; margem inferior 2,7 cm e margem direita 2 cm. Para facilitar a formatação poderá utilizar modelo disponível na página do evento.

5.5 Para o envio dos trabalhos, não é necessária a preparação de capa, de folha de rosto e sumário.

5.6 Devem ser iniciados pelo título em caixa alta, negrito, espaçamento simples e letra arial 12.

5.7 Após o título, deve-se colocar o(s) nome(s) do(s) autor(es), seguido(s) de notas de rodapé que indiquem a titulação e o local onde foi obtida e a vinculação institucional e/ou profissional do(s) autor(es). O(s) nome(s) deve(m) ser colocado(s) na margem direita da página, em arial 12, espaçamento simples.

5.8 Após a indicação do(s) autor(es), deve-se colocar o resumo e as palavras-chave. O resumo deverá conter: tema, objetivos do trabalho, metodologia e síntese dos resultados principais alcançados na pesquisa. Não deve ultrapassar o limite de 500 palavras e espaçamento simples entre as linhas.

5.9 Na seqüência devem ser colocados o Abstract e as Keywords (resumos e palavras-chave traduzidos para o inglês).

5.10 O trabalho completo pode ser dividido em seções, a critério do(s) autor(es). Os títulos e subtítulos não precisam ser colocados no início de cada página e devem ser digitados em caixa alta, negrito e alinhados à esquerda da página.

5.11 Os parágrafos devem seguir a seguinte especificação: 1,25 cm na primeira linha; entrelinha de 1,5 e espaçamento antes de 6 pts.

5.12 Citações literais com mais de três linhas devem ser colocadas em parágrafos especiais, obedecendo a seguinte formatação: um espaço antes e depois do parágrafo; letra arial 10; espaçamento simples; parágrafo justificado e com recuo esquerdo de 4 cm.

5.13 Tabelas, gráficos, fotos e outras ilustrações devem ser numeradas seqüencialmente. Acima da ilustração, deve-se colocar o título em caixa alta, negrito e letra 12. Abaixo da ilustração deve-se indicar a fonte, caso não tenha sido elaborada pelo(s) autor(es) do trabalho.

5.14 As referências devem ser colocadas, em ordem alfabética, no final do trabalho completo, obedecendo a seguinte formatação: a) Livros: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), Prenome (somente as iniciais). Título do livro (em itálico): subtítulo (se houver e sem itálico). Número da edição caso não seja a primeira. Cidade: Editora, ano. b) Artigos: SOBRENOME DO AUTOR (sem negrito), Prenome (somente as iniciais). Título do artigo. Nome do periódico (itálico), cidade, volume, número: intervalo de páginas, mês e ano da publicação. c) Sites da internet: informar o site e o dia, mês e ano do acesso. Outros materiais bibliográficos consultados podem ser formatados segundo as orientações da ABNT.

5.15 Palavras em língua estrangeira devem ser formatadas em itálico no texto.

5.16 Para que o trabalho seja avaliado, o(s) seu(s) autor(es) deve(m) enviá-lo de acordo com as Normas especificadas nos itens precedentes e com redação e ortografia adequadas. A Comissão Científica reserva-se o direito de devolver os trabalhos que não estejam dentro dessas Normas, tendo em vista a necessidade de publicação dos Anais do Seminário de Pesquisa Interdisciplinar.

Cronograma

-Período de submissão de trabalhos: até 30 de setembro de 2010. Prorrogado até 15 de outubro de 2010.
-Período de avaliação dos trabalhos: de 1º a 15 de outubro de 2010.
-Período de divulgação dos trabalhos selecionados: de 15 a 18 de outubro de 2010.
-Período de inscrição de ouvintes: de 1º a 30 de outubro de 2010.

Investimento

Será cobrado uma taxa de R$ 15,00 para os participantes que solicitarem certificado no credenciamento do evento.

Submeta seu trabalho

Passo 1: Acesse o Sistema de Inscrição, preencha seu cadastro e crie um login para o sistema.
Passo 2: Clicar na opção Submeter Trabalho seguindo as normas de resumo.
Passo 3: Voltar para o Menu Principal e clicar em Se inscrever como Participante.
Passo 4: Pagamento da taxa de inscrição.

Inscrição de Ouvintes

Passo 1: Acesse o Sistema de Inscrição, preencha seu cadastro e crie um login para o sistema.
Passo 2: Clicar em Se inscrever como Participante.

Comissão Organizadora

Prof. Nilzo Ivo Ladwig
Prof. Hugo Schwalm
Profª. Teresinha Maria Gonçalves
Profª. Maria Inês Dutra Bay
Prof. Vanildo Rodrigues
Prof. Eduardo

Apoio

UNESC / FAPESC
Curso de Engenharia de Agrimensura - Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Engenharia de Agrimensura (PGT)
Curso de Arquitetura
Curso de Geografia
Curso de Engenharia Ambiental
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA/UNESC

03 a 05 de novembro de 2010
Compartilhar