AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc mantém suspensão das aulas nesta sexta-feira

Unesc mantém suspensão das aulas nesta sexta-feira
Mais imagens

A Reitoria da Unesc decidiu manter a suspensão das aulas da graduação, pós-graduação e Colégio Unesc nos três períodos, nesta sexta-feira (31/05), devido às fortes chuvas que assolam a região. Nesta quinta-feira, as aulas também foram suspensas. A reposição destes períodos acontecerá nos dias 12 e 18 de julho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 30 de maio de 2019 às 19:40
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Odontologia reúne profissionais e estudantes na Unesc

Jornada Acadêmica de Odontologia reúne profissionais e estudantes na Unesc
Abertura do evento ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos e professores de Odontologia da Unesc estarão reunidos, até esta sexta-feira (24/5), com egressos do curso e profissionais renomados no mercado, para debater assuntos como o futuro da odontologia, sedação consciente, mercado de trabalho, atendimento ao cliente e intercâmbio na área. Os temas fazem parte da programação da 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia, que iniciou nesta terça-feira (21/5) com a palestra “Ortodontia para quem gosta de Implantodontia, Periodontia, Prótese, Dentística e Cirurgia”, ministrada pelo professor mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial e coordenador da pós-graduação em Ortodontia da Unesc, Rodrigo Matos.

Segundo o palestrante, o dia a dia é cercado por questionamentos e um dos mais fortes do profissional de Odontologia em formação é sobre que especialidade escolher. “Qual o profissional que eu quero ser? Que rumo quero que minha carreira siga? Estes são alguns dos pontos levantados e momentos como a Jornada Acadêmica colaboram para que possamos fazer uma análise. Quero que vocês reflitam sobre qual caminho irão seguir. Mais que a escolha de uma especialidade, falo de qualidade profissional”.

O primeiro dia do evento contou ainda com a palestra “Intercâmbio na Odontologia”, com a cirurgiã dentista que durante a sua graduação na Unesc participou de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Djuli Külkamp. A programação do primeiro dia engloba ainda a apresentação de trabalhos científicos de alunos do curso.

Espaço para debate e crescimento

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o evento vai além da dimensão do ensino e agrega junto a pesquisa e a extensão, sendo essa tríade fundamental para pensar as perspectivas e desafios da Odontologia no futuro. “É um espaço de atuação dos odontólogos, é desafiador e precisa de reinvenção e de um profissional que consiga ter um olhar para além da atuação técnica”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, deu as boas-vindas aos participantes da Jornada e salientou a importância de espaços de debate como o oferecido pela Jornada de Odontologia. “O curso é motivo de orgulho tamanha a união de professores e alunos e o quanto agrega para a comunidade. Aproveitem a programação, dialoguem entre si, com os professores, egressos e profissionais e ampliem os seus conhecimentos. Nós somos agentes de transformação nos cenários de práticas lá fora”.

O coordenador do curso de Odontologia, Renan Ceretta, afirma que a Jornada Acadêmica é um espaço para ampliar o conhecimento e a visão. “A Jornada é o local para pensarmos ‘fora da caixa’, fora do ambiente formal de sala de aula ou de consultório. É um espaço de conhecimento e integração entre os colegas de outras fases, entre os professores e com os profissionais. A Odontologia é uma profissão que está em constante mudança e inovação e precisamos estar atentos a isso”.

A coordenadora adjunta do curso, Morgana Guzzatti, agradeceu a dedicação dos organizadores do evento, que inclui o CA, a Atlética e professores do curso. “A Jornada representa a união dos nossos alunos e a força da nossa graduação. Que seja um momento de assimilar novos conhecimentos em prol de uma odontologia inovadora e consciente”.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Odontologia, Guilherme Estevão, deu as boas-vindas aos participantes do evento. “A Jornada é um evento que nos dá conhecimento e incentiva a procurarmos aprender cada vez mais. Um dos pontos importantes do evento é a apresentação dos trabalhos científicos e, neste ano, conseguimos um acréscimo de 20% no número de inscrições".

Durante a abertura do evento, o coordenador da Jornada Acadêmica, Leonardo Mezzari, entregou uma placa em homenagem ao professor Renan Ceretta, que está à frente do curso de Odontologia como coordenador há nove anos. A eleição para a nova coordenação do curso ocorreu nesta segunda-feira (20/5) e, em agosto deste ano, a professora Morgana Guzzatti assumirá como coordenadora. Ceretta será o coordenador adjunto. “Estou muito honrado com esse reconhecimento. Sou apaixonado pelo curso de Odontologia da Unesc e agradeço muito pela homenagem. Mas ela não é só minha. É de todos que ajudam a construir um curso diferenciado como o nosso”.  

A abertura do evento teve ainda a participação do coordenador de Saúde Bucal do município de Criciúma, Deivid Freitas, do presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Criciúma, Estevo D'agostini Derech, e de representantes dos patrocinadores e dos apoiadores do evento: Dental Santa Clara, Biodental e Doctor Sul.

Confira a programação completa do evento


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de maio de 2019 às 15:29
Compartilhar Comente

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho

Unesc decreta luto de cinco dias em razão do falecimento do seu ex-reitor Antônio Milioli Filho
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do seu ex-reitor e professor Antônio Milioli Filho, ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/04). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decreta luto oficial por cinco dias. Aos familiares e amigos do professor Antônio Milioli Filho, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências. As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente neste período.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de abril de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente

Aula inaugural dos cursos de Gestão apresenta noções sobre competências

Na vida nada é definitivo e sempre há tempo de olhar para frente e vislumbrar um novo momento, uma nova competência e um futuro diferente. Desta forma, o Engenheiro Civil e construtor de líderes da Mister Mind Treinamentos, André Casagrande Teixeira, apresentou a sua própria trajetória e como é possível sim usar as competências para fazer escolhas e construir uma carreira de sucesso. O bate-papo com o consultor foi a temática da aula inaugural dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da Unesc.

O encontro reuniu mais de 150 acadêmicos, incluindo o curso de Enfermagem. “Esta aula inaugural nos proporciona apresentar pontos e situações que permitam ao acadêmico entender o que ele busca para si. Não resolve o professor falar e o aluno não se encontrar nessa proposta”, explica o coordenador do curso de Processos Gerenciais, Volmar Madeira. Ele salienta que o curso tem trabalhado para apresentar temas e conteúdos atraentes e que tenham uma relação direta com a realidade do aluno. “Quando fazemos uma aula inaugural que apresenta quais são as competências que ele busca enquanto profissional, enquanto cidadão, mostrando aonde ele quer chegar, pensamos que o nosso curso está chegando mais próximo da realidade do aluno”, observa.

Em sua fala, o palestrante André Casagrande Teixeira deixa muito claro que conhecer e trabalhar as competências e habilidades, conhecimentos e atitudes, são fundamentais para o desenvolvimento profissional e pessoal. Muitas vezes estas habilidades serão conhecidas ao longo da trajetória de vida.

Mesmo formado em Engenharia, André seguiu buscando o sonho de atuar como influenciador de pessoas. “Hoje sou um dos diretores e instrutores da Master Mind, e desenvolvemos pessoas através da filosofia de Napoleon Hill, que fez um estudo por mais de 20 anos onde identificou os comportamentos das pessoas que tinham destaque em suas áreas e o que estas tinham em comum. Nesse processo encontrei um sonho da minha adolescência. Então eu me encontrei em uma nova história”, relata Teixeira. Ele complementa que para encontrar aquilo que realmente deseja é fundamental parar, refletir, analisar e olhar para o caminhar da nossa história e ver realmente onde o coração vibrou mais forte”, conta. Em sua fala ele destacou, entre outras competências, a definição de objetivos, confiança em si próprio, iniciativa e liderança, imaginação, entusiasmo, autocontrole, fazer mais do que a obrigação e fazer para os outros aquilo que você gostaria que fosse feito para você.

Para o professor Volmar Madeira, esta e outras atividades do curso têm como foco fazer com que os alunos vivenciem de alguma forma questões do dia a dia enquanto profissional, trazendo para a sua vida e entendendo qual a área de atuação que escolheu, de que maneira pode trabalhar e dar o melhor de si. “Esse melhor de si, com todas as condições necessárias de realmente se apresentar como profissional, sem dúvida daquilo que ele deseja e de onde quer chegar, no aspecto profissional e como cidadão”, salienta.

Cursos rápidos e com foco no mercado

Os cursos de graduação em Gestão da Unesc têm apenas dois anos de duração, de modo que o aluno recebe o diploma de curso superior, com aulas presenciais e mensalidade acessível, permitindo uma formação mais rápida e mais econômica. Outra característica é que o ingresso acontece por meio de processo seletivo especial, no Escolha Unesc. “Também temos na grade curricular conhecimentos teóricos, vienciados na prática, disciplinas com inserção comunitária e disciplinas com flexibilidade de local e horário”, explica o coordenador do curso, Volmar Madeira. Hoje o mercado de trabalho para egressos dos cursos é bastante amplo, podendo atuar na gestão dos processos gerenciais de organizações de pequeno e médio porte e em outras áreas ligadas à gestão empresarial e gestão de pessoas, criação e gestão do seu próprio negócio e em assessorias para empreendimentos de pequeno e médio porte. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 10 de abril de 2019 às 20:00
Compartilhar Comente

Orientações sobre Imposto de Renda no campus

Orientações sobre Imposto de Renda no campus
Mais imagens

O projeto Imposto de Renda na Praça concluiu mais uma etapa nesta terça-feira (9/4), de modo que mais de 70 alunos e professores do curso de Ciências Contábeis se revezaram entre cinco postos de orientação pelo campus da Unesc. As mesas para orientação sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2019 foram colocadas no bloco Administrativo, na Praça do Estudante e nos blocos XXI, S e R.

Esta foi a terceira ação do projeto, de maneira que os alunos do curso de Ciências Contábeis da Unesc participaram da ação com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre IR. O atendimento aconteceu das 19 às 22 horas. No sábado (13/4), o curso também promoverá a ação de Imposto de Renda na Praça Nereu Ramos.

Ao todo, a atividade envolverá 71 pessoas, sendo 66 acadêmicos e cinco professores. O responsável pelo projeto e idealizador do tradicional Imposto de Renda na Praça, professor Manoel Vilsonei Menegali, explica que as turmas serão divididas em 12 acadêmicos por grupo para atender a demanda trazida pelo assunto.

Solidariedade e aprendizados no Imposto de Renda

Além de tirar dúvidas sobre a Declaração, o grupo também orientará os presentes sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto ao FIA (Fundo para Infância e Adolescência). “Esta parceria forte que temos com o FIA e com o Conselho da Criança e do Adolescente tem trazido um reflexo positivo ao curso e grandes aprendizados aos estudantes, contribuindo também com a comunidade”, afirma Menegali.

O professor também explica que a doação é opcional e contribui diretamente com o Fundo, sem passar por processos anteriormente. “Quem opta pela declaração no modelo completo pode deduzir 3% do valor total de seu Imposto, incentivando políticas voltadas para a garantia de direitos e o desenvolvimento de crianças e jovens”, frisa.

A coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, explica que apesar da ação se concentrar em dois meses do ano, o movimento vai muito além da presença dos alunos na praça ou no campus. “Temos o ensino em sala de aula, minicursos, cursos ministrados para entidades e um belo movimento de esforço e dedicação dos estudantes”, destaca.

Saiba mais sobre o Imposto de Renda com o material produzido pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc:

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

  • Quem recebeu rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 28.559,70 ou rendimentos isentos, não tributados ou tributados exclusivamente na fonte, superiores a R$ 40.000,00;
  • Quem obteve ganho de capital na alienação de bens ou realizou operações em bolsas de valores ou semelhante.
  • Quem optou pela isenção de imposto sobre a renda incidente de capital auferido na venda de imóveis ou residências, cujo produto da venda foi aplicado na aquisição de imóveis localizados no Brasil, dentro do prazo de 180 dias da aquisição.
  • Quem obteve receita bruta, com origem na atividade rural, superior a R$ 142.798,50.
  • Quem obteve posse, em 31 de dezembro de 2018, de terras no valor de R$ 300.000,00 ou superior.

Quem pode fazer a doação?

  • Pessoa física que opta pela Declaração de Ajustes Anual do Imposto de Renda utilizando deduções legais.

Qual a data limite?

  • Até 30 de abril.

Como fazer o repasse?

  • Preencher a opção “municipal” na guia “Doações diretamente na declaração”.


Segundo Menegali, ao fim do processo é importante imprimir e pagar o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), já que o não pagamento pode acarretar em juros previstos na legislação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 10 de abril de 2019 às 09:32
Compartilhar Comente