AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Engenharia de Materiais da Unesc colabora no fomento da indústria regional

Curso de Engenharia de Materiais da Unesc colabora no fomento da indústria regional
Graduação abrange áreas como metais, polímeros, cerâmica e biomateriais (Foto: Divulgação) Mais imagens

Você já parou para pensar em como os objetos são formados? Como são desenvolvidos os utensílios do nosso cotidiano? Pois saiba que por traz disso tudo, há um engenheiro de materiais. Este profissional é responsável por pensar, planejar e produzir. O curso de Engenharia de Materiais da Unesc é o primeiro de Santa Catarina e foi criado com base nas demandas regionais. Ainda hoje, o curso tem forte ligação com o setor industrial do Sul e do Extremo Sul catarinense e seus egressos compõem e lideram equipes em empresas de diversos segmentos.

O curso oferece formação envolvendo os processos de fabricação, controle, pesquisa e desenvolvimento dos diferentes tipos de materiais. Durante o curso, os estudantes terão disciplinas que abrangem os materiais metais, plásticos (polímeros), cerâmicos, biomateriais, materiais vítreos e materiais compósitos, e serão incentivados também ao empreendedorismo.

Criado há 22 anos com uma forte preocupação ambiental, o curso segue tendo a sustentabilidade como um importante eixo de trabalho. Às aulas teóricas, se somam as atividades práticas realizadas em laboratórios com equipamentos modernos localizados no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque). Os alunos também realizam diversas visitas técnicas e têm a oportunidade de ampliar o conhecimento por meio de estágios com empresas parcerias da Universidade.

Além disso, o curso incentiva a realização de ações comunitárias por meio do trabalho em extensão. Um exemplo é o “Compartilhando Experiências”, desenvolvido por meio do Grupo de Extensão do Curso de Engenharia de Materiais (Gemat). Ele proporciona para alunos do Ensino Médio de escolas da região, participarem de atividades práticas em laboratórios da Unesc, onde são produzidas peças metálicas, cerâmicas e poliméricas, estimulando os participantes para a área tecnológica.

Segundo a coordenadora do curso, Ângela Arnt, outro grande diferencial é a interação do ensino com a pesquisa. Segundo ela, o curso envolve tecnologia e inovação e a ciência está presente em seu cotidiano, inclusive por meio dos professores, quase todos mestres e doutores. “A criação de novos e mais eficientes materiais para os mais diversos usos é uma necessidade do mundo globalizado em que vivemos. Desta maneira, os estudantes têm aulas com professores que também são pesquisadores e participam de projetos de pesquisa, que envolvem empresas, outras universidades ou institutos. O acadêmico interage com o setor produtivo ao mesmo tempo que nas atividades práticas das disciplinas, estuda, analisa, produz e caracteriza os produtos”, enfatiza a coordenadora.  

As possibilidades de atuação do engenheiro de materiais são variadas e segundo a coordenadora do curso, o mercado tem buscado cada vez mais profissionais formados nesta área. Gerenciamento, supervisão e desenvolvimento de processos industriais, de transformação de produtos e serviços, seja na área de plásticos, de metais ou de cerâmicas estão entre as possibilidades de carreira. “Os engenheiros de materiais podem se inserir em campos como indústrias de revestimentos cerâmicos, de fabricação de vidros e vidrados, indústrias metal-mecânicas, de embalagens plásticas, de descartáveis, automobilísticas, siderúrgicas, fundições, petroquímicas, centros de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, poderá participar de concursos públicos para atuar como perito junto às diferentes instituições no Estado”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de janeiro de 2021 às 09:05
Compartilhar Comente

Geografia: Muito além do estudo do relevo e do clima

Geografia: Muito além do estudo do relevo e do clima
Unesc oferece curso com ampla formação na área (Foto: Arquivo/Registros antes da pandemia) Mais imagens

Muito mais que estudar clima, relevo e vegetação, a Geografia analisa as relações sociais estabelecidas no espaço geográfico, ou seja, as relações entre os seres humanos e o meio onde vivem. Deste modo, podemos afirmar, sem espaço para dúvidas, que a Geografia explica o mundo. Tanto que é muito comum observarmos professores da área dando aulas na disciplina de Atualidades.

Vamos pegar um exemplo recente. A posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira (20/1) e os possíveis impactos de sua administração no Brasil, são estudados pela geopolítica, uma categoria da Geografia que envolve a análise de fenômenos históricos e políticos da atualidade e assim, faz uma leitura também do contexto de questões relacionadas às relações entre países.

A coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andrea Rabelo explica que por meio deste estudo das relações sociais e dos fenômenos naturais é possível compreender diferenças entre as nações, culturas, economia, desigualdades sociais e os fatos geradores de conflitos. “A Geografia é atual e também dinâmica, pois acompanha de perto os diferentes movimentos do planeta e do ser humano. Além da parte física, que envolve pontos como clima, relevo, hidrologia e vegetação, esta ciência trata da parte humana, de como o homem compreende o seu espaço e como ele o transforma por meio de seu trabalho e sua cultura. Não há como dissociar uma parte de outra na compreensão do mundo e das relações humanas”, explica Andrea.

Com isso conseguimos visualizar melhor a importância do professor e do profissional de Geografia tanto na escola quanto na sociedade, não é mesmo? Mas ainda tem mais. Na Unesc, a Geografia não se limita ao curso específico. Há disciplinas da área em diversas graduações, incluindo as que formam novos professores.

Ao longo do curso de graduação em Geografia, o estudante tem contato com uma diversidade de áreas desta ciência e tem um ensino que não faz uma separação entre as partes física e a humana. “Nosso curso estabelece um elo entre geografia física e humana para facilitar o entendimento da dimensão global dos fenômenos. Assim, nossos alunos conhecem a amplitude de possibilidades que a área oferece e isso colabora para que vislumbrem novas possibilidades dentro da carreira”, salienta a coordenadora.

Como ingressar

O curso de Licenciatura em Geografia da Unesc está com matrículas abertas para ingresso neste primeiro semestre de 2021. Os interessados em conhecer de perto a estrutura da Universidade ou mais detalhes sobre o curso podem entrar em contato por meio do site unesc.net, pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2021 às 09:42
Compartilhar Comente

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características
Flexibilidade, resiliência e “cabeça de hiperlink” devem fazer parte das características dos profissionais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A pandemia de Covid-19 acelerou vários processos e forjou mudanças no mercado, nas pessoas e nas carreiras. Este novo mundo que vem sendo desenhado exige reflexão, análise e reinvenção tanto dos profissionais já atuantes quanto daqueles em formação. Isso inclui, por exemplo, a área de Administração. Adaptabilidade, flexibilidade, formação continuada, resiliência e capacidade de formar redes são algumas das caraterísticas que o mercado passa buscar nos profissionais.

Acompanhando o processo de mudança do mercado e antevendo necessidades, o curso de Administração da Unesc segue se reinventando para trazer aos estudantes conhecimentos que vão fazer a diferença no mercado – que, aliás, está de olho nos alunos com a marca Unesc. A prova disso é que empresas de Santa Catarina e até de outros estados procuram o curso para selecionar estudantes e pedir indicação de egressos para atuar em cargos diversos.

Mas como deve ser o administrador deste futuro que já é realidade? Segundo o coordenador adjunto do curso de Administração da Unesc, Thiago Francisco, os “profissionais com cabeça de hiperlink”, que nem sempre sabem as respostas, mas conhecem os caminhos onde buscá-las, com capacidade de congregar pontos de vista diversos e aptos a compreender, analisar, sintetizar e avaliar uma situação serão neste futuro que já começou, os mais procurados pelo mercado.

Além da “cabeça de hiperlink”, o profissional de Administração deve observar algumas características importantes para atuar neste "novo mundo"? Thiago cita algumas:

Adaptabilidade. “O profissional de Administração vai ter que ser adaptável e apto a atuar em múltiplos contextos. Profissional empreendedor, mas com competências para atuar em assessorias e consultorias, antenado em tendências de formação tecnológica e que entende as principais demandas que o mundo tem para a sua recuperação”.

Flexibilidade. “O administrador tem que ser flexível para atuar com diversos perfis geracionais dentro de um mesmo contexto de trabalho”.

Formação continuada. “Além de entender as principais características da recuperação econômica na nossa sociedade, o administrador deve se preocupar em como a sua formação enquanto gestor deve caminhar e compreender quais competências precisa desenvolver e de que forma essas competências vão fazer sentido na sociedade”.

Effectuation. “Uma das principais competências atuais é o effectuation, ou abordagem efetiva. É um processo dinâmico e criativo no qual o empreendedor utiliza os recursos que para desenvolver novas ideias, sem necessariamente ter um plano de negócios para tirar esta ideia do papel”.

Resiliência. “Estamos em um país que nesse tempo de excepcionalidade ajudou pouco os empreendedores e empregados, se compararmos com outros países. Então, o empreendedor vai ter que ser resiliente, assim como o profissional de Administração que atua em uma empresa, para entender os movimentos que as corporações estão fazendo”.

Networking. “É muito importante ao administrador ter a capacidade de formar uma rede e relações entre indivíduos ou grupos”.

Qualidade é a chave para o sucesso  


O curso de Administração da Unesc entende que a qualidade é o item número um para formar profissionais diferenciados.  Segundo o coordenador do curso, Édson Firmino, ao longo da graduação, os estudantes participarão de iniciativas nas áreas de práticas gerenciais e consultoria empresarial. Poderão contar com professores, em sua maioria, mestres e doutores, atuantes em áreas como inovação, gestão corporativa, gestão do conhecimento, liderança e modelagem de negócio. Além disso, os professores têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Administração, com início das atividades no primeiro semestre de 2021, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2021 às 11:20
Compartilhar Comente

Unesc Tec realiza webinar sobre o papel do técnico em necropsia

Unesc Tec realiza webinar sobre o papel do técnico em necropsia
Mais imagens

Aspectos éticos, técnicas como a tanatopraxia, cuidados com o corpo pós morte e reconstituições foram alguns dos pontos levantados na noite desta terça-feira (18/8), durante webinar do curso Técnico em Necropsia. Com a participação de profissionais renomados, o evento trouxe uma ampla visão do papel do técnico em Necropsia em seu local de atuação.

O evento, promovido pela Unesc Tec, apresentou ainda as diferentes áreas de atuação do técnico em Necropsia, como em Institutos Médicos Legais (IML), hospitais, Polícia Civil, instituto de pesquisa e laboratórios de anatomia.

Segundo a professora Isabela Casagrande Jeremias, uma das palestrantes do evento, o profissional da área deve possuir um vasto conhecimento sobre os aspectos anatômicos, patológicos e éticos, para que a dissecação e a reconstituição sejam realizadas da melhor forma possível, preservando o cadáver para seu devido fim, seja ele o funeral ou estudos.

Para a professora responsável pelo projeto curso, Karina Cardoso Gulbis, os conhecimentos técnico e ético são primordiais para a atuação. “As atribuições do aluno do curso técnico em Necropsia perpassam o compreender a dinâmica de como ocorreu a morte a partir de exames do corpo e análise de cenas. Levam em conta a unidade do ser humano e a ética durante a ação”, salienta.

Os encontros virtuais com temáticas relevantes para os diversos cursos técnicos da Unesc Tec continuam. Nesta quarta-feira (19/8), às 19 horas, haverá webinar voltada ao Técnico em Saúde Bucal, com a coordenadora do curso de Odontologia da Unesc, Morgana Machado Guzzatti e a professora dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Ciências Biológicas, Isabela Casagrande Jeremias.

Para participar, basta acessar o link  

Milena Nandi - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de agosto de 2020 às 16:07
Compartilhar Comente

Unesc abre nova turma para o curso de extensão em Cirurgia Oral Menor

Unesc abre nova turma para o curso de extensão em Cirurgia Oral Menor
Curso é voltado para profissionais inscritos no Conselho Regional de Odontologia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aos cirurgiões dentistas da região, a Unesc tem novidade: uma nova turma do curso de Cirurgia Oral Menor. Com duração de 10 meses e carga horária de 120 horas, o curso tem previsão de início em março e ocorrerá uma vez por mês, em um sábado pela manhã e tarde.

O objetivo é capacitar o cirurgião dentista a planejar e executar cirurgias com segurança, rapidez e destreza. O curso tem ênfase para a prática de dentes inclusos, cirurgias parendodôntica, pré-protéticas e tratamento de lesões da cavidade bucal, noções de trauma facial, enxertos ósseos e implantes.

Os interessados devem solicitar o formulário de inscrição para o Setor de Cursos Curta e Média Duração da Unesc, pelo email sce@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2570. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de março de 2020 às 15:49
Compartilhar Comente