AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aula de Sociologia traz reflexão sobre violência e criminalidade

Aula de Sociologia traz reflexão sobre violência e criminalidade
Encontro contou com a participação de um sargento da Polícia Militar Mais imagens

A redução dos casos de violência depende da participação ativa de toda a sociedade. Desde cedo, a escola precisa levantar o assunto para formar cidadãos mais conscientes. Este foi o objetivo da aula de Sociologia ministrada para a 2ª série do Ensino Médio do Colégio Unesc nesta semana. 

Para discutir sobre o assunto, os estudantes receberam a visita virtual do policial militar, sargento Cristiano Guizzo, que pertence à 3ª Companhia, do 19ª Batalhão da Polícia Militar de Turvo.

De acordo com o professor Vanderlei da Silva Mendes, que comandou o encontro, os alunos debateram sobre os números da violência e criminalidade, a fim de entender as causas das violências. “O sargento Guizzo ressaltou também a importância da nossa participação como cidadãos nas decisões do Estado, inclusive no que diz respeito aos casos de segurança pública, por meio do conhecimento das leis e da constituição”, aponta o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2020 às 15:17
Compartilhar Comente

Alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc participam do Inova Jovem

Alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc participam do Inova Jovem
Estudantes tiraram dúvidas sobre o projeto em um encontro virtual nesta quinta-feira Mais imagens

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc foram estimulados pela direção da escola a fazerem parte do projeto Inova Jovem, uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc, em parceria com a Junior Achievement para o desenvolvimento de diferentes habilidades em adolescentes que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham encerrado o Terceirão em escolas públicas ou privadas e ainda não tenham ingressado no Ensino Superior. Na manhã desta quinta-feira (3/9), estudantes da primeira, segunda e terceira série do Ensino Médio participaram de um encontro virtual para conhecer melhor as etapas do projeto e tirarem dúvidas.

Segundo a diretora geral do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, o convite para a participação no projeto veio a partir de um diálogo entre professores e alunos sobre quais assuntos os estudantes gostariam de aprofundar ao longo do ano. “É um projeto muito importante e a participação de vocês é essencial. Qual escola tem uma Agência de Inovação inserida em um contexto tão próximo? São vários pontos muito importantes e espero que o Colégio Unesc tenha uma participação não só em quantidade, mas em qualidade dos projetos”.

Para a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, o Inova Jovem é uma importante oportunidade para os estudantes ampliarem o seu repertório e desenvolver habilidades. “Com uma visão e postura diferenciada, vocês sairão na frente de vários outros profissionais que vão estar com vocês no mercado de trabalho”.

O assessor de inovação da Aditt, Christian Engelmann, conversou com os estudantes a mostrou como funciona o projeto. Durante o diálogo, tirou dúvidas de alunos que já estão participando dos cursos oferecidos pelo Inova Jovem e dos que vão participar. “Não existe fórmula mágica de como empreender, mas todo o empreendedor precisa de habilidades e competências que vocês poderão desenvolver durante o Inova Jovem. Vocês participarão de cursos em áreas como gestão de projetos e inteligência emocional e vão ter a possibilidade de se colocar à prova e errar em um ambiente controlado e com a orientação de mentores”, afirma.

Inova Jovem

Por meio de atividades individuais e em grupo, capacitações, lives, ações de mentoria, jornada de inovação, tudo de forma online, os participantes serão desafiados a propor ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo. Para essa complexa tarefa, serão orientados e capacitados sob diferentes olhares, garantindo bagagem e diferenciais importantes para o mercado de trabalho.

A equipe vencedora do Inova Jovem será premiada com bolsas de graduação, um Apple iPad sétima geração para cada integrante, além de um troféu destaque de primeiro lugar. Já as equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar, serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque.

Os interessados em participar da ação podem conhecê-la com mais detalhes no site, página na qual também é possível fazer a inscrição.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2020 às 15:55
Compartilhar Comente

A Química e a relação dos pacientes com Covid-19 é debatido com alunos do Colégio Unesc

A Química e a relação dos pacientes com Covid-19 é debatido com alunos do Colégio Unesc
Aula especial para turma do Ensino Médio ocorreu na manhã desta terça-feira Mais imagens

Os estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Unesc puderam ampliar o conhecimento na disciplina de Química durante uma aula especial. Na manhã desta terça-feira (25/8), os alunos conheceram mais sobre “A Química e a relação dos pacientes com Covid- 19, interligados pelo conhecimento do exame de Gasometria”, durante a aula com a participação da professora do curso de Enfermagem da Unesc, Maria Tereza Brasil Zanini e do professor de Fisioterapia da Universidade, Eduardo Ghisi Victor.

Durante a sua explanação, Maria Tereza parabenizou o Colégio Unesc pela iniciativa de integrar disciplinas e agregar saberes que vão além do ensino. A professora falou sobre coleta para análise de gases sanguíneos e explicou como deve ser o procedimento. Abordou ainda a importância das diversas profissões da área da saúde e da realização de procedimentos pelos profissionais capacitados para tal.  

Já o professor, explicou sobre o exame de gasometria e da importância dele para a tomada de decisão dentro do ambiente de UTI, por exemplo. Ghisi explicou como o exame é realizado e como o seu resultado ajuda na definição do tipo de tratamento que será dado ao paciente com Covid-19 ou outras síndromes respiratórias.

A professora de Química do Colégio Unesc, Michele Coral Dutra, explica que na disciplina, conceitos como equilíbrio químico e pH são estudados de forma isolada sem que o aluno perceba a importância desse conhecimento no mundo que nos cerca. “O exame de gasometria é um importante parâmetro para controlar o nível de oxigenação nos respiradores dos pacientes com Covid-19. E nesse exame são analisados o pH sanguíneo e o estado de alcalose ou acidose do paciente, bem como o equilíbrio dos gases sanguíneos como CO2 e O2. Com a palestra dos professores/profissionais da saúde foi possível mostrar para os alunos como a Química está presente na área da saúde e atualidade, proporcionando uma compreensão contextualizada dos conteúdos de Química da segunda série do Ensino Médio”.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, salienta a importância da participação dos professores na aula diferenciada e da parceria com os cursos de Fisioterapia e Enfermagem nesta ação. “A articulação entre as áreas do conhecimento é de extrema importância para que os conteúdos vistos em sala de aula sejam ressignificados e contribuam para que os alunos articulem a teoria e a prática”, comenta.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de agosto de 2020 às 15:48
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc participam de visita virtual ao Museu de Zoologia

Alunos do Colégio Unesc participam de visita virtual ao Museu de Zoologia
Encontro da disciplina de Biologia ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Matheus Reis) Mais imagens

Os estudantes da segunda série do Ensino Médio do Colégio Unesc puderam conhecer melhor os animais estudados na disciplina de Biologia. Na manhã desta sexta-feira (21/8), os alunos participaram de uma visita virtual ao Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidizinsk que ocorreu dentro de uma aula sobre o grupo dos mamíferos, dentro do conteúdo Reino Animal.

A aula especial teve a participação da coordenadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidizinsk, que deu as boas-vindas aos alunos e apresentou as atividades do museu. No comando da visita, esteve a professora da disciplina de Biologia, Gabriela Thomaz da Silva. Egressa do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado) e do mestrado em Ciências Ambientais da Unesc e doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a professora apresentou os animais durante a aula ao vivo. “Além do contato dos alunos com o conteúdo, queremos os aproximar destes animais e ampliar a conexão com conteúdo visto durante as aulas. Que eles possam sentir que a Unesc oferece um museu e laboratórios para enriquecer o aprendizado e que tudo isso é deles”.

A professora do Colégio Unesc apresentou também os animais taxidermizados que foram coletados por causa de acidentes e impactos humanos. “Trabalhar isso com eles faz um link com a importância da preservação ambiental”, salienta. Gabriela considera que neste momento de pandemia e distanciamento social, é importante que o professor busque novas metodologias de ensino e maneiras diferentes de trabalhar o conteúdo.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, comenta que nesse momento de isolamento social, as aulas precisaram ser reinventadas e os professores fizeram isso com maestria – uma das provas foi a ação desta sexta-feira, realizada em parceria com o Museu de Zoologia da Universidade. “No colégio, priorizamos o processo pedagógico que alia teoria e prática e, em especial, como estamos em uma Universidade Comunitária, exploramos os espaços dessa universidade para proporcionar o melhor processo formativo ao estudante”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de agosto de 2020 às 18:43
Compartilhar Comente

Arte de Circo: projeto anima alunos do 1º ano do Colégio Unesc

Arte de Circo: projeto anima alunos do 1º ano do Colégio Unesc
Ao longo da semana, crianças aprenderão de forma lúdica sobre atividades circenses | Foto: Matheus Reis Mais imagens

“Hoje tem marmelada? Tem sim senhor”. E se depender dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc terá durante a semana inteira. Marmelada, palhaçada e muito aprendizado. Os estudantes iniciaram, na tarde desta segunda-feira (06/07), mais um projeto interdisciplinar, o “Arte no Circo”. Ao longo da semana, as crianças aprenderão mais sobre o mundo circense por meio de brincadeiras, culinária e da participação de uma artista.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Wânia Ramos, esta é mais uma forma de alfabetizar de forma lúdica os alunos enquanto as aulas são mantidas de forma remota. “Temos buscado manter a atenção dos pequenos das mais diversas formas. Nossos professores têm sido criativos e inovam para garantir o nosso ensino de excelência”, reitera.

E a professora da turma, Patrícia Stanger Cardoso entra no mundo lúdico mesmo. Na atividade desta segunda, ela surpreendeu os alunos vestida de palhaça.

Confira as atividades que serão desenvolvidas

Na terça-feira (07/07), os alunos aprenderão sobre a culinária de circo, já na quarta (08/07), a aula de Educação Física trará brincadeiras circenses. É na quarta-feira também que os pequenos se encontram de maneira virtual da artista circense Danika Barreto, que contará a sua experiência para turma.

Na sexta-feira (10/07), para encerrar o projeto os alunos se vestirão de artistas de circo e poderão demonstrar suas habilidades artísticas apresentando um número circense.

Matheus Reis - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de julho de 2020 às 15:55
Compartilhar Comente