AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Museu de Zoologia da Unesc promove décima Mostra Arte Animal

Museu de Zoologia da Unesc promove décima Mostra Arte Animal
Mais imagens

O Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbeli Gaidzinski promove, de 22 a 29 de novembro, a décima edição da Mostra Arte Animal. O tema proposto para a Mostra deste ano é “Aves Aquáticas”, e terá abertura nesta quinta-feira, nos espaços expositivos do Museu de Zoologia, no Bloco S da Unesc.

A Mostra Animal é o resultado de um Programa Educativo do Museu de Zoologia intitulado “Arte Animal”, oferecido às escolas das redes de ensino pública e privada do município de Criciúma e região.  “O Programa desenvolve exposições artísticas e culturais produzidas pelo público escolar, incentivando a criatividade e a sensibilização ambiental. Se caracteriza por atividades realizadas na escola e no museu ao longo do ano letivo, as quais culminam com a “Mostra Arte Animal”, explica a coordenadora do Museu, professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Na escola, os estudantes participam de estudos sobre as cores, texturas, expressão artística e produção de obras. Também aprofundam o conhecimento sobre os animais relativos à temática escolhida, bem como sobre a consciência planetária. No museu, fazem visitas direcionadas ao tema escolhido para o ano letivo e participam de aulas teórico-práticas e oficinas de sensibilização e produção artística. Após produzirem suas obras, os estudantes participam com elas da exposição artística e cultural “Mostra Arte Animal”.

“Este programa está sendo desenvolvido ao longo de 10 anos consecutivos com os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista, de Criciúma, e já foi premiado nacionalmente com o Prêmio Darci Ribeiro de Educação em 2011”, conta a professora.

A visitação é aberta ao público e acontece no campus da Unesc, em Criciúma. Nesta quarta-feira o evento terá abertura no Auditório Ruy Hülse. Os trabalhos serão expostos no primeiro e segundo andar do Bloco S, da Unesc.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 21 de novembro de 2018 às 19:27
Compartilhar Comente

Crianças dão show na 18ª Mostra Cultural do Colégio Unesc

Crianças dão show na 18ª Mostra Cultural do Colégio Unesc
Evento foi realizado na noite de quarta-feira (31/10) no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em uma noite recheada de suspiros e sorrisos, os alunos do Colégio Unesc realizaram um verdadeiro show na 18ª edição da Mostra Cultural nesta quarta-feira (31/10). O foco das apresentações, que contaram com exposições de desenhos, poesias, montagens, textos e apresentações teatrais e musicais, foi voltado ao tema “Eu amo ler”. A ação foi realizada no Auditório Ruy Hülse e contou com a participação de mais de 90 alunos dos ensinos fundamentais 1 e 2, do ensino médio e do Programa (Com) vivendo na Escola.

De acordo com a coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires, a temática da escrita e da leitura já é o foco principal das atividades na escola e envolver o aprendizado com as apresentações é algo que traz ainda mais animação aos pequenos. “Eles adoram. Nos ensaios, em sala de aula eles vivem aquele momento, levam muito a sério. As crianças entram na fantasia e isso também é importante, pois faz com que eles se percebam enquanto seres humanos e unem muitos ensinamentos”, comentou.

Conforme a coordenadora, o trabalho das professoras para que a Mostra Cultural fosse um sucesso foi incessante. “Elas fazem um trabalho muito bacana, tem se dedicado muito e a gente fica muito feliz em uma noite como essa ao receber os pais e até os avós para ver um pouco do que tem sido trabalhado nas salas de aula”, completou.

Ao final das apresentações de cada turma, todos os alunos e professores voltaram ao palco para cantarem juntos a canção “Eu amo ler”, composta pela coordenadora geral do Colégio, Marlene Pires.

A Mostra ocorre anualmente e traz assuntos relevantes à comunidade e à educação. Em 2017, a temática buscou valorizar o ambiente escolar e em 2016 foi a vez de falar sobre a importância do meio ambiente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 01 de novembro de 2018 às 15:07
Compartilhar Comente

Unesc realiza segundo dia do Prepara Enem

Unesc realiza segundo dia do Prepara Enem
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foram os assuntos abordados com os participantes (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Caneta, papel e muita vontade de aprender. Assim foi o segundo dia do Prepara Enem, aulões preparatórios que a Universidade e os professores do Colégio Unesc têm oferecido para os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na manhã deste sábado (27/10), aproximadamente 120 participantes juntaram-se no auditório Ruy Hülse para estudar sobre a Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Já no período da tarde, os estudos foram voltados para a área das Matemáticas e suas Tecnologias.

O Prepara Enem promoveu cinco encontros, em três dias, sobre Dicas de Redação e Inteligência Emocional na prova do Enem (que ocorreu em 18/10), Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (dia 20/10) e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (dia 27/10).

Durante a manhã as professoras Katiana PossamaiEloísa da Rosa Oliveira deram dicas para a redação e apresentaram os principais formatos das questões ligadas as Linguagens. De acordo com Eloísa, a receptividade dos participantes tem sido muito boa. “São aulas multidisciplinares, onde os professores analisam, retomam assuntos e tiram dúvidas dos participantes”, explica.

A estudante Maria Eduarda Fantinel vai prestar o Enem pela primeira vez. Mesmo sendo somente como forma de teste, as expectativas são muitas. “O aulão tem me ajudado, pois eu tinha algumas dúvidas, como por exemplo na redação, e aqui pude sanar essas dúvidas”, comenta.  

Já à tarde, os participantes puderam aprender um pouco mais sobre Matemática e Física. Além disso, foram repassados aos estudantes algumas informações sobre bolsas da Unesc e alternativas de ingresso na Universidade.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de outubro de 2018 às 20:40
Compartilhar Comente

Colégio Unesc promove Chá dos Avós

Colégio Unesc promove Chá dos Avós
Integração e alegria fizeram parte do encontro (Fotos: Emanuela Justino) Mais imagens

Avôs e avós dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc tiveram uma tarde diferente nesta quarta-feira (24/10), repleta de conversa, integração e homenagens. O encontro “Chá dos avós” teve como objetivo promover o amor e o respeito com os mais velhos.

Para a professora e organizadora do evento, Elaine Ugioni, essa é uma maneira não só de estreitar a relação entre os alunos e seus avós mas levar aos pequenos um pouco da história de cada um: “Pesquisamos sobre as brincadeiras mais antigas e as comidas que mais gostavam, para entender e valorizar a história deles. A temática veio da leitura do livro Guilherme Augusto Araújo Fernandes, que trata justamente desse assunto de amor e respeito para com os idosos”, comentou.

Durante o encontro, os alunos prestaram homenagens e distribuíram lembrancinhas aos seus avós. “É a primeira vez que participo de um encontro como este com meu neto, e achei maravilhoso. Percebi a dedicação e carinho das professoras e de todos em proporcionar o melhor, foi uma tarde muito animada”, contou Terezinha Maria de Souza, de 69 anos.

A importância dessa interação no ambiente escolar também foi destacada por Carlos Antônio Rodrigues de 63 anos. “Acho importante a presença dos avós com os netos em um evento como esse. As crianças se divertiram bastante e espero que tenha mais encontros assim”.

O aluno Davi Fernandes Pereira, de 9 anos, é neto de Terezinha Maria de Souza e gostou de ter passado a tarde com a avó no colégio. “Foi muito legal. Quero dar parabéns a nossa professora que se dedicou muito para fazer isso”.

Além do “Chá dos avós”, os alunos do terceiro ano do Colégio Unesc fizeram uma visita a um asilo da região, para o qual doaram produtos de limpeza.

O evento faz parte do cronograma de atividades da Mostra Cultural que será realizada no dia 31 de outubro no colégio.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2018 às 15:21
Compartilhar Comente

Unesc auxilia estudantes da região a se prepararem para o Enem

Unesc auxilia estudantes da região a se prepararem para o Enem
Segundo encontro da iniciativa reuniu mais de 80 candidatos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Qual nosso impacto no mundo? Respondendo este e outros questionamentos, a Unesc segue auxiliando os candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na preparação para as provas dos dias 4 e 11 de novembro. Na manhã deste sábado (20/10), mais de 80 estudantes da região estiveram no Auditório Ruy Hülse para o encontro sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No período vespertino, professores do Colégio Unesc e da Universidade fizeram um aulão sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Ao iniciar o encontro, a professora da Universidade e do Colégio Unesc, Mainara Figueredo Cascaes, deu uma orientação importante para ajudar os candidatos fazerem uma boa prova. “Vamos conversar. Este é o segredo para tirar aquele frio da barriga e chegar com mais tranquilidade no exame”.

O Prepara Enem promove cinco encontros, em três dias, sobre Dicas de Redação e Inteligência Emocional na prova do Enem (que ocorreu em 18/10), Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (dia 20/10) e Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (dia 27/10).

Compromisso com a comunidade

Com as mudanças ocorridas no exame, o Prepara Enem também mudou. Com diálogos mais dinâmicos e abordagem dos assuntos mais importantes, o momento foi avaliado pela estudante da Escola Municipal de Educação Básica Filho do Mineiro, Jessica Caetano, como uma ajuda indispensável. “É um grande reforço à toda preparação que cerca o Enem. Para muitos que aqui estão, este momento pode decidir o futuro”, destaca a candidata.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina Fernandes de Andrade de Freitas, promover conhecimento e estar presente em situações como as de Jessica, é uma das missões da Universidade. “O Colégio Unesc e a Instituição disponibilizam seus professores e buscam colaborar em questões importantes. Assim, fortalecemos laços e contribuímos para o futuro”, afirma.

Também estiveram presentes na aula de sábado a coordenadora do Prepara Enem, Eloísa da Rosa Oliveira, e a professora do Colégio Unesc e da Universidade, Normelia Ondina Lalau de Farias.

Saiba mais

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2018 às 15:10
Compartilhar Comente