AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos do Colégio Unesc trocam experiências com índios da Escola Estadual Indígena Nhu Porã

Alunos do Colégio Unesc trocam experiências com índios da Escola Estadual Indígena Nhu Porã
Estudantes da Escola Estadual Indígena Nhu Porã, de Torres, visitaram a Unesc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Sorrisos, apresentações e muito aprendizado. Assim foi a tarde dos alunos do 1º ano do Colégio Unesc e dos estudantes da Escola Estadual Indígena Nhu Porã, na localidade de Campo Bonito. Isso porque uma parceria entre o Colégio Unesc, o LAPIS (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e com o apoio do Ânima e do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros), trouxe os índios da cidade de Torres para conhecer a Universidade e trocar experiências nesta quarta-feira (12/9).

Os alunos do 1º ano do Colégio Unesc trabalharam em sala de aula a cultura indígena e, para marcar o encerramento do conteúdo, receberam a visita dos integrantes do grupo indígena. Entre os assuntos estudados estiveram a cultura, a vivência e a arte indígena, como por exemplo o grafismo, que é a pintura corporal. “O interesse foi despertado com o incêndio do Museu Nacional. Dessa situação surgiu a ideia de trazer os indígenas para tratarmos do assunto, pois estudamos a cultura indígena como patrimônio histórico”, explica a professora responsável, Ana Karen Rosado.

De acordo com o coordenador do Ânima, João Batanolli, a convivência entre as crianças do próprio grupo é o que mais desperta interesse. “Uma convivência valiosa, um amor muito grande que têm entre si. Temos muito o que aprender com eles, como por exemplo a lição de ser feliz com poucas coisas”, enfatiza.

Educação diferenciada

Acompanhando o grupo de estudantes, esteve no Colégio o professor da Escola indígena, Francisco Moreira Alves, que é responsável pela alfabetização guarani, do 1º ao 7º ano. “Nós ensinamos todas as séries tanto na língua portuguesa quanto na língua guarani. Eu dou aula de guarani, tratando sobre a língua, os valores e a arte do nosso povo”, comenta.

Além disto, os alunos também aprendem as disciplinas de ensino comum e de preservação da cultura guarani.

Desconstrução de estereótipos

Para Alves, o principal objetivo do contato proporcionado foi difundir a cultura indígena. “É importante para nós estarmos aqui para divulgar a nossa cultura e destruir essa negatividade. A nossa cultura sempre está presente e, se as pessoas não verem isso, não vão respeitar ela”, comenta.

Acrescentando à fala de Alves, a professora Ana Karen afirma que a visita tinha a proposta de desconstruir estereótipos. “Além de vermos a cultura deles, nós também estamos mostrando a nossa cultura”, completa.

Os visitantes conheceram ainda o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, tiveram momentos de brincadeiras de integração, oficinas de artesanato e rodas de conversa. Os representantes da tribo participaram também de um momento de conversa com os estudantes da primeira fase de Medicina, na disciplina de Interação Comunitária, conversando sobre aspectos de saúde e comunitários.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 13 de setembro de 2018 às 18:47
Compartilhar Comente

Colégio Unesc participa da Festa Agostina no Parque das Nações

O Colégio Unesc marcou presença na Festa Agostina, que aconteceu no final de semana no Parque das Nações. A festa foi promovida pela prefeitura de Criciúma. O Colégio esteve ao lado de diversas entidades que montaram suas barraquinhas com quitutes típicos, música e atrações culturais no Parque. A barraca do Colégio Unesc foi liderada pelos alunos do terceirão, com venda de brigadeiros.

No sábado à tarde, 05/08, os alunos do quinto ano do Colégio Unesc realizaram uma coreografia de dança inspirada em Cândido Portinari. A apresentação foi montada para a Festa de Inverno, realizada no dia 20 de julho, e mais uma vez encantou o público. Pipas ao vento, roupas colorias, música suave, brincadeiras de bola e a bela ciranda lembraram o universo infantil pintado por Cândido Portinari em suas telas. A coreógrafa da apresentação, Bruna Caroline de Bona, explica que, assim como Portinari, outras pessoas incríveis foram tema das danças estudadas e apresentadas na Festa da Inverno do Colégio Unesc. 

Milhares de pessoas passaram pela Festa Agostina, que teve também barracas com cachorro quente, pinhão, pipoca, algodão doce e outras comidas típicas e espaço para brincadeiras e parque inflável.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de agosto de 2018 às 18:25
Compartilhar Comente

Campeão mundial de slackline faz apresentação para alunos do Colégio Unesc

Campeão mundial de slackline faz apresentação para alunos do Colégio Unesc
Alexandre Macarini é estudante do terceiro ano da escola (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O aluno do Colégio Unesc Alexandre Macarini, voltou da Alemanha há poucas semanas trazendo na mala o primeiro lugar na categoria profissional do World Slackline Master, conquistado pelo atleta de 17 anos e seu parceiro no esporte Alisson Ferreira, de Minas Gerais. E na manhã desta quinta-feira (2/8), Alexandre mostrou a sua habilidade em manobras de arrancar aplausos dos colegas de sala e demais alunos do Colégio Unesc, em uma apresentação especial para estudantes e professores. 

“Para nós é um orgulho ter alunos que se destacam no esporte. Somos incentivadores dos nossos estudantes a serem atletas sem descuidar dos estudos. A trajetória do Alexandre pode motivar outros alunos no slackline, mas sobretudo, mostra que com disciplina e dedicação os sonhos podem sim ser alcançados”, afirma a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

Segundo ela, o Colégio Unesc possibilita a todos os seus alunos atletas que participem de competições sem prejudicar o ano letivo. Para isso, os professores se disponibilizam a passar os conteúdos e realizar avaliações necessárias em períodos extras. Alexandre, por exemplo, recuperou as aulas durante as férias de julho.

Com apenas quatro anos no esporte, Alexandre é o melhor do mundo

Competidor na modalidade trickline, onde o atleta dá saltos mortais, Alexandre iniciou no slackline há quatro anos e em sua segunda competição no exterior já conquistou o lugar mais alto do pódio do campeonato que equivale a Copa do Mundo de futebol no esporte. “O esporte existe há apenas 11 anos e no Brasil chegou recentemente. E conhecer atletas que admiro, fazer contato com pessoas do esporte e aprender mais na Alemanha, que é o berço do slackline já foi sensacional. E ainda ser campeão do World Slackline Master foi a felicidade completa”, comenta.

O foco agora, segundo ele, é melhorar mais e ampliar o seu desempenho mirando em novas competições. “No Outdoor European Slackline Masters que disputei ano passado na Alemanha, observei como os melhores faziam, seu ritmo e depois dele, eu e minha treinadora (Jeanine Paris Miranda) focamos nos treinos para melhorar. Esse ano consegui vencer o World Slackline Master, mas não vou me acomodar. Chegar ao topo é fácil comparado ao que é se manter lá”, afirma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de agosto de 2018 às 13:29
Compartilhar Comente

Personalidades são homenageadas na Festa de Inverno do Colégio Unesc

Personalidades são homenageadas na Festa de Inverno do Colégio Unesc
Evento movimentou alunos, pais, professores e funcionários do Colégio Unesc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Danças, emoções e sorrisos marcaram a Festa de Inverno do Colégio Unesc. O evento, que é tradição todos os anos, ocorreu na noite desta sexta-feira (20/7) e contou com uma série de homenagens a personalidades e pessoas que marcaram e ainda marcam a história dos alunos do Colégio Unesc.

Nesta edição, o evento teve como tema “Pessoas incríveis que o mundo precisa conhecer”, os alunos de cada turma do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, escolheram as personalidades que foram homenageadas no evento.

A dinâmica faz parte do Projeto Pedagógico Interdisciplinar da escola, em que os estudantes realizaram desde o começo do semestre, atividades com a história dos homenageados, o que resultou na escolha. “As personalidades foram consideradas importantes pelos próprios alunos, ou seja, são pessoas que são transformadoras para a vida deles”, explica a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

A pró-reitora Acadêmica, Indinara Reynaud Toreti, foi aluna do Colégio Unesc e de acordo com ela, a festa representa um momento de confraternização. “A escola desempenha um papel muito importante para a Unesc. Ela fortalece e forma alunos e melhores cidadãos, que futuramente podem fazer parte da nossa Universidade”, enfatiza.

Para o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, a festa também é um momento de agradecer. “O Colégio Unesc foi onde eu iniciei a minha docência, então ele tem um grande papel na minha vida. Ver essa escola cheia para uma festa como esta, é emocionante”, comenta.

Homenagens

Ao todo, 13 danças compuseram o evento, diversificando as personalidades homenageadas. A turma do 3º ano do Ensino Médio dedicou a sua homenagem aos professores da Instituição, e em especial a João Monteiro, que faleceu no início deste ano. De acordo com a estudante, Cláudia Ribeiro, a iniciativa representa a importância que o profissional tinha para os alunos. “Ele não era só um professor, ele era um educador e um amigo que juntava a arte nas aulas, sempre com o seu violão. Ele era muito importante para a gente”, explica.

Além das apresentações das turmas, o evento também contou com uma apresentação dos acadêmicos do curso de Teatro da Unesc; brinquedos infláveis; Espelho Fotográfico; brinque e ganhe e um cardápio organizado pelos funcionários e APP (Associação de Pais e Professores) do colégio.

As personalidades homenageadas por cada turma foram:

- Ensino Fundamental I

1° ano EFI: Homenagem à Zilda Arns;

2° ano EFI:  Homenagem ao Maurício de Sousa;

3° ano EFI:  Homenagem ao Gustavo Kuerten;

4° ano EFI: Homenagem aos Médicos de Alma;

5° ano EFI: Homenagem ao Cândido Portinari;

- Ensino Fundamental II

6° ano EFII:  Homenagem ao Roberto Gómez Bolaños (Chaves);

7° ano EFII: Homenagem à Malala;

7° ano II-EFII: Homenagem ao Nelson Mandela;

8° ano EFII:  Homenagem aos Irmãos Grimm;

9° ano EFII: Homenagem aos Professores;

- Ensino Médio

1° Série EM:  Homenagem ao Charlie Chaplin;

2° série EM: Homenagem à Maria da Penha;

3° série EM: Homenagem ao professor João Monteiro e aos professores do Ensino Médio.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 21 de julho de 2018 às 09:58
Compartilhar Comente

Diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc toma posse

Diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc toma posse
Evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Unesc foi empossada na manhã desta segunda-feira (2/7) em evento com a participação de professores, estudantes e pais de alunos no Auditório Ruy Hülse. A diretoria foi eleita em 13 de abril de 2018 e ficará por um ano no cargo. O Grêmio leva o nome do professor da Universidade e do Colégio Unesc João Monteiro (in memoriam) e vai desenvolver suas atividades em sua sede, localizada no Complexo Esportivo da Universidade.

“Hoje assumimos oficialmente a diretoria do Grêmio Estudantil Professor João Monteiro, mas nosso compromisso começou no momento em que em cada um de nós nasceu a vontade de contribuir com o nosso Colégio, para fortalecê-lo com o Grêmio. Com muita responsabilidade estamos juntos, unidos, trabalhando pelo Colégio Unesc. Contem conosco!”, afirmou a presidente do Grêmio Estudantil, Hellen Aparecida Manenti.

Segundo a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires, com o Grêmio, a escola passará a contar mais ainda com colaboração dos estudantes para a realização das ações. “Vocês alunos, têm talento, são criativos, participativos e têm uma energia que contagia a todos. Algumas das atribuições do Grêmio são representar os estudantes, defender os interesses de todos, incentivar a prática de esportes, a cultura, a arte, interagir com a representação estudantil, apresentar propostas e sugestões. Contaremos com uma equipe de 36 pessoas para essa missão tão importante”.

A professora Vânia Silva Ramos, representou a comissão organizadora do Grêmio e afirmou que o evento marcou um novo momento no Colégio Unesc. “Estamos muito felizes com todo esse movimento. O comprometimento e a responsabilidade tem sido o foco desse Grêmio. Depois de muitos anos estamos reativando o Grêmio Estudantil e ele escolheu homenagear o grande professor João Monteiro. Sem dúvida ele se tornou eterno em nossas memórias por tudo o que ensinou".

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Unesc, Alexandre Bristot, cumprimentou os professores e alunos do Colégio Unesc pela iniciativa do Grêmio estudantil e lembrou que a tarefa de representar um grupo exige responsabilidade e salientou que o diálogo é imprescindível.

O presidente da UCE (União Catarinense dos e das Estudantes), Lucene Magnus, comentou que tomar as decisões em coletivo é o melhor caminho para o acerto quando se fala em representação estudantil. Desejou que o Grêmio se inspire no professor João Monteiro, que não poupou esforços para fazer o que era melhor para alunos e a Instituição.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, ressaltou que os protagonistas da Instituição são os alunos e agradeceu aos professores, pais de alunos e estudantes envolvidos. “Nós esperamos do Grêmio que representem os interesses dos alunos de maneira muito responsável pelas decisões e atitudes. Parabenizamos pela atitude de vocês se colocarem à disposição do Colégio Unesc e dos estudantes. É importante que professores, pais e estudantes trabalhem em conjunto e assim, o objetivo de trazer melhorias será alcançado da melhor maneira possível”.

O evento de posse contou com uma homenagem à esposa do professor João Monteiro, a funcionária da Universidade, Carla Casagrande Monteiro e aos filhos, Nando e Lana (alunos do Colégio Unesc).

O evento teve ainda a presença da coordenadora Pedagógica do Colégio Unesc, Karina Freitas, a presidente da APP (Associação de Pais e Professores) do Colégio, Sônia da Luz e o mascote Unesquinho.

Diretoria do Grêmio Estudantil

Presidente – Hellen Aparecida Manenti (2ª série/EM)
Vice-presidentes – Celeste Rodrigues Ramos (2ª série/EM) e João Victor de Souza e Silva (9º ano/EF)
Secretária Geral – Yasmin Manenti (8º ano/EF)
Vice-Secretária Geral - Karolina de Souza Galvão (9º ano/EF)
Diretores de Esportes – Vitor Vitorio de Souza (1ª série/EM), Isabely Guimarães Casagrande (9º ano/EF)
Vice-Diretores de Esportes – Vinicius Guglielmi Maccari (1ª série/EM) e Joao Pedro Darabas Cardoso (2ª série/EM)
Diretoras de Relações Sociais – Beatriz Griz (9º ano/EF) e Maria Eduarda Raicik de Medeiros (9º ano/EF)
Diretora de Cultura – Juliada Luz Zilli (2ª série/EM)
Vice-Diretoras de Cultura – Pérola Nazario Rita (1ª série/EM) e Julia Budni Picolo (8° ano/EF)
Diretora de Marketing – Julia Borges Cechella (2ª série/EM)
Vice-Diretoras de Marketing – Rafaela Vassoler Medeiros (8º ano/EF) e Gabriele Rodrigues Ramos (2ª série/EM)
Tesoureira – Diúlia da Silveira Waterkemper (2ª série/EM)
Vice-Tesoureira – Heloísa Mello de Oliveira (2ª serie/EM)
Diretora de Comunicação – Emily Milena Biazoto (3ª série/EM)
Vice-Diretor de Comunicação – Pedro Lucas Barbosa de Oliveira (9º ano/EF)
Diretor do Conselho de Representantes do Grêmio nas Turmas (CRGT) – Igor Rocha Speck (1ª série/EM)
Vice-Diretor do Conselho de Representantes do Grêmio nas Turmas (CRGT) – Giovane Geraldo Formigoni de Queiróz (2ª série/EM)
Colaboradora: Bianca Griz (3ª série/EM)

Conselho Fiscal

Beatriz da Rosa Semeler (2ª série/EM)
Maria Luiza Marcos Fernandes (2ª serie/EM)
Maria Luiza Silva Bet (8° ano/EF)
Caylane de Souza Galvão (8° ano/EF)

Conselho de Representantes do Grêmio:
Charles Marcondes Fiamoncini Filho (6º ano/EF)
Fernanda da Luz Zilli (7º ano I/EF)
Luis Eduardo Gonçalves Matias Pereira (7º ano II/EF)
Gabriel Lobato Gomes (8° ano/EF)
Giancarlo Castanhetti Filho (9º ano/EF)
Igor Rocha Speck (1ª série/EM)
Giovane Geraldo Formigoni de Queiróz (2ª série/EM)
Laryssa Souza da Silva 3ª série/EM)

Comissão Eleitoral (auxiliaram no processo das eleições)
Helena Nuernberg Colombo (1ª série/EM)
Ana Julia Goulart Mendes (1ª série/EM)
Amanda Sebastião (1ª série/EM)
Eduarda Hilário Albino (1ª série/EM)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de julho de 2018 às 14:20
Compartilhar Comente