AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Espaço Cultural da Unesc seleciona trabalhos na temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”

Espaço Cultural da Unesc seleciona trabalhos na temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”
Edital do Espaço Toque de Arte abre inscrições para trabalhos artísticos a serem expostos na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Artistas, coletivos, colecionadores, curadores e instituições de Santa Catarina têm, na Unesc, mais uma grande oportunidade de apresentar seus trabalhos. Foi lançado o Edital 076/2020, que torna pública a abertura de inscrições para seleção de projetos para o Espaço Cultural Unesc Toque de Arte em 2020.

O Projeto Exposições Temporárias do Espaço Cultural Toque de Arte Unesc é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e seleciona três trabalhos, que nesta edição devem seguir a temática Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas.

O período de inscrição das propostas foi aberto nesta quarta-feira (4/3) e segue até o dia 30 de março. Os artistas serão avaliados por três profissionais, conforme previsto no edital, e receberão cachê cultural.

As propostas podem ser inscritas ao entregar o documento pessoalmente no Setor Arte e Cultura – Bloco P, sala 11; encaminhando projeto em único arquivo para o e-mail cultura@unesc.net ou ainda encaminhando pelo correio. O resultado final será divulgado no dia 8 de abril.

Confira aqui o edital completo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de março de 2020 às 15:45
Compartilhar Comente

Unesc busca novos talentos para Cia de Dança, Coral e Instrumental

Unesc busca novos talentos para Cia de Dança, Coral e Instrumental
Audições ocorrem entre março e abril (Fotos: Arquivo/Unesc) Mais imagens

Com a proposta de fomentar a formação e distribuição da cultura na Universidade e na comunidade, a Unesc está buscando novos talentos para compor a Cia de Dança, o Coral e o Instrumental da Instituição. Entre o mês de março e abril, o Setor de Arte e Cultura promoverá audições para bailarinos, músicos e coralistas. A oportunidade é aberta ao público interno e externo, mediante inscrição.

Formação artística e para a vida

O canto coral, a arte da dança e a música instrumental proporcionam momentos que vão além do aprendizado técnico. A integração e o desenvolvimento das atividades diminuem o estresse, reforçam o sistema imunológico, reduzem os sentimentos de ansiedade, a solidão e a depressão.

O Coral, o Instrumental e a Cia realizam apresentações em momentos institucionais da Universidade e participam de eventos em Criciúma e região, colocando seus participantes em protagonismo.

Cronograma de audições

Coral: 2,4 e 6 de março, das 18 às 19 horas, e 3 e 5 de março, das 17 às 18 horas, na Sala de Música do Bloco Z. Inscrições no e-mail coral@unesc.net.
Instrumental: 9 de março, das 17 às 19 horas, e 14 de março, das 10 às 12 horas, na Sala de Música do Bloco Z. Inscrições no e-mail instrumental@unesc.net.
Cia de Dança: 18 de abril, das 9 às 12 horas, na Sala de Dança 1 do Complexo Esportivo. Inscrições no e-mail ciadedança@unesc.net.

O setor de Arte e Cultura é o responsável pelos trabalhos culturais da Universidade e é vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@unesc.net ou no telefone (48) 3431-2622.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de fevereiro de 2020 às 14:22
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod abre exposição com pintura ao vivo

Sala Edi Balod abre exposição com pintura ao vivo
Abertura da mostra contou com uma performance live painting dos alunos de Artes Visuais da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod da Unesc, abriga, até 13 de março, a exposição “Ateliê de Pintura”, com produções desenvolvidas pelos acadêmicos da quinta fase do curso de Arte Visuais – Licenciatura da Universidade. Os trabalhos têm como ponto de partida a pintura e exploram diferentes técnicas e materiais, entre clássicas e contemporâneas, realizadas a partir de exercícios e pesquisas. Cada produção é resultado de um processo pessoal e ultrapassa as concepções tradicionais da pintura, trazendo consigo outros meios, como desenhos, objetos, instalações, fotografias e livros.

Os trabalhos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2019, durante as aulas da disciplina “Ateliê de Pintura”, ministrada pelo professor Sérgio Honorato. “Compreender os múltiplos processos experimentados em sala de aula é o objetivo desta mostra, e para isso, propõe-se a junção de dois espaços imprescindíveis para a produção artística: o ateliê e o espaço de exposição”, afirma o professor.

A abertura oficial da mostra ocorreu na noite desta quarta-feira (19/2), com uma performance live painting (pintura ao vivo) dos alunos/artistas envolvidos na exposição. Os trabalhos podem ser conferidos até 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail salaedibalod@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4547.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de fevereiro de 2020 às 12:01
Compartilhar Comente

Recepção aos Calouros Unesc: novos sonhos se tornando realidade

Recepção aos Calouros Unesc: novos sonhos se tornando realidade
Centenas de novos estudantes participaram do primeiro dia de atividades especiais de boas-vidas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Expressões artísticas das mais variadas, exemplos de superação, ambiente acolhedor, motivação e um gostinho das milhares de oportunidades que a Unesc oferece. Esse foi o cenário encontrado na noite desta segunda-feira (17/2) pelos novos alunos da Universidade no evento que marcou o primeiro dia de Recepção aos Calouros. A temática escolhida para esta edição da acolhida foi “linguagens urbanas”, assunto que norteou não só a decoração, mas toda a dinâmica do evento, que possibilitou uma amostra do ambiente plural encontrado diariamente no campus.

A noite regada a muita expectativa dos novos acadêmicos contou com momentos de animação e troca de experiências, assim como aqueles para conhecer parte do time de professores e colaboradores que estão à frente dos cursos e da Universidade, estes que serão aliados dos calouros deste dia em diante.

Uma das centenas de pessoas que conheceu de perto o espaço que passará a ser sua segunda casa ao longo dos próximos anos de estudo foi a jovem Ryillary Espíndola, de 19 anos. Emocionada por estar vivendo o que considera uma grande realização, Ryillary dividiu com os colegas calouros o sentimento de iniciar uma nova jornada, em seu caso ingressando no curso de Engenharia de Produção. Ela, que encerrou o Ensino Médio em 2018, deu nesta segunda-feira um grande passo rumo aos seus objetivos, alicerçados pelo avô Jorge Luiz Espíndola, que a acompanhou neste dia marcante. “Ele me incentivou e me fez acreditar que seria possível e, graças a isso, hoje estamos aqui. Vejo a Universidade como um mundo de oportunidades e sei que hoje é só o primeiro passo, de muitos que estão por vir”, disse.

Para o avô, que é considerado como um pai por Ryillary, o sentimento é de honra pelo dia vivido. “Só posso dizer que estou muito honrado por estar aqui. Tenho certeza de que a única ferramenta que pode mudar a nossa realidade é a educação, então não poderia estar mais satisfeito ao ver ela neste caminho. Agradeço e parabenizo a todos da Universidade por nos proporcionar isso tudo”, completou orgulhoso.

Cada detalhe do ambiente preparado para a ação especial e o universo que envolve a Unesc fizeram parte das novidades conhecidas também pela jovem Ariana Cândido Mendonça. Pisando pela primeira vez no campus, Ariana iniciou nesta segunda-feira um grande desejo que trazia em seu coração. Com 24 anos a moradora de Içara acredita que este, de fato, foi o primeiro dia de um período de muito aprendizado e mudança, seu primeiro dia como acadêmica do curso de Letras. “Eu pensei bastante e agora estou decidida de que é isso que quero para a minha vida. Escolhi a Unesc por acreditar ser a melhor e já fui muito bem recebida”, destacou.

Boas-vindas da Universidade

Ao recepcionar os novos acadêmicos que lotaram o auditório Ruy Hülse e em seguida puderam conhecer o campus, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, destacou a importância da nomenclatura “Universidade”, assim como os diferenciais oferecidos na Unesc. “Nós temos aqui um universo de conhecimento aplicado em pesquisa, ensino e extensão. Vocês terão neste espaço a oportunidade de transformarem suas vidas e, para isso, os convido a aproveitar cada minuto destes que serão os melhores anos das suas vidas”, pontuou.

A abertura do evento foi marcada ainda pela apresentação do grupo Soul Dance, assim como uma performance do Grupo Instrumental Unesc. Ao longo desta terça-feira (18/2) outros três momentos de Recepção aos Calouros serão realizados na Universidade, abrangendo todo o grupo de novos estudantes que ingressam para o primeiro semestre de 2020.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de fevereiro de 2020 às 23:18
Compartilhar Comente

Unesc participa do Desfile de Natal de Nova Veneza

Unesc participa do Desfile de Natal de Nova Veneza
Carro alegórico do Setor de Arte e Cultura abriu o evento (Foto: Assessoria de Imprensa de Nova Veneza) Mais imagens

Mais de cinco mil pessoas acompanharam o Desfile de Natal de Nova Veneza, na noite de domingo (15/12). O cortejo iniciou na rua Nicolau Pederneiras, passando pela Rua Coberta e contornou a praça Humberto Bortoluzzi, que está iluminada e decorada para as festividades de Natal. A Unesc esteve presente, por meio do Setor de Arte e Cultura, e colaborou para deixar o evento ainda mais emocionante, com a participação da Cia de Dança e Instrumental Unesc.

O carro alegórico do Setor de Arte e Cultura da Universidade foi o primeiro dos cinco carros do desfile e levou as personagens do Auto de Natal pelas ruas da cidade.  

Em 2019, o tema do cortejo natalino foi “A viagem do Papai Noel pelo mundo” e contou com mais de 250 integrantes vestidos duendes, soldadinhos, papais e mamães noeis e com roupas e acessórios iluminados fazendo coreografias, além de cinco carros alegóricos. Houve ainda distribuição de guloseimas e neve artificial saindo do trenó do Papai Noel.

*Com a colaboração da Assessoria de Imprensa de Nova Veneza

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de dezembro de 2019 às 12:34
Compartilhar Comente