AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Artistas de Santa Catarina podem socializar suas criações no Espaço Cultural Toque de Arte

Artistas de Santa Catarina podem socializar suas criações no Espaço Cultural Toque de Arte
Trabalhos podem ser inscritos até 12 de fevereiro (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc abrirá suas portas para os artistas catarinenses compartilharem seus trabalhos no Espaço Cultural Toque de Arte. O local está com as inscrições abertas para receber exposições temporárias em 2019, nas diferentes linguagens das artes visuais, música, dança, performances, livros e outras manifestações. Os trabalhos podem ser inscritos até 12 de fevereiro.

Com a intenção de valorizar as mais diversas expressões artísticas, a oportunidade, organizada pelo Setor de Arte e Cultura da Universidade, permite a participação de artistas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes no estado de Santa Catarina, exceto os que já aprovaram projetos no edital nos últimos três anos.

As avaliações serão feitas por três especialistas selecionados pelo Arte e Cultura, considerando os critérios de contemporaneidade do projeto; contribuição do projeto para desdobramentos de ensino, pesquisa e extensão da Unesc; clareza da proposta e adequação da proposta ao espaço disponibilizado.

O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no site da Unesc, no dia 25 de fevereiro. Também na página da Instituição, está disponível o edital completo para a inscrição.

Saiba mais

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de janeiro de 2019 às 14:05
Compartilhar Comente

Noite de Luz Unesc vai levar mais de 500 artistas para Parque das Nações

Noite de Luz Unesc vai levar mais de 500 artistas para Parque das Nações
Evento aberto ao público ocorre dia 12 de dezembro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Luz, música, movimentos, expressões e a magia do Natal. Esses são só alguns dos sentimentos que encantarão os espectadores do Noite de Luz Unesc 2018, que acontecerá na próxima quarta-feira (12/12), no Parque das Nações Cincinato Naspolini, de Criciúma. A apresentação, que faz parte da programação de Natal de Criciúma, reunirá mais de 500 artistas em um espetáculo de música, dança e teatro. Esta é a quarta edição do evento, uma parceria da Unesc e o Ministério da Cultura.

O espetáculo será realizado em dois palcos e em uma passarela que fará a ligação entre o palco principal do Parque das Nações e a estrutura que será montada em frente, garantindo dois níveis para as apresentações. Para organizar os preparativos para a Noite de Luz, uma comissão trabalha em todos os detalhes, desde o roteiro com as atrações, cenário, o script das apresentações e a produção de mil velas que serão acesas na noite ao longo da apresentação.

“O evento integra manifestações artísticas e culturais em uma noite mágica e de muita luz. Ele tem o propósito de celebrar a vida e a comunhão entre todas as pessoas”, explica a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig.

O Noite de Luz Unesc é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultural e é viabilizado por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. O espetáculo é gratuito, aberto ao público e inicia às 20 horas.

Participações especiais

Associação Coral Criciúma

Cantoras Líricas: Dyane Rosa e Beatriz Milanez 

Coral Balneário Rincão

Coral Infanto Juvenil Santa Luzia

Coral Jovem Unesc

Coral Pequeno Peregrinos de Caravágio   

Coral Unesc

Coral Vozes de Hermon

Mistura Fina

Cia de Dança Unesc

Cia Jovem de Içara

Culture Soul Cia de Artes

Grupo de Dança do Colégio Dehon

Núcleo de Dança Valter Savi

Oficina de Dança da Fundação Cultural de Criciúma

Colégio Unesc

Oficina e Cia de Teatro Dori Búrigo

Setor Arte e Cultura Unesc

Trupee Teatro Um Em Dois 

Patrocínio

Bistek Supermercados

Anjo Tintas

Giassi Supermercados

Construtora Locks

Tintas Farben

TWA Fomento Comercial

Apoio

CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Criciúma

Prefeitura de Criciúma

FCC (Fundação Cultural de Criciúma)

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 07 de dezembro de 2018 às 16:28
Compartilhar Comente

Cultura Popular de Santa Catarina pauta palestra na Unesc

Cultura Popular de Santa Catarina pauta palestra na Unesc
Evento contou com a participação de alunos do PIBID de Artes Visuais (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Uma tarde para estudar e avivar a cultura popular da região. Assim foi a quinta-feira (29/11) dos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Artes Visuais da Unesc. Os estudantes puderam prestigiar a palestra “Cultura Popular em Santa Catarina”, ministrada pela acadêmica de Artes Visuais, Cátia Hahn.

A palestra abordou a cultura regional do estado e as perspectivas do projeto Boi de Mamão na Comunidade, da Unesc. O objetivo principal foi de dialogar com os acadêmicos e fomentar o assunto dentro da Universidade, apresentando os resultados do projeto.

Cultura popular é uma manifestação espontânea e simples com características regionais e que muitas vezes transmitidos entre gerações. Entre as expressões artísticas que se destacam na região, está o Boi de Mamão; a Festa do Divino; Diálogos Populares; Gastronomia; e a diversidade proveniente das diversas etnias da região.

“Nós nos identificamos com a cultura e às vezes, nós só sentimos falta quando estamos longe”, explica Cátia. “Isso nos faz ter um pertencimento com a cultura, faz com que nós nos sentimos pertencentes aquele lugar, precisando das nossas raízes, identificando quem somos”, acrescenta.

De acordo com a professora Silemar Maria de Medeiros da Silva, o encontro teve o objetivo de promover entre os alunos o assunto. “Um momento para pararmos para pensar um pouco sobre isso, falar sobre cultura e as manifestações existentes nela”, comenta.

Intercâmbio Cultural

Cátia também é presidente da Casa da Fraternidade, de Araranguá, que, como a Unesc, é um Ponto de Cultura. Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

Boi de Mamão na Comunidade

O projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e tem por objetivo realizar a oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma. Atualmente, a ação é desenvolvida nas Escolas Heriberto Hülse, no bairro Próspera, e Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e busca fomentar a cultura açoriana, por meio de conceitos de personagens, cantorias e diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.

O evento contou com a participação da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, e do produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 30 de novembro de 2018 às 14:47
Compartilhar Comente

Unesc recebe palestra sobre Cultura Popular de Santa Catarina

Unesc recebe palestra sobre Cultura Popular de Santa Catarina
Evento é gratuito e oferecido pelo Setor de Arte e Cultura (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade receberá na próxima quinta-feira (29/11) a palestra “Cultura Popular em Santa Catarina” ministrada pela aluna do curso de bacharelado em Arte Visuais da Unesc, Cátia Sirlene Gonçalves Hahn. A palestra abordará as relações culturais existentes no estado e o projeto Boi de Mamão na Comunidade, realizado pela Unesc. O evento será oferecido pelo setor do Setor de Arte e Cultura da Unesc e ocorrerá às 17h30 na sala 4 do Bloco Z.

De acordo com o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, o evento tem o objetivo de ampliar os diálogos entre os saberes e fazeres da cultura popular de Santa Catarina. “A palestra traz o conhecimento popular para a academia, e a academia traz o conhecimento científico, o que é muito significativo para a comunidade e para a cultura”, comenta.

Intercâmbio Cultural

Cátia também é presidente da Casa da Fraternidade, de Araranguá, que, como a Unesc, é um Ponto de Cultura. Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. “Isso faz um intercâmbio ‘Ponto a Ponto’, ou seja, um uma troca de experiências e relações entre os pontos de culturas, essa relação é muito importante”, acrescenta Flor.

Boi de Mamão na Comunidade

O projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e tem por objetivo realizar a oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma. Atualmente a ação é desenvolvida nas Escolas Heriberto Hülse, no bairro Próspera, e Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e busca fomentar a cultura açoriana, por meio de conceitos de personagens, cantorias e diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de novembro de 2018 às 16:21
Compartilhar Comente

Comissão do projeto Noite de Luz é empossada

Comissão do projeto Noite de Luz é empossada
Equipe vai ser responsável pela execução do evento, em 12 de dezembro (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc celebrará com toda a comunidade da região a Natividade, contando a sua história em um espetáculo que reunirá música, dança e teatro. A quarta edição do projeto Noite de Luz ocorrerá em 12 de dezembro, às 20 horas, na Parque das Nações Cincinato Naspolini. A comissão responsável pela execução do projeto cultural foi empossada na tarde desta quinta-feira (22/11), pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Segundo Indianara, o Noite de Luz é um evento feito com muito carinho pela Unesc e que para ocorrer, conta com o envolvimento de muitas pessoas. “O Noite de Luz leva o nome da Universidade em mais uma ação especial e pensada para toda a comunidade interna e externa. Temos a consciência da grandiosidade do evento e confiamos plenamente nesta comissão. Não temos dúvida do trabalho de vocês e contamos com a dedicação de cada um”.  

Membros da comissão do Noite de Luz

Amalhene Baesso Reddig – Coordenação geral do projeto Noite de Luz – Ano IV;
Fernanda Guglielmi Faustini Sônego - Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias;
Maxwell Sandeer Flôr, Joel de Oliveira e Viviane Maria Candiotto – Coordenação de desenvolvimento técnico e artístico;
Marcelo Feldhaus – Coordenação cenográfica;
Laênio José Ghisi – Coordenação de cerimonial;
Gisele Silveira Coelho Lopes – Reitoria;
Rogério Antônio Casagrande – Assessoria de TI;
Ana Sofia Schuster – Coordenação de imprensa, comunicação e marketing;
Henrique Vargas – Coordenação de captação de recursos;
Suélen Rosa Biz – Assessoria jurídica;
Janir de Quadra Paim – Coordenação de finanças;
Marcio Vito – Coordenação de infraestrutura, projetos e obras;
Elisangela Machado – Coordenação de segurança, transporte, logística e limpeza;
Perla Sabrina Rodrigues – Coordenação de ambientação;
Carla Cristina Casagrande Monteiro, Elisângela Just Steiner e Lorete Tasca Marcos – Coordenação de recepção;
Alice da Silva Meis – Secretaria geral.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2018 às 16:22
Compartilhar Comente