AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes de Engenharia Civil realizam visitas técnicas em obras da capital do Estado

Estudantes de Engenharia Civil realizam visitas técnicas em obras da capital do Estado
Roteiro incluiu grandes construtoras e Associação Catarinense de Tecnologia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da oitava e décima fase do curso de Engenharia Civil conheceram de perto as obras e a estrutura de grandes construtoras e de empresas do ramo com sede ou filial em Florianópolis e o trabalho da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). O grupo foi acompanhado pela professora Elaine Guglielmi Pavei Antunes e pelo arquiteto Aurio Cristiano – que esteve na Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade e colaborou na organização da viagem realizada na última semana.

O roteiro começou com uma visita a obra da construtora Lumis. O grupo foi recepcionado pelo engenheiro Guilherme Losekann, que explicou de forma técnica todas as etapas que estavam sendo executadas. Puderam visualizar as cortinas atirantadas, a execução de blocos de coroamento e as estacas de hélice contínua. 

Logo após, a turma conheceu a sede da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia). No local, foram recebidos por representantes da Midtec, a incubadora da associação, que desenvolve empreendedores e empresas inovadoras e sustentáveis. Aos estudantes foram apresentados os panoramas de funcionamento da Acate e suas dependências. O grupo visitou ainda a Prevision e, recepcionado pela custumer sucess, Izadora Scariot, conheceu um pouco mais do software de planejamento e gestão de obras.

No período da tarde os alunos foram a Softplan, uma das maiores empresas de software do país, onde conheceram a product manager Giseli Anversa, que explicou sobre a Sienge, uma plataforma especializada em gestão de empresas da construção. Também tiveram a oportunidade de conhecer um dos fundadores da Softplan, Carlos Augusto de Matos, que compartilhou um pouco de sua grande experiência.

Encerrando o dia de aprendizados, os alunos visitaram uma edificação em execução no bairro Córrego Grande, da construtora Dimas, onde puderam visualizar o funcionamento de planejamento e controle de obras através de software no canteiro de obras, com muitas ferramentas tecnológicas auxiliando na melhoria e no controle da execução.



Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 03 de dezembro de 2019 às 16:42
Compartilhar Comente

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho realiza palestra nesta sexta-feira na Unesc

Ministro do Tribunal Superior do Trabalho realiza palestra nesta sexta-feira na Unesc
Evento com Alexandre Luiz Ramos ocorrerá às 19h30 no Auditório Ruy Hülse (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Universidade receberá, nesta sexta-feira (22/11), o ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Alexandre Luiz Ramos, para uma palestra com o tema “Santa Catarina Prevenindo a Litigiosidade: Conhecer a Lei é condição para cumpri-la”. O evento ocorrerá às 19h30, no Auditório Ruy Hülse, e terá a participação de acadêmicos de Direito e alunos do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, representantes de sindicatos e entidades e advogados e juízes da região, mas também estará aberto à comunidade. No entanto, os lugares são limitados e os interessados devem entrar em contato com o curso de Direito da Unesc para realizar sua inscrição, pelo telefone (48) 3431-2647 ou e-mail direito@unesc.net.

Em sua palestra, o ministro terá a parceria da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, de Santa Catarina, desembargadora Mari Eleda. Ambos irão apresentar a quarta e última edição do projeto “SC Prevenindo a Litigiosidade: Conhecer a Lei é condição para cumpri-la”. Promovido pela Justiça do Trabalho de Santa Catarina, o ciclo de palestras tem o objetivo de debater e chamar a atenção para políticas e práticas capazes de evitar que conflitos simples no ambiente de trabalho se transformem em ações judiciais. A palestra já foi apresentada em Florianópolis, Joinville e Chapecó.

Entre os assuntos abordados pelo ministro estarão a atual tendência legislativa de respeito à autonomia das decisões acordadas por empresas e trabalhadores, um dos principais pontos da recente reforma trabalhista (Lei 13.467 de 2017). Ramos também irá abordar o fortalecimento do sistema de precedentes jurídicos, que promete tornar as decisões de primeira instância mais rápidas e previsíveis.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da Unesc, Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza, a vinda do ministro à Instituição tem um significado especial para a Universidade e para a comunidade regional. “É uma oportunidade valiosa para os estudantes da área do Direito, assim como para professores e profissionais terem contato com um representante da instância mais elevada da Justiça do Trabalho e que vai tratar de temas tão importantes como as mudanças na legislação e a celeridade judicial”. Segundo Márcia, a palestra com o ministro do TST irá fechar de uma maneira muito especial o calendário de eventos do curso de Direito em 2019. 

A palestra de Ramos na Unesc faz parte da agenda de compromissos do ministro em sua visita ao sul do Estado nesta sexta-feira.

Currículo do ministro Alexandre Luiz Ramos

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Ramos veio morar em Santa Catarina ainda pequeno. É graduado em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho pela UFSC. Já atuou como docente na UFSC e também é autor de livros e artigos científicos.  

Em 1993, passou no concurso público para juiz substituto da 12ª Região da Justiça do Trabalho, em Santa Catarina. Em 1998, foi promovido a Juiz Presidente da então Junta de Conciliação e Julgamento de Xanxerê. Como Juiz Titular também atuou nas comarcas de Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis. Em 12 de dezembro de 2016, tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, onde já atuava por convocações intermitentes desde 2007.

Como gestor estratégico e de metas do TRT-SC, coordenou o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no Comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça. Tomou posse no cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho em 4 de abril de 2018, em vaga destinada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do Ministro João Oreste Dalazen. Integra o Órgão Especial, a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais e a Quarta Turma.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de novembro de 2019 às 14:05
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica traz temas relacionados às diferentes áreas de atuação do biomédico

Jornada Acadêmica traz temas relacionados às diferentes áreas de atuação do biomédico
Evento foi aberto a acadêmicos e egressos do curso da Unesc e profissionais da área (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O biomédico pode atuar em mais de 30 áreas e boa parte delas está sendo contemplada pela 5ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc. O evento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (7 e 8/11), trouxe uma variedade de temas para serem debatidos e aprendidos em palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e rodas de conversa comandadas por profissionais com destaque nacional com a participação de estudantes e egressos do curso de Biomedicina da Universidade e profissionais da área que atuam no Sul do Estado.

Em dois dias de evento, os participantes da Jornada poderão ter contato com assuntos como acupuntura, biologia molecular, biomedicina estética, perfusão extracorpórea, medidas para o controle de infecção, doença renal crônica, coleta sanguínea, microscopia em hematologia, carreira profissional e os desafios do biomédico e legislação da área biomédica. Além disso, a Mostra Científica em 2019 bateu o recorde de inscritos e serão mais de 30 trabalhos apresentados em formato de e-banner.

O encerramento do evento ocorrerá com uma palestra show com o renomado biomédico brasileiro Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria, a partir das 17h30 no Auditório Ruy Hülse.

O coordenador do curso, Emanuel de Souza, ressalta que a Jornada foi organizada e realizada com a participação de alunos e professores e que antes de fechar a programação, os temas foram debatidos com os acadêmicos. “Em 2019, o evento vai ter mais de 20 atividades que levam em consideração as diferentes possibilidades de atuação profissional do biomédico. Trouxemos profissionais renomados no mercado para uma troca de experiências que, com certeza, vai agregar muito à formação dos nossos acadêmicos. Além da aproximação dos estudantes com profissionais da região. A Jornada tem um papel muito importante e auxilia, por meio de atividades teóricas e práticas, na complementação dos conteúdos vistos ao longo do ano”, comenta.

A Jornada Acadêmica de Biomedicina tem o patrocínio da Criatê Arquitetura, Patrícia Brandt Estética Avançada, Instituto Aprendente, Jet Med Fisio, Bally Energy Drink, Laboratório DB Diagnósticos do Brasil, Subway da Unesc, Cases e Capas e Chafariz

Visita técnica

Além da Jornada Acadêmica, nesta semana, os estudantes de Biomedicina da Unesc tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica a um dos maiores laboratórios de análises clínicas do país, o Laboratório DB Diagnósticos do Brasil, localizado em São José dos Pinhais, no Paraná.

Nesta terça-feira (5/11), um grupo de 40 alunos e acompanhados pelos professores Emanuel de Souza e Hugo Galvane acompanharam todo o processo de trabalho dentro de um grande laboratório, no qual são realizados mais de 100 mil exames por dia, como hematológicos, imunológicos, bioquímicos, testes moleculares e pesquisa de alérgenos. “Procuramos oportunizar momentos como esse aos acadêmicos, pois são experiências dessa magnitude que qualificam e despertam interesse dos alunos cada vez mais”, afirma Souza.  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de novembro de 2019 às 13:24
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica comemora uma década de atividades da Farmácia Escola da Unesc

Jornada Acadêmica comemora uma década de atividades da Farmácia Escola da Unesc
Evento ocorrerá até esta quinta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os 10 anos da Farmácia Escola da Unesc estão sendo comemorados esta semana, ao longo da 19ª Jornada Acadêmica do curso de Farmácia. O evento, que ocorrerá de terça a quinta-feira (29 a 31/10), teve um momento especial na manhã desta quarta-feira (30/10), com direito a depoimentos de acadêmicos, professores e profissionais da área sobre o trabalho da Farmácia Escola, bolo e parabéns a você para marcar a primeira década de atividades do local, que atende cerca de 3.500 pessoas por mês.  

A Farmácia Escola foi inaugurada em 15 de setembro de 2009 e desempenha um importante papel social no munícipio de Criciúma, fornecendo medicamentos e orientação farmacêutica aos pacientes em tratamento de doenças crônicas e/ou raras. O local proporciona ainda, um ambiente para a formação dos futuros farmacêuticos do curso de Farmácia da Unesc, integrando o ensino e o serviço em situação real.

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, afirmou que o trabalho da Farmácia Escola tem um reflexo na vida de pessoas que passam por problemas de saúde delicados. “Vocês que que trabalham ou vão trabalhar na área da saúde, imaginem o quanto nós temos que ser humanos e ter responsabilidade sobre cada paciente. Qualquer erro de avaliação, de tratamento e resultados pode impactar em uma vida. A responsabilidade é muito grande, mas a satisfação de ver a evolução do quadro da pessoa é indescritível”. Casagrande ainda citou a oportunidade que a Unesc proporciona aos seus estudantes, por meio da Farmácia Escola, aliar teoria e prática e da importância dessa parceria entre Universidade e poder municipal para a saúde.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, participou da criação da Farmácia Escola e agradeceu ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria de Saúde de Criciúma pela parceria nas atividades desenvolvidas pela Universidade. “Falar de Farmácia Escola para mim é motivo de alegria e emoção. Quando a gente pensou nela, a proposta foi trazer o modelo em parceria com as secretarias municipal e estadual. Não foi fácil, porque a Farmácia Escola desafia e desacomoda. Trabalhar com a vida real é mais difícil, mas agrega muito a formação. É no desacomodar que aprendemos. É com sentimento que ganhamos experiência”, afirma Indianara.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, salientou que o SUS (Sistema Único de Saúde) não apenas salva vidas, mas oportuniza possibilidades de trabalho e experiências para profissionais. “Se não tivermos o SUS, teremos dificuldade de realizar o trabalho em saúde e em saúde pública. E debater esse tema durante o evento é muito importante para colaborar com as políticas públicas”.

A coordenadora do curso de Farmácia, Juliana Lora, lembrou que mesmo que a época o MEC (Ministério da Educação) não exigisse que os cursos de graduação tivessem um espaço como a Farmácia Escola, a Unesc sempre entendeu esses locais como um importante espaço de formação acadêmica e de contribuição com a qualidade de vida da comunidade. “Isso vai refletir na sociedade quando tivermos profissionais com a marca Unesc atuando de maneira diferenciada no mercado. A gente faz a diferença lá fora porque aqui dentro temos oportunidade de desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico. A Farmácia Escola proporciona esse cenário”.  

A supervisora de Estágios da Farmácia Escola da Unesc, Larissa Oliveira de Batista, ressaltou o orgulho que a equipe do local tem. “São 10 anos de uma construção diária. Paramos e refletimos sobre a nossa prática, que é construída a várias mãos. Equipe técnica, usuários, que são nossa maior motivação, e setor público. Nossos alunos têm o privilégio de poder lidar com o cenário real do SUS, trabalhar com diferentes patologias e públicos, atuar no uso racional de medicamentos e fazer a diferença na vida das pessoas”.

O momento de comemoração ainda contou com a presença do presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da Unesc, Igor Colombo e da representante da comissão organizadora da Jornada Acadêmica, Bruna Giassi Wessler, que deram as boas-vindas e agradeceram pelo empenho de acadêmicos e professores na realização da Jornada.

Jornada Acadêmica


Os trabalhos da Jornada Acadêmica seguiram nesta quarta-feira com a mesa-redonda “Atuação do Farmacêutico no SUS: Realidades e Desafios”, com a participação da servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Terra de Areia, Rio Grande do Sul, Patrícia Bobsin Teixeira Flores; com o responsável pela Assistência Farmacêutica de Içara, Fabrício Pagani Possamai; com a responsável técnica pela Farmácia Escola da Unesc, Heby Valnier Mariano; com a gestora da Assistência Farmacêutica de Criciúma, Queli Cristina Bitencourt Sostisso Seifert e com a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Urussanga, Gabriela Peraro Cemin. A mesa-redonda foi mediada pela professora Larissa Oliveira de Batista.

A 19ª Jornada Acadêmica tem como tema “Farmacêutico: Um mundo de possibilidades” e apresenta e debate as inúmeras possibilidades que a profissão oferece em diferentes cenários de prática. Entre as atividades promissoras que estão em destaque no mercado atual, que serão abordadas durante a jornada, estão a saúde coletiva, as práticas integrativas e complementares, análises clínicas e empreendedorismo.

Saiba mais

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de outubro de 2019 às 15:43
Compartilhar Comente

Representantes do CNPq avaliam atividades da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Representantes do CNPq avaliam atividades da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Professores acompanharam apresentações de trabalhos nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc recebeu, nesta sexta-feira (25/10), os professores doutores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Antonio Pedro Novaes de Oliveira e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), André Quincozes dos Santos. Eles participaram de apresentações de trabalhos como avaliadores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e além de dar suas contribuições aos alunos, dialogaram com membros da comissão organizadora da SCT dando seu parecer sobre o evento e passando sugestões.

Todos os anos, avaliadores do CNPq visitam a SCT da Unesc, para acompanhar as atividades do evento. Em 2019, os professores avaliaram 24 trabalhos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias e da Saúde. Eles foram acompanhados por professores da Unesc que são bolsistas produtividade do CNPq.

Durante a reunião com os organizadores do evento, Oliveira, que já esteve na Universidade em outras edições da Semana de Ciência e Tecnologia, falou sobre a evolução do evento e dos trabalhos acadêmicos no decorrer dos anos. Em sua primeira participação como avaliador da SCT na Universidade, Santos ressaltou, entre outras questões, a importância da inclusão de uma deferência aos melhores trabalhos apresentados no evento.

Ambos os avaliadores salientaram a importância do estímulo ao trabalho com ciência e tecnologia desde cedo e o poder transformador da educação. Além disso, Oliveira e Santos chamaram a atenção para a necessidade da aproximação cada vez maior das universidades com a população, no sentido de que as pessoas se sintam parte das instituições e percebam que elas também podem fazer parte deste ambiente.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, agradeceu pela vinda dos avaliadores e pelas contribuições dadas. “Queremos fortalecer a ideia da importância de um olhar externo para contribuir com o crescimento do evento e de toda a programação. Isso engrandece o evento e para os alunos que estão apresentando, é uma valorização do trabalho”.  

Participaram ainda da reunião a coordenadora geral da 10ª SCT, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia e as professoras Cinara Ludvig, Ângela Rossato, Melissa Watanabe e Sabrina Arcaro.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de outubro de 2019 às 18:54
Compartilhar Comente