AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

“A Unesc é nossa”, disse o novo presidente da Amrec

“A Unesc é nossa”, disse o novo presidente da Amrec
Posse ocorreu na tarde desta quinta-feira e a Universidade esteve presente na cerimônia (Fotos: Divulgação) Mais imagens

“A Unesc é nossa, precisa ser valorizada e prestigiada. Ela dá credibilidade em todos os seus projetos. Por isso, com certeza, será grande parceira da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec)”. Essa foi a fala do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, que assumiu como presidente da Amrec, em cerimônia na sede da Associação, na tarde de quinta-feira (27/01). Ele sucede o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, em cerimônia na sede da Associação. A reitora Luciane Bisognin Ceretta esteve presente no ato, que contou com a participação de diversas lideranças locais e estaduais, entre elas o deputado estadual Julio Garcia e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Durante o evento, Luciane, parabenizou o novo comando da Amrec e salientou que a Universidade está presente 100% em todos os municípios, levando conhecimento e desenvolvimento. “A Unesc, a nossa Universidade Comunitária, está absolutamente conectada com os municípios e absolutamente comprometida com todas as pautas emergentes e que colaboram com o desenvolvimento dessas cidades, tanto por meio da formação profissional de excelência quanto por meio de grandes projetos inovadores que possui”, ressaltou.

Para ela, estar presente na posse do novo presidente da Amrec é representativo para a Universidade, por toda a sua contribuição para a sociedade. “Temos o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico que compreende todos os municípios, em parceria com a Unibave. Temos mais de 500 projetos de extensão, de pesquisa de intervenção nas comunidades. A Universidade está muito presente, de modo que as necessidades dos municípios são sempre acessadas pela Unesc, que busca encontrar soluções coletivas que visem justamente esse impulsionamento na nossa região”, sublinhou.

“Assim como foi a gestão do prefeito Jorge Koch, o presidente Neguinho, será também visionário e trará grandes resultados”, complementou a reitora.

Aeroporto

O novo presidente defendeu a revitalização do aeroporto Diomício Freitas e a volta dos voos comerciais, assim como o investimento no turismo regional, além da união das lideranças para o desenvolvimento do sul.

“O aeroporto é um grande vetor de investimento. Vamos buscar parceria com a Unesc, para um projeto de turismo da região carbonífera de forma integrada, respeitando as características de cada município”, afirmou em seu discurso de posse.

Neguinho é o 39º presidente da Amrec e o quarto prefeito de Forquilhinha que assume a presidência, que já teve Vanderlei Luiz Ricken, em 2000; depois Paulo Hoepers, em 2005; e Vanderlei Alexandre em 2013 e 2016.

Desafios

O prefeito de Orleans e agora ex-presidente da Amrec, Jorge Koch, resumiu o seu mandato dizendo que todo o esforço e energia em 2021 foram empregados em medidas no combate à pandemia. “Tínhamos diversas pautas positivas, mas tivemos que focar no combate e prevenção da Covid-19. Na abertura de novos leitos, nas vacinas, na volta às aulas de forma presencial e nas medidas para evitar a proliferação a pandemia”, avaliou Koch.

O prefeito Clésio Salvaro ainda enumerou o plano de desenvolvimento econômico regional, o plano de mobilidade urbana feito em nove municípios de forma consorciada e o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). “Cansamos de falar das melhorias da infraestrutura das nossas rodovias estaduais. Concluímos o Plano de desenvolvimento regional, mas agora precisamos trabalhar para colocá-lo em prática. Tirar o plano do papel, para melhorar a nossa economia. Mas foi um ano positivo, principalmente se pensarmos que conseguimos o selo de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). E que agora nossos produtos de origem animal vão poder ser comercializados em todo o país”, analisou.

Conselho Executivo Eleito

Presidente: Prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves;

1º Vice-Presidente: Prefeita de Lauro Muller, Saionara Bora;

2º Vice-Presidente: Prefeito de Morro Da Fumaça, Agenor Coral;

1º Secretário: Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro;

2º Secretário: Prefeito de Urussanga, Jair Nandi;

1º Tesoureiro: Prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro;

Titulares Do Conselho Fiscal

- Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch;

- Prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio;

- Prefeito de Içara, Dalvania Cardoso;

Suplentes Do Conselho Fiscal

- Prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri;

- Prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo;

- Prefeito de Treviso, Valério Moretti.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de janeiro de 2022 às 12:01
Compartilhar Comente

Unesc e a sua missão de levar conhecimento

Unesc e a sua missão de levar conhecimento
Comprometida e dedicada a transformar, professores e acadêmicos levam diversas ações para o Balneário Rincão (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Comprometida com o ensino, com a pesquisa e com a extensão, a Unesc, Universidade Comunitária, está desenvolvendo diversas ações nesta temporada de verão, no Balneário Rincão. Além de muito esporte, cultura e lazer na orla em frente ao antigo restaurante Verdão (apenas como referência), todos os sábados e domingos com o evento Play no Verão, professores e alunos estão desenvolvendo atividades também no espaço localizado no Container Food Park Summer, na Zona Norte do Balneário.

Nesta sexta-feira (28/1), a partir das 18h, o espaço será palco de atividades que desenvolvem a criatividade e a imaginação, por meio das pinturas faciais na garotada. Com tintas especiais, a equipe do Colégio Unesc vai garantir a diversão das crianças.

Já no sábado (29/1), o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade vai estar no Food Park para muitas consultorias e informações sobre as ações que desenvolve ao longo do ano e que são abertas à comunidade. O Núcleo tem como objetivo de potencializar a educação empreendedora, capacitando e apoiando a transformação do conhecimento em produtos, processos, serviços e ações inovadoras em benefício do desenvolvimento econômico, social e ambiental de toda a região. Quer saber mais? Dá uma passadinha pelo local que a equipe vai tirar todas as suas dúvidas.

Para quem ainda não sabe qual seu tipo de sangue a Unesc oferece, no domingo (30/01), testes de tipagem sanguínea, realizados pelo curso de Biomedicina. O resultado, que mostra qual tipo sanguíneo e Fator Rh, positivo ou negativo, sai na hora e de forma gratuita.

Essas ações, conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, professora Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, fazem parte da gama de possibilidades oferecidas pela Universidade à comunidade de toda a região. “A Unesc contribui com o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de toda a região Sul do nosso estado. Seu DNA é comunitário e suas ações são sempre envolvendo as pessoas e para as pessoas, motivo pelo qual ela recebeu, no final de 2021, o prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina”, comentou

Conforme a diretora, a Universidade tem atuado em diferentes pontos do Balneário Rincão,  na orla, no Container Food Park e no espaço da Feira de Economia Solidária, levando muito conhecimento e informações importantes sobre as diversas áreas do conhecimento que envolvem os cursos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos,  projetos de extensão, Colégio Unesc e demais setores da instituição.

“Temos proporcionado momentos que envolvem atividades físicas, promoção de saúde, entretenimento e lazer. Essas vivências estão sendo fantásticas e com muitas adesões, trocas de saberes, e conexões. É com esta aproximação e envolvimento que a Unesc segue cumprindo seu papel, nesses seus 53 anos de história, fazendo a diferença por estar junto da comunidade”, salientou.

Contação de Histórias

A tradicional Contação de História promovida pela Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc também integrou a programação no Container Food Park, na última semana. Mais do que uma ação educativa prazerosa, ela proporcionou aos pequenos uma compreensão do mundo, bem como a construção das identidades culturais via memória oral. As Férias da Bruxa Onilda; O Monstro das Cores; Sopa de Pedra; Os Três Porquinhos e Zinho: o Detetive, foram algumas das obras contadas pelas colaboradoras da Universidade, Maristela Constante e Andreia Vicente.

“As crianças participaram pedindo mais histórias. Foi muito bom ver o entusiasmo deles com os enredos contados. Alguns pais também participaram e outros deixaram seus pequenos no espaço da Unesc”, contou a coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner.

Também foram disponibilizamos jogos de raciocínio lógico. O curso de Ciências Biológicas e Engenharia Civil também estiveram presentes ofertando muitas informações importantes sobre os cursos e ações da Universidade.

Play no Verão

O Play no Verão que tem a parceria da Unesc está cheio de atrativos neste final de semana. A população que passar pela orla do Balneário Rincão poderá encontrar atividades de dança, às 10h e às 16h, caminhada, circuito funcional às 8h, 9h, 16h e 17h, futebol, voleibol e bocha das 8h às 12h e das 15h às 18h.

O espaço conta ainda com quadra de Beach Tennis instalada no local, além de brincadeiras para as crianças, meditação guiada, testes de qualidade de vida, ansiedade, estresse e depressão, orientações sobre o uso racional de medicamentos, divulgação do projeto Farmácia Escola, medidas e cuidados sobre a exposição à radiação solar, terapia manual, auriculoterapia, entre outras ações realizadas por residentes da área da saúde da Unesc.

A ação Play no Verão ocorre aos sábados e domingos, das 8h às 12h e das 15h às 18h, até o primeiro final de semana de fevereiro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de janeiro de 2022 às 08:51
Compartilhar Comente

Projetos apoiados pela Unesc são reconhecidos no Inova Criciúma

Projetos apoiados pela Unesc são reconhecidos no Inova Criciúma
Dos dez projetos contemplados, nove estão incubados na Unesc (Fotos: Colaboração/Decom) Mais imagens

A Universidade não estatal mais empreendedora de Santa Catarina, a Unesc, mais uma vez mostra seu destaque na área da inovação. Como fruto de um intenso trabalho com foco no desenvolvimento, a Universidade figura em destaque no prêmio do Inova Criciúma, organizado pela Prefeitura Municipal. A premiação selecionou dez projetos inovadores para o recebimento de recursos e, dentre estes, nove são startups incubadas na Universidade.

A entrega da premiação ocorreu no Salão Ouro Negro, na Prefeitura, e contou com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, além do prefeito Clésio Salvaro, do diretor de Inovação da prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, dos responsáveis pelas startups vencedoras, dentre outras lideranças da cidade.

A lista dos contemplados relaciona ideias que contribuem para o desenvolvimento, a administração pública, o comércio e a indústria. Cada um dos projetos recebeu R$ 25 mil para fomentar o seu negócio, entregues de forma simbólica em um grande cheque nesta quarta-feira. Além do recurso financeiro, os selecionados receberão mentoria e orientação para alavancar o empreendimento.

Destaque celebrado

A participação de nove entre as dez contempladas no Programa de Incubação da Unesc, é motivo de alegria para a reitoria da Universidade. Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, esse é o reflexo de uma Instituição conectada com o mundo, com as pessoas e com o desenvolvimento de toda a região e país. “A Unesc é uma Universidade conectada com o que há de mais atual e transformador no mundo. Colocamos toda essa expertise à disposição da formação profissional de excelência e da própria sociedade para promover o desenvolvimento regional. Tem a digital da Unesc em nove, das dez escolhidas, é exemplo do quanto a tecnologia, a inovação e a capacidade de apoiar e desenvolver novos negócios transformadores estão em nosso DNA”, comentou a reitoria, parabenizando todos os envolvidos nesse programa.

O resultado, conforme ela, se deve ao esforço de toda a equipe, de alunos e de empreendedores na aposta que a Universidade tem se empenhado ao longo desses 53 anos. “Nossas equipes colocam seus melhores esforços para o sucesso de todas estas startups, muitas das quais, presididas por estudantes ou egressos nossos. A Unesc aposta na inovação e na tecnologia como importantes eixos da Universidade. Do mesmo modo, nos orgulha viver em uma cidade que investe recursos na prospecção de novos negócios que no futuro breve, poderão gerar emprego, renda e desenvolvimento”, enfatizou a reitora.

Os contemplados no edital que receberam os recursos de forma oficial nesta semana são as plataformas psiU e Controll.edu, desenvolvidas por acadêmicos da Universidade; a PeptNano, liderada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde; e a Clube Jabuticabeira, concebida fora da Unesc mas que se incubou na área de inovação da Universidade para ganhar estrutura.

Ainda entre as vencedoras e que estão incubadas na Universidade estão: SK – Surf Sem Chave; VamosQuitar – Portal de negociação digital; Sorteio Público; Manutenções das edificações e equipamentos municipais e Gestão do Conhecimento para Tomada de Decisão e Progresso do Resultado Organizacional. Apenas a startup Pedagogicamente não integra a gama das incubadas na Universidade.

Para o gerente de Inovação da Unesc, Oscar Montedo, a confiança dada pelas empresas à Unesc representa o potencial que a Instituição possui em criar ambientes inovadores propícios à inovação. “Diversas empresas e ideias tem buscado a Unesc para se desenvolver ainda mais, exemplo disso são as startups que venceram este edital e integram o ecossistema da Universidade e que encontram aqui todo o ecossistema preparado para lhes oferecer o melhor”, destaca, acrescentando ainda a importância do investimento constante também em infraestrutura e o papel fundamental da Universidade na criação do Centro de Inovação de Criciúma.

“Tudo o que a Unesc vem investindo em infraestrutura, com espaços como o Talent Lab e o Unesc Labs, tem contribuído para estes frutos. Além disso, temos as empresas juniores se envolvendo nesse ecossistema, com a comunidade acadêmica participando no sentido de estimular o desenvolvimento de ideias”, sublinha Montedo.

Conforme o professor e coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia da Unesc (NIT), Evânio Nicoleit, quem ganha com projetos como esse, é a sociedade, que tem incentivo em mais uma ação de promoção à cultura de inovação e empreendedorismo. “A Universidade tem papel fundamental na nossa região. Ela oferece para a sociedade e para toda comunidade diversas soluções que vão muito além da educação e perpassam todas as áreas por meio do empreendedorismo e da inovação”, acrescenta.

Incentivo às ideias dos criciumenses

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki, o Inova Criciúma cumpre a premissa de dar vida a iniciativas diferenciadas, que foram chanceladas por uma comissão especializada. “Quando a gente fala de um sistema de inovação, falamos de tríplice hélice: academia, governo e iniciativa privada. A academia está nesse pilar, então o papel da Unesc é fundamental”, acrescenta.

Potelecki sublinha que é pelo conhecimento gerado na Universidade que se alcançam muitas soluções. “Muitas vezes, as dores da nossa indústria, por exemplo, são resolvidas pela Unesc, que é capaz de oferecer soluções que se tornam negócios”, enumerou.

Avaliação minuciosa

As propostas foram analisadas por uma equipe técnica, responsável pela escolha das dez ideias mais promissoras. A comissão foi formada pelo diretor Aldinei, pelo gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Edson Silva, pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Satc, Luciano Bilessimo, pelo vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Valmir Cabral da Silva Neto, e pelo representante do Núcleo de Base Tecnológica de Criciúma e Região (NBT) e secretário do Conselho Municipal de Inovação (CMI), Maycon Marchiori.

O objetivo do Programa é estimular o desenvolvimento econômico, tendo como foco o avanço da indústria, do comércio e da prestação de serviço à comunidade. O programa Inova Criciúma foi criado pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico e tem em sua base a Lei de Inovação do Município, Nº 7.375, de 13 de dezembro de 2018, que estabelece políticas de incentivo à tecnologia e inovação e institui o Fundo Municipal de Inovação. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2022 às 19:43
Compartilhar Comente

Unesc se reúne com Conselho local de Saúde para planejar operacionalização da UBS Central

Unesc se reúne com Conselho local de Saúde para planejar operacionalização da UBS Central
Reunião ocorreu na reitoria na tarde dessa quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Planejar a operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. Esse foi o objetivo do encontro da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, juntamente com o secretário de Saúde da cidade, Acélio Casagrande, e membros do Conselho local de Saúde. O encontro ocorreu na Universidade e foi o primeiro de muitos que já estão programados. Pela parceria a ser formalizada em contrato entre prefeitura e a reitoria, caberá à Universidade gerir e operacionalizar a UBS, na atual estrutura física.

A parceria será possível, haja vista a Lei nº 8.012, de 9 de dezembro de 2021, que dispôs sobre a participação, de forma complementar, da Unesc, mantida pela Fundação Educacional de Criciúma, na prestação dos serviços pelo Sistema Único de Saúde, nos termos do §1º do art. 199 da Constituição Federal.

“Foi uma tarde importante para discutirmos todo o processo de gestão da Unidade de Saúde Central e que terá a digital da Unesc, a nossa Universidade Comunitária. Essa parceria com o Município será de suma importância, tanto para a Universidade quanto para a comunidade, já que será possível levar para aquele local toda a expertise dos programas que nós temos, além dos atendimentos que são ofertados e que serão ampliados”, comentou Luciane.

Inovação

A questão de toda a prática que será possível aos estudantes da área de saúde foi lembrada pela reitora, como parte de um ecossistema que embasa o Inova Unesc, o novo modelo de ensino e aprendizagem que está sendo posto em prática, com o desafio de tornar as experiências práticas ainda mais presentes na rotina dos acadêmicos.

"Será um cenário de ensino e aprendizagem muito importante para o nosso ecossistema da Unesc, plenamente associado a tudo o que o Inova Unesc propõe. Além disso, será possível manter mecanismos de diálogo com a comunidade, por meio do controle social, uma ferramenta muito importante tanto para os estudantes quanto para o próprio acompanhamento do serviço", enfatizou Luciane Ceretta.

O secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, destacou que 35 mil pessoas serão diretamente impactadas pela parceria. "É a continuidade dessa união de esforços do Município com a Unesc para ampliar os atendimentos na Unidade do Centro. Esse é mais um avanço nosso no sentido de colocar o ensino com a prática. Isso vai ser muito bom para o Centro, uma região de 35 mil pessoas que terá mais atendimentos com menor custo", apontou.

Objetivos específicos da parceria

A parceria a ser firmada possui entre outros objetivos: qualificação da rede de atenção à saúde, impactando indicadores de eficácia e eficiência, continuidade dos atendimentos, minimizando interrupções decorrentes de ausência de profissionais ou de materiais; economicidade; oferecimento de serviços de interesse público, de modo a bem aproveitar recursos físicos e humanos existentes na instituição comunitária, evitando a multiplicação de estruturas e assegurando o bom uso dos recursos públicos e promoção de um sistema único de saúde (SUS) efetivamente formador, com uma grande transversalidade entre o ensino e o trabalho em saúde.

Da responsabilidade da Universidade

No período da parceria, o imóvel da UBS ficará sob responsabilidade da Unesc, que fará todo o gerenciamento técnico, administrativo e financeiro. A prefeitura preparará um inventário e a avaliação dos bens existentes, e poderá promover manutenções extraordinárias às suas custas. Ainda, os recursos financeiros para a execução dos objetivos preconizados na Lei Municipal que autorizou a parceria correrão por verbas orçamentárias dispostas em orçamento do Município. O prédio onde funciona a Unidade na Rua João Pessoa se chama Joacir José Milanez, enquanto a UBS leva o nome de Dr. Antônio Pazini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2022 às 13:42
Compartilhar Comente

Unesc representada na nova diretoria da ACIC

Unesc representada na nova diretoria da ACIC
Primeira reunião de trabalho foi realizada na sede da entidade nessa semana (Fotos: Deize Felisberto/ACIC) Mais imagens

A nova Diretoria Executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) iniciou oficialmente as atividades na noite de segunda-feira (24/01). A primeira reunião de trabalho foi realizada na sede da entidade e a Unesc está representada em uma das cadeiras, por meio da pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti.

Abrindo o encontro, o presidente Valcir José Zanette que é egresso da Universidade e já presidiu o Conselho Curador, deu as boas-vindas aos diretores, projetou algumas ações que devem ser empreendidas durante a gestão 2022/2024, destacando o propósito de atuação da entidade.

“Focaremos nossos projetos e ações fortemente em direção aos nossos associados, que hoje ultrapassam 1,8 mil. Para isso, ações, projetos e planos serão desenvolvidos, contribuindo com o desenvolvimento das empresas associadas e da região como um todo”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

“Queremos que o associado tenha orgulho da entidade. Teremos três anos para trabalhar o planejamento estratégico pautado em movimentos já realizados em gestões anteriores e novos que serão criados, realizando um grande trabalho para o Sul catarinense”, projeta.

Zanette ainda ressalta a força e a representatividade da entidade. “A Acic é muito forte, uma entidade empresarial modelo e a nossa missão é fortalecer ainda mais essa posição de destaque”, enaltece, salientando a importância das parcerias com outras entidades e instituições e o diálogo constante com as empresas.

Na ocasião, cada diretor também fez uma autoapresentação, ressaltando contribuições e  expectativas em relação à atuação junto à Acic. “Estamos com uma diretoria bem diversificada, com representantes na maioria dos segmentos empresariais, o que contribuirá para a execução dos projetos e na solução das demandas”, acrescenta o presidente da Acic. A nova diretoria foi eleita no dia 6 de dezembro de 2021.

Diretoria Gestão 2022/2024

Valcir José Zanette – Presidente

Gilberto Francisco Hobold – Vice-presidente

Sil Citadin – Secretária

Caio César Rodrigues Binotti –Tesoureiro

Diretores

Ailton Schuelter

Aldo de Souza Garcia

André Luciano Zanette

Andrea Gazola Salvalággio

Carlos Antônio Ferreira

Edmilson Zanatta

Érico Bez Fontana

Gabriel Nuernberg Damiani

Graziela da Silva Branco

Humberto Marcon Fascin

Indianara Reynaud Toreti

Leandro Eufrásio Teixeira

Mauro Cesar Sônego

Otmar Josef Müller

Renan Grijó Búrigo

Renato Ferreira Costa

Thayni da Silva Librelato

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2022 às 11:09
Compartilhar Comente