AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores refletem sobre a Educação Superior no Século XXI e o Futuro das Profissões

Professores refletem sobre a Educação Superior no Século XXI e o Futuro das Profissões
Discussão foi realizada em evento de Formação Continuada na noite desta segunda-feira (18/02) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc recebeu, na noite desta segunda-feira (18/02), dois grandes profissionais para participarem do painel que abriu os trabalhos da Formação Continuada na Universidade diante do Auditório Ruy Hülse lotado. Com o tema “A Educação Superior no Século XXI e o Futuro das Profissões” o encontro foi comandado pelos professores Sérgio Roberto Kieling Franco, da UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Rodrigo Capelato, do SEMESP, sob mediação do diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus.

Por meio de temáticas que prenderam a atenção e despertaram o interesse de todos os presentes no auditório os painelistas levantaram questões que se encaixam nas necessidades de reflexão dentro da Instituição. Entre as suas falas, Sérgio destacou o papel que as Universidades possuem, pontuando a produção de conhecimento e cultura e a sua socialização, a contribuição para o desenvolvimento econômico e social da sua comunidade e a formação de profissionais. “Mas nesse ponto tem uma questão importante. Embora tenhamos cursos voltados para profissões, eu não posso pensar que estou ali para formar um profissional apenas daquele curso em questão. Isso me obriga a pensar que precisamos pensar em formais mais que administradores, por exemplo, e sim pessoas que pensem diferente e que também sejam administradores. Esse acento é fundamental para resgatarmos a ideia da Universidade”, completou.

Já na fala de Rodrigo Capelato as atenções se voltaram aos dados apresentados pelo professor, responsável pelo Mapa do Ensino Superior no Brasil. Por meio de gráficos e apresentações, Capelato mostrou, entre outras informações, os números em matrículas na Educação Superior desde 1996 e a influência da Educação a Distância nesses dados de lá para cá. Conforme ele, apesar de todos as informações levantadas no Mapa, não é possível saber ao certo o que virá no futuro, porém o que se pode ter uma ideia clara é sobre as habilidades que serão cobradas dos profissionais neste novo momento. “Entre elas estão o domínio sobre a coleta e a análise de dados; o empreendedorismo; a colaboração; a adaptabilidade; o espírito de criatividade e inovação; a flexibilidade e comunicação, entre outras”, pontuou.

Apoio dos docentes para missões importantes em 2019

O evento foi aberto pela pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que, em nome da reitoria, agradeceu a presença de todos e pediu engajamento dos professores nos desafios de 2019. “Nós vamos precisar desse apoio de cada um no processo de Formação Continuada e na inovação curricular, algumas das nossas grandes missões. Neste ano nós teremos que olhar para o cenário que se apresenta, aprender juntos sobre ele e redescobrir os caminhos a trilhar”, destacou.

Em sua fala no momento de acolhida, o vice-reitor, Daniel Preve, destacou que o compromisso de docência perpassa por uma formação contínua e permanente, que não seja apenas pontual e residual, mas dinâmica e direcionada para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Perpassa por uma formação que nos instrumentalize pedagogicamente para atendermos as necessidades de aprendizagem dos nossos estudantes. Que propicie, por meio das nossas práticas, o acesso e a permanência com qualidade social e sucesso acadêmico para os nossos estudantes. É somente assim, repensando a prática docente no coletivo, em uma formação continuada desta envergadura, em uma Universidade comunitária como a Unesc, que poderemos constituir um sujeito integralmente e transformar a realidade durante posta”, destacou Preve.

Cada um dos professores presentes no painel foi presenteado com um caderno especial da Universidade. O material conta com informações acadêmico-administrativas, o calendário acadêmico do ano, entre outras informações importantes para o ano letivo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de fevereiro de 2019 às 22:56
Compartilhar Comente

Unesc participa de Campanha de Vacinação contra Febre Amarela

Unesc participa de Campanha de Vacinação contra Febre Amarela
Doses são indicadas para pessoas de nove meses a 59 anos (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

A Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela do SUS (Sistema Único de Saúde) iniciou nesta segunda-feira (18/2) e a Unesc é parceira na luta pela imunização. As vacinas são gratuitas e serão aplicadas nos dias 18 a 21 e 25 a 28 de fevereiro. As doses estarão disponíveis para a comunidade interna e externa da Universidade, mediante agendamento.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus transmitido por mosquitos. Em alguns casos, a doença pode levar o indivíduo infectado à morte. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor muscular, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Desde o segundo semestre de 2018, o estado de Santa Catarina se tornou uma área de recomendação da vacina contra a Febre Amarela. “A recomendação para a vacinação é feita pela Secretaria do Estado da Saúde e pela Vigilância Epidemiológica”, explica a enfermeira, Zoraide Rocha.

O público-alvo da campanha são pessoas de nove meses a 59 anos. Quem já realizou a vacina, não precisa realizar novamente. Para aplicar a dose os interessados devem portar a carteira de identidade, o cartão do SUS e carteirinha de vacinação, se possuir. Na Unesc, foram disponibilizadas 250 doses.

A vacinação não é indicada para crianças menores de nove meses, mulheres amamentando e com sistema imunológico deprimido.

Para agendar a aplicação na Unesc, o interessado deve entrar em contato com a Clínica Escola de Enfermagem, nas Clínicas Integradas, pelo telefone (48) 3431-2709 ou 3431-4538.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 18 de fevereiro de 2019 às 18:31
Compartilhar Comente

Estudantes de Psicologia, Farmácia e Fisioterapia colam grau na AM Master Hall

A noite de sábado (16/2) ficará marcada na memória dos mais de 80 formandos dos cursos de Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. Eles entraram na Unesc como calouros e em um momento especial receberam seu diploma acadêmico. A cerimônia de colação de grau ocorreu no AM Master Hall.

Os trabalhos foram presididos pela Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e reuniu familiares, amigos, professores e gestores da Universidade. Veja as fotos da noite.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de fevereiro de 2019 às 16:06
Compartilhar Comente

Unesc prepara Formação Continuada em parceria com municípios da AMREC

Unesc prepara Formação Continuada em parceria com municípios da AMREC
Universidade receberá professores de seis municípios para capacitações ao longo de 2019 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores dos municípios de Cocal do Sul, Içara, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Siderópolis e Urussanga têm, em 2019, mais uma vez a Unesc como grande aliada para suas qualificações. Isso porque a Universidade, em parceria com os seis municípios da AMREC, oferecerá o programa de Formação Continuada com a temática “Valorização Docente e Discente” por meio de atividades ao longo de todo o ano. O primeiro encontro da ação será realizado no dia 6 de março, na Unesc.

Conforme o coordenador do projeto, professor Jeferson Luiz de Azeredo, a Universidade receberá profissionais das áreas de Educação Física, Biologia, Inglês, Português, Ensino Religioso, Ciências, Matemática, entre outras. “Serão vários temas tratados, tendo como diretriz a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As atividades fazem parte desse programa de Valorização Docente e tem como um de seus pilares a parceria com os municípios para formação continuada”, explica.

Os interessados em obter mais informações sobre o programa podem entrar em contato por meio do e-mail jeferson@unesc.net.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de fevereiro de 2019 às 15:57
Compartilhar Comente

Rumo a novas experiências

Rumo a novas experiências
Estudantes de graduação e pós da Unesc iniciaram hoje as atividades do Vivercom (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana que antecede o início do ano letivo de 2019 na Unesc começou com novas experiências para estudantes da Instituição. Na manhã desta segunda-feira (18/2), 76 alunos de cursos de graduação e de pós deram início às atividades do projeto Vivercom (Vivências e Experiências na Comunidade) em oito municípios do Sul de Santa Catarina e do norte do Rio Grande. Até esta sexta-feira (22/2), os grupos realizarão oficinas e atividades envolvendo temas como meio ambiente, empreendedorismo na comunidade, culinária, oratória, primeiros socorros, saúde da mulher, educação sexual, violência, expressões artísticas, esportes, direitos e deveres do cidadão e mídias sociais no contexto escolar.

Os alunos foram separados em grupos, e cada um passará cinco dias no respectivo município. Em Santa Catarina, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande, São João do Sul e Ermo receberão o projeto. Já no Rio Grande do Sul, o Vivercom passará por Itati, Mampituba e Torres. As parcerias do projeto foram realizadas por meio de convênios, firmados no período de outubro a dezembro de 2018.

Antes de irem para o local onde as atividades serão desenvolvidas, os participantes foram acolhidos pela Universidade em um café da manhã que contou com a presença de representantes do poder público de cidades participantes.

O assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, agradeceu pela participação dos estudantes e a parceria das prefeituras. “Foi um projeto pensado com muito carinho para os nossos acadêmicos. Sem dúvidas as lembranças que vocês irão levar dessa experiência serão eternas. Aproveitem a convivência com outras áreas do saber e façam o bem ao próximo. Que deixemos boas recordações nos municípios que passarmos”, comentou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, agradeceu aos envolvidos no Vivercom e afirmou que o projeto vai ao encontro do que a Unesc preconiza enquanto Instituição de Ensino Superior Comunitária. “A Universidade se preocupa com o próximo, com o social e com o desenvolvimento da nossa região. Não poderíamos deixar de realizar esse projeto, em parceria com os municípios, e que tem o intuito de transformar. Transformar as comunidades e nos transformar enquanto ser humano e pessoas capazes de estender a mão e auxiliar”.

O aluno do curso de História, John Maciel, afirmou que o projeto é de muita relevância comunitária e agregará à formação acadêmica e humana dos participantes. “O envolvimento com a comunidade traz uma experiência diferenciada. Estar em contato com as pessoas, saber das dificuldades, conviver com outras áreas do conhecimento é muito importante”.

Segundo a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, o Vivercom é uma oportunidade diferenciada para a formação pessoal e profissional. “Pela primeira vez estamos organizando equipes multiprofissionais que irão viver a realidade dos municípios. Estejam lá com o sentimento de aprender. Vocês aprenderão muito com a comunidade e vão voltar com uma bagagem muito rica de conhecimento. Com certeza voltarão transformados dessa experiência”.

O prefeito de Timbé do Sul, Robeto Biava, falou em nome de todos os prefeitos dos oito municípios participantes do Vivercom e desejou sucesso nas atividades do projeto. “Espero que vocês ensinem e aprendam em cada município e que tenham uma experiência diferenciada para a sua vida e sua profissão”.

Após o encontro, os representantes dos municípios participaram de um tour pela Universidade. 

O evento que marcou a saída dos estudantes para os municípios teve a presença da secretária de Educação de Torres, Sílvia Teixeira Pereira e da diretora pedagógica da Secretaria de Educação do município, Jocélia Espíndola; da secretária de Educação de Mampituba, Ana Maria Borges Martins; da secretária de Educação de Itati, Nara Denise Bobsin; da secretária de Assistência Social de São João do Sul, Janete Farias e da representante da Secretaria de Educação do município, Juciléia Camilo; da secretária de Educação, Cultura e Esporte de Jacinto Machado, Cleonice Fontana Possamai; da secretária de Assistência Social de Timbé do Sul, Vilma Ghelere; da secretária de Educação de Morro Grande, Aline Coral e da diretora do Departamento de Meio Ambiente do município, Amanda Crepaldi.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de fevereiro de 2019 às 15:27
Compartilhar Comente