AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornada acadêmica promove debates sobre defesa médica e planejamento financeiro

Jornada acadêmica promove debates sobre defesa médica e planejamento financeiro
Profissionais convidados dividiram conhecimentos importantes aos acadêmicos do curso de Medicina da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Integrando a programação da 15ª Jornada Científica e o terceiro Simpósio Multiligas do curso de Medicina da Unesc, a Universidade recebeu na noite desta sexta-feira (23/8) profissionais da área do direito e das finanças para dividirem importantes conhecimentos com os acadêmicos. Participaram da noite de palestras o advogado especialista em Direito Médico, Eduardo Borba Alimini, e o especialista em Mercado de Capitais e representante da Unicred, Silvio Paulo Hilgert. Eles abordaram os temas “Defesa médica diante dos processos judiciais” e “Sonhar é preciso. Poupar também”, respectivamente.

Na abertura das atividades os participantes assistiram apresentações da Batucaaamon, grupo instrumental do curso, e da acadêmica Luiza Macarini Bosa, representando a Cia de Dança Unesc.

Compuseram a mesa de honra da abertura oficial do evento a coordenadora do curso, Maria Ines da Rosa, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o representante da comissão organizadora, Donizete da Rosa Júnior, e o presidente do Centro Acadêmico Sérgio Alice, Fernando de Oliveira Cordioli.

Para a pró-reitora, é um grande prazer poder participar de mais um grande evento do curso de Medicina, que tem importância grandiosa dentro da Universidade. “Não só pelo que representa para a Unesc, mas, principalmente, pelo que representa para a região. Quando assumimos o compromisso de oferecer um curso, estamos assumindo a responsabilidade com a melhoria da área na região e no país e é isso o que buscamos”, acrescentou.

Conforme Indianara, a Instituição tem investido na ampliação de espaços e aprimoramento dos processos de forma geral em busca de um resultado. “Tudo com foco na premissa de trabalhar para a excelência acadêmica em todas as dimensões. Esse é nosso papel principal”, comentou.

A programação do evento segue neste sábado (24/8) pela manhã, quando o assunto em discussão será Doenças Crônicas não Transmissíveis com Mesa Redonda sobre Diabetes Melittus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Para finalizar, na tarde de sábado o evento será encerrado com uma Mesa Redonda sobre Doenças Osteomusculares e Saúde Mental.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de agosto de 2019 às 22:25
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Psicologia da Unesc conta com extensa programação

Jornada Acadêmica de Psicologia da Unesc conta com extensa programação
Evento ocorre de 26 a 28 de agosto e debaterá os desafios e perspectivas da psicologia no Brasil (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc sediará na próxima semana a 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. Neste ano o evento tem a temática “Psicologia e Realidade Brasileira: Desafios e Perspectivas” e conta com uma extensa programação com palestras, workshops, oficinas, minicursos e rodas de conversas abordando a temática. O evento ocorre de 26 a 28 de agosto.

A iniciativa é organizada pelos acadêmicos do curso, que se mobilizam para formar a programação e convidar os ministrantes. Conforme a Maria Antônia Denski Grings, membro da comissão organizadora, o evento vem para atender demandas dos acadêmicos. “Queremos contemplar todos os estudantes, então fizemos um plano com diversas abordagens. Além disso, são assuntos que vão além do conhecimento da sala de aula e que vão agregar saberes para os alunos”, coloca.

Acompanhe a programação:

Segunda-feira – 26 de agosto

8h30 às 11h30 – Minicurso: Transtorno do Espectro do Autismo: do diagnóstico ao tratamento

8h30 às 11h30 – Minicurso: Mitos e Vereadores sobre a Psicologia Transpessoal

8h30 às 11h30 – Minicurso Psicologia Hospitalar: intervenções em pediatria oncológica

8h30 às 11h30 – Oficina: o psicodrama aplicado às Situações de Crise em Saúde Mental

14h às 17h – Apresentações: Resumos de Pesquisa/Extensão/Relatos de Estágio

18h às 19h – Apresentações Artísticas e Culturais

18h30 – Abertura do Credenciamento

19h às 19h30 – Abertura do Evento

19h30 às 21h30 – Palestra de Abertura: As contribuições da Psicologia Social Societária em Tempos de Crise – Dr. Brigido Vizeu Camargo

Terça-feira – 27 de agosto

8h às 8h45 – Homenagem aos 20 anos do curso

8h45 às 10h – Mesa Redonda 1: Saúde Mental, Infância e Adolescência

10h às 10h15 – Mesa Redonda 2: Avanços e Retrocessos da Política de Saúde Mental na Atualidade

14h às 17h – A Atuação da/o Psicóloga/o nas Políticas Públicas

14h – Mesa Redonda: A/o Psicóloga/o na Política de Assistência Social

15h – Mesa Redonda: A/o Psicóloga/o na Educação Pública

16h - Mesa Redonda: A/o Psicóloga/o na Saúde Pública

17h- Coffee Break

19h às 21h30 – Minicurso: Coaching e Psicologia: Parceria ou imitação?

19h às 21h30 – Oficina: O Relacionamento de Casal na Contemporaneidade: Uma visão da Análise Transnacional

19h às 21h30 – Oficina: Quem Sou Eu no Setting Terapêutico? O psicoterapeuta e seu personagem

19h às 21h30 – Roda de conversa: Atuações em Saúde Mental do Trabalhador

Quarta-feira – 28 de agosto

8h30 às 11h30 – Oficina: Práticas Integrativas e Complementares no SUS

8h30 às 11h30 – Projeto Refletir: A atuação da CPMA junto aos homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher de SC

8h30 às 11h30 – Roda de conversa: Diálogos Existencialista: Psicologia e engajamento social

8h30 às 11h30 – Roda de conversa: “Me formei, e agora? ” Primeiros passos na vida da/o psicóloga/o recém-formado

14h às 17h – Roda de conversa: Racismo e Sexismo no Brasil: A luta das mulheres negras na perspectiva interseccional

14h às 17h – Minicurso: A clínica Psicanalítica na atualidade

14h às 17h – Roda de conversa: Atuações no Atendimento Multiprofissional às pessoas com deficiência em Processo de Reabilitação

14h às 17h – Minicurso: Gestalt-Terapia a Realidade brasileira: Entre figuras e fundos

19h às 19h15 – Apresentação Artística: Qual o seu papel?

19h15 às 20h30 – Palestra de encerramento: A construção social do “Feminino” e do “Masculino” e suas consequências para a violência de gênero

20h30 às 20h45 – Coffee Break

20h45 às 21h45 – Mesa redonda: O compromisso da Psicologia com os Direitos Humanos e Minorias Sociais

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 23 de agosto de 2019 às 18:45
Compartilhar Comente

Acadêmicos participam de capacitação sobre outorga pelo uso da água

Acadêmicos participam de capacitação sobre outorga pelo uso da água
Encontro foi promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá (Foto: Francine Ferreira) Mais imagens

A Unesc esteve presente na capacitação sobre “Outorga pelo Uso da Água”, nesta sexta-feira (23/8). O encontro, promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, teve a participação da equipe do projeto de extensão “Educação Ambiental para a Gestão das Águas”, desenvolvido por professores e alunos da Universidade.

No evento desta sexta-feira, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e bolsistas do projeto de extensão, Amélia Estefani e Ronielson Maximo, participaram das atividades, acompanhados pela coordenadora do projeto, Yasmine de Moura da Cunha, que também é secretária Executiva do Comitê.

Segundo ela, a capacitação foi uma oportunidade para que os bolsistas se preparassem para tratar da questão da outorga. “Pela Resolução 500/2019 do CFBio, entre as competências do profissional biólogo insere-se a responsabilidade técnica em Processos de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos. Além disso, os alunos utilizarão os conhecimentos para a realização de um minicurso na Semana Acadêmica das Ciências Biológicas da Unesc, intitulado Mudanças Ambientais Globais e os Recursos Hídricos”, comenta Yasmine.

*Com informações da assessora de imprensa do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, Francine Ferreira.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de agosto de 2019 às 17:13
Compartilhar Comente

Unesc recebe Caravana que apresenta Edital do Prêmio Elisabete Anderle

Unesc recebe Caravana que apresenta Edital do Prêmio Elisabete Anderle
Encontro reuniu profissionais da área cultural de toda a região Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu, na noite desta quinta-feira (22/8), a Caravana Anderle 2019. O evento reuniu os profissionais da área cultural de toda a região Sul para a apresentação do Edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019. Neste ano, serão distribuídos R$ 5.600 milhões para 231 projetos.

Promovido desde 2009 pelo Governo do Estado, o prêmio Elisabete Anderle seleciona projetos culturais que receberão apoio financeiro para circularem em municípios de diversas regiões de Santa Catarina.

Segundo o produtor cultural da Unesc e integrante da COA (Comissão de Organização e Acompanhamento) do Edital do Prêmio, Maxwell Sandeer Flor, o evento apresentou o edital e esclareceu questões técnicas da premiação. "Existem várias mudanças referente a última edição a exemplo da divisão em três grades campos de atuação: Artes, Patrimônio Cultural e Artes Populares", destacou.

Os projetos serão distribuídos nas categorias:

– Edital de Patrimônio Cultural, que premiará projetos nas categorias Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Museus e Bibliotecas Públicas;

– Edital de Artes Populares, que contemplará as categorias Artes Circenses, Culturas Populares e Diversidades, Culturas Negras e Afro-Brasileiras e Culturas dos Povos Indígenas;

– Edital de Artes, que se subdivide nas categorias Artes Visuais, Dança; Música, Teatro, e Letras – Livro, Leitura e Literatura.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 23 de agosto de 2019 às 15:51
Compartilhar Comente

Comunidade interna e externa participa de workshop sobre inteligência emocional

Comunidade interna e externa participa de workshop sobre inteligência emocional
Evento ocorreu na Sala de Negócios Professora Rosemari de Oliveira Duarte (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Setor de Cursos de Curta e Média Duração da Unesc realizou, nesta terça-feira (20/8), o workshop "Inteligência Emocional para Excelência em Atendimento". O evento reuniu comunidade interna e externa e ocorreu na Sala de Negócios Professora Rosemari de Oliveira Duarte.

O workshop contou com 91 participantes e teve como objetivo capacitá-los no desenvolvimento de habilidades de atendimento. Entre os diferenciais abordados estiveram o desenvolvimento de competências para a escuta qualificada, postura profissional no atendimento para diferentes públicos, orientações de apresentação pessoal, inteligência social, emocional e técnicas para uma comunicação eficaz.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 23 de agosto de 2019 às 14:47
Compartilhar Comente