AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Na Unesc, estudantes dos cursos de Licenciatura podem receber bolsas de até 100%

Na Unesc, estudantes dos cursos de Licenciatura podem receber bolsas de até 100%
Proesde Licenciatura beneficia veteranos e calouros dos cursos presenciais e EAD (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em fazer um curso superior podem iniciar a caminhada ainda em 2020. As matrículas para o segundo semestre podem ser feitas até 23 de setembro na Unesc. E os estudantes que quiserem fazer uma graduação na área da Licenciatura, podem contar com bolsas de 100%. Na Universidade, o acadêmico, seja ele calouro ou veterano da modalidade presencial ou EAD (Ensino a Distância), pode receber uma bolsa e ter gratuidade em seus estudos. Os O benefício é concedido por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional/Licenciatura (Proesde Licenciatura), que faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), realizado pelo Governo do Estado.

Para o segundo semestre de 2020, os recursos repassados para beneficiar os estudantes dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Física, Matemática, História, Física, Geografia, Pedagogia e Educação Física e Artes Visuais são da ordem de R$ 554.619,59. As bolsas serão de, no mínimo, 25%, podendo chegar a 100% conforme o índice de carência do aluno. Podem participar estudantes que moram há pelo menos dois anos em Santa Catarina e não possuam diploma de curso superior – com exceção de Licenciatura Plena.

Na última semana, gestores da Universidade e professores dos cursos de Licenciatura participaram de uma reunião virtual sobre o programa. A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, explica que os contemplados receberão a bolsa por um semestre e depois poderão participar novamente do processo para dar continuidade ao benefício. “O Proesde Licenciatura é uma grande oportunidade que contempla tanto quem já está na Universidade quanto quem quer iniciar a sua trajetória acadêmica. A universidade valoriza a formação de professores e por esta razão esta oportunidade precisa ser amplamente divulgada. O Proesde Licenciatura é um importante aliado para a permanência do estudante na universidade e possibilita que este concretize o sonho de concluir seu curso superior. Posteriormente, como docente, poderá ajudar na formação de novos profissionais nos diversos espaços educacionais”. 

O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, reforça a necessidade de que os alunos dos cursos de Licenciatura e aqueles que querem ingressar em um dos nove cursos oferecidos pela Unesc saibam que existe a oportunidade de um benefício de até 100%. “Além do aspecto da permanência estudantil e de ingresso de novos alunos, o programa colabora para a valorização da profissão docente, algo que vem ao encontro das ações da Unesc”. 

O Proesde atua nas Universidades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Seu vínculo é com a Secretaria de Estado de Educação, e contempla os estudantes com bolsas de estudo a partir do Uniedu. A concessão do benefício está condicionada à participação em programas e/ou projetos sociais com visão educativa, propostos pela Universidade.

Fortalecimento das Licenciaturas

A Unesc desenvolve vários projetos para o fortalecimento das Licenciaturas e da profissão docente, tanto interna quanto externamente. São eventos e capacitações voltados aos seus professores, por meio do Programa de Formação Continuada, que aborda temas atuais e reflete o ser e o fazer do docente e voltados a professores da rede pública de ensino do Sul e do Extremo Sul catarinense.

Na formação de novos profissionais, a Unesc oferece projetos que ultrapassam os limites do campus e chegam às salas de aula de diversas escolas. Os estudantes dos cursos de Licenciatura podem participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes (Pibid) do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Neles, os acadêmicos podem colocar em prática o que aprendem na universidade e aprender por meio da importante troca importante com professores e alunos das escolas de municípios como Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Nova Veneza e Forquilhinha.

Segundo Feldhaus, a Unesc investe na formação de professores com políticas de fortalecimento das Licenciaturas em consonância com a missão institucional e ao longo de sua história, foi responsável pela formação de mais de 12.500 profissionais que atuam nos diferentes segmentos educacionai.

Fique atento aos prazos

Até 23 de setembro
Matrículas para o segundo semestre de 2020

19 a 23/9
Inscrição no site do Uniedu por parte do estudante – realização/atualização de cadastro; inserção dos documentos comprobatórios (conforme edital) e correções de informações.

24 a 30/9

Segundo período de concessão de bolsas por parte da Instituição de Ensino Superior.

Mais informações sobre o Proesde Licenciatura

Site Uniedu

Confira o edital

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de setembro de 2020 às 17:04
Compartilhar Comente

Envio de documentos para participação no Prouni tem novo prazo

Envio de documentos para participação no Prouni tem novo prazo
Apresentação da documentação deve ser feita até o dia 21 de maio (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os acadêmicos que têm interesse em participar da Lista de Espera do Prouni 2020/1 e que ainda não apresentaram os documentos necessários para a comprovação das informações devem encaminhá-los por e-mail até o quinta-feira (21/5), conforme orienta o novo cronograma do Programa. Os documentos devem ser enviados para o endereço assistenciasocial@unesc.net. As informações completas sobre quais informações são necessárias para participação no processo podem ser acessadas neste link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2020 às 18:25
Compartilhar Comente

Santander oferece cinco bolsas para alunos da Unesc

Santander oferece cinco bolsas para alunos da Unesc
Processo seletivo para o Programa de Bolsas Nacionais do Santander Universidades segue em aberto até o dia 12 de abril (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos de cursos nas modalidades presencial ou de Ensino a Distância da Unesc têm a oportunidade de conquistarem uma das cinco bolsas oferecidas pelo Santander. Trata-se do Programa de Bolsas Nacionais do Santander Universidades, ação que mais uma vez contemplará estudantes com auxílio de R$ 300 mensais ao longo de 12 meses.

As inscrições para concorrer a uma das bolsas de estudo seguem em aberto até o dia 12 de abril por meio do site becas-santander.com.Elas devem ser enviadas ainda para o e-mail iro@unesc.net com a ficha de inscrição e as cópias do RG e do CPF em formato PDF.

Podem concorrer alunos regularmente matriculados, que estão cursando as disciplinas, sem trancamento, desistência ou infrequência. O acadêmico deve ainda comprovar renda por membro da família é de até três salários mínimos.

Conforme o Edital do programa, o critério levado em consideração é a Média Geral do Histórico de Graduação do candidato, que será informada pela Secretaria Acadêmica à Pró-reitoria Acadêmica.

O resultado preliminar dos classificados será divulgado no dia 30 de abril e os valores começam a ser repassados a partir do mês de julho de 2020.

O edital completo do Programa de Bolsas Nacionais do Santander Universidades pode ser encontrado no site da Unesc e acessado por aqueles que quiserem conhecer mais detalhes do processo.

Oportunidade extra

Todos os acadêmicos inscritos no Programa serão contemplados com um curso de inglês on-line, com duração de 30 dias a partir de seu cadastro na plataforma. A oportunidade é oferecida pela EF English Live e aqueles que tiverem maior e melhor índice de engajamento, sendo frequência e desempenho, durante a das aulas terão a chance de receber uma Bolsa Santander Graduação, cujo critério de concessão será definido pelo Santander. Essa é uma oportunidade extra e contemplará alunos que eventualmente não tiverem sido contemplados pelo processo seletivo da Universidade.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2020 às 14:04
Compartilhar Comente

Centac recebe documentação para bolsas do Uniedu por e-mail

Centac recebe documentação para bolsas do Uniedu por e-mail
Central do Estudante mudou regra para recebimento após a suspensão das atividades na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com a definição da reitoria da Unesc pela suspensão das atividades no campus, anunciada na manhã desta quarta-feira (18/3), a entrega da documentação para participação no processo seletivo do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) passou por alterações. Ao invés de realizar a entrega na Central do Estudante (Centac), o acadêmico interessado em participar do processo seletivo deve encaminhar a documentação elencada pelo Edital por meio do e-mail é uniedu@unesc.net. Ainda não há definições por parte do Governo do Estado sobre a data limite para o envio da documentação.

Ainda com relação aos serviços da Central, conforme a coordenadora do setor, Juliana Lora, está em aberto também a entrega de documentos de acadêmicos da lista de espera do Prouni. “Este até momento estamos com o prazo limite mantido para sexta-feira, dia 20 de março. A entrega destes documentos pode ser feita pelo e-mail assistentessociais@unesc.net seguindo protocolo específico até esta data”, informa.

Outra modalidade de bolsa com prazo de entrega de documentação em curso é o da Prefeitura Municipal de Criciúma. Conforme Juliana, as inscrições neste caso estão suspensas por determinação do Município. O processo seletivo estava sendo realizada no Paço Municipal, local que também suspendeu suas atividades nesta quarta-feira como prevenção ao Covid-19.

A Centac segue realizando atendimento de modo remoto. Os acadêmicos que tiverem dúvidas sobre alguma destas questões podem entrar em contato com o setor pelo e-mail centac@unesc.net ou pelos telefones (48) 9 9908-0269  / 9 9978-5360.

Mayara Cardoso- Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de março de 2020 às 16:58
Compartilhar Comente

Secretarias de cursos receberão documentação para processo seletivo do Uniedu

Secretarias de cursos receberão documentação para processo seletivo do Uniedu
Medida foi definida nesta segunda-feira (16/3) para evitar aglomeração de pessoas na Centac diante da pandemia de Covid-19 (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Esta terça-feira (17/3) é o último dia para inscrições no processo seletivo do Uniedu, Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina. Apesar da suspensão das aulas a partir desta data, a entrega das inscrições continua sendo necessária dentro do prazo estipulado pelo Governo de Santa Catarina. Diante disso, os alunos interessados em fazer sua inscrição para concorrer às bolsas podem entregar, ao longo de todo o dia, a documentação necessária na secretaria dos seus respectivos cursos.

A entrega pode ser feita também na Centac (Central do Estudante) ou em posto de atendimento montado no hall da Biblioteca Professor Eurico Back. A ação muda a orientação inicial de que a entrega fosse feita apenas na Centac para evitar aglomeração de pessoas no local, respeitando as medidas de prevenção ao Covid – 19.

Ao receber as inscrições a secretaria de cada curso irá formalizar o ato em um protocolo, encaminhado junto aos documentos para a Centac.

A mudança na forma de entrega da documentação foi decidida em encontro no final da tarde desta segunda-feira (16/3) entre reitoria e presidentes dos Centros Acadêmicos dos cursos da Universidade. Caso algum dos acadêmicos precise sanar dúvidas ou de orientações específicas para o seu caso, a Centac também estará disponível para atendimentos.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de março de 2020 às 19:48
Compartilhar Comente