AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Parceria com prefeitura de Criciúma possibilita a oferta de mais de um milhão e meio de reais em bolsas de estudo na Unesc

Parceria com prefeitura de Criciúma possibilita a oferta de mais de um milhão e meio de reais em bolsas de estudo na Unesc
Robson Preto Cardoso, de 46 anos, e a família vivem momento de realização graças à possibilidade oferecida pelo Município Mais imagens

O sonho de cursar a graduação em Farmácia surgiu na vida de Robson Preto Cardoso, de 46 anos, ainda muito jovem. Aos 11 anos, quando precisou trabalhar para ajudar a família de origem humilde na cidade de Cornélio Procópio, Paraná, foi como balconista de uma farmácia que ele encontrou uma forma de renda e, mal sabia o então menino, uma profissão promissora para toda a vida. Atualmente, aos 46 anos, Robson construiu uma carreira na área comercial ligada à indústria farmacêutica e dá os sonhados passos para a formação técnica na graduação de Farmácia da Unesc. Além de estar em sala de aula realizando seu sonho, Robson tem o orgulho de ter a filha como colega, influenciada pela paixão do pai. Eles estão entre as centenas de criciumenses que realizam o sonho da primeira graduação graças ao montante de mais de R$1,5 milhão investidos em Bolsa de Estudos pela Prefeitura Municipal de Criciúma na Universidade.

Gabriela, de 19 anos, cresceu vendo o pai se dedicar ao ramo farmacêutico e, assim como ele, acredita nas inúmeras portas que se abrem com a formação acadêmica na área. Para o pai, a realização é completa e as perspectivas de futuro, imensuráveis. “Trabalhando há tantos anos nessa área eu vejo as oportunidades que ela oferece e desejo isso para a minha filha. Já que não tive condições de estudar lá atrás, quero agora aproveitar a oportunidade que a Unesc e a prefeitura oferecem e conquistar meu diploma. Quem se interessa encontra a oportunidade que precisa aqui”, garante.

O caçula da família, João Gabriel, tem 17 anos e já pensa na carreira profissional que quer seguir. Ao contrário do pai e da irmã, o garoto não demonstra interesse pelo ramo farmacêutico, mas já sabe onde vai buscar a realização de uma formação. “Ele está na reta final do Terceiro Ano e já sabe que é aqui, neste campus, que vai estudar. Como já buscamos todas as informações sobre as diferentes possibilidades de bolsas na Unesc, estamos confiantes de que ele também conseguirá reunir os documentos necessários para ser contemplado. O caminho ele já sabe, basta que tenha dedicação nessa entrega”, pontua o pai confiante.

Para quem, assim como a família Preto Cardoso, tem o sonho de conquistar o diploma de graduação, a dica do patriarca da família é simples: “Basta querer. Oportunidade e apoio da Unesc para isso, tem de sobra”, acrescenta.

Inscrições abertas

O processo seletivo para seleção de estudantes de graduação candidatos à bolsa de estudos na Unesc está aberto e recebe inscrições até a próxima segunda-feira, dia 20 de setembro. Conforme a coordenadora da Atenção ao Estudante, Juliana Lora, é importante que os estudantes de graduação que moram em Criciúma busquem a documentação necessária e façam a inscrição na tentativa de conquistar uma bolsa. “A oferta do Município contempla muitos acadêmicos e vale a pena a dedicação para entregar a documentação necessária. Percebemos que, por conta do processo burocrático, muitos estudantes desistem, porém, estamos à disposição para ajudar e orientar para que o maior número possível de acadêmicos seja contemplado”, explica.

A dinâmica de concessão semestral de bolsas de estudos por meio do Município, conforme o secretário-geral do Município, Vagner Espíndola Rodrigues, é rigorosa e segue uma série de exigências legais, porém é pensada de forma cuidadosa para oferecer justiça e oportunidade. "É imprescindível que o poder público participe efetivamente da formação de profissionais para que o desenvolvimento da cidade seja baseado em projetos realmente necessários. Em Criciúma o Governo entende essa necessidade e nunca mediu esforços para auxiliar na formação de cidadãos, sempre em parceria com a Unesc e todos que comungam do mesmo pensamento", destaca.

Entre as possibilidades oferecidas na Unesc por meio do Município de Criciúma está a bolsa de 100% para estudantes com deficiência e 50% para pessoas comprovadamente carentes. O cálculo do índice de carência levado em consideração na seleção é feito a partir de dados como o número de integrantes do grupo familiar, a renda mensal bruta familiar ou individual e o patrimônio familiar ou individual.

A parceria com a Prefeitura de Criciúma na concessão de bolsas, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, possibilita a mudança de vida de centenas de famílias a cada semestre. “Acompanhamos de perto a luta de muitos alunos que, por meio da Bolsa PMC, conseguem concluir a graduação e iniciar uma carreira. Muitos deles são os primeiros da família a conquistar o diploma. A dimensão disso é gigante. A Prefeitura confia na Unesc ao investir nas bolsas de estudos e nós confiamos nos estudantes que, formados aqui, fazem a diferença no mercado lá fora e, principalmente, mudam suas realidades dentro de casa por meio do conhecimento”, aponta.

Atenção na reta final

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc trabalha em ritmo acelerado ao longo de toda a última semana de inscrições para o edital de bolsas de estudos da Prefeitura de Criciúma. Os acadêmicos que residem em Criciúma e tiverem interesse em fazer a inscrição para concorrer ao benmefício concedido pela Prefeitura podem acessar as informações completas no site da Universidade (http://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/18#documentos) e tirar dúvidas por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2021 às 21:27
Compartilhar Comente

Ainda dá tempo de garantir uma vaga na Unesc e dar o primeiro passo na realização de um sonho

Receber a outorga de grau no curso escolhido está entre os sonhos de muitas pessoas. Se antes a conquista do diploma parecia um desejo distante, agora pode estar mais próximo do que se imagina. Na Unesc as matrículas para os mais de 50 cursos de graduação estão na reta final e, para quem garantir a vaga, o início das atividades é já no mês de agosto. Com o caráter de Universidade Comunitária, a Unesc conta com diferentes modalidades de bolsas de estudos à disposição, tendo acréscimo significativo no montante disponibilizado em 2021.

As chances de ser aprovado em uma das bolsas, conforme a coordenadora da Atenção ao Estudante, Juliana Lora, são inúmeras e valem a consulta na Universidade para encontrar a que mais se encaixa com cada perfil de aluno. “Estamos à disposição na Centac para atender os candidatos e orientá-los quanto as possibilidades de bolsas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, as alternativas em financiamentos estudantil e modalidades de desconto a partir de projetos de pesquisa e extensão, por exemplo”, explica Juliana.

O desejo da Universidade, conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, é receber todos aqueles que tem o desejo de iniciar os estudos na graduação para mostrar que é, sim, possível colocar esse sonho em prática. “As pessoas ainda têm a impressão de que esse é um universo distante para a sua realidade, mas podemos mostrar que é, sim, para todas as realidades. Temos opções para viabilizar o ingresso e a permanência dos acadêmicos. São oportunidades de mudar de vida, transformar famílias”, destaca.

Uniedu com inscrições abertas

Entre as possibilidades disponíveis aos novos acadêmicos está o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), que oportunizará aproximadamente 500 novas bolsas de estudo neste semestre. “Atualmente contamos com 1.530 bolsas concedidas a acadêmicos dos mais diversos cursos por meio do Uniedu e temos a felicidade de expandir esse número para mais de 2 mil contemplados graças à ampliação de recursos governamentais”, destaca.

A concessão das bolsas desta modalidade ocorre por ordem do Índice de Carência do Estudante (ICE) e, para estar apto a participar, o aluno precisa ter todos os documentos solicitados em edital postados e aprovados por uma Comissão Técnica elencada para conferência. Podem participar estudantes de graduação presencial, graduação em modelo de Ensino a Distância, calouros ou veteranos que morem em Santa Catarina há pelo menos dois anos.

O período de inscrição está aberto para novos cadastros e para atualização dos já existentes até o dia 23 de agosto no Sistema do Uniedu na página uniedu.sed.sc.gov.br.

A Central de Atendimento ao Acadêmico da Unesc está à disposição para sanar as dúvidas e, de acordo com Juliana, colaborar para que as inscrições sejam feitas de forma completa e correta pelos alunos. Mais informações podem ser obtidas com o setor nos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500 ou no site unesc.net/uniedu.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2021 às 14:54
Compartilhar Comente

Acadêmicos podem concorrer a bolsas de estudo pelo Uniedu

Acadêmicos podem concorrer a bolsas de estudo pelo Uniedu
Edital para concessão de Bolsas foi publicado nesta quinta-feira (1/7) pela Unesc (Foto: Arquivo/ Mayara Cardoso) Mais imagens

Os estudantes da Unesc têm, a partir desta quinta-feira (1/7), mais uma grande oportunidade de conquistarem bolsas de estudo no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Isso porque a Secretaria de Estado da Educação lançou nesta data o novo edital de inscrições para o Programa.

O período de inscrição está aberto para novos cadastros e para atualização dos já existentes até o dia 23 de agosto no Sistema do Uniedu na página uniedu.sed.sc.gov.br.

A concessão das bolsas ocorre por ordem do Índice de Carência do Estudante (ICE), e para estar apto a participar, o aluno precisa ter todos os documentos solicitados em edital postados e aprovados por uma Comissão Técnica elencada para conferência. Podem participar estudantes de graduação presencial, graduação em modelo de Ensino a Distância, calouros ou veteranos que morem em Santa Catarina há pelo menos dois anos.

Conforme a coordenadora da Atenção ao Estudante, Juliana Lora, nesta edição o Uniedu oportunizará aproximadamente 500 novas bolsas de estudo. “Atualmente contamos com 1.530 bolsas concedidas a acadêmicos dos mais diversos cursos por meio do Uniedu e temos a felicidade de expandir esse número para mais de 2 mil contemplados graças à ampliação de recursos governamentais”, destaca.

A Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) da Unesc está à disposição para sanar as dúvidas e, de acordo com Juliana, colaborar para que as inscrições sejam feitas de forma completa e correta pelos alunos. Mais informações podem ser obtidas com o setor nos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500 ou no site unesc.net/uniedu.

Participação dos acadêmicos nas decisões

Em 2021 o teto máximo de descontos na modalidade de bolsas de estudo do Artigo 170 e Artigo 171, será de 70% para os acadêmicos da Unesc. Este número foi elencado já no primeiro semestre em reunião entre os representantes dos Centros Acadêmicos dos cursos e lideranças do Diretório Central dos Estudantes com a pró-reitoria Acadêmica, Centac setores jurídico e financeiro da Universidade.

A decisão, conforme Juliana, foi realizada de forma compartilhada e democrática, “ a grande alteração do processo de concessão de bolsas do ano de 2020 para 2021 foi o fato de o percentual de bolsas ser definido pela Instituição, o que, na Unesc, foi feito com a participação efetiva dos estudantes”, completa.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de julho de 2021 às 21:07
Compartilhar Comente

Unesc oferece bolsas de estudo financiadas com recursos próprios

Unesc oferece bolsas de estudo financiadas com recursos próprios
Bolsas são de 50 ou 100% para ingresso no primeiro ou no segundo semestre de 2021 nos cursos de Licenciatura da Instituição (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma das bandeiras e responsabilidades levantadas com orgulho pela Unesc é a defesa dos cursos de Licenciatura, ou seja, a valorização e o incentivo à formação de professores. Desta forma, mais uma vez, a Universidade disponibiliza bolsas de 50% e 100% para ingressos no primeiro ou no segundo semestre de 2021 nos sete cursos da área a partir da chamada Nossa Bolsa Licenciatura.

O edital, já publicado na página da Instituição, oferece no total 275 bolsas, concedidas mediante a comprovação de alguns critérios como ter realizado ensino médio em escola pública ou escola particular com bolsa integral, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e a comprovação de renda por membro da família, sendo de até três salários mínimos para a bolsa de 50% e de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral, entre outros itens descritos no documento.

As bolsas, conforme a coordenadora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Juliana Lora, são válidas por toda a graduação nos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. “Em alguns casos esse benefício pode, inclusive, ser somado a outro, no caso de não atingir a bolsa integral. Se, por exemplo, um aluno for contemplado com o Nossa Bolsa Licenciatura com 50% de desconto ele pode ainda conquistar uma vaga em uma bolsa de pesquisa ou extensão buscando atingir a totalidade da sua mensalidade a cada semestre”, explica.

O período de inscrições e matrículas para o Nossa Bolsa Licenciatura para início já no primeiro semestre segue aberto até o dia 19 de março, no entanto, conforme Juliana, é importante que os interessados se adiantem na entrega dos documentos, já que as vagas são preenchidas, por meio da avaliação dos requisitos, por ordem de chegada. Para as vagas disponíveis para início no segundo semestre de 2021 as inscrições vão de 22 de março a 20 de agosto.

Para participar os interessados devem se inscrever no site matriculas.unesc.net/graduação ou na Centac, no campus, mediante agendamento prévio pelos meios: Whatsapp no número (48) 99644-1887, opção 15, ou 99915-0433 ou ainda nos telefones 3431-2545 ou 3431-4500.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de janeiro de 2021 às 08:02
Compartilhar Comente

Estudantes concorrem a bolsas de estudo na Unesc pelo ProUni a partir desta terça-feira

Estudantes concorrem a bolsas de estudo na Unesc pelo ProUni a partir desta terça-feira
Programa nacional abre inscrições para bolsas integrais em cursos presenciais e de Ensino a Distância na Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A partir desta terça-feira (12/1) estarão abertas as inscrições para os cursos de graduação da Unesc com bolsas de estudo integrais a partir do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal. Neste ano a seleção dos aprovados será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, já que a prova correspondente a 2020 ainda não foi realizada por conta da pandemia de Covid-19.

Na Unesc a oportunidade estará aberta para 236 bolsas integrais de estudo. Para concorrer a uma das vagas o estudante precisa ter realizado o Enem em 2019, ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e ter renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa.

Ao realizar a inscrição, conforme a assistente social da Central de Atendimento ao Estudante (Centac) da Unesc, Janimara Ló, o candidato precisa acessar o site www.prouniportal.mec.gov.br, selecionar o curso e a Unesc instituição de ensino escolhida. “A divulgação dos selecionados em primeira chamada será realizada na próxima terça-feira, dia 19 de janeiro. Já a segunda chamada terá divulgação no dia 1º de fevereiro”, acrescenta.

Conforme a coordenadora da Centac, Juliana Lora, neste ano a Unesc ofertará bolsas de 100% em cursos da Unesc Criciúma e da unidade Araranguá, sendo cursos presenciais e de Ensino a Distância.

A entrega da documentação necessária para confirmação das informações socioeconômicas, conforme Juliana, deverá ser entregue pelos candidatos pré-classificados a partir da divulgação dos selecionados. As comprovações podem ser encaminhadas por e-mail para o endereço prouniunesc@unesc.net. Na página da Unesc o candidato encontra a lista completa de documentos necessários para a entrevista.

Caso o aluno tenha dificuldade no envio dos documentos de forma virtual ele poderá agendar horário para entrevista presencial na Unesc por meio do telefone (48) 3431-2545 ou Whatsapp (48) 996441887.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de janeiro de 2021 às 20:43
Compartilhar Comente