AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

No Dia da Universidade, Unesc reforça o compromisso com o ensino de qualidade e com o desenvolvimento da região

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2024 às 17:40
Compartilhar Comente

Retrospectiva Unesc: Celebrando 55 anos de excelência com reconhecimentos e avanços na Pesquisa

"Confira a matéria na íntegra:"

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de dezembro de 2023 às 18:38
Compartilhar Comente

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc
Evento reuniu pesquisadores, professores e acadêmicos nesta quarta-feira (24/05) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo da pesquisa e suas oportunidades na Unesc foram esmiuçados na tarde desta quarta-feira (24/05) em encontro com pesquisadores, professores e estudantes da Universidade no Fórum de Pesquisa da Instituição. O evento oportunizou o debate em torno da temática, assim como a elaboração de propostas de aprimoramento das políticas da Instituição.

O objetivo do convite aos colegas, de reestabelecer um diálogo presencial após dois anos de contatos majoritariamente feito de maneira remota, conforme a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, foi de extrema valia. “Temos na Pesquisa um caminho desafiador que traz muita experiência e aprendizado. É um longo caminho a ser percorrido”, comentou.

A atenção da Diretoria, de acordo com a professora, tem se voltado ao aprimoramento dos processos de pesquisa, ciente das mudanças e consequentes desafios trazidos pela Graduação Multi. “Temos trabalhado intensamente nesse sentido especialmente neste ano tendo em vista a necessidade de integrar ainda mais a pesquisa de forma orgânica e sistemática nos cursos a partir da nova proposta de ensino-aprendizagem. O Fórum de hoje tem esse objetivo: unir forças e conhecimentos neste trabalho”, aponta Patrícia.

O resultado mais importante do encontro, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é o diálogo aberto com o grupo. “Dialogar com a comunidade acadêmica, seja com estudantes que estão iniciando ou pesquisadores que já estão em nível de complexidade maior, se torna absolutamente necessário. O encontro de hoje nos convoca a refletir sobre todas as nossas políticas institucionais, estabelecendo os novos caminhos que temos que assumir diante do cenário que nos envolve especialmente pós-pandemia”, salientou.

A produção de ciência em discussão no Fórum, de acordo com a reitora, se faz todos os dias em diferentes lugares, na sala de aula, nos laboratórios e no dia a dia dos trabalhos dos pesquisadores em diferentes dimensões. “Todos os envolvidos, portanto, tem papel fundamental no processo de produção científica e, desta forma, devem participar da reflexão sobre quais caminhos devemos tomar”, acrescentou.

Ao longo do encontro, dividido em três momentos, comandados por Patrícia e pelas assessoras da Diretoria, Merisandra Cortes de Matos Garcia e Giovana Salvaro, os participantes puderam registrar perguntas e sugestões para a gestão universitária e diretoria.

Nesta quinta-feira (26/05) a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação reúne os professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação para mais uma tarde de discussões, desta vez voltado à detalhamentos sobre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), qualificação de publicações, publicação de resultados, mais detalhes sobre questões de internacionalização dos Programas, entre outros assuntos, também com espaço para questionamentos e sugestões. O encontro acontecerá no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P,  a partir das 13h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 18:39
Compartilhar Comente

PPGD e PPGDS promove aula aberta com o professor doutor João Pedro Schmidt

PPGD e PPGDS promove aula aberta com o professor doutor João Pedro Schmidt
Encontro abordou a temática "Políticas Públicas no Brasil 1930-2018: Tensões entre Welfare State e Estado Mínimo" (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc promoveram, na última semana, uma ’aula aberta’ com o professor doutor João Pedro Schmidt, do PPGS da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ele integra ainda a Rede Egrupe: FMP (Fundação Escola Superior do Ministério Público)/ Unesc, Unisc – Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas).

A atividade com o tema: "Políticas Públicas no Brasil 1930-2018:  Tensões entre Welfare State E Estado Mínimo" foi realizada entre as disciplinas de Políticas Públicas e Participação Popular do PPGD e Políticas Públicas e Participação Democrática do PPGDS, ministradas pelos professores doutores Dimas Oliveira Estevam e Reginaldo de Souza Vieira.

Na ocasião o professor convidado contextualizou a temática a partir da abordagem histórica das políticas públicas no Brasil, mencionando as peculiaridades entre Welfare State e Estado mínimo. Na condução da exposição foram apresentadas as características gerais, bem como as ambiguidades e particularidades que giram em torno do tema, tendo em vista tratar-se de uma nova forma estatal apontada como própria onde os Estados apresentam como principal finalidade o bem-estar social.

“Assim, o Welfare State evidencia as suas características gerais a partir do crescimento da máquina estatal, aumento dos impostos, isto é, elevação da carga tributária, bem como despesas públicas tornando o Estado como um dos principais agentes econômicos de atuação ativa”, explica.

Nesse sentido, conforme Schmidt, o Estado passa a intervir no mercado com suas empresas estatais reconhecendo direitos assegurados em lei, mediante sistemas públicos de proteção social como, por exemplo, investimentos em educação, seguridade social e outros diversos mecanismos que objetivam a proteção social.

Ainda de acordo com o professor doutor, a característica tributária é uma das principais marcas do welfare state, haja vista o seu preceito condicional, ou seja, não haveria welfare state sem a elevação de impostos, pois a oferta de serviços públicos depende da elevação tributária. “Por fim, as questões ambíguas do welfare state merecem destaque, pois geram tensões a economia capitalista à medida que legitima outros mecanismos negociais. A lógica da solidariedade é responsável pela elevação dos bens sociais à condição de bens públicos no instante em que os retirou da condição mercantil ou filantropia ocasional”, destacou, ressaltando ainda a importância social do contexto eleitoral 2022, o qual acaba por representar um novo momento na tensão entre welfare state e estado mínimo podem ocasionar consequências que não se exaurem nos próximos quatro anos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de abril de 2022 às 11:36
Compartilhar Comente

Egresso compartilha experiências sobre pós-doutorado na Austrália

Egresso compartilha experiências sobre pós-doutorado na Austrália
Roger Varela atua no Queensland Brain Institute (Foto: Samira Valvassori/ Reprodução) Mais imagens

A experiência do egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc Roger Varela serviu de inspiração para colegas pesquisadores da Universidade nesta sexta-feira (1/4). Em passagem pela região, Roger participou de atividades com a equipe do Programa, compartilhando informações úteis sobre as oportunidades de pesquisa do exterior e vivências possibilitadas nestes anos de estudos na Austrália e nos Estados Unidos.

A bagagem colecionada por meio do estudo fora do país, conforme o pesquisador, é imensurável. “Indico a todos que tentem viabilizar a participação em um doutorado sanduíche ou as opções nas quais todo a pesquisa é feita no exterior. A experiência pessoal e profissional que ganhamos nesses desafios é muito significativa”, destacou.

As possibilidades de bolsas, conforme o profissional, dividem-se entre as de fomento nacional ou internacional, tendo trâmites diferentes para cada uma delas. “O importante é buscar contatos com professores e orientadores para que auxiliem nessa rede que eles já conquistaram pelo mundo. Isso faz toda a diferença”, salientou.

Entre as sugestões deixadas aos colegas, Roger recomendou dedicação integral ao trabalho durante o tempo de intercâmbio, além do estudo da língua inglesa. “Trabalhem muito. Foi no que apostei. Me dediquei ao máximo, mesmo sabendo das possibilidades de conhecer mais o país e fazer turismo. Fiquei horas e horas no laboratório, consegui produzir muito e foi isso que me abriu portas. Pensem que esse período deve ser dedicado de corpo e alma à pesquisa. Vale a pena”, completou.

Para Samira Valvassori, pós-doutora e orientadora de Roger enquanto mestrando e doutorando, recebe-lo para o compartilhamento de experiências é um grande orgulho. “Que honra tê-lo conosco e podermos ouvir de perto aquilo que vem vivendo e aprendendo na Austrália. Esse é um exemplo de sucesso daqueles que fazem nosso trabalho como professores e incentivadores da pesquisa valerem ainda mais a pena”, comenta.

Roger integra o Queensland Brain Institute (QBI), laboratório que estuda a neuromodulação funcional e terapêutica na cidade de Brisbane, capital de Queensland.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de abril de 2022 às 15:25
Compartilhar Comente