AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Engenheiros entram no mundo do Marketing em aula inaugural

Engenheiros entram no mundo do Marketing em aula inaugural
Conhecimento pode trazer grandes oportunidades na carreira (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Ir além da produção e pensar em estratégias de marketing pode ser o diferencial necessário para alavancar a carreira em meio a concorrência viva do mercado das Engenharias. O assunto foi tema de encontro na Unesc, na noite desta segunda-feira (5/3). Os futuros engenheiros químicos da Unesc participaram da aula inaugural do curso e tiveram um momento para refletir sobre ferramentas que podem auxiliar na busca de resultados positivos no dia a dia de trabalho.

Com o tema “Marketing para Engenheiro”, o palestrante Jackson Cittadin, levou até os alunos formas diferentes de introduzir o marketing, na carreira como gestor, empreendedor, e até mesmo na vida pessoal. “Você conhece o seu público? Para quem você vende? São perguntas como essas que irão te orientar a desenvolver uma produção de sucesso. É preciso primeiro conhecer o segmento. Você não pode usar peças muito caras em um produto que tem como público alvo pessoas sem um alto poder aquisitivo”, comentou.

O coordenador do curso, Maicon Cargnin, ressaltou a importância do marketing no planejamento de empresas, na organização, no processo de produção. “Chamar a atenção do cliente, saber apresentar o seu produto, são questões que devem ser avaliadas. Os alunos costumam viver essas experiências já no mercado. A ideia é que eles conheçam a importância do Marketing ainda na graduação”, comentou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 05 de março de 2018 às 21:58
Compartilhar Comente

Mercado naval traz grandes oportunidades para Designers

Mercado naval traz grandes oportunidades para Designers
Assunto foi tema de debate durante a aula inaugural do curso da Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Velejar é a paixão do Design Marcos Fetter desde os 14 anos. Foi em meio ao amor de transitar pelas águas que ele encontrou a sua profissão. Hoje, ele atua na Schaefer Yachts, estaleiro que é referência nacional, com mais de 3 mil barcos entregues pelo mundo. Essa experiência foi levada aos estudantes do curso de Design da Unesc na noite desta quinta-feira (1/3), durante a aula inaugural do curso.

O mercado é uma boa aposta para os estudantes de Design. Segundo Fetter, Santa Catarina é um polo náutico, sendo um dos maiores do Brasil, principalmente na área da Grande Florianópolis. Além disso, nos últimos anos, surgiram inúmeros estaleiros pela região, o que fortalece o crescimento da área no Estado. “Eles precisam de projetistas, designers para poder conceituar o seu produto, a oportunidade está aí”, comentou.

Para entrar nesse mundo, é preciso dedicação, se interessar e estudar muito. Fetter conta que o primeiro passo para os designers que tem vontade de ingressar no mercado naval é conhecer as ferramentas. “É preciso conhecer os softwares de projeto para poder executar suas ideias. Existe uma infinidade de ferramentas que te auxiliam a conceituar o seu produto, fazer um detalhamento, entre outras questões”, ressaltou.

Mesa Redonda

Junto com Fetter, a aula inaugural contou com o membro do conselho da Eliane Revestimentos Cerâmicos Roberto Bastos, que trouxe aos alunos a sua experiência de construir e velejar no próprio barco. O debate foi mediado pelo professor do curso de Design da Unesc, Fabio Brodbeck.

O evento contou com a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que parabenizou a iniciativa e o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Design da Universidade.

O coordenador do curso, João Rieth, ressaltou a importância de debater assuntos como esse. “É uma área que está crescendo e que tem um potencial turístico muito grande. A pergunta que os alunos devem fazer é: Porque não? ”, afirmou o professor.

Debate vai além dos muros da Universidade

Para complementar ainda mais o assunto e integrar as ideias entre a mesa redonda e a prática. Os estudantes e professores do curso de Design terão uma experiência no dia 17 de março. Eles vão velejar pela Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão. O convite foi feito pelo professor Felipe Zanette, que possui embarcação.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 01 de março de 2018 às 21:24
Compartilhar Comente (1)

Grupos de pesquisa selecionam artigos para compor e-book

Grupos de pesquisa selecionam artigos para compor e-book
Obra sobre geoprocessamento aplicado à análise de ambiente estará disponível no ambiente virtual Mais imagens

Os Grupos de Pesquisa em Biodiversidade, Conservação e Ecologia Funcional de Ecossistemas Florestais e Costeiros; Ecologia de Paisagem e de Vertebrados; e Planejamento e Gestão Territorial/PGT juntamente com o Labeco (Laboratório de Ecologia de Paisagem e de Vertebrados) e o Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial estão selecionando artigos para compor o e-book da obra “Geoprocessamento Aplicado à Análise de Ambiente”. A submissão de artigos deve ser feita até 28 de fevereiro de 2018.

A obra é organizada pelos professores da Unesc Jader Lima Pereira, Jori Ramos Pereira, Jairo José Zocche e Nilzo Ivo Ladwig, e conta com o apoio do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Grupos de Pesquisas Aplicadas em Meio Ambiente, Arqueologia e Gestão compartilhada do Território, o Setor de Projetos Ambientais do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e o Centro de Cartografia e Engenharia da Universidade.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de dezembro de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Asilo Feinstauer recebe doações de Centro Acadêmico de Engenharia Civil

Asilo Feinstauer recebe doações de Centro Acadêmico de Engenharia Civil
Atividade ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O natal será mais recheado para os assistidos do Asilo Feinstauer, localizado no Bairro Jardim Angélica. Alimentos e produtos de higiene foram em um Ciclo de Palestras, promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civl da Unesc. Os itens foram doados pela turma de concluintes de 2017/2, junto a professores do curso.

A entrega foi feita pelos engenheiros recém-formados Guilherme Fabris de Souza e Monique de Oliveira dos Santos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 20 de dezembro de 2017 às 19:32
Compartilhar Comente

Enade: Você pode estar entre os seis alunos sorteados para receber uma bolsa de estudos

Enade: Você pode estar entre os seis alunos sorteados para receber uma bolsa de estudos
Premiação foi disponibilizada pela Unesc por meio da pós-graduação (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Com o intuito de estimular a preparação para a prova do Enade 2017, a Unesc promoveu um sorteio de seis bolsas de estudos para especialização e mestrado entre os estudantes participantes. Após a divulgação do gabarito, foram classificados os estudantes com desempenho igual ou superior a 60% da prova.

Para o primeiro prêmio foram disponibilizadas duas bolsas de estudos na pós-graduação Unesc, uma para cada área de conhecimento (licenciaturas e engenharias). O acadêmico sorteado também poderá optar entre uma bolsa de 100% de desconto em um dos cursos de especialização ou 50% de desconto em um dos mestrados ofertados pela Unesc.

O segundo prêmio traz duas bolsas de estudos de 75% de desconto, seguido pelo terceiro prêmio que conta com duas bolsas de estudos de 50% de desconto, os dois prêmios estão disponíveis entre os cursos de especialização ofertados pela Unesc.

Confira o resultado:

1º Prêmio:

Evelin Beltrame – Curso de Educação Física
Wesley Dionil Brune – Curso de Engenharia de Agrimensura

2º Prêmio:

Mauricio Pereira da Silva Vitoriano – Curso de Educação Física
Karolina Girardi Rossi  - Curso de Engenharia Civil

3º Prêmio:

Jarilton Gonçalves Rosa  - Curso de Letras
José Umberto T. Locks -  Engenharia Civil

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 19 de dezembro de 2017 às 20:32
Compartilhar Comente (1)