AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc lança MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Unesc lança MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito
Curso está sendo construído com a participação de representantes do setor (Foto: Divulgação) Mais imagens

Cooperar é uma das tendências do mundo moderno. A reunião de pessoas em torno de um objetivo, compartilhando experiências e resultados é um dos propósitos das cooperativas, que atendem aos mais diversos públicos. Para que elas se desenvolvam, o conhecimento é essencial. Pensando nisso, a Unesc lançou neste mês, o MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito. O projeto, inédito na região, conta com o apoio das próprias cooperativas. A Universidade tem estabelecido diálogos com representantes de cooperativas de crédito, no sentido de adequar cada vez mais a pós-graduação às necessidades do setor.

Segundo a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin Engel, a Instituição está sempre atenta aos movimentos do mercado e ao observar as cooperativas de crédito, percebeu que havia um setor de destaque que poderia ser melhor atendido. “Há uma defesa do modelo de cooperativismo para a solução de diversos problemas. Nele, os resultados são compartilhados e todos fazem parte. A Universidade apoia o cooperativismo e viu na construção de um curso uma possibilidade de colaborar com o desenvolvimento deste modelo na região”.

Participação das cooperativas


O trabalho a ser desenvolvido pelo MBA também contará com a participação de representantes das cooperativas de crédito. No dia 13 de setembro, membros da diretoria de diversas cooperativas estiveram na Unesc em um encontro, no qual debateram o setor e repassaram as demandas por capacitação. “Queremos cada vez mais oferecer pós-graduações diferenciadas e que atendam ao que o mercado quer e precisa. O objetivo é desenvolver as potencialidade e habilidades necessárias e por isso estamos fazendo essa parceria com os diferentes setores”, comenta Elenice.

Além disso, as cooperativas de crédito da região são conveniadas ao Setor de Pós-Graduação da Unesc e com isso os seus funcionários e dependentes diretos, receberão descontos e vantagens na realização do MBA.

O presidente da Sicredi Sul, Aloísio Westrup, reconhece como positiva a iniciativa da Unesc em lançar um curso de pós-graduação direcionado para as cooperativas de crédito. Segundo ele, o conhecimento vai ser um importante aliado para o setor. “Embora seja um modelo que já existe há mais de 200 anos no mundo e há mais de 100 no Brasil, o cooperativismo de crédito começou uma trajetória de crescimento rápido há poucas décadas no país. O nosso maior concorrente segue sendo o desconhecimento. O MBA Gestão de Cooperativas de Crédito da Unesc, vem para ocupar um importante espaço que ainda havia na região para a busca de capacitação sobre o tema”, afirma Westrup.

O presidente da Sicredi Sul ressalta que não apenas colaboradores, associados, conselheiros das cooperativas, mas pessoas que queiram se preparar para essas atividades, serão beneficiados diretamente. “Acima de tudo, tenho certeza de que toda a comunidade regional sai ganhando com isso”.

MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito

Segundo um dos coordenadores do curso e professor da Unesc Abel de Souza, o curso é direcionado a profissionais que atuam ou que desejem atuar em instituições financeiras, prioritariamente em cooperativas de crédito e pessoas interessadas em conhecer a sistemática de gestão desta modalidade de estabelecimento financeiro.

Souza explica que o MBA é dividido em três módulos. “O primeiro módulo destina-se a uma visão geral de cooperativismo. Procura aprofundar os conhecimentos oriundos desde o associativismo passando por todos os movimentos, focando principalmente em cooperativismo. O segundo módulo é o mais denso e focado em gestão corporativa, finanças empresariais, mercado financeiro e análise de investimentos. Já o terceiro é destinado à gestão de forma geral e no qual trabalhamos temas como, planejamento estratégico, governança corporativa e ética nas relações”, conta.

As aulas ocorrem quinzenalmente às sextas-feiras, das 19 às 12 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As atividades iniciarão com o TEAL, um treinamento experiencial ao ar livre para a integração de alunos e professores.

Os interessados em participar da primeira turma do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito da Unesc podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação, localizado no térreo do Bloco P, pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Cooperativas de crédito

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros aos associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2018 às 09:28
Compartilhar Comente

Pós Unesc realiza Encontro de Recursos Humanos

Pós Unesc realiza Encontro de Recursos Humanos
Evento contou com palestra sobre liderança (Fotos: Divulgação) Mais imagens

“Os estigmas e os gatilhos da liderança” foram os temas abordados pelo primeiro Encontro de Recursos Humanos realizado pelo Setor de Pós-Graduação da Unesc. A atividade aconteceu na última quinta-feira (13/9), e reuniu profissionais que atuam com a gestão de RH (Recursos Humanos) em empresas de diferentes segmentos da região. No encontro, a professora Letícia Zanini dialogou com os participantes e chamou atenção a uma reflexão sobre os desafios de liderar uma equipe.

Conforme a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Juliani Engel, o objetivo do encontro é oportunizar uma capacitação aos profissionais e fazer uma troca de ideias. “Liderança é um tema que precisa ser debatido. Muitas vezes os profissionais se encontram em uma posição que precisam ser líderes, mas não tiveram uma preparação para isso”, afirma. Segundo Elenice, a ideia é que a Universidade colabore com o debate do tema nas organizações e que, por meio dos encontros, o mercado também traga contribuições e ideias para os cursos de pós-graduação da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de setembro de 2018 às 16:58
Compartilhar Comente

Nova administração da APG da Unesc toma posse

Nova administração da APG da Unesc toma posse
Grupo representa os estudantes de Mestrado e Doutorado da Unesc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A APG (Associação de Pós-Graduandos) da Unesc, deu mais um passo em prol da assistência e do bem-estar dos mestrandos e doutorandos da Universidade. Na tarde desta quarta-feira (12/9), a nova administração da APG tomou posse e contou com a presença de membros da reitoria e discentes da Instituição.

A Associação iniciou em 2016 e é um espaço de discussão de pautas de interesse dos alunos de pós-graduação, assim como de defesa de seus interesses, de integração e de colaboração com a Unesc no sentido de ajudar a pensar maneiras para potencializar cada vez mais a área na Universidade. A APG é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de pós-graduação latu e stricto senso da Unesc.

De acordo com a doutora em Ciências da Saúde, Tatiani Belletini dos Santos, que deixa a presidência da APG, a sua história no meio escolar sempre esteve ligada a gestão. “Quando eu estudava no ensino médio e fundamental era líder da classe e me envolvia com questões como essas”, comenta. Para ela, o período frente a Associação, serviu de amadurecimento. “Nós aprendemos a aceitar a opinião do outro e além do mais, esse tempo me trouxe segurança para a minha carreira”, acrescenta.

Já para a nova presidente, Andriele Aparecida Vieira, apesar do desafio, o grupo tem o objetivo de realizar tudo o que estiver ao alcance para o bem-estar dos estudantes. “Há três meses este grupo se juntou para entender os direitos dos Pós-Graduandos, buscando a valorização, a segurança e o respeito dos alunos”, respalda.

Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, a Unesc tem realizado diversos investimentos na Pós-graduação. “Cabe agora a Andriele e a sua equipe crescer e prosperar sempre nas suas lutas e reivindicações em prol dos pós-graduandos”, enfatiza.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o vice-reitor, Daniel Preve, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, participaram do evento.

 

Conheça os empossados:

Diretoria Executiva:

Presidente: Andriele Aparecida. S Vieira

Vice-Presidente: Hémelin Resende Fárias

Tesoureiro: Diogo Domiguini

Vice Tesoureiro: Matheus Scarpatto Rodrigues

Secretária: Karina de Oliveira Teixeira

Vice-Secretária: Camila Machado Bardini

 Diretorias:

Diretora de Direito dos Pós-Graduandos: Angélica Pereira Possamai

 Diretora de Saúde: Gabriele da Silveira Prestes

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 12 de setembro de 2018 às 19:41
Compartilhar Comente

Pós-Graduação em Gastronomia pode ser oportunidade para alavancar carreira

Pós-Graduação em Gastronomia pode ser oportunidade para alavancar carreira
Curso é aberto para profissionais já formados nas mais variadas áreas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Que tal investir no aprimoramento de conhecimentos ligados à gastronomia para melhorar ou, iniciar seu próprio negócio, ou ainda, se qualificar em um novo segmento? A Unesc está promovendo uma grande oportunidade para profissionais formados na área: a Pós-graduação em Gastronomia. O curso tem duração de 1 ano e 8 meses e tem como foco a formação generalista, por meio dos vários módulos que abrangem, desde técnicas culinárias, como cozinha nacional e internacional, até disciplinas como Bar e Mesa e Modelos de Negócio. As inscrições para a nova turma estão abertas com limite de 27 vagas.

De acordo com o professor e mentor do curso, Marco Antônio da Silva, o programa criado há 3 anos chegou para suprir a demanda do mercado e busca trazer o conteúdo referente a, praticamente, uma graduação, porém de forma mais concentrada e com muitas aulas práticas. “Ele é voltado para pessoas que querem aprender a cozinhar com maior sofisticação e conquistar mais habilidades, assim como aqueles que pretendese aperfeiçoar ou abrir novos negócios gastronômicos nessa área que oferece uma gama enorme de possibilidades”, descreveu.

Sendo a terceira turma aberta na Unesc, conforme a supervisora das áreas de Educação e Saúde dos Cursos de Pós-graduação da Universidade, Joice Batista Felipe, serão 360 horas de aulas, podendo ser divididas em finais de semana, intercalados com atividades nas noites de sexta-feira, manhã e tarde de sábado. “O corpo de professores que irá ministrar as disciplinas é extremamente qualificado e além de possuir títulos de mestres e doutores na área, a maioria conta com experiência de mercado, o que agrega ainda mais conhecimento”, comentou.

De acordo com Joice, entre os diferenciais da Pós-Graduação, está a participação dos alunos nas atividades. “As aulas são 70% práticas, conta com técnicas de preparo em uma estrutura excepcional dos laboratórios da Unesc com bancadas individuais”, acrescentou.

Na prática

Para o Chef Frindo Rovaris, Pós-graduando em Gastronomia pela Unesc, a decisão de fechar um ciclo de atividades na engenharia, sua área de atuação inicial, para encarar o desafio de abrir sua própria casa de festas, teve o curso como passo decisivo. “Não me sentia seguro em abrir um negócio nesse ramo sem ter uma especialização, uma formação na área. Foi aí que apareceu a possibilidade de fazer a Pós e, para mim, foi o caminho mais curto pra me encorajar a abrir um negócio”, destacou.

A previsão da Universidade é de que as aulas sejam iniciadas em outubro. Os interessados em conhecer melhor o curso de Pós-graduação em Gastronomia podem entrar em contato com o setor, pelo telefone, (48) 3431-2626.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 10 de setembro de 2018 às 18:18
Compartilhar Comente

Jornada traz debates sobre trabalho, reformas e desenvolvimento

O programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioeconômico da Unesc promove a segunda Jornada de Desenvolvimento de Políticas Públicas, com a temática "Trabalho e Desenvolvimento”. O evento acontece na Unesc nos dias 3 e 4 de setembro, reunindo pesquisadores, estudantes do Mestrado em Desenvolvimento Sócioeconômico e palestrantes convidados. A palestra de abertura foi apresentada pela pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais, Deise Luiza da Silva Ferraz, que trouxe uma análise sobre as políticas públicas e desenvolvimento, no contexto de (contra) reforma.

O coordenador da Jornada, Henrique Zanelatto, salienta que o debate é fundamental visando produzir reflexões sobre as relações de trabalho instaladas na América Latina no momento atual. A solenidade de abertura teve a presença do vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, da Coordenadora do PPGDS, Melissa Watanabe, e do acadêmico Igor Olsen.

Em sua fala, a palestrante Deise Luiza da Silva Ferraz destacou a sua análise sobre o atual momento do país, no que diz respeito às reformas como a nova legislação trabalhista aprovada em novembro de 2017. Para a professora, esse movimento é considerado uma contra reforma, pois acredita que a mudança retira os direitos dos trabalhadores. “Se olharmos pela perspectiva do trabalho, não há uma melhora. Então sob o ponto de vista dos trabalhadores essas reforma só precarizam as relações trabalhistas e as relações do cidadão comum com o Estado e nós pensamos em longo prazo, quando pensamos na previdência social”, observa. Para a pesquisadora a reforma trouxe perdas muito grandes de direitos pelo trabalhador. Da mesma forma, Deise Ferraz destaca que o modelo atual de seguridade estruturado pelo governo também tem prejudicado as políticas públicas de assistência social e consequente previdência aos trabalhadores aposentados. 

A jornada também promoveu estudos sobre as relações econômicas, de classe, trabalho entre outras temáticas ligadas ao desenvolvimento  econômico e social sob a ótica das políticas públicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 04 de setembro de 2018 às 19:19
Compartilhar Comente