AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Biblioteca Unesc promove capacitações voltadas à comunidade

Biblioteca Unesc promove capacitações voltadas à comunidade
Temas da próxima semana serão “Citação e Referência”, “Bases de dados” e “Mendeley” (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Mesmo com a rotina de atividades alterada por conta da necessidade de distanciamento social, a Biblioteca Central Professor Eurico Back da Unesc não deixa de contribuir com acadêmicos e com a comunidade. Prova disso são as capacitações promovidas de forma virtual sobre os mais diversos assuntos de interesse acadêmico.

A programação para a próxima semana conta com três importantes temáticas abordadas e de acesso gratuito.

Na terça-feira (16/6) o assunto da capacitação promovida pela Biblioteca será “Citação e Referência”. A aula sobre o assunto será ministrada pela bibliotecária Eliziane de Lucca Alosilla às 15h. O link para acesso direto à sala do Google Meet é o meet.google.com/ayb-bnmq-dof.

Já na quinta-feira (18/6) o assunto abordado será “Base de Dados”, também a partir das 15h, sob comando da bibliotecária Eliziane de Lucca Alosilla. O acesso direto à sala poderá ser feito neste link: meet.google.com/qaz-ihrx-qyh.

Finalizando a semana, na sexta-feira (19/6), às 17h o professor Paulo Martins ministrará uma aula sobre o é um software gratuito Mendeley. Ele é desenvolvido pela empresa Elsevier, disponibilizado aos usuários para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos. A aula poderá ser assistida no Google Meet pelo link meet.google.com/yqm-huaf-inz.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2020 às 17:11
Compartilhar Comente

Semana da Extensão da Unesc debate temas dos projetos comunitários inseridos no cenário atual

Semana da Extensão da Unesc debate temas dos projetos comunitários inseridos no cenário atual
Situação de catadores em tempos de Covid19 será abordada na palestra online de abertura (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo”. A frase célebre do educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, traduz bem o que o conhecimento faz. Os ensinamentos dele subsidiam diversas ações da Universidade, e quando o assunto é ligação com a comunidade não é diferente. A Unesc possui hoje mais de 200 projetos de extensão, desenvolvidos por professores e alunos nos diversos municípios da Amrec e da Amesc. Eles serão a base das atividades da Semana da Extensão, que iniciará neste sábado (2/5) e seguirá até 8 de maio. Neste ano, o evento será totalmente online, com palestras, oficinas, capacitações e visitas virtuais e fará uma conexão entre os assuntos trabalhados pelos projetos e o cenário atual com a pandemia de Covid19.

A programação do evento vai abrir sábado, às 19 horas com a palestra “A situação das catadoras e catadores em tempos de Covid19: Uma análise desde o contexto local ao global”, transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube. O tema vai ser abordado pela doutora em Ciência Política e pesquisadora da Wiego (uma rede global focada em garantir meios de subsistência para os trabalhadores pobres, especialmente mulheres, na economia informal), Sônia Maria Dias, e pelo professor da Unesc, doutorando em Ciências Ambientais e pesquisador sobre inclusão social de catadores, Mário Ricardo Guadagnin. O professor ainda coordena o projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária.

Guadagnin chama a atenção para o fato de que no cotidiano das cidades há um número considerável de trabalhadores urbanos que tiram sua sobrevivência do exercício da profissão de catador de materiais recicláveis. A preocupação maior é evitar que a Covid19 seja levada das casas de pessoas contaminadas para as ruas e para os galpões de separação e triagem das associações e cooperativas e ou para as residências dos catadores autônomos. “Neste momento há um processo de invisibilidade sistêmica desta população. Para superar o novo desafio de sobreviver entre ruas e avenidas das cidades sem acesso ao material reciclável e, portanto, sem renda, os grupos de catadores precisam contar com o apoio de algumas organizações”, comenta.

No webinar de sábado, questões como quais ações efetivas estão sendo realizadas para atender os catadores e trabalhadores da base da cadeia de reciclagem e o que pode ser feito durante a pandemia para auxiliar catadores e outros trabalhadores informais serão levantadas e discutidas.

Programação variada

As palestras irão abordar assuntos como o uso do aplicativo Palma Escola na alfabetização mediada por tecnologias da informação e comunicação; violência de gênero contra mulheres em tempos de isolamento social; empreendedorismo; cuidados com o cuidador; gestão de cursos na agricultura familiar; compostagem domiciliar e filosofia para crianças. Todos os encontros online serão ministrados por professores da Unesc e profissionais convidados.

A Semana da Extensão contará ainda com oficinas de arte e cultura e visitas virtuais a espaços de criação e produção de artistas como o professor da Unesc, Sérgio Honorato, Letícia Garcez e Marina Guidi. O visitante da página do evento poderá ainda conhecer os projetos de extensão desenvolvidos pela Unesc em áreas como saúde, educação, direito, tecnologia e empreendedorismo. Os museus de Zoologia e da Infância também estão com atividades especiais agendadas, assim como o Centro de Documentação e Memória da Unesc (Cedoc).

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, lembra que com a pandemia do corona vírus, estamos vivendo um novo cenário, com períodos de distanciamento social que repercutem na relação entre as pessoas. Para ela, essa nova realidade traz consigo uma oportunidade de ressignificarmos, sermos criativos, reinventarmos e transformarmos o cenário que se apresenta.

“Movida pelo desejo de contribuir com esta transformação e aliada a comemoração do Dia da Extensão, uma equipe com pessoas de diversos setores da Unesc, professores e acadêmicos extensionistas, pensou em compartilhar de forma virtual parte do que a Universidade faz de tão lindo junto à comunidade. Será uma semana permeada por inúmeras possibilidades e ainda teremos momentos de encantamento vinculados à arte e cultura, museus e projetos. Os participantes poderão interagir, especialmente nas palestras e oficinas realizadas em tempo real. Serão momentos de trocas experiências e, sobretudo, muito aprendizado”, afirma.

Saiba mais

O Dia da Extensão é comemorado em 2 de maio. Em 2020, ela marca os 23 anos do falecimento de Freire, reconhecido mundialmente por suas contribuições ao processo de educação de trabalhadores e pela defesa de uma prática educativa que dialoga com a realidade das pessoas

Programação completa e inscrições 

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 16:10
Compartilhar Comente

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias
Ação faz parte do Núcleo de Empreendedorismo instalado na Unesc Araranguá (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

“O investimento necessário para participar do Plano de 60 dias é apenas um: o tempo de vocês, item indispensável para a transformação de negócios”. Assim o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Pereira Moraes, resumiu a troca necessária para a participação no projeto lançado para lideranças e empresários da Cidade das Avenidas na noite desta terça-feira (10/3). O Plano de 60 Dias está com inscrições abertas para empresários que já tem seu negócio e querem aperfeiçoar o trabalho. “Podem se inscrever desde pequenas e médias empresas até um microempreendedor individual, um vendedor de pipoca ou picolé que queira aprender e apostar na sua ideia. Estaremos aqui de portas abertas para pensarmos juntos nesse negócio”, explicou Diogo.

A palavra que define o objetivo desse e dos outros projetos que fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, conforme o coordenador, é transformação, pois esse é o objetivo geral de todo o trabalho em torno de cada um dos projetos. “Queremos promover a transformação nos negócios e com isso promover o desenvolvimento de cada um de vocês e da região. Estaremos preparados para, em parceria com os empreendedores e ouvindo suas demandas, ajudá-los a lapidar e alavancar seus negócios”, destacou.

O projeto realizado em encontros promovidos durante o período de 60 dias é desenvolvido por meio da colaboração de professores, acadêmicos e voluntários, sendo uma ação aberta à comunidade de forma gratuita.

O convite, de acordo com a diretora da Unidade Araranguá, Isabel Regina de Souza, se estende a todos a comunidade do Vale. “A Unesc chegou aqui para realmente contribuir com o desenvolvimento da região. Queremos muito ser esse vetor de desenvolvimento que a cidade merece”, destacou.

Para a empresária e diretora da CDL Araranguá, Dalva Maria Machado Leme, a chegada da Unesc tem sido de grande valia para a cidade, que precisa conhecer melhor e valorizar as oportunidades que chegam com a Instituição. “Araranguá vai crescer muito a partir desses projetos trazidos pela Universidade. Nós precisamos contribuir e ajudar apresentando e compartilhando essas informações tão valiosas como as que recebemos hoje”, comentou.

As inscrições para participação no projeto Plano de 60 Dias em Araranguá seguem até o dia 31 de março. Elas podem ser feitas no site do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:06
Compartilhar Comente

Unesc oferece cursos de idiomas com a excelência de uma grande Universidade

Unesc oferece cursos de idiomas com a excelência de uma grande Universidade
Entre os diferenciais do serviço ofertado está a aplicação da avaliação Toefl (Foto: Divulgação) Mais imagens

Referência em tudo o que diz respeito à educação, à pesquisa e à extensão, a Unesc conta em sua gama de serviços com um Instituto de Idiomas. Pensado como forma de levar ainda mais conhecimento para as comunidades acadêmica e externa, o Instituto conta com uma série de serviços que levam o selo de qualidade de uma grande Universidade comunitária, entre eles cursos de idiomas nas categorias Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano e Português para Estrangeiros. As turmas para o ano letivo de 2020 já estão com matrículas abertas para níveis que vão do iniciante ao avançado para alunos de diferentes idades que queiram iniciar ou concluir o aprendizado de outro idioma.

Se a estrutura do campus e a qualidade dos professores da Universidade são reconhecidas em premiações e avaliações a nível nacional, no que diz respeito ao Instituto de Idiomas Unesc não é diferente. Conforme o professor Richarles Souza de Carvalho, a expertise da Instituição é diretamente ligada também ao trabalho nos cursos de idiomas, que levam o mesmo sistema rigoroso de escolha dos melhores professores e métodos de ensino. “Isso se comprova com a participação direta da graduação em Letras dentro dos cursos de idiomas, sendo a maioria dos professores do Instituto também graduados no curso”, explica.

As turmas de cada um dos cursos são distribuídas em diferentes horários e acolhem adolescentes, jovens e adultos com diferentes focos. “É claro que a principal demanda é para o curso de Inglês, no entanto temos o Italiano como segundo mais procurado e os demais idiomas também de interesse da comunidade seja por conta dos estudos, de necessidade de empresas, de uma viagem ou pelo entendimento da necessidade do aprendizado de outros idiomas”, completa.

Demais serviços oferecidos

Além dos cursos de alto nível e preço acessível, o Instituto de Idiomas Unesc conta ainda com outros serviços importantes à comunidade. Entre os principais está a certificação da Universidade como Centro Aplicador do TOEFL (Test of English as a Foreign Language), avaliação administrada pela ETS (Educational Testing Service) para medir a habilidade dos estrangeiros na língua inglesa em nível acadêmico. “Entre Florianópolis e Porto Alegre somos a única instituição autorizada para aplicação desta importante prova que qualifica o aluno para ingresso em vagas de emprego e estudo”, acrescenta Richarles.

Ainda entre as possibilidades do Instituto está o serviço de tradução e revisão de textos em diferentes idiomas e a aplicação de testes de proficiência de leitura em Língua Inglesa e Espanhola para ingresso em cursos de mestrado e doutorado. “Estes também são serviços que contam com a excelência que uma Universidade como a nossa oferece e que, por muitas vezes, as pessoas não têm o conhecimento de que podem encontrar tais soluções aqui mesmo”, pontua.

Os interessados em conhecer de forma mais detalhadas as metodologias utilizadas nos cursos de idiomas, assim como os valores de investimento para um dos serviços oferecidos, podem entrar em contato com o setor por meio do telefone (48) 3431.2663.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de fevereiro de 2020 às 14:39
Compartilhar Comente

Inscrições para o Programa Mentoring da Unesc se encerram nesta sexta-feira

Inscrições para o Programa Mentoring da Unesc se encerram nesta sexta-feira
Ação acolherá empreendedores interessados em tirar ideias do papel e colocá-las em prática sob acompanhamento de especialistas (Foto: Arquivo Aicom) Mais imagens

O Núcleo de Empreendedorismo da Unesc está com inscrições abertas até sexta-feira (7/2) para o Programa Mentoring em Araranguá. A ação, já tradicional em Criciúma, chega ao Vale com o propósito de qualificar ideias e colocá-las em prática em prol do desenvolvimento socioeconômico de toda a região. O Programa oportuniza ao público interno e externo da Unesc o acesso a mentoria para o apoio técnico no planejamento e desenvolvimento de novos negócios, desde a sua concepção da ideia até a pré-incubação.

O prazo para inscrição de ideias e projetos se encerra nesta sexta-feira, quando será iniciada a avaliação e o processo seletivo dos participantes. Já na próxima quinta-feira (13/2), conforme o coordenador da iniciativa no município, Diogo Morais, serão divulgados os selecionados. “Estes empreendedores serão entrevistados pela nossa equipe do Mentoring para conhecermos melhor essa ideia. Iremos receber projetos ainda em fase inicial de planejamento e outros já mais concretos, mas o principal é perceber o desejo de aprender e o espírito empreendedor nos participantes”, destaca.

As atividades, de acordo com Diogo, serão iniciadas no mês de março e reunirão aproximadamente 15 projetos. Para participar, o interessado pode acessar a página do Núcleo de Empreendedorismo, na aba “Inscrição-mentorados”, e inscrever sua proposta. A ação terá duração de nove meses com encontros presenciais semanais na Unidade Araranguá.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Unidade Ararangua: (48) 3444 3900.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de fevereiro de 2020 às 16:13
Compartilhar Comente