AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Gincana marca encerramento da 26ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis

Gincana marca encerramento da 26ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis
Equipe Verde foi a grande vencedora da competição (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A 26ª Semana Acadêmica de Ciências Contábeis da Unesc foi encerrada em grande estilo na última sexta-feira (20/9) com a quinta Gincana Recreativa e Cultural do curso. A atividade foi realizada no Centro Multiuso Ângela Edla Vendite, no Bairro da Juventude, e reuniu acadêmicos de todas as fases para uma disputa saudável. Ao final da competição a equipe vencedora foi a Verde, grupo que ganhou uma festa completa na sede da AM Formaturas.

A Semana Acadêmica de 2019 contou com extensa programação baseada na temática “Contabilidade e avanços tecnológicos: conectando pessoas e organizações”. O cronograma de atividades contou ainda com palestras e minicursos voltados aos alunos e à comunidade externa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de setembro de 2019 às 17:12
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas debate temáticas ambientais

Semana Acadêmica de Ciências Biológicas debate temáticas ambientais
Monitoramento das mudanças dos ecossistemas tropicais será um dos temas abordados (Foto: Adam Ronan/Divulgação) Mais imagens

Os debates sobre meio ambiente, mudanças climáticas e a ação do homem sobre a natureza marcarão a próxima semana na Unesc. De 2 a 6 de setembro, a Instituição recebe egressos da Universidade, professores, estudantes, profissionais e pesquisadores para a Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas) 2019. No período, os participantes irão discutir, refletir e trocar experiências sobre ensino, pesquisa e extensão em palestras e minicursos.

A primeira atividade da Sacib ocorrerá no dia 2, às 13h30, com a palestra “Metodologias Ativas no Ensino de Ciências”, com a professora da rede pública e particular de ensino e fundadora Espaço Cientíze, Aline Coêlho dos Santos.

No mesmo dia ocorrerá a abertura do evento, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “Fenologia Foliar e o Uso de Imagens para o Monitoramento de Mudanças em Ecossistemas Tropicais”, com a professora doutora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Bruna de Costa Alberton. Bruna é graduada em Ciências Biológicas e possui mestrado em Biologia Vegetal e doutorado em Ecologia e Biodiversidade pela Unesp. É pesquisadora nas áreas de Ecologia Vegetal e Ecologia de Ecossistemas, com ênfase em Fenalogia.

Nos demais dias do evento, a Semana Acadêmica trará minicursos e palestras com temas como “Pesca, recursos pesqueiros e mudanças ambientais”; “Mamíferos marinhos e as continuas mudanças ambientais: quais são as estratégias para a conservação?”; “Mudanças Ambientais Globais e os Recursos Hídricos” e “O que você deve saber sobre o clima e a distribuição de espécies vegetais em Santa Catarina”.

Programação completa

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de agosto de 2019 às 11:52
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica aborda os novos rumos do Direito

Semana Acadêmica aborda os novos rumos do Direito
Abertura contou com palestra do mestre em Direito das Relações Sociais, Alexandre Triches (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 24ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Unesc reúne, até esta sexta-feira (9/8), profissionais e estudantes da área em palestras, minicursos e lançamento de livros que debatem assuntos atuais dentro do tema “Os Novos Rumos do Direito”. A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (5/8), com a palestra “A importância do Direito Previdenciário na formação do acadêmico em Direito”, do advogado, professor e mestre em Direito das Relações Sociais – subárea Direito Previdenciário, Alexandre Schumacher Triches, do Porto Alegre. Durante o encontro, ele falou sobre o início de sua carreira, dos desafios de um profissional e da área do Direito Previdenciário e suas peculiaridades.

Ao longo da Semana, temas da atualidade serão abordados em palestras com profissionais renomados e minicursos com professores, acadêmicos e egressos do curso de Direito e do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito). Assuntos como “Aspectos Atuais da Lei Maria da Penha”; “O Estado e o Direito Frente ao Neoliberalismo”; “As novas relações permeadas pela tecnologia”; “Desencarceramento e Abolicionismo a partir dos Massacres Prisionais”; “Perspectiva da advocacia diante das reformas previdenciárias”; “Direitos e cidadania LGBTQI+ e a discriminação da mulher transexual no mercado de trabalho”; “Pacote Anticrime”; “Mulheres em contextos prisionais” e “Direitos dos Animais” serão abordados em palestras e minicursos.

Segundo Triches, mesmo com todas as mudanças dos últimos anos, o Direito Previdenciário continua uma área interessante para a atuação profissional. “Nela gente consegue desaguar alguns anseios muito fortes que temos de justiça e mesmo com todas as crises que passamos hoje, principalmente a fiscal que atinge diretamente o Direito Previdenciário, ele ainda é uma área que tem um trâmite diferenciado”, comenta.

O palestrante ainda lembrou que o Direito Previdenciário exige por parte do profissional uma sensibilidade social diferenciada. “Lidamos com pessoas que muitas vezes estão abaixo da linha da pobreza, que dependem de benefícios assistenciais, pessoas com doenças crônicas, com dificuldades e outras que não têm ninguém por elas. Elas rezam pela gente, levam presentes e quando ganham a causa, têm muita gratidão. Para o profissional, é ótimo poder ajudar e a troca com os clientes é sempre muito boa”.

A abertura do evento contou com a participação da coordenadora adjunta, Márcia Piazza, do presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Criciúma, Rafael Búrigo Serafim, do presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot e da presidente do CA (Centro Acadêmico) de Direito, Amanda Costamilan.

O coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, o professor do PPGD, Gustavo Borges e o professor do curso, Marcírio Bittencourt, participaram como mediadores da palestra de Triches. Ao fim das falas, os participantes puderam fazer perguntas sobre o tema e tirar dúvidas.

Confira a programação

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 05 de agosto de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade
Evento ocorre até esta quarta-feira na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Geografia da Unesc estarão reunidos, até esta quarta-feira (29/5), para a 8ª Semana Acadêmica. Neste ano, o evento debate, por meio de palestras e concurso fotográfico, o tema “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”. O evento comemora ainda o Dia do Geógrafo (29/5).

A Semageo (Semana Acadêmica de Geografia) foi planejada e organizada pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico Rosa dos Ventos e iniciou nesta segunda-feira (27/5) com a palestra sobre “Indentidade Indígena e Afro-Brasileira”. Nela, os professores João Alberto Batanolli e Alex Sandro da Silva, da Unesc, dialogaram e refletiram com o público sobre o tema de grande importância para a sociedade contemporânea.

Já nesta terça-feira (28/5), os debates giraram em torno do assunto “Formação do Espaço Urbano e suas Memórias”, com palestra ministrada pelos professores Maurício Pamplona e Mário Ricardo Guadagnin, da Unesc, que trouxeram uma reflexão sobre como a sociedade se apropria do espaço geográfico e demarca seu território.

Pamplona, faz uma apresentação da evolução do desenvolvimento urbano de Criciúma ao longo dos anos, fazendo uso de mapas de imagens cartográficas para demonstrar as diferentes paisagens e as memórias culturais existentes no município. Já Guadagnin abriu a fala a partir da observação de lugar, apresentando as diferentes manifestações do espaço urbano como as pichações, os grafites, lambe-lambe, stencil e sticker.

O evento encerrá nesta quarta-feira com a roda de conversa “O Papel do Geógrafo na Pós- Modernidade”, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues. O momento terá a participação dos professores Adriano de Oliveira Dias e Andréa Rabelo Marcelino e dos egressos do curso de Geografia da Unesc, Paulo Selau, Silvia Campos, Simone da Silva Carvalho, Susane da Costa Wachinewsk e Morgana Lopes, relatando suas experiências profissionais.

Ainda no evento, haverá a entrega do 4º Prêmio Milton Santos para um professor do curso e do concurso fotográfico “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”, que teve a participação de acadêmicos e egressos do curso de Geografia da Unesc.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2019 às 10:41
Compartilhar Comente

Oficinas estimulam acadêmicos de Artes Visuais e Teatro

Oficinas estimulam acadêmicos de Artes Visuais e Teatro
Com temas variados, atividades fizeram com que os estudantes pudessem praticar experiências diferenciadas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

As noites de quarta e quinta-feira (22 e 23/5) foram de muito aprendizado especialmente para acadêmicos dos cursos de Artes Visuais Bacharelado e Bacharelado em Teatro da Unesc. Eles puderam participar de diversas oficinas na  2ª Semana Acadêmica Integrada dos cursos. Entre as atividades, os participantes puderam escolher entre a Oficina de Cinema: direção de fotografia e narrativa de câmera, com o ministrante Josué Genuíno; a Oficina de Lambe-lambe, com a ministrante Iolanda Peres; a Oficina de Tatuagem, com o ministrante Lip Wadocha e a Oficina O palhaço pessoal, com o ministrante Fabiano Peruchi.

Abertas também ao público em geral, as atividades contaram ainda com a participação de graduandos de outros cursos e de estudantes que ainda cursam o Ensino Médio. Na oficina de tatuagem, por exemplo, o interesse foi despertado também em quatro adolescentes e de um egresso do curso de Ciência Biológicas. Conforme o ministrante Lip Wadocha, que também é acadêmico da 7ª fase do curso e atua há 19 anos no ramo, seu objetivo foi trazer informações importantes tanto para aqueles que querem seguir na carreira quanto para os que preferem continuar participando como clientes dos estúdios. “Aqueles que querem ser tatuadores já possuem algum conhecimento como pontapé inicial das questões de responsabilidade, cuidados com cumprimento de legislação, questões sanitárias, biossegurança e a questão artística, por exemplo. Já quem vai continuar apenas do outro lado, sendo tatuado, também já sabe desses quesitos e vai conseguir escolher da melhor forma seu tatuador”, destacou.

Para o profissional, estar na Universidade podendo dividir sua experiência e falar sobre tatuagem em forma de arte é um grande orgulho. “Para mim é uma grande emoção, pois vejo a tatuagem como algo muito além da estética. Estando dentro da Universidade, estudando e pesquisando sobre esse assunto, tenho uma visão ampliada e enxergo conceitos, histórias em todo esse trabalho. Quero poder transmitir também esses conhecimentos para que outras pessoas tenham também esse olhar mais apurado sobre o assunto”, completou.

Na oficina de Lambe-lambe quem comandou as atividades também foi uma acadêmica. Cursando atualmente a oitava fase do curso de Artes Visuais, prestes a concluir a graduação, Iolanda Peres compartilhou com uma turma de aproximadamente 13 participantes as lições sobre o tipo de arte. “Passamos para eles a possibilidade de se expressarem por meio dos cartazes montados e que pudessem expor isso para fora da sala”, salientou. Nos dois dias de ação foram criados aproximadamente 20 cartazes, que ao final da aula foram colados em paredes no Bloco Z da Universidade, espaço que abraça os cursos.

A 2ª Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Artes Visuais Bacharelado e Teatro Bacharelado será encerrada nesta sexta-feira (24/5) com a atividade “Dia de Folga / Dia de Praia” das 19h às 22h na Praça do Estudante.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de maio de 2019 às 21:54
Compartilhar Comente