AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe lideranças regionais na unidade Araranguá

Unesc recebe lideranças regionais na unidade Araranguá
Encontrou foi realizado para apresentação do espaço que a Universidade disponibiliza na cidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A nova unidade da Unesc em Araranguá recebeu visitantes na tarde desta segunda-feira (30/9). Lideranças da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) estiveram na ampla estrutura da Universidade para conhecer as novas instalações da Instituição e acompanhar de perto os detalhes do projeto que chega com força total na região. Além de autoridades locais e representantes de lideranças, a tarde também contou com a presença de coordenadores de curso e professores da Universidade, prestigiando o encontro.

Ao dar as boas-vindas às lideranças, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu o empenho de cada um dos envolvidos para que o projeto da Universidade tenha se concretizado e tomado proporções maiores em um curto período de tempo. O motivo da expansão da presença da Unesc na Amesc, conforme a reitora, foi o sentimento de necessidade de uma presença ainda mais forte na região, a calorosa recepção já recebida e a parceria de sucesso com a Weber Empreendimentos. “Estamos dispostos, engajados, motivados e cheios de expectativas para esse momento. Sentimos que esse é o tempo de vir para cá, nos aproximar desses 15 municípios, e fazer desse território um grande diferencial. A Universidade tem o poder de transformar o conhecimento em inovação e é para isso que estamos aqui. Não chegamos para ser só mais um. Com a nossa prática colaborativa, com parcerias, queremos fazer a diferença”, pontuou Luciane.

Responsável por apresentar as possibilidades oferecidas pela Unesc em Araranguá, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, destacou os cursos que já estão com matrículas abertas, sendo nas modalidades presencial, a distância e híbrida. “Chegamos já com uma proposta diferenciada, com foco nas experiências vividas pelos acadêmicos. Nos cursos a distância e híbridos também incluímos encontros presenciais que trabalham com questões regionais e com problemas locais. Um exemplo das novidades propostas é a própria estrutura, que já se mostra diferente do tradicional. Essa unidade vai prototipar abordagens diferentes, trazendo cursos com experiências inovadoras”, explicou.

A Unesc Araranguá já conta com a oferta de 38 cursos de graduação, sendo 28 na modalidade de Educação a distância, cinco híbridos (com aulas virtuais e na unidade) e cinco presenciais. Além destes, a Universidade oferece opções em pós-graduação, extensão e Escola de Idiomas. Projetos como a Casa da Cidadania, o Núcleo de Empreendedorismo e o Museu de Zoologia também são oferecidos na Unidade.

No encontro da tarde desta segunda-feira as lideranças presentes puderam ainda conhecer e ouvir as palavras de acolhida do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, e o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, dupla que fará a gestão da unidade Araranguá.

Autoridades engajadas

Entre as lideranças presentes no evento estiveram o deputado estadual José Milton Scheffer, o prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin e o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco.

Para Cadorin, o posicionamento da reitoria da Unesc foi assertivo no que diz respeito ao momento ideal para a aproximação da Universidade com a região. “Esse é o momento certo para essa vinda. Vai preencher uma lacuna com uma entidade realmente responsável e preocupada com as causas da região. Uma Instituição competente, que acompanhamos e apostamos”, salientou.

Conforme Mariano Mazzuco, o encontro foi mais uma oportunidade de celebrar a ampliação do projeto da Unesc. “Temos muito a agradecer. Esse projeto vai criar oportunidade aos nossos jovens e ainda a possibilidade de fazermos a região ainda mais qualificada, atenta para o empreendedorismo. Se estamos juntos nessa ideia é porque a Universidade merece muito o nosso apoio”, pontuou o prefeito.

A chegada da Unesc com ainda mais força em Araranguá, conforme José Milton, já foi comemorada logo nas primeiras informações sobre o assunto. “Quando veio a notícia da chegada da Unesc aqui nós sentimos a realização daquilo que nós sonhamos para Araranguá em termos de desenvolvimento, que fosse uma cidade universitária. Essa é uma excelente novidade, nós precisamos disso. Chegou a hora”, completou o deputado.

Mais informações sobre as possibilidades oferecidas pela Unesc em Araranguá podem ser obtidas diretamente na sede na cidade, no telefone (48) 3527-0130 ou no www.unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de setembro de 2019 às 20:00
Compartilhar Comente

Curso de Direito da Unesc promove aulas preparatórias para exame da OAB

Curso de Direito da Unesc promove aulas preparatórias para exame da OAB
Encontros são gratuitos e oferecidos para acadêmicos e egressos de Direito da Universidade (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Desde o início do segundo semestre de 2019, o curso de Direito da Unesc vem oferecendo aos seus acadêmicos e egressos um projeto com aulas preparatórias para o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os encontros ocorrem aos sábados e são gratuitos, compreendendo a todas as áreas de atuação do exame. Além das aulas, os participantes realizarão simulados para as duas fases da prova.

Ao todo são 14 aulas preparatórias mais os simulados, que são realizados por meio de um convênio com o Damásio Educacional. Além disso, nos dias dos exames os professores da Unesc acompanham os acadêmicos, prestando o apoio no momento que antecede a prova.

Conforme o coordenador do curso de Direito, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, a procura pelo programa tem aumentado, principalmente após o curso receber Selo OAB Recomenda. “O curso promove diversos espaços de atuação após a formação do acadêmico e a advocacia é uma delas. A realização do programa estimula os estudantes a fazer o exame e isto torna esta área uma oportunidade de atuação para o acadêmico”, comenta.

As inscrições para participar das aulas devem ser realizadas na secretaria do curso. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (48) 3431-2647.

Veja o cronograma do projeto

5/10 – Aula de Direito Constitucional (período Matutino)

5/10 – Simulado da 1ª fase (Vespertino)

16/10 – Dominando a Ética (Matutino e Vespertino)

17/10 – Gabaritando 30 (Matutino e Vespertino)

19/10 – Dia Damásio

20/10 – 1ª Fase do Exame – prova objetiva

01/12 – 2ª Fase do Exame -  prova prático-profissional

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 30 de setembro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Unesc recebe Seminário 1000 Dias, com lideranças da Amrec e Amesc

Unesc recebe Seminário 1000 Dias, com lideranças da Amrec e Amesc
Evento é uma parceria entre a Universidade e a Rádio Eldorado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (30/9), o primeiro encontro do Seminário 1000 Dias. A parceria entre a Universidade e a Rádio Eldorado tem o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas pelos governos municipais da Amrec e Amesc durante os 1000 de gestão, completados em 28 de setembro. As atividades do Seminário seguem até esta quarta-feira (2/10), entre 8 e 10 horas, durante o Programa João Paulo Messer, da Eldorado, e serão transmitidas pelo site.

Clique aqui para assistir ao primeiro dia do Seminário

O primeiro encontro teve a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, da coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, do prefeito de Tubarão e presidente da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), Joares Ponticelli, do presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do presidente da Amesc e prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, do prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, do vereador de Criciúma, Aldinei Potelecki, do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostim, do presidente do Observatório Social, Sinésio Volpato e do vice-presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Durante os diálogos, o tema Educação também entrou em pauta e os participantes frisaram a importância da participação da Universidade no desenvolvimento regional, tanto na formação de novos profissionais quanto na capacitação dos já formados e dos gestores e lideranças, além dos projetos que utilizam a expertise da Instituição.

Durante o Seminário, a coordenadora da Sala dos Municípios falou sobre o projeto da Unesc que busca desenvolver as potencialidades da região. “Entendemos que o desenvolvimento dos municípios passa por conhecimento e a Universidade está aberta para parceiras para capacitação e formação, além de consultorias. O projeto Sala dos Municípios tem o objetivo de levar todo o cabedal de conhecimento e possibilidades da Unesc”.

A reitora da Unesc afirmou que é uma honra para a Instituição fazer parte do Seminário e debater temas relevantes aos municípios. Luciane falou também da chegada da Unesc em Araranguá, com cursos de graduação presenciais e a distância, pós-graduação, cursos de extensão e de idiomas e do estreitamento de laços entre a Universidade e os municípios do Extremo Sul catarinense.

Segundo ela, a Universidade precisa dialogar com a região e não pode apenas produzir conhecimento para ficar dentro de seus muros. “A Unesc tem um papel muito importante na nossa região. Ela nasceu por um desejo da comunidade e é de cada um. Não forma somente profissionais que irão receber um diploma profissional, mas oferta mais para a população. Reinveste os recursos em projetos que beneficiam os municípios. Hoje temos o maior Parque Científico e Tecnológico vinculado a uma Universidade em Santa Catarina, mais de 200 projetos de intervenção comunitária e mais de 370 projetos de pesquisa”, enumera.

Luciane ponderou ainda que as universidades são fomentadoras importantes do conhecimento e que não há potencializador de negócios já existentes e nem atração de novos investimentos se não houver um sistema educacional com uma Educação Básica e superior de qualidade.

O Seminário 1000 Dias continua na manhã desta terça-feira (1º/10), quando serão entrevistados prefeitos dos municípios da região Carbonífera e profissionais da Unesc. Na quarta-feira, além dos prefeitos da região do Extremo Sul, participam ainda secretários municipais de quatro áreas: Educação, Saúde, Planejamento e Turismo.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2019 às 14:38
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc participam de Simpósio Zebrafish como Modelo Animal para Pesquisa

Professores e alunos da Unesc participam de Simpósio Zebrafish como Modelo Animal para Pesquisa
Na Universidade, modelo animal é utilizado para estudos sobre alcoolismo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve presente no 6º Simpósio Zebrafish como Modelo Animal para Pesquisa, realizado na última semana na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. O evento, voltado para profissionais e estudantes de pós-graduação envolvidos em pesquisa com o zebrafish, tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre pesquisadores. A programação contou com palestrantes dos Estados Unidos e de países da Europa e da América Latina. 

Na Universidade, o zebrafish é utilizado como modelo animal para estudos em áreas como alcoolismo. No evento, a Unesc foi representada pelo professor do Laboratório de Neurologia Experimental do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde), Eduardo Pacheco Rico e 10 pesquisadores – entre alunos de graduação que atuam com iniciação científica e mestrandos e doutorando do PPGCS. O grupo divulgou as pesquisas realizadas nas áreas de alcoolismo, por Rico e da doença da urina do xarope de bordo, realizada pelo professor do PPGCS, Emilio Luiz Streck.

Segundo o pesquisador da Unesc a participação no Simpósio rendeu bons frutos: a estudante do curso de Biomedicina da Unesc e aluna de iniciação científica do Laboratório Neurologia Experimental da Unesc, Karolyne De Pieri Pickler, foi premiada com Menção de Honra ao Mérito com a apresentação do trabalho intitulado "Weekly ethanol exposure alters dopaminergic parameters in zebrafish brain".

“Além de realizarmos novas parcerias com docentes de outras instituições, como a professora da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Ana Carolina Luchiari, o evento trata-se de uma excelente oportunidade para o crescimento acadêmico dos nossos estudantes”, comenta Eduardo. 

Milena Nandi – Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2019 às 17:26
Compartilhar Comente

Universidade e Escola do Legislativo alinham parceria

Universidade e Escola do Legislativo alinham parceria
Sala dos Municípios recebeu representante da Alesc nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade, por meio da Sala dos Municípios, está alinhando uma parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), para a realização de eventos e ações com o objetivo de capacitar lideranças e gestores públicos da região, além da comunidade.

Na manhã desta segunda-feira (30/9), a coordenadora da Sala dos Municípios da Unesc, Izabel de Souza, recebeu o representante da Escola do Legislativo, Paulo Cesar Wilbert, o assessor parlamentar do deputado federal deputado Ricardo Guidi e a assessora do deputado estadual Júlio Garcia, Franciela Lima, para dialogar sobre os cursos ofertados gratuitamente pela Escola do Legislativo em áreas de gestão pública e administração, e a possibilidade de realizá-los na Unesc.

Uma das possibilidades de parceria, segundo Wilbert, é com o Programa Qualifica, que tem entre seus objetivos, identificar e disseminar boas práticas na gestão pública municipal e na atividade legislativa. O programa busca promover a qualificação dos agentes políticos municipais, visando aprimorar a gestão pública, prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração.

Segundo a coordenadora da Sala dos Municípios, o objetivo da Universidade é colaborar com o desenvolvimento de toda a região por meio da expertise no ensino, pesquisa e extensão da Unesc. Nesse sentindo, a parceria com a Escola do Legislativo seria uma ação de peso para a capacitação dos agentes públicos.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2019 às 16:49
Compartilhar Comente