AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Museu de Zoologia participa de resgate de tartaruga marinha em Criciúma

Museu de Zoologia participa de resgate de tartaruga marinha em Criciúma
Biólogo da Unesc ajudou nos trabalhos (Foto: Janine Limas) Mais imagens

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki esteve presente em mais uma atividade em prol do meio ambiente. Nesta quinta-feira (28/9), o biólogo Rodrigo Ribeiro de Freitas e o estagiário Murilo Dal-Toé ajudaram no resgate de uma tartaruga marinha que estava no lago da Praça do Congresso. O trabalho teve a participação do Museu de Zoologia da Universidade, da Famcri (Fundação de Meio Ambiente de Criciúma), da Polícia Ambiental e Projeto Tamar.

O animal resgatado está em extinção e é jovem, com cerca de 30 centímetros. É uma tartaruga verde, que vive em ambientes marítimos e se alimenta de algas. A hipótese é ela que tenha sido colocada no lago por algum humano. A tartaruga estava saudável e foi encaminhada para o centro de recuperação do Projeto Tamar, em Florianópolis. Após um período de acompanhamento no local, a tartaruga voltará para o mar.

O Projeto Tamar recebeu a denúncia da presença do animal no lago, nesta terça-feira (26/9).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de setembro de 2017 às 18:41
Compartilhar Comente

Secretárias e secretários recebem carinho especial da reitoria

Secretárias e secretários recebem carinho especial da reitoria
Comemoração ocorreu pelo Dia da Secretária (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Cuidam do setor, organizam e estão sempre com disposição para ajudar. São as secretárias e secretários da Unesc, que receberam um carinho da Reitoria na tarde desta sexta-feira (29/9) por conta do Dia da Secretária (o). O encontro contou com um delicioso café e lembrancinhas que foram entregues aos colaboradores.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, agradeceu a dedicação. “É uma grande honra poder contar com cada um de vocês que cuidam de nós e dos seus setores todos os dias. Esta é uma singela homenagem a vocês, que contribuem todos os dias para o crescimento de nossa Universidade”, ressaltou.

O vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, e o gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti, também parabenizaram o grupo pelo trabalho feito com carinho. “Vocês são extremamente importantes para a estrutura da Unesc, estando a frente dos setores e fazendo o dia a dia acontecer. Somos extremamente gratos”, comentou Preve.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de setembro de 2017 às 18:29
Compartilhar Comente

Fórum Regional de Economia Solidária realiza encontro segunda-feira na Unesc

Fórum Regional de Economia Solidária realiza encontro segunda-feira na Unesc
Evento vai debater a criação de políticas públicas para esse modelo de produção (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Economia Solidária é uma forma alternativa de produção que tem como objetivo incluir os menos favorecidos ao sistema produtivo, oportunizando a geração de trabalho e renda. Na segunda-feira (2/10), às 9 horas, a Unesc vai receber o Encontro Regional Preparatório para a Audiência Pública Estadual “Construindo a Política Pública da Economia Solidária em Santa Catarina”. O evento é organizado pelo Fórum Regional de Economia Solidária da Amrec com o apoio da Universidade, e pretende debater este modelo e discutir o Projeto de Lei Estadual de Economia Solidária.

Segundo o coordenador do Fórum Regional de Economia Solidária da Amrec, o professor da Unesc Joelcy Lanzarini, o Projeto de Lei está sendo discutido na Assembleia Legislativa e tem como objetivo consolidar e fortalecer a atividade em Santa Catarina e as audiências públicas regionais compõem o rol dos quesitos necessários para a sua aprovação.

“A pauta da audiência prevê o debate sobre a situação da Economia Solidária em nível nacional e estadual, o Plano Estadual de Economia Solidária, o Projeto de Lei Estadual e os encaminhamentos regionais e estadual”, explica Lanzarini. De acordo com o coordenador do Fórum da Amrec, o reconhecimento da Economia Solidária como atividade econômica no Brasil ocorreu em 2003, com a criação da Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária) e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de setembro de 2017 às 17:41
Compartilhar Comente

Unesc recebe evento estadual sobre estomia da Sobest

Unesc recebe evento estadual sobre estomia da Sobest
Encontro ocorreu nesta quarta-feira na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de desenvolver proposições para a atenção à pessoa com estomia, a Unesc recebeu o Fórum Estadual de Soluções. O encontro, promovido pela Sobest (Associação Brasileira de Estomaterapia) nacional ocorreu na última quarta-feira (27/9) e teve apoio da Universidade, do Coren (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina) e da Sobest de Santa Catarina.

Durante o evento foram ouvidas pessoas com estomias, familiares e profissionais da área da Saúde, representantes de produtos,  bem como estudantes e comunidades em geral. As atividades contaram com a participação de profissionais da Secretaria Estadual da Saúde, que contribuiu na discussão sobre equipamentos ofertados as pessoas com estomia em nosso estado.

Ao final foram elencadas propostas de replanejamento da Atenção em nível Nacional.

Saiba mais


A Sobest de Santa Catarina é constituída pela professora da Unesc e enfermeira estomaterapeuta Karina Cardoso Gulbis Zimmermann, pelo enfermeiro e estomaterapeuta da Unesc Ronaldo Perfoll, pela enfermeira estomaterapeuta Maristela Linhares, de Florianópolis, e pela enfermeira estomaterapeuta Helena, de Itajaí.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de setembro de 2017 às 16:01
Compartilhar Comente

Café com Ciência aborda a importância do exercício físico

Café com Ciência aborda a importância do exercício físico
Encontro ocorreu na sede da ACIC nesta quarta-feira (Fotos: Deize Felisberto) Mais imagens

A mudança nos hábitos de vida desde o período do Homo Sapiens é um dos fatores que contribuem com o excesso de peso. Conforme o especialista em Fisiologia do Exercício e mestre em Ciências da Saúde, João Annibal Queiroz, que ministrou a palestra do Café com Ciência, na noite desta quarta-feira (27/9), o corpo do ser humano não foi feito para ser obeso. “ Na era pré-histórica, os próprios hábitos de sobrevivência do homem exigiam um esforço muito grande, ao contrário das facilidades da vida moderna atual”, afirmou Queiroz, durante o evento na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

De acordo com dados apresentados pelo especialista, a falta de atividade física é o quarto na lista dos principais fatores de risco que contribuem para a mortalidade global, sendo responsável por 6% dos óbitos no mundo. No Brasil, 11 milhões de pessoas, com faixa etária acima de 15 anos são sedentárias.

Queiroz destacou ainda a importância de se distinguir atividade física e exercício físico. “Atividade física é tudo aquilo que fizemos no dia a dia que gaste mais energia que o repouso. Já o exercício físico é tudo que programamos para ser executado”, explica.

Outra informação importante destacada pelo profissional diz respeito às calorias. Os estudos mostram que não importa a quantidade de calorias que consumimos e sim o tipo de gordura que ingerimos. “A salada de frutas tem vários nutrientes que são essenciais para o nosso corpo. A gordura deste alimento é transformada em energia ao contrário, por exemplo, do pão e da cerveja, carboidratos simples, que ao serem ingeridos se transformam diretamente em gordura no corpo”, explicou.

A dica do especialista é realizar de 10 a 30 minutos de algum exercício físico diariamente para contribuir com a qualidade de vida e a prevenção de doenças.

Café com Ciência

O evento é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

*Com informações da assessora de imprensa da ACIC, Deize Felizberto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 29 de setembro de 2017 às 15:56
Compartilhar Comente