AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Novos cirurgiões dentistas formados pela Unesc recebem outorga do grau em cerimônia virtual

Novos cirurgiões dentistas formados pela Unesc recebem outorga do grau em cerimônia virtual
Universidade formou, nesta segunda-feira (31/8), 24 novos profissionais ao mercado em mais uma cerimônia de Colação de Grau Especial (Fotos: Leonardo Ferreira / Matheus Reis) Mais imagens

“Juro solenemente fazer dos pacientes a razão e a finalidade principal da minha vida profissional. Dar-lhes o melhor de mim mesmo, sem distinguir raça, sexo, ideologia, credo religioso, estado civil ou condição social”. Assim juraram, na noite desta segunda-feira (31/8), os 24 graduandos do curso de Odontologia da Unesc em cerimônia de Colação de Grau Especial realizada de forma virtual.

Com a presença de todos os formandos, da patronesse, da coordenação do curso e da reitoria da Universidade, como manda o figurino, os acadêmicos ingressantes em 2015 tornaram-se os mais novos cirurgiões dentistas do mercado.

O juramento, liderado pela formanda Ana Carolina Neckel, foi confirmado por cada um dos colegas, que tiveram o grau outorgado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. A partir da concessão do grau, a Unesc oficialmente entrega ao mercado de trabalho profissionais qualificados e prontos a darem seu melhor em prol da saúde.

Entre os novos cirurgiões dentistas que iniciam nova trajetória a partir desta segunda-feira está a jovem Vitória Gonçalves Ballei. Para ela, essa noite foi a de realização de um sonho que vem sendo regado diariamente há cinco anos. “Foram muitos altos e baixos. Momentos difíceis, desafiadores, de angústia, mas muitos também felizes. Hoje posso dizer que sou outra Vitória, muito mais madura e pronta para ser uma ótima profissional”, comentou.

Vitória, que foi a responsável por discursar em nome da turma, destacou a transformação de todo o grupo ao longo dos anos de formação acadêmica. “Somos pessoas completamente diferentes, mas ao mesmo tempo muito parecidas e que evoluíram muito com a maturidade e a vivência da Universidade. Sempre ouvimos que estávamos um em defesa do outro e essa característica realmente nos marcou. Não fomos uma turma muito comum e, sendo assim, também tivemos uma formatura bem fora do normal”, destacou.

Para ela, mesmo sendo completamente diferente do imaginado, sem os vestidos e trajes já sonhados e festas programadas, o dia é de muito orgulho e gratidão pela conquista e pelo novo desafio que irão encarar a partir de agora. “Honraremos com profissionalismo o que essa linda profissão tem como missão. Hoje nosso coração é inteiramente orgulho e felicidade”, completou.

Hora de alçar voo

Na celebração desta segunda-feira a reitora da Unesc fez questão de deixar sua mensagem aos novos profissionais. O momento, vivido de forma diferente, conforme Luciane, traz a mesma emoção e o mesmo significado por celebrar um rito de passagem, um momento de ruptura. “Essa noite marca o ‘antes’ e o ‘a partir de agora’ como profissionais. O antes é um tempo conhecido, que fica nas lembranças e boas memórias. Já o a partir de agora é um tempo desconhecido, o que se encontra no campo das inúmeras possibilidades para cada um, afinal o céu é o limite”, destacou Luciane.

Aos ex-alunos e, agora, colegas, a paraninfa da turma, professora Ana Cristina Pias, destacou sua alegria e orgulho ao tê-los agora como parceiros no trabalho em prol da saúde geral e bucal das pessoas e com foco na curva mais bonita do corpo humano, o sorriso. Ainda em sua fala, Ana Cristina fez questão de alertar a turma sobre a nova jornada que se inicia.

“É muito importante perceber que estamos concluindo e, concomitantemente, sempre começando nova etapa e que ela também vai nos exigir dedicação e estudo. A odontologia evoluiu muito nos últimos anos, tanto nos materiais como técnicas, estamos na era digital. No entanto, não esqueçam que somos profissionais da área da saúde, tratamos pessoas. Tenham ética, empatia, sejam humanos e humanizem seus atendimentos. Ouçam primeiro, antes de agir e não duvidem da sabedoria que já existe dentro de vocês”, destacou aos formandos.

A cerimônia completa transmitida ao vivo pela Unesc TV em seu canal no YouTube pode ser assistida aqui.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 21:30
Compartilhar Comente

Unesc forma novos nutricionistas e fisioterapeutas em cerimônia especial

Unesc forma novos nutricionistas e fisioterapeutas em cerimônia especial
Universidade formou 19 novos profissionais para a área da saúde (Fotos: Leonardo Ferreira/ Matheus Reis/ Mayara Cardoso) Mais imagens

A cerimônia de Colação de Grau marca o fim do ciclo acadêmico e o início da tão sonhada jornada profissional. O dia em que o acadêmico se torna bacharel ou licenciado na profissão escolhida representa a realização de sonhos que muitas vezes vêm de casa e do coração não só do formando, mas também de todos que o rodeiam. Esperado por anos, esse dia chegou nesta segunda-feira (31/8) para 19 formandos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição da Unesc.

Diferentemente do esperado, a turma não esteve reunida celebrando a conquista com abraços, porém, nenhuma limitação imposta pela pandemia de Covid-19 tira o brilho e a satisfação deste momento solene e inesquecível na vida de cada um. Para celebrar a altura, a Universidade realizou nesta tarde, por meio do canal da Unesc TV no YouTube, a transmissão ao vivo da cerimônia de Colação de Grau Especial.

Desde o Ensino Médio, quando participou de um trabalho sobre a área de atuação da Fisioterapia, Kálita Silveira Nunes, uma das mais novas graduadas da Unesc, teve certeza do que queria para a vida: ajudar pessoas por meio de seu trabalho como fisioterapeuta.

Nesta segunda-feira ela foi uma das graduadas que alcançou o objetivo de colar grau no curso que escolheu com tanto amor e na Universidade que a abraçou ao longo de toda a jornada. “Ao ingressar na Universidade pesquisei e encontrei na Unesc aquilo que eu queria para a instituição de ensino em que iria me graduar. Aqui, desde a segunda fase comecei a atuar como voluntária e a partir disso me envolvi cada vez mais com as atividades acadêmicas. Uni o gosto por ajudar e o desejo de aprender ajudando”, comenta.

Kálita participou, enquanto acadêmica, do Centro Especializado em Reabilitação (CER), como voluntária e posteriormente bolsista, além de ter se voluntariado em um projeto de cicatrização de feridas e ter presidido o Centro Acadêmico do Curso ao longo de três anos. Após tanta participação, tendo a Unesc em sua rotina de forma constante, nesta tarde a bacharel encerrou um ciclo, mas não sua trajetória de estudos.

Ela, que se diz uma eterna estudiosa, comemora a formatura já com os olhos voltados para o futuro que começa já. “Por mais que esse momento tenha sido diferente, sem aquela festa que esperávamos, ele traz um sentimento de alívio, de dever cumprido e de que uma fase se encerrada para que um novo e maior ciclo se inicie”, completa.

Orgulho e confiança

Ao entregar os 19 novos profissionais da área da saúde formados pela Unesc, a reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, compartilhou sua satisfação no evento virtual. O momento, embora mediado por tecnologia como imposto pelo cenário da pandemia, conforme Luciane, é sublime e muito especial para acadêmicos, seus familiares e para a Universidade.

Por meio da cerimônia de colação de grau especial, de acordo com a reitora, a Unesc mais uma vez cumpre seu papel perante a sociedade e entrega profissionais preparados para fazerem a diferença. “Entregamos, aliás, não só novos profissionais, mas, seguramente, melhores cidadãos. A partir de agora vocês se tornam profissionais da área da saúde e trabalharão muito pela preservação da vida, pela correta gestão dos serviços de saúde, pela pesquisa com ética e pela atuação na área clínica com sabedoria”, comentou.

Ao levar o nome da Unesc e a responsabilidade pela bagagem de conhecimento construída, de acordo com Luciane, os novos profissionais irão se destacar por algo que vai além do conteúdo aprendido. “O diferencial competitivo estará menos nas ferramentas da área e mais em vocês, pois vocês são únicos. Recomendo que trabalhem bem, com afinco e maestria, mas não esqueçam da satisfação interior, do crescimento pessoal, do convívio com a família e com os amigos. Ainda entre os meus desejos está que continuem a estudar pois serão eternos aprendizes e que sejam muito, muito felizes”, completou.

Nas palavras da paraninfa da turma, professora Flávia Karine Rigo, o grupo de estudantes também recebeu uma injeção de ânimos para o novo desafio que se inicia a partir da formatura. Conforme ela, os novos profissionais são, ainda mais, “instrumentos de transformação da realidade”.

“Promover ou recuperar a saúde não é uma tarefa simples, mas de extrema responsabilidade e de amor. Creio, sinceramente, que valores como a humildade, a empatia e altruísmo sejam indispensáveis para o exercício das nobres profissões que escolheram. Vocês adquirem hoje a árdua responsabilidade social. Mantenham-se pautados na ciência, na solidariedade, ne ética e na fé. Não esqueçam do vosso juramento em nenhum dia de vossas vidas”, acrescentou em suas palavras aos afilhados.

A cerimônia especial de colação de grau contou ainda com as falas emocionadas do coordenador-adjunto do curso de Fisioterapia, Eduardo Ghisi Vistor, e da coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira.

A transmissão realizada pela Unesc TV sob comando do professor Laênio Ghisi pode ser acessada a qualquer tempo na página do YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 18:37
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc protagonizam programa Amigo Cresce Junto em política de captação de alunos e permanência estudantil

Estudantes da Unesc protagonizam programa Amigo Cresce Junto em política de captação de alunos e permanência estudantil
Ação consiste na indicação de novos alunos, que garantirão descontos para veteranos (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

O diálogo aberto entre reitoria e a comunidade acadêmica é frequente na Unesc e, mais uma vez, o protagonismo estudantil falou mais alto. Representantes da reitoria se reuniram com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e lideranças acadêmicas para discutir políticas de permanência estudantil e atração de novos estudantes. O resultado é o programa Amigo Cresce Junto, uma nova política de captação de alunos.

Conforme o procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, que esteve presente nas discussões, o protagonismo estudantil é uma marca forte na nossa Unesc. “Nossos estudantes estão presentes nas tomadas de decisões mais importantes da instituição e neste momento de excepcionalidade em que estamos vivendo, o papel e a percepção dos acadêmicos é fundamental”, comenta Rodrigues.

De acordo com a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o programa Amigo Cresce Junto consiste na indicação de novos alunos por parte dos veteranos. Se o aluno indicado completar o primeiro semestre, o veterano recebe um desconto de R$300 dividido nas parcelas do semestre.

A ideia surgiu de uma ampla discussão dos acadêmicos. A convite da reitoria, os alunos foram convidados a montar uma comissão que desenhou possibilidades de política de permanência dos estudantes, além de atração de novos alunos para a universidade através de bolsas de estudo ou descontos. “Nos sentimos parte da instituição quando somos convidados a participar de importantes tomadas de decisão como esta. Nós estamos do lado das peças mais importantes neste cenário, que são os estudantes, e vamos pensar numa melhor maneira que possa ajudar a todos neste momento”, comenta o presidente do DCE, Kelvin Benedet.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 16:47
Compartilhar Comente

Unesc participa de pesquisa multicêntrica para avaliar sequelas da Covid-19 em pessoas que contraíram o vírus

Unesc participa de pesquisa multicêntrica para avaliar sequelas da Covid-19 em pessoas que contraíram o vírus
Professor doutor Felipe Dal Pizzol lidera pesquisa envolvendo instituições brasileiras (Foto: Arquivo) Mais imagens

O estudo multicêntrico liderado pela Unesc sobre os danos que o vírus Sars-CoV-2 (novo coronavírus) pode causar no organismo de pessoas que desenvolveram a doença já começou. Nesta etapa, a pesquisa já avalia 100 pacientes nos três centros ativos de recrutamento de pacientes em Santa Catarina: Criciúma, Joinville e Florianópolis. Os pesquisadores irão avaliar os pacientes com Covid-19 da internação até 1 ano após a alta hospitalar e verificar não apenas a taxa de mortalidade da doença, mas as possíveis sequelas no campo neurológico e como ela afetou a qualidade de vida dos pacientes. 

A pesquisa de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e suas consequências foi contemplada pelo edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Em Santa Catarina, a Unesc foi a única Universidade Comunitária com projetos de pesquisa aprovados.

O projeto “Estudo prospectivo e multicêntrico dos fatores preditivos de mortalidade hospitalar e carga de doença da Síndrome Respiratória Aguda Grave” é liderado pelo professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc (PPGCS), Felipe Dal Pizzol. O estudo terá a participação de pesquisadores e profissionais de diversas instituições: Hospital São José e da Unimed, de Criciúma; Hospital Nereu Ramos e Hospital Universitário (HU), de Florianópolis; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Hospital das Clínicas, de Porto Alegre; Universidade da Região de Joinville (Univille); Hospital Regional de Joiville e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Caçador.

Dal Pizzol explica que a o projeto quer monitorar um grupo de 300 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19 tanto durante a internação hospitalar até 1 ano após, para avaliar a mortalidade e as consequências da doença, como incapacidade pulmonar, neurocognitiva e conexões do sistema nervoso central. “Vamos analisar informações dos pacientes antes de passarem pela UTI durante o período de internação e fazer um sequenciamento completo do RNA de leucócitos, além de proteínas relacionadas com imunidade e coagulação”.

O professor da Unesc conta que os pesquisadores irão calcular também os dias de vida de cada paciente que foram perdidos por conta do vírus. “Além de levantar dados científicos para fins acadêmicos, o projeto irá desenvolver um aplicativo com as informações mais relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), colaborando assim com o trabalho dos profissionais da saúde pública no enfrentamento da doença”.

A pesquisa ainda irá fazer um comparativo entre pacientes com Sars-CoV-2 e com Síndrome Respiratória Aguda Grave, para verificar semelhanças e diferenças, como o grau de letalidade e sequelas.

Professor integrará grupo de nova pesquisa

O médico, professor doutor e pesquisador da Unesc, Felipe Dal Pizzol está envolvido diretamente no trabalho de análise e pesquisa para o enfrentamento da pandemia desde o seu início. Ele integrou a equipe que elaborou as “Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19”, publicada em abril pelo Ministério da Saúde. Engajado na pesquisa do grupo Coalizão Brasil Covid-19, participou do estudo sobre o uso da hidroxicloroquina x azitromicina x placebo no tratamento de casos graves de coronavírus. 

Dal Pizzol se prepara para iniciar uma nova investigação, dentro do grupo de pesquisa Coalizão Brasil Covid-19. Desta vez, novos medicamentos para o combate ao Sars-CoV-2 serão avaliados. Segundo ele, de 10 a 15 protocolos com drogas novas serão adotados nas próximas semanas. As substâncias virão do exterior e a pesquisa já foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Cenário da pandemia 

Segundo Dal Pizzol, ao analisarmos o cenário da pandemia no Brasil, é preciso levar em consideração as dimensões do país. “Do primeiro caso, na Itália, até chegar aos outros países da Europa, tivemos em torno de cinco meses. Analisando que o Brasil tem dimensões de um continente, estamos dentro da média dos demais países. Nas regiões mais ao norte tivemos os primeiros casos e lá já estamos vendo os casos diminuírem. Aqui no Sul, o ponto crítico da pandemia chegou depois e a julgar pelo comportamento das demais regiões, devemos estar chegando ao platô e começar a estabilizar em setembro, outubro”, comenta. 

Sobre a vacina, Dal Pizzol comenta que há cerca de 150 em teste e o Brasil tem parceria nas pesquisas envolvendo quatro delas. Segundo o professor, os estudos destas quatro vacinas já estão em fase adiantada e que existe a possibilidade de que ao menos duas sejam colocadas em produção. “Os mais otimistas afirmam que em outubro ou novembro já teremos vacina. Um grupo, do qual eu faço parte acredita que teremos isso para o ano que vem. É preciso levar em consideração que teremos 7 bilhões de pessoas para imunizar e toda a questão que envolve a produção, os grandes laboratórios e o estabelecimento de prioridades do recebimento das doses”, afirma.

Neste cenário, o pesquisador salienta a necessidade da população manter os cuidados. Segundo ele, apesar de um afrouxamento do isolamento social e o retorno de atividades, ainda teremos um período relativamente longo de necessidade de uso de máscara e cuidados reforçados de higiene e distanciamento. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 15:52
Compartilhar Comente

Acadêmica de Design de Moda representa o curso da Unesc/Senai em concurso de moda inclusiva

Acadêmica de Design de Moda representa o curso da Unesc/Senai em concurso de moda inclusiva
8º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva contará com looks desenvolvidos pela jovem Hemily Savi Caetano (Fotos: Hemily Savi Caetano) Mais imagens

Se tem uma característica que se destaca em qualquer área do mercado é a dedicação. No universo da moda, entre tantas outras atribuições importantes, essa faz toda a diferença. Para a jovem estudante do curso de Design de Moda Unesc/Senai, Hemily Savi Caetano, de 19 anos, esse já é um grande diferencial a seu favor. Isso porque a dedicada estudante está desbravando um cenário completamente novo, estando apenas na primeira fase da graduação, ao encarar o desafio de participar do 8º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva.

Hemily é a representante da Unesc/Senai na competição sul brasileira que irá escolher as melhores soluções e propostas voltadas ao vestuário para pessoas com deficiência física, intelectual, visual ou auditiva. O concurso, promovido pelo Instituto Social Nação Brasil, ainda está na segunda fase, mas o aprendizado que trouxe à acadêmica já faz toda a diferença para seu currículo e sua vida pessoal.

Há semanas Hemily vem se dedicando e, contando com o apoio de professores do curso, montando seu projeto. A ficha técnica dos produtos, o croqui, que é o desenho feito à mão, e a descrição do conceito criado pela estudante para a competição já foram enviados à organização e agora o foco se volta à expectativa para a seleção para a segunda fase do prêmio.

O interesse da jovem estudante é visto com orgulho e admiração pela coordenação do curso de Design de Moda Senai/Unesc. Conforme a coordenadora, Charlene Amâncio, Hemily já mostra sua empatia, seu interesse e suas aptidões ao se desafiar desta forma.

“Buscamos incentivar nossos alunos, desde o início do curso, a participarem de projetos que os possibilitem se desafiarem e terem experiência. Não é comum a participação em concursos como este, estando na 1ª fase. Ela está demonstrando um amor pela área de moda desde o primeiro dia de aula, seu interesse no projeto de moda inclusiva ratifica a vontade que tem em seguir sua carreira profissional e contribuir para a inclusão na moda”, salienta.

Interesse imediato pela bandeira da moda inclusiva

Logo que ficou sabendo da proposta levantada pelo concurso Hemily se interessou e se entregou por inteiro à ideia de desenvolver soluções úteis para quem já encara o desafio diário de lidar com uma deficiência. “Mesmo estando ainda no início do curso e não tendo todo o conhecimento técnico de costura, tecidos e tantas outras temáticas, decidi me inscrever por achar que posso estar fazendo a diferença para alguém. Acredito que com a minha pesquisa e minha dedicação posso ajudar nessa questão que precisa tanto de visibilidade”, comenta.

O apoio dos professores, conforme a acadêmica, foi o empurrão que faltava para iniciar uma intensa pesquisa e encarar o desafio de participar da seleção. “Recebi incentivo, orientação, livros emprestados e muito apoio de vários professores. Com a ajuda deles, consegui iniciar uma pesquisa e definir meu foco como a criação de looks para cadeirantes”, explica.

Inicialmente a preocupação dos estudos voltaram-se ao conceito ideal para esse tipo de público e, para isso, Hemily se dedicou a pesquisar não só em publicações, mas com conhecidos seus e até internautas sobre as necessidades e vontades de quem precisa da cadeira de rodas mas não gostaria de abrir mão do estilo ao se vestir.

Sua pequena coleção, composta por calça, camisa, macacão e vestido, não vai ser no caráter que chama de “calmo”. A escolha da estudante foi apostar na pegada “pop punk” e oferecer looks usuais, confortáveis, fáceis de vestir e cheios de estilo.

Bagagem já conquistada

A pesquisa, a troca de ideias, o estudo sobre cortes, tecidos e modelos, além do conhecimento já absorvido dos professores são alguns dos diferenciais que Hemily já conquistou, mesmo antes do resultado do concurso. Para ela, dedicar seu tempo e esforço em causas como essa é o que agrega conhecimento de fato.

“Sou apaixonada por moda e tento me dedicar ao máximo ao curso. Procuro estar sempre atenta a novos aprendizados, ligada nas novidades e em extrair o máximo das aulas e dos professores até o último minuto. Sei que tudo isso agrega e é precioso”, destaca.

Hemily, apesar de ainda cursar a primeira fase da graduação, já conta com a formação técnica em Comunicação Visual e trabalha como estagiária na função de Social Media, também ligada à moda.

Caso seja aprovada, a acadêmica irá transformar o projeto em realidade e, utilizando a própria estrutura da Universidade, irá confeccionar os modelos já desenhados para apresentação em desfile em Florianópolis.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2020 às 14:02
Compartilhar Comente