AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Ciências Biológicas promove Semana Acadêmica

Curso de Ciências Biológicas promove Semana Acadêmica
Evento será realizado de 3 a 6 de setembro na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com diversas atividades na programação entre minicursos e palestras, será realizada de segunda a quinta-feira (3/9 a 6/9), a Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas) na Unesc. O evento contará com a participação de acadêmicos e egressos com a intenção de ampliar seus conhecimentos em diversas disciplinas. A primeira atividade ocorre a partir das 13 horas desta segunda-feira, na sala 23 do Bloco S, com o minicurso “Take it slow” - O papel do biólogo na formação de um novo modelo de consumo, ministrado pela bióloga Camila Demo Adriano. 

Conforme a professora do curso de Ciências Biológicas da Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, o objetivo da organização do evento é possibilitar que assuntos sejam trazidos ao ambiente acadêmico mostrando o papel do profissional na sociedade. “Queremos que, por meio dessas atividades diferenciadas, os alunos percebam onde podem se inserir no mercado após formados”, explicou.

As inscrições para os minicursos e palestras foram abertas no início de agosto e já estão esgotadas. A programação completa das atividades pode ser conferida no site do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de agosto de 2018 às 21:16
Compartilhar Comente

Unesc realiza experiência de evento no estilo "Pint of Science"

Unesc realiza experiência de evento no estilo
Evento ocorreu no pub da cervejaria Blend Bryggeri, em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um momento de descontração e de aprendizado. Assim foi a primeira experiência no estilo “Pint of Science” de Criciúma, oferecida pela Unesc. O evento piloto ocorreu no pub da Blend Bryggeri, na última quarta-feira (29/8) e reuniu professores do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e demais docentes da Unesc, além de estudantes, pesquisadores e outros interessados.

As professoras Samira Valvassori, Alexandra Zugno e Josiane Budni apresentaram short-lectures resultantes de suas pesquisas acerca do tema "Memória: presente, passado e futuro".

“A ideia é oferecer ‘doses de ciência’ em um ambiente descontraído e de forma compreensível, para incluir tanto a audiência já qualificada, quanto os não iniciados nas diversas áreas do conhecimento”, explica um dos organizadores, Prof. Miguelangelo Gianezini.

A dinâmica do evento foi inspirada no Pint of Science, festival internacional que ocorre em diversos pubs ao redor do mundo no mês de maio. O evento chegou no Brasil em 2015, e em 2017 ocorreu em 22 cidades do país.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 31 de agosto de 2018 às 19:48
Compartilhar Comente

Unesc na 41ª reunião anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento

Unesc na 41ª reunião anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento
Professoras da Universidade ministraram um minicurso de três dias (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve presente na 41ª reunião anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento em Santos, São Paulo. As professoras da Universidade Josiane Budni e Jade de Oliveira, acompanhadas da docente da Unicamp Daiane Angel, ministraram um minicurso nos três primeiros dias do evento, que ocorreu na última semana.

As representantes da Universidade socializaram seus conhecimentos na temática “A inflamação na Patogênese de doenças neurodegenerativas” em duas as aulas, intituladas “A inflamação como alvo terapêutico nas doenças neurodegenerativas: evidências experimentais em modelos de doença de Alzheimer” e “Doenças metabólicas periféricas e o desenvolvimento das doenças neurodegenerativas: qual o papel da inflação”.

A professora Daiane ministrou a terceira aula com foco “Neuroinflamação e neurogênese adulta: efeitos sobre o hipocampo e o hipotálamo”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 31 de agosto de 2018 às 18:26
Compartilhar Comente

Unesc recebe visita do deputado federal Pedro Uczai

Unesc recebe visita do deputado federal Pedro Uczai
Encontrou reuniu gestores e colaboradores para um debate (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Universidade recebeu a visita do deputado federal e candidato a reeleição, Pedro Uczai. O deputado esteve na Instituição na tarde desta quinta-feira (30/8) para dialogar com colaboradores de diversos setores da Unesc e apresentar suas propostas para a reeleição.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o vice-reitor, Daniel Preve, e demais gestores da Universidade, receberam o candidato. De acordo com Luciane, a Universidade está sempre aberta para discussões. “Nós estamos aqui para receber todos os candidatos, escutar as suas propostas e pedir apoio para a educação e um olhar especial para as Universidades Comunitárias”, enfatiza.

Uczai tem sua trajetória de vida ligada ao Ensino Superior. O deputado já foi professor e assumiu o cargo de pró-reitor na Unochapecó, Universidade Comunitária que também faz parte do Sistema Acafe. “Eu vim das Universidades e sei quais os interesses das Universidades Comunitárias”, descata o deputado. Além de deputado federal, Uczai já foi vice-prefeito e prefeito de Chapecó.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o gerente do Escritório de Inovações, Evânio Nicoleit, o gerente do Departamento de TI (Tecnologia da Informação), Rogério Casagrande, docentes e colaboradores participaram do encontro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2018 às 17:26
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de simpósio de pesquisadores em Natal

A Unesc estará representada, na próxima semana, no V Simpósio Zebrafish Como Modelo Animal de Pesquisa, evento realizado de 4 a 6 de setembro na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em Natal. Quem apresentará trabalhos em nome da Unesc no encontro é o professor Eduardo Pacheco Rico, do Laboratório de Neuroquímica e Psicofarmacologia e do PPGCS (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) da Universidade.

Utilizando os peixes chamados de Peixe-Zebra em pesquisas desde 2015, o professor pretende aproveitar o evento para aprimorar conhecimentos e divulgar os trabalhos que estão sendo realizados na Unesc. “Estarei lá representando todo o laboratório e mostrando, inclusive, resultados objetos de doutorados realizados na Universidade. Será uma oportunidade de aprofundar ainda mais as nossas pesquisas e trocar experiências muito ricas”, comentou.

O peixe-zebra é um dos meios utilizados na Unesc para as mais variadas pesquisas de doenças. Entre os motivos da escolha da espécie, conforme o professor, está a possibilidade de realização de Amostra comportamental por experimentos comportamentais a partir de um animal que produz ovos transparentes, que possibilitam diversas mutações. Além disso, o fato de ser necessário pouco espaço para a sua manutenção somado ao baixo custo também são apontados como diferenciais para a escolha.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de agosto de 2018 às 16:15
Compartilhar Comente