AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos de Biomedicina e Odontologia recebem diplomas na Unesc

Acadêmicos de Biomedicina e Odontologia recebem diplomas na Unesc
Em solenidade híbrida mais 38 profissionais são outorgados pela reitora(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Na noite desta sexta-feira (23/7), mais uma formatura foi realizada, mais acadêmicos diplomados, mais profissionais formados. Graduandos e graduandas de Biomedicina e Odontologia, alcançaram e conquistaram o direito e o orgulho de mostrar para todos, seus diplomas. A solenidade em tempo de pandemia, foi simples, mas cheia de significados. A emoção de bacharéis, bacharelas, professores e familiares foi radiante e contagiante. No rosto de cada um, uma mistura de expressão de dever cumprido com os novos desafios que vem pela frente.

O tempo passou rápido e após oito semestres para os biomédicos, e 10 semestres para os odontólogos, relembrar todo este período foi o que fez a oradora da turma de Odontologia, Camila de Souza Abel, ao citar Mário Quintana. “Já repararam como é bom dizer o ano passado. E como que a gente tivesse atravessado um rio, deixando, deixando tudo na outra margem. Tudo sim, tudo mesmo. Porque embora nesse tudo tem algumas ilusões, a alma está leve, livre, numa extraordinária sensação de alívio. Quem diria que chegaríamos até aqui, com saúde, mais resolutivos, maduros e ainda cheio de novos sonhos”, com a voz embargada discursou a oradora.

Para passar a mensagem da turma de Biomedicina, a oradora Milaine Aguiar Réus, iniciou sua fala agradecendo a Deus, aos mestres, pais e familiares. “Todos são protagonistas desta conquista. Nos apoiaram muitas vezes, abriram mão de algumas coisas para que pudéssemos chegar até aqui. Alguns tiveram que conviver com a distância e a saudade, abraçar e confortar mesmo de longe. Nossa profunda gratidão. E por fim, mas não menos importante, nossos queridos colegas por todos os momentos compartilhados, por todos os momentos de convívio, os bons e os maus também. Que cada um siga seu caminho e atravessem suas correntezas, se realizem e nunca parem de sonhar, honrando o juramento que acabamos de fazer, exercendo nossa profissão com amor, ética e humanidade para ajudar as pessoas”. Com um grito de “conseguimos!”, a graduanda encerrou o seu pronunciamento.

A reitora e paraninfa dos formandos, Luciane Bisognin Ceretta, iniciou a sua fala relembrando da época de criação dos cursos de Biomedicina e Odontologia. “Que emoção a minha, ser a paraninfa de dois cursos que participei ativamente da construção pedagógica e estrutural. Quero por isso mesmo, fazer referência ao grupo de colegas que fez esses cursos acontecerem desde o princípio e posso assegurar, que lutaram a boa luta.
Na Biomedicina a professora Vanessa Moraes de Andrade e na Odontologia o professor Renan Antonio Ceretta, professores Fernanda Sônego, Diego Pires e Patricia Pires que desde o princípio estiveram juntos nesta construção”.

Em seu discurso, a reitora ainda fez uma menção honrosa ao professor Fabiano Goulart Azambuja. “Seguramente estaria dentre os homenageados se entre nós estivesse. Asseguro-lhes, no entanto, que muito mais do que imaginam, ele os acompanha pelos laços do afeto que não se rompem com o parecer do corpo físico. A ele, rendo a minha homenagem pessoal e também, seguramente dos colegas professores se a tribuna usassem neste ato”, registrou.

Na sua fala voltada para os bacharéis e bacharelas, a paraninfa foi incisiva em suas palavras. “Cultivo na vida alguns preceitos, os quais lhes indico neste rito de passagem da vida de estudante para a vida profissional: Creiam no bem, na justiça, no amor e na tolerância. Creiam na gentileza e no bom humor como uma boa forma de realizá-los.Sejam leais as escolhas que fizerem e não tenham medo nem vergonha de mudar de rota se perceberem equívocos na caminhada. Eles só acontecem com quem se desafia e o erro não deve, jamais ser um compromisso de vocês. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. O maior naufrágio é não partir”, completou.

A noite também como de costume foi dia de homenagear aqueles que ajudaram na caminhada até aqui. Os professores Hugo Galvane Zapelini e Luiz Felipe Búrigo Furlaneto, foram os patronos das turmas de Biomedicina e Odontologia, respectivamente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de julho de 2021 às 14:37
Compartilhar Comente

Setor de Arte e Cultura da Unesc recebe visita da secretária de Cultura de Nova Veneza

Setor de Arte e Cultura da Unesc recebe visita da secretária de Cultura de Nova Veneza
Carolina Hoepers conheceu o Museu da Infância e outros pontos culturais da universidade(Fotos: Divulgação) Mais imagens

Receber uma visita sempre é muito bom, ainda mais de pessoas interessadas em conhecer a nossa casa. A Unesc como universidade comunitária está com os portões e portas abertas à toda comunidade. E nesta semana, a instituição acolheu a secretária de Cultura Carolina Ghislandi Hoepers e o museólogo de Nova Veneza, Leonardo Hermes Lemos. A recepção ficou por conta da  diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, da assessora da diretoria, Sheila Saleh e da coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig.

O encontro aconteceu na tarde da última quarta-feira(21/7) e teve como objetivo aproximar ainda mais as relações entre a Unesc e a Secretaria de Nova Veneza, em futuras parcerias e projetos. Na oportunidade, a secretária Carolina teve a  oportunidade de conhecer o Museu da Infância, bem como toda a infraestrutura da Cultura na Universidade. Já o museólogo é acadêmico de pós-graduação e um apaixonado pela cultura e pelos trabalhos desenvolvidos na área pelo setor cultural universitário. Novos encontros estão programados para acontecer até o final do ano, com a possibilidade da concretização de projetos de cooperação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2021 às 18:03
Compartilhar Comente

Espaço Quintas Culturais Unesc inaugura espaço reformulado

Foi reinaugurado oficialmente nesta quinta-feira (22/7) o Espaço Quintas Culturais Unesc. Com instalação de iluminação, sonorização e projetor, o palco passa a oferecer estrutura ainda melhor para receber os artistas da região.

Para marcar a inauguração do espaço repaginado, durante o dia foram projetadas as lives dos dez artistas contemplados pelo Edital do Projeto Quintas Culturais - Edição Especial 2021.

O Setor Arte e Cultura da Unesc selecionou, em março, dez apresentações, divididas entre as linguagens da música, dança e artes visuais, para integrarem a programação, entre 41 propostas inscritas.

As apresentações culturais selecionadas aconteceram no período de 18 de março a 15 de abril, das 18h às 19h20, no palco do Quintas Culturais e no Auditório Ruy Hulse, transmitidas pelo Instagram @culturaunesc.

Essa edição do Quintas Culturais, foi idealizada pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, e contemplada pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). Contou com o apoio da Fundação Cultural de Criciúma - FCC, do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (COMCCRI) e da Prefeitura Municipal de Criciúma.

Confira os participantes:

·         Banda Creedout (Música);

·         Banda Humaneasy (Música);

·         Bboy Marco Antônio (Dança);

·         Cainan e Claudson (Dança);

·         Grupo Cirandela (Música);

·         Grupo Dallas (Música);

·         Lara e Clarissa (Música);

·         Marcos Rosso Alves (Dança);

·         Milla e Paulo Roberto (Música);

·         Simone Milak (Artes Visuais).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2021 às 19:51
Compartilhar Comente

Projeto Mentalkit apresenta as primeiras propostas aos profissionais de saúde

Projeto Mentalkit apresenta as primeiras propostas aos profissionais de saúde
Ação com foco na saúde mental de crianças e adolescentes está em pesquisa entre universidade de Londres, Unesc e Universidade Federal de Alagoas (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A utilização de evidências científicas no planejamento de ações efetivas com foco na saúde mental de crianças e adolescentes é objeto de estudo entre a Unesc, por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, a Escola de Economia e Política de Londres, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (22/7) profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto, chamado “Mentalkit”, estiveram reunidos virtualmente com agentes de secretarias de saúde e educação de Criciúma e Maceió.

O principal objetivo da pesquisa internacional é desenvolver uma caixa de ferramentas para ajudar profissionais e gestores públicos do Brasil a terem acesso a evidências científicas de modo a contribuir com a implementação de políticas públicas, prevenção e tratamentos para a saúde mental de crianças e adolescentes.

Este foi o terceiro workshop realizado como forma de aprimoramento do projeto, desta vez com o tema “Melhorando a capacidade do sistema público de saúde para cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes”. No encontro, pesquisadores da London School of Economics and Political Science (LSE) apresentaram as propostas de um site e um aplicativo desenvolvidos como ferramentas para o projeto.

Conforme a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, este é um dos principais projetos do Programa e envolve a colocação do conhecimento científico na prática em prol da comunidade. “O Mentalkit está sendo feito com base em informações coletadas através de criteriosa revisão sistemática de literatura científica em torno do assunto. É, literalmente, a evidência científica sendo utilizada como forma de identificar possíveis soluções e sugerir ações de enfrentamento e prevenção aos problemas de saúde mental”, explica.

Ao apresentar a proposta a profissionais de secretarias de saúde e educação de diferentes cidades do país, o grupo de pesquisadores buscou avaliar o retorno destes, que estão na ponta dos sistemas que utilizarão o projeto quando finalizado. Além de explicar o propósito do estudo, esteve entre os destaques do encontro a mensuração do retorno do investimento em tais ações de saúde mental e os reflexos esperados, tais como impactos na saúde geral do paciente, aumento da frequência escolar, melhora na saúde mental de crianças, adolescentes e adultos envolvidos no ecossistema.

O encontro desta quinta-feira contou com a participação e apresentação dos pesquisadores Sara Evans-Lacko, Wagner Ribeiro e David MacDaid, da LSE, além das presenças do professor do PPGSCol, Jacks Sorato, e do professor da Ufal, Cláudio Miranda. Até o lançamento oficial do Mentalkit, previsto para setembro, outros encontros devem ser realizados como forma de alinhar as expectativas e necessidades dos usuários do sistema e a realidade aplicável no contexto brasileiro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2021 às 19:29
Compartilhar Comente

Unesc forma novos profissionais em Artes Visuais, Educação Física e Matemática

Unesc forma novos profissionais em Artes Visuais, Educação Física e Matemática
Em solenidade híbrida, a reitora Luciane Ceretta deu a outorga do grau a 50 acadêmicos Mais imagens

No mundo agrícola, quando se encerra uma safra, se diz que é tempo de colheita. Na Unesc também. Quando finda um semestre é tempo de colheita de novos profissionais. E isto é o que está acontecendo nesta última quinzena do mês de julho, quando centenas de novos profissionais estão sendo disponibilizados para o mercado de trabalho. Nesta quarta-feira, (21/7) mais 50 acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado/Licenciatura, Artes Visuais Bacharelado/Licenciatura e Matemática foram diplomados em solenidade híbrida.

Em comum acordo dos formandos, a reitora e presidente do Conselho Universitário
Luciane Bisognin Ceretta, foi escolhida como  paraninfa dos quatro cursos. Os acadêmicos de Artes Visuais homenagearam como patronesse a professora Katiuscia Angélica Micaela de Oliveira. A turma de Educação Física-Licenciatura optou em homenagear o mestre Bruno Dandolini Colombo e o docente e coordenador do curso Joni Marcio de Farias foi o patrono da Educação Física-Bacharelado. Já o padrinho da formanda em Matemática, foi o professor Ademir Damázio.

A oradora Thays Dalmolin Borges, lembrou da realização do primeiro sonho ao entrar na Universidade, e agora, o sonho da formatura de todos. “O caminho nos exigiu coragem e persistência e se estamos aqui hoje, somos  privilegiados. Batalhamos para isto e conseguimos. Nada foi fácil e aprendemos que nada será. Vencemos a todos os momentos de desânimo e vontade de desistir, e assim encerramos mais ciclo. Eu não diria que chegamos ao fim,  mas sim no inicio, início de um sonho, onde nos tornamos profissionais de Artes Visuais, Educação Física e Matemática”, ressaltou a bacharelanda do curso de Artes Visuais. 

Ela falou ainda que todos estão prontos para assumirem a nova missão com caráter e seriedade. “Estamos prontos para honrarmos nossa profissão e sermos reconhecidos pela nossa dedicação, prontos para encarar novos desafios, prontos para traçar novas metas e conquistar nossos objetivos, mas sobretudo caríssimos colegas, espero que todos nós estejamos prontos para sermos profissionais éticos e responsáveis, pois isso está na essência e no caráter de cada um”, concluiu. 

Em seu discurso, a paraninfa e reitora Luciane Bisognin Ceretta, enalteceu a honra de ser a madrinha de todos os formandos. “Serei a madrinha de todos para sempre, onde um de  vocês estiverem, estaremos todos nós. Os momentos mais bonitos e significativos de uma universidade são os momentos em que nossos alunos retornam à sociedade excelentes profissionais, mas também, seguramente melhores cidadãos. Este momento é um rito de passagem, vocês deixaram de ser estudantes e tornaram-se profissionais, nossos colegas, muito bem preparados para o exercício de suas escolhas profissionais. Exerçam com competência, habilidade e vibração o seu trabalho. Sejam exemplos e tenham atitudes para deixarem a marca de excelência por onde passarem”, frisou Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2021 às 16:19
Compartilhar Comente