AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Análises do cenário econômico sob diferentes olhares marcam penúltima noite de Jornada Integrada das CSA

Análises do cenário econômico sob diferentes olhares marcam penúltima noite de Jornada Integrada das CSA
Noite de quinta-feira (30/7) foi especialmente voltada à temática do curso de Ciências Econômicas (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O universo da Economia e tudo que a envolve nos âmbitos internacional e nacional esteve em debate na noite desta quinta-feira (30/7) na quarta noite de atividades da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc. A temática da noite foi acompanhada por acadêmicos de todos os cursos da área, além da comunidade externa, que pôde assistir e interagir com os convidados.

Compuseram a mesa de especialistas o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira. Eles debateram e responderam questionamentos em torno de temática proposta temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado”.

Unidos no encontro, mediado pelos acadêmicos do curso de Ciências Econômicas Luiz Firmino e Luiz Eduardo Candiotto, os palestrantes de diferentes lugares do país puderam compartilhar seus conhecimentos e opiniões sobre o cenário atual e as perspectivas para o futuro próximo, grandemente alteradas por conta da pandemia.

Entre as principais temáticas abordadas no webinar estiveram as reformas administrativa e tributária e seus reflexos para o país. Para Caio Augusto, o cenário exalta ainda mais a importância de ambas as reformas. “Se já eram importantes antes, agora são dez vezes mais diante dessa situação. A partir de agora a importância vai ser ainda maior a cada dia que passa”, comentou.

Os dados, as opiniões e análises trazidos sob a ótica de cada um dos convidados foram um debate sólido, que pode ser assistido a qualquer tempo no canal da Unesc TV no YouTube. 

Dia de encerramento

Nesta sexta-feira, último dia evento, a programação começa já pela manhã, às 10h. Em transmissão no perfil oficial da Jornada no Instagram, o assunto da primeira palestra será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”, sob comando do diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt (ABRH).

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 22:18
Compartilhar Comente

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc é encerrado com grande evento

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc é encerrado com grande evento
Professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo da Silva, falou para mais de 150 espectadores Mais imagens

O 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc foi concluído em mais um grande evento, com palestra conduzida pelo professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo da Silva, uma das grandes referências nacionais com mais de 1.170 artigos publicados em revistas internacionais e mais de 27 mil citações de seus trabalhos. O momento, organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), iniciou na segunda terça-feira (28/7) e foi encerrado nesta quinta-feira (30/7).

No encontro, realizado virtualmente, Silva propôs um diálogo mais descontraído, em formato de bate papo, e contou sobre a atuação frente à pandemia, fazendo paralelos sobre os desafios atuais da área de Engenharia de Materiais e seu futuro. Ele também trouxe detalhes do desenvolvimento de produtos essenciais na UFSCar.

Com o tema “novos caminhos para eliminação do coronavírus”, o professor deu ênfase em trabalhos desenvolvidos para a descoberta e o aprimoramento de novas tecnologias para este momento de pandemia. Mais de 150 estudantes, professores, pesquisadores e profissionais assistiram a troca de conhecimentos.

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade 

A 2ª edição do evento recebeu, no primeiro dia, o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal, com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. 

No segundo momento, na quarta-feira (29/7), foi a vez da professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 19:40
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis da Unesc promove mais uma edição do Salão de Iniciação Científica

A iniciação científica se faz presente da trajetória acadêmica dos cursos de graduação na Unesc, e no curso de Ciências Contábeis não é diferente. O  5º SIC (Salão de Iniciação Científica) reuniu estudantes da primeira e sexta fase, que compartilharam conhecimentos e resultados obtidos durante pesquisas desenvolvidas no semestre. Foram dois dias de apresentações e mostra de banners científicos, na terça-feira (21/7) e quarta-feira (28/7), tudo via Google Meet.

Ao todo, foram 22 trabalhos compartilhados, 15 da primeira fase, com o tema “Práticas Contemporâneas da Gestão”, e sete da sexta, com o eixo “Governança nas Empresas Familiares”. Para a professora Ana Paula Silva dos Santos, um dos pontos a ser evidenciado é a inserção científica surgir logo na primeira fase da graduação e acompanhar os estudantes nos anos seguintes. “Ficamos bastante admirados com o resultado. Por mais que tenha sido um trabalho feito à distância, mediado por tecnologia, tivemos bons resultados, com pesquisas aplicadas em empresas”, destacou.

A estudante Julia Bortoluzzi e sua equipe, acadêmicos da primeira fase, desenvolveram um trabalho sobre empoderamento, principalmente da mulher dentro da área de atuação das Ciências Contábeis. Pouco tempo após a conclusão do SIC, a aluna conta já relaciona seu objeto de estudos a outros aspectos da sociedade, como em uma palestra sobre racismo, que enriqueceu a experiência. “Além de produzir a pesquisa científica, acabamos trazendo este tema para o nosso dia a dia. São assuntos que por muitas vezes não gostamos de falar, porque são delicados. Com certeza acrescenta muito para a nossa formação”, afirmou

Durante as apresentações, o evento reuniu uma média de 80 a 90 espectadores. A proposta do SIC é dar evidência à prática da interdisciplinaridade dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, aproximando a teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial e tornando perceptível as relações do ensino e da pesquisa. Ao participar deste desafio, os acadêmicos também ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região.

Os estudantes da Unesc foram avaliados pelos egressos do curso: Carolina Citadin Milaneze, Eduardo Tramontin Castanha, Januário José Monteiro e Priscila Ugioni Duarte Bordini.  A turma de primeira fase foi conduzida pela professora Ana Paula e a sexta pelo professor Sérgio Mendonça da Silva.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 17:58
Compartilhar Comente

Profissionais do São Paulo Esporte Clube participam de webinar do curso de Educação Física da Unesc sobre formação de atletas

Profissionais do São Paulo Esporte Clube participam de webinar do curso de Educação Física da Unesc sobre formação de atletas
Evento virtual ocorreu na manhã desta quinta-feira Mais imagens

Os desafios da formação de jogadores, o trabalho realizado pelo São Paulo Esporte Clube na área e a importância da família neste processo foram alguns dos assuntos debatidos na manhã desta quinta-feira (30/7) pela Unesc. O webinar “Formação de atletas de futebol: Transição da base ao profissional – Sucessos e frustrações – O caso do São Paulo”, promovido pelo curso de Educação Física, teve a participação do diretor de Relações Internacionais do clube, Diego Lugano, do coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo, Pedro Smania e do psicólogo do São Paulo FC – Sub20, Gabriel Puopolo de Almeida. A transmissão foi realizada pela Unesc TV em seu canal no Youtube e ficará disponível no link.  

O evento contou com a participação de professores e acadêmicos de diversos cursos da Universidade, profissionais do esporte do Sul do Estado, professores de Educação Física e profissionais e estudantes envolvidos no Projeto Tigrinhos, uma parceria entre Unesc, Criciúma Esporte Clube e de prefeituras de diversos municípios.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, abriu o evento dando as boas-vindas aos convidados e aos participantes e salientou a importância do curso de Educação Física para a Instituição. “Ele basicamente nasceu com a Universidade e ficamos muito felizes em ver o belo trabalho que ele tem feito na formação de profissionais diferenciados. E ao desenvolver iniciativas como esta, ele contribui mais uma vez com a missão da Unesc, que também é a de produzir conhecimento, gerar espaços para debates e para a formação profissional e cidadã”, salienta. O webinar teve a mediação do coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias.

Família, escola e clube  

O psicólogo do São Paulo FC – Sub20, Gabriel Puopolo de Almeida, iniciou os debates falando sobre o papel do psicólogo no cuidado e na promoção à saúde mental dos adolescentes que estão vivendo no Centro de Formação de Atletas. Segundo ele, o psicólogo não é o único profissional importante neste período: desde o segurança, pessoas que preparam as refeições, até os técnicos e preparadores físicos, estão envolvidos para a formação de atletas.

“Um atleta de alto nível, assim como qualquer cidadão de alto nível, é um projeto familiar. Da mesma forma que a escola precisa manter os pais informados, cabe a instituição esportiva manter informada que a família deve ser parceira no processo de formação. A família é a conexão com a vida real, dele como pessoa. A escola também tem um papel importante e junto com a instituição esportiva e a família forma o tripé da formação do jogador da base”, comenta.

Egresso da Unesc fala sobre os cuidados no trabalho de formação de atletas

O coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo FC, Pedro Smania, é egresso do curso de Educação Física da Unesc e iniciou sua fala relatando a importância da Universidade em sua vida. “Sou muito grato pelo que vivi na Unesc, pela minha formação e muito feliz em estar conversando com vocês. Cito sempre a Universidade como um dos fatores principais no meu processo de formação pessoal e profissional”.

Sobre a formação de novos atletas, Smania comenta que para o clube, todas as pessoas que estão ao redor dos atletas em formação são fundamentais. O São Paulo oferece para a categoria de base, uma estrutura de 230 mil metros quadrados, hotel, alojamento, 10 campos, dois campos sintéticos e uma equipe com profissionais como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e psicólogos.

Smania afirma que toda a estrutura só faz sentido se a parte de desenvolvimento humano funcionar. “Quando falo nisso, cito uma equipe que envolve profissionais de diversas áreas. Aqui lidamos com pessoas com sonhos, ideias, adolescentes que vem alojar aos 14 anos e saem aos 18 anos. Para nós, o sucesso profissional vai muito além do sucesso como atleta de futebol. Sabemos que é business e que o clube precisa trazer números positivos, é business, mas não abrimos mão da formação desses meninos além da parte esportiva. Temos uma responsabilidade sim e sabemos que ao interferir na vida de um ser humano, mexemos em uma estrutura que envolve outras pessoas, famílias, a comunidade em que esse adolescente está inserido”, afirma Smania.

O coordenador Geral de Futebol de Base falou ainda sobre os desafios de trabalhar com as famílias para que sejam parcerias e não interfiram de maneira negativa no processo de formação dos jogadores, ao pressionar os adolescentes por resultados, por exemplo. Abordou ainda a construção da autonomia dos atletas e da importância da continuidade dos estudos – atualmente, todos os meninos do Centro de Formação de Atletas estudam no mesmo colégio particular em São Paulo, por meio de uma parceria feita pelo clube com a escola.

Futebol: uma escola para a vida

O diretor de Relações Internacionais do clube, Diego Lugano, afirma que formar atletas é algo muito complexo no mundo do futebol. “Há milhares de adolescentes na América Latina que sonham em ser jogadores, famílias que sonham que seu filho seja um craque e muitas delas encontram no futebol uma saída. O futebol é uma atividade democrática porque permite que meninos de diferentes religiões, formas de pensar, condições financeiras participem. Ele educa, tira da zona de conforto, ensina o que é trabalho em equipe e o que é resiliência. Mas o futebol é extremamente competitivo e desde cedo tem pressão. O jovem todos os dias tem que competir com ele mesmo e com o colega, tem que ter resultado, e ainda lidar com a família, que muitas vezes não entende esse contexto”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 15:16
Compartilhar Comente

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas

Abordagens inovadoras na gestão e os desafios do comércio exterior: novos ensinamentos da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas
Evento acadêmico da Unesc une conhecimentos de diferentes cursos em semana intensa de aprendizado (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Se temas como “Design Thinking”, “Design Driven”, “Factfulness” e “Agile” não faziam parte do vocabulário de acadêmicos, professores e demais espectadores da terceira noite de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, agora já fazem parte de seus vocabulários e estão, no mínimo, no entendimento básico e como semente plantada para o conhecimento mais profundo acerca deles. Esses assuntos nortearam a primeira, das duas atividades, da noite desta quarta-feira (29/7), sob comando de um dos profissionais de grande referência em inovação no Brasil, Igor Drudi.

Na sequência a noite contou com uma qualificada mesa redonda na qual foram abordados “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia”. O segundo momento foi de troca de informações, experiências e ideias entre a administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Os conteúdos foram compartilhados com os acadêmicos dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, além da comunidade externa.

A programação da Jornada segue até sexta-feira (31/7) e as inscrições seguem abertas pela plataforma Doity para os interessados em garantirem seus certificados de participação. Para os demais o acesso é aberto e gratuito pelo YouTube no canal Unesc TV. As novidades e a programação completa podem ser acompanhadas pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Conteúdos valiosos

A nova abordagem para a gestão de negócios trazida na participação de Igor Drudi é embasada no que há de mais inovador e atual no mercado dos negócios. Conforme o professor, é utilizando o design estratégico com foco em projetos pelo bem-estar o caminho para essa nova gestão. “Nós temos novas formas de consumo, comportamentos e hábitos e a partir disso as organizações precisam se adaptar. Isso vale não só para as grandes empresas, mas também para as pequenas, que têm o diferencial de estar em contato direto com os clientes”, destacou.

Na mesa redonda, sob diferentes olhares, os participantes compartilharam experiências de dentro das suas realidades no trabalho com comércio exterior em especial no atual período de pandemia.

Mais aprendizados

Até sexta-feira a Jornada Integrada recebe convidados para tratar sobre temáticas atuais. Nesta quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, pela página oficial da Jornada no Instagram, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infância” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de julho de 2020 às 21:49
Compartilhar Comente