AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade

Unesc disponibiliza exames gratuitos de hepatites à comunidade
Ação faz parte de um movimento nacional que busca conter a proliferação da doença (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc aderiu à Campanha de Prevenção e Rastreamento às Hepatites Virais e está disponibilizando testes rápidos para combater a proliferação da doença. Os estudantes e a comunidade podem realizar o exame na Clínica Escola de Enfermagem, nas Clinicas Integradas da Universidade, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30 até sexta-feira (3/8).

O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Zilli, explica que o exame é simples e demora apenas seis minutos. “Apenas uma gotinha de sangue pode identificar as hepatites B e C, o HIV e a sífilis. Os exames serão oferecidos gratuitamente à população, realizados por ordem de chegada e o resultado é muito rápido”, afirma Zilli.

No Sul de Santa Catarina a campanha é estimulada pela Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com as Coordenações Municipais de Atenção Básica, Especializada e Vigilância em Saúde, Rotary Club e Hospital São José, que realizaram os exames de 23 a 28 de julho. Para alcançar um maior número de pessoas, a Universidade iniciou sua campanha conforme o calendário acadêmico.

A Unesc oferece o teste rápido regularmente durante o ano.

Cuide-se

As hepatites são transmitidas por meio de itens de uso pessoal compartilhado, como laminas de barbear e alicates. O vírus também pode ser passado via relação sexual, o que reforça a necessidade do uso de preservativos.

A hepatite viral é, na maioria das vezes, uma doença silenciosa e só é identificada em casos mais avançados, reforçando a necessidade do exame preventivo.

Atendimentos gratuitos

Ao longo do ano, a Unesc disponibiliza diversos serviços gratuitos de saúde. Em 2017 o Cer (Centro Especializado em Reabilitação) e as Clinicas Integradas atenderam mais de cem mil pessoas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 31 de julho de 2018 às 18:14
Compartilhar Comente

Unesc promove capacitações com mais de 360 professores da rede pública de ensino

Unesc promove capacitações com mais de 360 professores da rede pública de ensino
Encontros ocorreram nos municípios de Santa Rosa do Sul e Passo de Torres (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está fomentando conversas sobre a educação e o futuro no Brasil. Na última segunda-feira (30/7) seis docentes do programa de Formação Continuada da Universidade foram até os municípios de Santa Rosa do Sul e Passo de Torres para debater a temática “Valorização docente e discente” com mais de 360 professores, assessores pedagógicos e diretores de escolas locais.

Segundo o professor Jeferson Luis de Azeredo, coordenador do projeto, o objetivo dos encontros é discutir as novas bases nacionais de educação e repensar os projetos políticos e pedagógicos brasileiros. “A Unesc realiza este trabalho para ajudar na formação e na construção de espaços para discussão do aprendizado”, destaca Azeredo.

Férias e aprendizados

Os professores do programa aproveitaram o recesso escolar para compartilhar o conhecimento. A docente Rose Margareth Renauld esteve com o grupo escolar das redes municipais de Santa Rosa do Sul e Passo de Torres para ministrar uma palestra sobre a importância e a responsabilidade dos professores na educação e na formação de crianças e adolescentes.

Ainda neste semestre outras formações estão sendo realizadas nos municípios de Sombrio e Forquilhinha. Além de encontros no campus da Universidade. Para participar, os representantes dos municípios podem entrar em contato no e-mail jeferson@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 31 de julho de 2018 às 17:32
Compartilhar Comente

Egressa do curso de Design cria revestimento cerâmico com alto relevo e braile

Egressa do curso de Design cria revestimento cerâmico com alto relevo e braile
Projeto criado durante TCC é a primeira patente de produto do curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um projeto inédito no país rendeu ao curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, o registro do seu primeiro processo de patente. Projetado pela egressa Yanne Luz para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o produto trata-se de um revestimento cerâmico para paredes de espaços internos e externos com desenhos em alto relevo e escrita braile (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão) que transformam a informação visual em uma informação tátil, proporcionando acessibilidade e inclusão aos usuários que possuem deficiência visual ao permitir que o conteúdo gráfico possa ser compreendido. Yanne fez parte da terceira turma de formandos pelo Design Unesc e colou grau em fevereiro de 2018. O objetivo é que a ideia saia do papel em um futuro próximo e o revestimento esteja disponível no mercado. 

O coordenador do curso de Design da Universidade, João Rieth, explica que o revestimento cerâmico incorporou o braile e possibilita ao leitor saber o que está representado no revestimento, descrevendo por exemplo, a cor das peças por meio de sensações. O braile é identificado pelo deficiente visual, porém, a pessoa que não for, vai perceber ele como uma textura e também como um elemento gráfico.

“Não existia até então nenhum revestimento cerâmico de parede em braile. Buscamos junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e não existia nada. Estamos desenvolvendo o processo da primeira patente do curso. É aquilo que sempre imaginamos, que os TCCs dos nossos alunos podem gerar patente porque são projetos inovadores”, afirma o coordenador do curso.

O trabalho de Yanne “Design de revestimento cerâmico para a inclusão de deficientes visuais” teve a orientação da professora Marcele Casagrande Brunel e os testes e o modelo avançado final do produto foi produzido pela Ceusa Revestimentos Cerâmicos, local em que trabalha atualmente. Na quinta fase da graduação, ela participou de uma das edições do concurso Talentos Ceusa, realizado pela empresa e pelo curso de Design da Unesc, que reconhece as ideias mais criativas e inovadoras em cerâmica, e recebeu o convite para estagiar na empresa. Ela já era estagiária da Ceusa há quase um ano na área de Marketing quando começou a fazer o TCC, e segundo ela, como o setor de Marketing e Design da Ceusa trabalham em conjunto, sempre acompanhou o trabalho de criação das peças da cerâmica.

“A ideia de um revestimento que conseguisse transmitir informações por outros sentidos surgiu no momento que percebi que uma superfície, se não explorar outros meios de comunicação além da visual, só pode ser compreendida pela pessoa que enxerga. A maior parte das superfícies que existem só se comunicam de maneira clara e completa de forma visual. Como design gráfico também sempre me interessou, comecei a me questionar como as pessoas com cegueira ou baixa visão poderiam ter essa experiência também. Então surgiu a ideia de criar uma superfície que fosse atrativa e que se comunicasse com usuários visuais e não visuais”, conta.

Yanne afirma ser gratificante saber que o seu projeto pode potencializar outras ideias e abrir outras oportunidades. “Eu me sinto muito realizada por poder atribuir o conhecimento que adquiri na Universidade e também a experiência de trabalho que eu tenho para poder contribuir com uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que mais precisam e que possuem soluções muito limitadas para os muitos obstáculos e dificuldades que encontram nas atividades do dia a dia. Na maioria dos casos não se encontram soluções completas para os problemas de inclusão que as pessoas enfrentam, o que mostra que a nossa sociedade ainda precisa trabalhar muito para ser de fato inclusiva e permitir que todas as pessoas, independentemente de suas características, possam ter as mesmas oportunidades e experiências”, afirma a designer. 

Para ela, estes problemas existem porque os projetos são feitos pensando apenas um único perfil de usuário, o que acaba criando barreiras. “É essencial que o pensamento inclusivo faça parte de todo e qualquer projeto para construirmos uma sociedade inclusiva. É por meio do Design que posso explorar essa forma de pensar e de projetar”, considera.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 31 de julho de 2018 às 14:29
Compartilhar Comente

Começam as aulas do MBA em Comércio Exterior e Negócios da Unesc

Começam as aulas do MBA em Comércio Exterior e Negócios da Unesc
Encontros ocorrem quinzenalmente nas sextas-feiras e aos sábados (Fotos: Janine Limas) Mais imagens

Os alunos da segunda turma de MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais da Unesc tiveram a primeira a aula na sexta-feira (27/07) com o professor Wagner Blauth da disciplina de Negociação e acordos internacionais. Segundo o professor Blauth essa especialização é voltada para profissionais que atuam na área de comércio exterior e administração, com foco principalmente na análise de questões estratégicas da participação das empresas brasileiras no mercado internacional tanto na importação quanto na exportação de mercadorias.

“Na minha disciplina especificamente, nós vamos trabalhar as estratégias e modalidades de negociação distributiva e integrativa. Vamos trabalhar também alguns cases de mercado internacional, verificando as principais diferenças culturais que existem entre os negociadores brasileiros e os negociadores de outros países”, explicou Blauth.

O bancário Felipe Rospirski Correa é formado em processos gerenciais e tem o sonho de montar um negócio de consultoria para as empresas que queiram atuar no mercado internacional. “Eu já gosto muito dessa área do comércio exterior e no meu trabalho tenho muito contato com empresas que desejam fazer negócios internacionais e que no futuro podem ser meus clientes. Eu estou fazendo esse curso para adquirir o conhecimento necessário para abrir o meu negócio”, disse Correa.

O MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais tem como objetivo apresentar uma visão ampla do comércio exterior brasileiro e desenvolver competências e estratégias para tomada de decisões em negociações internacionais nos diversos setores da economia. O curso tem duração de 363 horas/aula, com aulas presenciais nas sextas-feiras e sábados a cada quinze dias. A turma ainda tem vagas abertas, os interessados podem procurar o setor de Pós-graduação pelo telefone: 3431-26.26 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Janine Limas 31 de julho de 2018 às 09:30
Compartilhar Comente

Cadernos especiais do Diário de Notícias contam 50 anos da Unesc

As comemorações pelos 50 anos da Unesc produzem mais um registro da história da Instituição. A Universidade e o Jornal Diário de Notícias apresentaram nesta segunda-feira, 30/07, parceria para o lançamento do caderno especial “Unesc uma Série”, que conta a história dos 50 anos da Unesc. O projeto foi lançado em encontro entre a equipe de gestores da Unesc e membros do veículo e a primeira edição do caderno será lançada na próxima quinta-feira (2/8).

O projeto é composto por seis cadernos, publicados mensalmente, com o objetivo de contar a história dos 50 anos da Universidade. De acordo com a editora-chefe do veículo, Andresa Piva, este material é algo inédito. “Serão cinco edições contando os tópicos mais relevantes de cada uma das cinco década da |Unesc. A última edição falará sobre o futuro da Instituição”, pontua.

De acordo com a reitora, o material é um presente para a Instituição. “Um material como este mostra a trajetória da Universidade até os dias de hoje. Esse caderno conta um pouco da história de todas as pessoas que passaram pela Universidade e deixaram suas marcas na formação da nossa Unesc de hoje”, enfatiza a reitora. Segundo o vice-reitor, Daniel Preve, quem mais ganha com a publicação deste caderno é a região. “É a história de uma instituição que passou por desafios e dificuldades para se tornar grande como ela é hoje”, respalda.

Para o diretor geral do jornal, Edson da Soler, a parceria entre o veículo e a Unesc é importante para a cidade e para a região. “Temos um objetivo diferenciado, que é contar um pouco dessa história tão importante que é a da Universidade. O jornal tem uma circulação regional, então a história da Unesc acaba chegando para toda a região Sul”, comenta.

Resgate histórico

Todo o trabalho de pesquisa, documentação e produção do caderno está sendo feito pelo jornalista Marciano Bortolin. De acordo com Andresa, ao longo da produção, a equipe foi descobrindo histórias que não conheciam referente a construção da Universidade. “Nós conseguimos observar o empenho de muitas mãos que passaram pela a Unesc”, pontua.

“A Unesc tem como sua finalidade de formar profissionais, desenvolver a região e de desenvolver as pessoas e isso é importante, pois mostra para as pessoas como a Universidade nasceu e como ela está hoje”, comenta a reitora.

Para a coordenadora da Assessoria de Imprensa da Unesc, Ana Sofia Schuster, o material valoriza a história da Universidade. “Esse resgate mostra o trabalho de todos que fizeram parte da história da Universidade”, afirma.

As fotos do caderno estão sendo produzidas pelo jornalista fotográfico, Lucas Colombo, e também contarão com fotos do arquivo do Cedoc (Centro de Documentação e Memórias da Unesc). Participaram também do encontro, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o gerente do escritório de Negócios, Henrique Vargas, o gerente do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit, o gerente do departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes, e a assessora do gabinete da reitoria, Tatiane Macarini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 30 de julho de 2018 às 18:24
Compartilhar Comente