AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc Araranguá promove Painel sobre “Atividade Física e Saúde”

Unesc Araranguá promove Painel sobre “Atividade Física e Saúde”
O evento será online, gratuito e transmitido pelo canal da Unesc Tv(Foto montagem: Décio Batista) Mais imagens

Após um ano e meio do início das medidas restritivas para tentar conter a proliferação do vírus Sars-COV-2, como será que anda a saúde física e mental das pessoas? Essa é a pergunta que poderá ser respondida no Painel  “Atividade Física e Saúde”, que será realizado pela Unesc Araranguá, no próximo dia 08 de julho, quinta-feira, das 19 às 20h. O evento gratuito será online e transmitido ao vivo pelo canal da Unesc Tv no youtube.A inscrição poderá ser realizada pelo link: unesc.net/atividadefisica 

O encontro reunirá profissionais e pesquisadores renomados nesta área, para debaterem assuntos atuais sobre: alimentação saudável, a importância da realização de atividades físicas para os cuidados com o corpo, saúde e mente, assim como dicas fundamentais para manter e impulsionar a qualidade de vida das pessoas no atual contexto.

Além do evidente risco pandêmico, a saúde física das pessoas também foi afetada em virtude da diminuição da atividade física e o consequente ganho de peso. Em recente pesquisa realizada pela Unesc em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) - RS, apontou que cerca de 40% das pessoas entrevistadas relataram aumento de peso; 40% diminuíram a prática de atividade física e 30% passaram a comer mais após a pandemia.

PAINEL: “Atividade Física & Saúde”

TEMAS:

1 - “Atividade Física & Saúde”
      Joni Marcio de Farias - Mediador

      Professor e Mestre em Educação Física e Doutor em Ciências da Saúde

2 - “A importância da alimentação saudável para a prática da atividade física”

      Alessandra Zanette

      Coordenadora do curso de Nutrição semi-presencial da Unesc Araranguá

3 - "O cuidado com os pés durante as atividades físicas"

     Gabriela Borges Silveira

     Enfermeira, pós graduanda em Enfermagem Podiatrica, Técnica em Podologia e               Professora da Unesc

4 - “Como o ciclismo influência na qualidade de vida”

     Vitor Tuon
    Gerente da Mattric Sports/Bikes

     O maior incentivador do ciclismo na região

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2021 às 19:45
Compartilhar Comente

EnModa mostrará no palco as macrotendências de moda para 2022

O EnModa, tradicional evento promovido pelo curso de Design de Moda Unesc/Senai, terá novo formato em 2021. O que até então era realizado em uma única noite de muita moda e glamour, será dividido em três momentos, encerrados em grande estilo com um desfile que levará ao palco as macrotendências 2022. De quarta a sexta-feira (5 a 7 de junho) o curso promoverá transmissões por meio do canal da Unesc TV no Youtube.

A expectativa para o formato adotado em adaptação ao cenário regional da pandemia de Covid-19, conforme a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes, é de garantir a segurança de acadêmicos, professores e colaboradores e possibilitar uma participação ainda maior de espectadores. “Ao transmitirmos pelo YouTube estaremos levando o EnModa para ainda mais lugares. Esperamos que as apresentações de trabalho e o desfile que encerra o nosso evento sejam assistidos não só em nossa região, mas em todo o país”, comenta.

Nas duas primeiras noites, dias 5 e 6, serão apresentados projetos interdisciplinares desenvolvidos pelos alunos da primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e sétima fase. O desfile de coleções autorais que encerra o evento será estrelado pelos acadêmicos da sétima fase. “Nesta edição cada um dos estudantes escolheu inspirações nas macrotendências de 2022 e levará ao palco a sua coleção. Este é um momento que marca muito a trajetória dos acadêmicos. Será uma noite de muita informação de moda e criatividade. Neste e nos demais dias de evento teremos ainda exibições fotográficas, fashion films e até mesmo o lançamento da revista Persona”, acrescenta.

Todas as noites de transmissão serão realizadas diretamente das instalações da 1051 Club com participação restrita para alunos, professores e representantes dos apoiadores do evento. Paralelamente, o curso de Design de Moda contará com uma exposição dos produtos e fotografias apresentados nas lives em espaço no Nações Shopping. Os materiais estarão à postos para visitação ao longo de toda a semana, de segunda a sexta-feira (5 a 9/7).

Confira abaixo os links para participação em cada um dos dias de EnModa:

Segunda-feira

▫️05/07/2021

Terça-feira

▫️06/07/2021 

Quarta-feira

▫️07/07/2021

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2021 às 17:18
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc conquistam medalhas de atletismo nos JUCS

Acadêmicos da Unesc conquistam medalhas de atletismo nos JUCS
Quatro estudantes subiram ao pódio representando a Universidade Mais imagens

Três medalhas de ouro, uma medalha de prata e quatro de bronze. Este foi o saldo da participação dos quatro acadêmicos/atletas da Unesc, que estiveram participando no último final de semana da fase de atletismo dos Jogos Universitários de Santa Catarina(JUCS). A competição foi realizada no Complexo Esportivo de Timbó.

O evento contou com a participação de atletas de Blumenau, Balneário Camboriú, Joinville, Timbó, Concórdia, Criciúma, Nova Veneza, Pomerode, Rio do Sul, São José, Itajaí, Tubarão, Itapiranga e Campos Novos e Jaraguá do Sul.

A acadêmica em Tecnologia em Design de Moda, Larissa da Silva Lúcio  conquistou duas medalhas de ouro, nos 1.500 e nos 800 metros rasos. Juliano Dalmolin, aluno da Engenharia Ambiental, foi o primeiro colocado no lançamento de dardo e terceiro no lançamento de disco. Quem também subiu ao pódio do JUCS foi o estudante de Educação Física - Bacharelado, Alan Santiago, com os terceiros lugares na corrida de 200 e 300 metros. Outro destaque da Universidade foi a educanda Vitória Rebello, com uma medalha de prata no lançamento de disco e uma de bronze, no arremesso de peso. Todos são treinados pelo técnico Roberto Bortolotto.

Com estes resultados, os atletas poderão configurar na lista de convocados da Seleção Catarinense,  que estará disputando os Jogos Universitários do Brasil, em Brasília, entre 10 e 18 de outubro deste ano.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2021 às 16:38
Compartilhar Comente

Residência Multiprofissional e PPGSCol promovem debate no Dia do Orgulho LGBTQIA+

Residência Multiprofissional e PPGSCol promovem debate no Dia do Orgulho LGBTQIA+
Três convidados apresentaram diferentes interfaces em torno da temática celebrada nesta segunda-feira (28/6) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi celebrado na Unesc da melhor forma possível: com conscientização e informação sobre o tema. Promovido pela Residência Multiprofissional e pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Universidade, um debate marcou a noite desta segunda-feira (28/6) em torno de experiências e conhecimento. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube e abordou a temática “Identidade de Gênero é Saúde; Saúde Sexual e População LGBTQIA+”.

Promover a troca de saberes e oportunizar o aprendizado sobre o assunto, para o professor do PPGSCol e um dos mediadores do encontro, Jacks Soratto, é discutir a integralidade da saúde. “Sabendo dos vários sentidos que tem a integralidade, do cuidado mais integral, das políticas horizontalizadas e das chamadas políticas especial, este é um debate muito importante enquanto profissionais da saúde. Estamos todos aqui para aprender”, destacou.

As reflexões, provocações, experiências foram levantas por meio dos convidados Marselle De Nobre Carvalho, Elias Teixeira de Oliveira e Myrella Olivia Alves Eufrazio. Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília e Membro do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Londrina, Marselle completou o pensamento de Jacks sobre a base de toda a discussão: a saúde do indivíduo. “O exercício da identidade da identidade de gênero, a garantia desse exercício, é saúde, porque faz parte daquilo que se chama Determinação Social da Saúde e perpassa todos os campos, do mais amplo ao mais restrito como o acesso ao serviço de saúde, o direito de ser atendido de acordo com a sua necessidade”, apontou.

De forma didática, Elias Teixeira de Oliveira, fundador da Liga de Estudos de Gênero e Sexualidade da Universidade de São Paulo (USP) e residente em Saúde Mental e Coletiva na Faculdade de Ciências Médicas, explicou os conceitos e as distorções em torno da sexualidade. “Esse processo é dinâmico para todo mundo. Isso é natural e a vida é feita de experimentações. A vida é ter a oportunidade de acessarmos o que queremos, o que por muitas vezes não acontece por uma pressão social. Fomos ensinados sobre como devemos nos comportar, quais desejos podemos ter, quais desejos podemos mostrar que temos. Tudo isso está consolidado e acaba boicotando muito a vivência da nossa sociedade, matando e adoecendo pessoas das mais diversas formas”, destacou Elias, que completou dizendo que “diversidade é tudo que eu não sou, então, logo, tudo é diversidade”.

Vivências construídas

Myrella Olivia Alves Eufrazio, acadêmica de Direito da Unesc, travesti, pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Núcleo de Estudos em Gênero e Raça (Negra), dividiu com os espectadores suas vivências e seus posicionamentos, especialmente em torno da temática na qual foca suas pesquisas: Direitos Humanos e Pessoas Marginalizadas. “Muitas políticas públicas estão, territorialmente falando,o presas nos maiores polos. Poucas cidades pequenas, por exemplo, têm ambulatórios trans, sendo que as grandes cidades, sim. Mas e aí? Existem pessoas trans só nas grandes capitais? Pensar a localização do sujeito é peça chave para criarmos políticas públicas”, acrescentou.

A organização do debate contou com o apoio dos profissionais residentes do PPGSCol, Alander Padilha, Bruna Barcelos, Luana Campos, Grasiela Ruivo e Rafael Moura, além da participação do professor Rafael Amaral.

O evento completo segue disponível no canal da Unesc TV no Youtube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2021 às 21:16
Compartilhar Comente

Música e fisioterapia unidas em recital na Unesc

Música e fisioterapia unidas em recital na Unesc
Mais imagens

A importância da música enquanto algo intrínseco do ser humano, desde as batidas do coração até a respiração, foi foco do Primeiro Recital do Curso de Fisioterapia da Unesc na noite desta segunda-feira (28/6). O evento, transmitido direto do Auditório Ruy Hülse, foi realizado de forma híbrida com participações virtuais de autoridades e da palestrante convidada, Angélica Canutto.

Os espectadores que puderam acompanhar o evento ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, contaram com apresentações artísticas antes e depois da aula proferida por Angélica em torno da temáticahttps://www.youtube.com/channel/UCXS9StZfctFfZxbuzttkIHA

A mesa presencial de autoridades do Recital contou com a participação da presidente do Centro Acadêmico do curso, acadêmica Ana Luiza de Carvalho Guimarães, além da professora e idealizadora do evento, Évelin Vicente, e do coordenador-adjunto, Eduardo Ghisi Victor, responsável também por mostrar seu talento musical.

Para Évelin, o encontro, além de promover integração, teve o objetivo de evidenciar o papel da música na vida de todo o ser humano. “Ela é muito importante em diversos aspectos e não é diferente no ambiente terapêutico”, pontuou.

O encontro, mesmo que virtual, conforme a coordenadora do curso, Ariete Inês Minetto, promoveu ainda uma celebração na reta final de mais um semestre acadêmico. “Que alegria estarmos aqui falando de um tema como a música, algo que nos envolve diariamente, e comemorando também por estarmos bem, com saúde, encerrando mais um ciclo com harmonia e grandes conquistas para a Fisioterapia”, destacou.

As possibilidades encontradas pela equipe para promover um encontro diferenciado, de acordo com a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, são motivo de orgulho. “Estou aqui nos bastidores pensando o que a tecnologia pode fazer por nós! Que coisa boa podermos ter essa conexão direta com o auditório, onde contamos com música ao vivo, e ao mesmo tempo estar em contato com uma palestrante que tanto tem a nos ensinar. Do ponto de vista acadêmico entendo que este é um movimento muito importante protagonizado pelo curso. Fico muito feliz de ver a música sendo tratada como elemento não só terapêutico, mas de integração e que aumenta as possibilidades dentro da Universidade”, acrescentou.

A palestra completa, assim como as atrações musicais estreladas por professores e acadêmicos, pode ser conferida na íntegra no canal da Unesc TV no Youtube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2021 às 21:45
Compartilhar Comente