AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc e Amrec concretizam o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Carbonífera

Unesc e Amrec concretizam o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Carbonífera
Projeto foi assinado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e pelo presidente da Associação, Ademir Magagnin (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc e os municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) estão trabalhando juntos pela retomada social e econômica pós-pandemia. A concretização do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Carbonífera foi assinada na tarde desta segunda-feira (29/6), pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e pelo presidente da Associação, Ademir Magagnin.

A proposta, apresentada e aprovada por unanimidade pelos prefeitos anteriormente, idealizará pontos de trabalhado e de atenção, levando em consideração a pandemia de Covid-19 e outros fatores que foram potencializados, ligados à economia, cultura, realidade social e meio ambiente. Inicialmente, a análise dos aspectos levará seis meses.

Conforme Luciane, a assinatura deste convênio se caracteriza como mais uma contribuição da Unesc para o Sul de Santa Catarina. Segundo a reitora, um corpo de pesquisadores qualificado e vinculado ao Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Universidade cuidará deste planejamento. “A atuação da equipe profissional olhará para segmentos da região em franco desenvolvimento e ainda identificará possibilidades para o fortalecimento local. Quando o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Região Carbonífera estiver em mãos, poderemos buscar investimentos mais assertivos e que continuem ampliando o crescimento do Sul”, evidenciou.  

Para o presidente da Amrec, Ademir Magagnin, este é um momento importante para a recuperação dos municípios. “Entendemos o grande valor desta parceria, principalmente por ser em um momento tão difícil para a economia, que está comprometida. Este Plano abrirá portas, possibilitará trabalhos e mostrará para a sociedade a força dos municípios da Região Carbonífera. Acreditamos que este é o momento certo. Uma resposta para dias incertos. As expectativas são positivas”, afirmou.


Estruturação do Plano de Desenvolvimento

Para o desenvolvimento da iniciativa, a Universidade colocará o corpo técnico e científico da Universidade à disposição dos municípios. Durante o desenvolvimento do estudo, a Instituição vai propor soluções factíveis com base nos dados do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, que monitora variações nos mais diversos segmentos da sociedade Sul catarinense. Conheça mais sobre o trabalho clicando aqui.


Com os indicadores em mãos, os pesquisadores e representantes dos poderes públicos estabelecerão metas para os diferentes atores dos 12 municípios que compõem a Região Carbonífera. Estruturado em sete fases, o Plano também faz uma reflexão sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Serão 950 horas de trabalho executadas em 14 semanas não consecutivas.  “O desenvolvimento do Plano olhará para o futuro, estabelecendo a identificação dos principais eixos estratégicos da Amrec para os próximos dez anos. Será um projeto capaz de viabilizar o dimensionamento dos principais objetivos estratégicos, de seu sonho de futuro e as principais bandeiras adotadas pelos municípios”, explica a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, professora doutora Gisele Coelho Lopes.

Também participaram da reunião os professores que fazem parte do projeto, professora doutora Melissa Watanabe; professor doutorando Thiago Fabris; professora doutora Bianca Bez Batti Dias e o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira.  

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2020 às 18:32
Compartilhar Comente

Webinar aborda cultura, tradição e planejamento territorial dos povos indígenas

Webinar aborda cultura, tradição e planejamento territorial dos povos indígenas
Encontro virtual ocorreu na última semana Mais imagens

Estudos em História, Geografia, Biologia, Antropologia e Direito com Povos Indígenas no Brasil, em torno da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (Decreto 7747/12) e a elaboração de Planos de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PGTA) estiveram entre os assuntos abordados em um encontro virtual realizado pela Unesc. O webinar “Cultura, Tradição e Planejamento Territorial com Povos Indígenas: Interdisciplinaridade como ferramenta para garantia de direitos”, trouxe o pesquisador Nuno Nunes para debater a temática na última semana.

Nunes é doutorando no Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Udesc. O evento foi mediado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis), Juliano Bitencourt Campos.

A atividade realizada na disciplina de Seminários, foi organizada pelos cursos de História e Geografia, PPGCA, Lapis e Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (LabPGT) da Unesc.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2020 às 17:14
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para o Programa de Bolsas Nacionais de Graduação do Santander

Inscrições abertas para o Programa de Bolsas Nacionais de Graduação do Santander
Serão concedidas quatro bolsas-auxílio para alunos da Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os acadêmicos da Unesc interessados em participar do processo seletivo do Programa de Bolsas Nacionais de Graduação do Santander já podem fazer sua inscrição. Serão concedidas quatro bolsas-auxílio no valor de R$ 300 mensais cada, durante doze meses. O benefício é voltado para estudantes dos cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância da Universidade.

O Programa, patrocinado por financiamento integral do Banco Santander tem como objetivo contribuir, através do apoio financeiro, para que acadêmicos tenham a oportunidade de dar continuidade aos estudos, incrementando a qualidade da formação acadêmica. As bolsas serão concedidas a partir de novembro/dezembro de 2020.

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado e cursando as disciplinas sem trancamento, desistência ou infrequência que venha a causar possibilidade de reprovação. Não poderão participar os acadêmicos que já tenham sido comtemplados pelo Programa, qualquer que seja o período da sua participação.

A seleção dos beneficiados com a bolsa-auxílio levará em consideração a média geral do histórico de graduação do candidato, que será informada pela Secretaria Acadêmica. Após classificação dos candidatos em ordem decrescente das notas a serem publicadas no portal da Unesc no dia 14 de setembro, serão chamados os cinco primeiros colocados para comprovar a situação socioeconômica, conforme os critérios adotados no edital.

As inscrições encerram em 8 de setembro.

Confira o edital

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2020 às 16:59
Compartilhar Comente

Projeto de extensão da Unesc colabora com capacitação de agricultores familiares para sistema delivery

Projeto de extensão da Unesc colabora com capacitação de agricultores familiares para sistema delivery
Feirantes participam de capacitações sobre gestão de custos Mais imagens

O projeto de extensão Gestão de Custos da Agricultura Familiar, realizado pelo curso de Ciências Contábeis da Unesc, tem colaborado com a capacitação dos participantes da Feira de Agricultura Familiar de Criciúma também durante a pandemia. Mesmo em tempos de distanciamento social, as atividades continuam sendo realizadas, por meio de encontros virtuais com professores e acadêmicos da Universidade. Além das reuniões para capacitação em gestão de custos, o projeto esteve junto dos agricultores na implementação do sistema delivery.

A última palestra realizada teve a participação de 40 feirantes e abordou os principais motivos pelos quais os agricultores precisam gerenciar custos e contemplou formas de identificar, registrar e calcular os custos na produção agrícola e na fabricação de produtos artesanais, como bolachas, cucas e pães.

Pesquisa de satisfação

Conforme solicitação da Gerência de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura de Criciúma, o projeto da Unesc realizou pesquisa para verificar a satisfação dos consumidores da Feira da Agricultura Familiar sobre o delivery de produtos. Por meio de um link de questionário disponibilizado por aplicativo de mensagens (WhatsApp), 53 pessoas responderam ao questionário. Com base nos resultados, algumas sugestões de melhorias dos consumidores já foram implantadas, como oferta de maior variedade de produtos hortifruti e aumento nos dias de entrega.

O sistema delivery da Feira da Agricultura Familiar de Criciúma tem realizado cerca de 60 entregas por semana. Conforme a pesquisa de satisfação dos clientes, 96% do público deseja que este serviço continue e o nível de satisfação varia entre Bom e Ótimo. Atualmente o consumidor pode escolher em receber seus produtos na sexta-feira, entre as 16 às 20 horas, ou no sábado, das 8 às 12 horas.

Coordenado pela professora Andréia Cittadin, o projeto é vinculado ao Programa de Extensão em Gestão Contábil (PEGC) do curso de Ciências Contábeis da Unesc e é realizado em parceria com a Gerência de Agricultura e Agronegócio da Prefeitura Municipal de Criciúma e Epagri.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2020 às 15:19
Compartilhar Comente

Professores do Colégio Unesc inovam para ensinar crianças em meio à pandemia

Professores do Colégio Unesc inovam para ensinar crianças em meio à pandemia
Acostumados com a tecnologia, alunos da geração Alpha precisam utilizar expertise tecnológica não apenas para lazer, mas para aprender - Foto: Divulgação Mais imagens

A geração de crianças nascidas depois de 2010 é conhecida como geração Alpha. Esta nova fase é caracterizada, sobretudo, por crianças com mais independência, maior capacidade de resolver problemas e, claro, muito mais conectadas. Diante da pandemia de Covid-19 foi necessário fazer com que elas utilizassem esta expertise não somente para lazer, mas para aprender.

Os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc têm se reinventado e trazido propostas inovadoras para manter, mesmo de forma remota, a excelência do ensino da escola.A professora Patrícia Stanger Cardoso, que leciona para o 1º ano, é umas das profissionais que têm vencido este desafio. Ela, que atua com alunos de seis anos, cria momentos de ensino lúdico para prender a atenção das crianças e, desta forma, dar as aulas. Um dos projetos que teve sucesso envolveu os pequenos durante toda a semana em uma “vida de fazenda”.

De forma interdisciplinar, com o apoio de outros professores, as crianças aprenderam como é a vida no campo, plantando feijões, fazendo dobraduras e máscaras de animais, maquetes, dançando e conhecendo, inclusive, uma fazenda de verdade por meio de fotos e vídeos. A atividade contou com a participação do avô de um dos alunos, que tirou todas as dúvidas dos pequenos.

Para encerrar o projeto “Vida na Fazenda”, os estudantes se caracterizaram como fazendeiros, fizeram uma culinária divertida e os pais ainda puderam aprender a receita da ricota, queijo típico da colônia.

Aulas com tecnologia ainda mais em evidência

A professora Patrícia acredita que, mesmo quando as aulas presenciais retornarem, as atividades tecnológicas serão parte necessária do processo de ensino de aprendizagem. “As crianças sentem muita saudade do convívio com os colegas e do abraço carinhoso da professora. Nas aulas síncronas, os alunos perguntam quando poderão retornar ao Colégio, porém, penso que não será mais como antes, pois a tecnologia faz parte desta geração e contribuiu muito”, aponta.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Wânia Ramos, os desafios impostos pela Covid-19 mostraram o quanto a equipe de professores da escola é capaz de se reinventar. “Usar tecnologia para momentos de aprendizagem e concentração tem sido um enorme desafio, mas temos superado de forma extraordinária, rompendo as barreiras do distanciamento tecnológico com projetos interdisciplinares. Estas ações permitem que as crianças percebam que para entendermos o mundo no qual vivemos precisamos de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento”, acrescenta.

Apoio da Universidade

Um dos grandes diferenciais do Colégio Unesc é poder contar com a estrutura da Universidade, seja física ou intelectual. Neste momento de aulas remotas, muitos cursos e setores têm colaborado com a escola. No projeto “Vida na Fazenda”, por exemplo, a professora Patrícia contou com o apoio do curso de Pedagogia da Unesc.
 

Matheus Reis - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2020 às 10:47
Compartilhar Comente