AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc prestigia a inauguração da Casa de Egressos

Unesc prestigia a inauguração da Casa de Egressos
Pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, participou do evento (Foto: Pascom Catedral São José) Mais imagens

Promover a reintegração social daqueles que já cumpriram suas penas. Este é o objetivo da Casa de Assistência ao Egresso Definitivo da Comarca de Criciúma. O local foi inaugurado na noite desta terça-feira (29/5) e contou com uma celebração presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach. A pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker e a assessora do gabinete da Unesc, Tatiane Macarini, prestigiaram o evento.

A celebração contou com a presença do padre Luís Fernando da Silva, secretário executivo para a Campanha da Fraternidade e membro do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A missa também foi concelebrada pelo idealizador do projeto, padre Marcos Henrique Ferreira, pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Joel Sávio, e pelo pároco de Jacinto Machado, padre Hélder Benedet.

Para Dom Jacinto, auxiliar uma pessoa a ser diferente ajudará muitas vidas, beneficiando não só a família daquele que cumpriu a pena, mas toda a sociedade para a qual ele retorna.

Projeto surgiu depois de trabalho com moradores de rua

Para que o Sepasc (Serviço de Pastoral Carcerária) encaminhe as atividades da Casa, que conta com 32 leitos para egressos masculinos por até três meses, ainda será elaborado um regimento e conduzida a formação da equipe técnica. Conforme o tesoureiro do Sepasc, Pedro Manoel da Silva, o objetivo é reinserir na sociedade pessoas transformadas através do aconselhamento espiritual e psicológico, assistência social e jurídica, promovendo o resgate da autoestima dos acolhidos.

*Com colaboração de Bibiana Pignatel e Nathany Marques - Pascom Catedral São José

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de maio de 2018 às 15:54
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira
Atividades vão ser retomadas na próxima semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc entra em recesso nesta quinta-feira (31/5) em virtude do feriado de Corpus Christi, e o campus da Universidade segue sem atividades até sábado (2/6).

A UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que engloba as Casas da Cidadania e o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), a Biblioteca Professor Eurico Back, o Colégio Unesc, os cursos de graduação, as Clínicas Integradas e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) estarão em recesso no período.

Universidade Comunitária

Prestes a completar 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Com 13.000 alunos e 1.500 professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 1.000 pessoas que que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

A Unesc realiza projetos de extensão em diversos municípios do Sul do Estado e tem a qualidade de sua pesquisa reconhecida internacionalmente. Oferece ainda 48 cursos de especialização, sete mestrados, dois doutorados implantados e três em processo de implantação, além de um mestrado em rede que está em construção juntamente com as Universidades do Sistema Acafe.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de maio de 2018 às 14:12
Compartilhar Comente

Cofafe é transferida para nova data

Cofafe é transferida para nova data
Assunto foi abordado em reunião nesta terça-feira (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Devido à paralisação dos caminhoneiros por todo o país, a Cofafe (Confraternização dos Funcionários Administrativos das Fundações Educacionais do Sistema Acafe), que ocorreria de 31 de maio a 3 de junho, foi transferida para o segundo semestre e ocorrerá de 15 a 17 de novembro, em Blumenau.

A transferência foi divulgada para a delegação da Unesc na tarde desta terça-feira (29/5). De acordo com a reitora, Luciane Ceretta, a data foi escolhida entre os reitores das universidades participantes nesta segunda-feira (28/5). “Infelizmente não será possível realizar a confraternização na data prevista, pois não teríamos como nos deslocar até Blumenau e nem a cidade poderia nos amparar com as necessidades do evento”, comentou.

A reitora ainda enfatizou a importância do evento para a Unesc. “É um momento de confraternização, de estar entre amigos e celebrar tantas coisas juntos. É perceptível o empenho de vocês e não podemos deixar isso enfraquecer”, pontuou.

Segundo o coordenador geral da comissão organizadora responsável pela participação da Unesc na Cofafe, Edson Luiz da Silva, apesar da transferência da data, outras confraternizações de porte menor, como a Cofafinha, estão sendo organizadas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de maio de 2018 às 13:43
Compartilhar Comente

Jornalista Estela Benetti faz palestra no pré-lançamento da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Jornalista Estela Benetti faz palestra no pré-lançamento da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Estela estará na Unesc no dia 8 de junho (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc realiza no próximo dia 8 de junho o evento de pré-lançamento da 9ª Semana de Ciência e Tecnologia, com a palestra da jornalista e colunista de economia do Diário Catarinense, Estela Benetti. O evento, que faz parte do calendário de festividades pelos 50 anos da Unesc, acontece às 19 horas no auditório Ruy Hülse.

A 9ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (SCT) acontece nos dias 22 a 26 de outubro, no campus da Unesc. O evento vai mobilizar o público interno e comunidade da região Sul, com programação incluindo ainda o 18º Seminário de Iniciação Científica, o 10º Salão de Extensão, o 8º Salão de Ensino, o 4º Salão de Pós-Graduação, a 5ª Feira de Inovação, o 5º Talento Musical, a 4ª Feira de Ciências, o 3º Bootcamp, o 3º Workshop de Arqueologia e o 1º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia. Em 2018 o tema da 9ª SCT UNESC, alinhado com a temática da Semana Nacional, é “Ciência para a Redução das Desigualdades”, que tem como base o 10º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 estabelecida pela Organização das Nações Unidas. Esta temática busca debater a contribuição das ciências para a redução das desigualdades no Brasil, fomentar o uso social da ciência e da tecnologia, auxiliar no combate às desigualdades por meio da popularização e divulgação da ciência e da tecnologia.

A Semana é realizada anualmente juntamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento é composto por diversas atividades como palestras, minicursos, workshops, oficinas, atrações culturais, apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica, de extensão e relatos de ensino resultantes das atividades da UNESC e de outras instituições.

A coordenadora da Semana, professora Merisandra Côrtes de Mattos Garcia explica que a semana é uma oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes espaços, dentro e fora da Universidade. “E esse estímulo acontece não somente no meio acadêmico, mas também na sociedade, por meio da Feira de Inovação e da Feira de Ciências, promovendo a inserção da comunidade na Universidade”, observa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 30 de maio de 2018 às 09:40
Compartilhar Comente

Entre na Unesc por meio do seu histórico escolar

Entre na Unesc por meio do seu histórico escolar
Inscrições estão abertas e trazem possibilidades de bolsas de estudo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A oportunidade de realizar o sonho de conquistar o diploma poder estar ao seu alcance. Estão abertas as inscrições para o Escolha Unesc, processo seletivo da Universidade que ocorre por meio do histórico escolar, sem a necessidade de prestar vestibular. Os interessados devem vir até a Universidade, já que as inscrições ocorrem de forma presencial até o dia 30 de julho, das 8h30 às 21 horas. O candidato pode escolher por três formas de entrada: Ingresso Direto, Nossa Bolsa Licenciatura, ou Descontos Ingressantes.

Ingresso Direto

Por meio desta forma de ingresso o candidato poderá usufruir de alguns benefícios de descontos, não sendo necessário a realização de perfil socioeconômico. Acadêmicos ingressantes que possuam cônjuge, genitores, filhos ou irmãos, que dependam da mesma renda familiar, e que também estejam matriculados em algum curso da Unesc, podem garantir desconto de 5%. Já os candidatos que possuam 50 anos ou mais podem ganhar desconto de 25%. Além deles, os candidatos com interesse pela segunda habilitação ou graduação, e forem egressos da Unesc, há a possibilidade de desconto de 25%, e para os que não forem, 20%.

Nossa Bolsa Licenciatura

Nesta forma de ingresso o candidato poderá ser beneficiado com bolsas de estudos nos percentuais de 70% ou 100%, mediante a realização de perfil socioeconômico atendendo os critérios do Governo Federal no Prouni (Programa Universidade para Todos). Critérios como ter realizado o ensino médio em escola pública, ou privada com bolsa integral, não possuir Diploma de Graduação de Curso Superior, entre outros, contam para participar do processo seletivo.

Descontos Ingressantes

Poderá ser concedido ao candidato ingressante por este processo seletivo o desconto no percentual de 20%, mediante o cumprimento dos requisitos de perfil socioeconômico. Para isso terão que atender a alguns critérios, como a comprovação de renda per capita (por membro da família) de até três salários mínimos, não possuir Diploma de Graduação de Curso Superior, entre outros.

Documentos necessários para inscrição e  matrícula:

- Cédula de Identidade
- Histórico e certificado de conclusão do ensino médio (2º grau - entregar original ou cópia autenticada);
- Diploma de conclusão do ensino médio (2º grau);
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Carteira de Identidade – legível e atualizada;
- Título de eleitor (maiores de 18 anos);
- Certificado de reservista – para o sexo masculino (maiores de 18 anos);
- Atestado de vacina contra rubéola (ou tríplice) para o sexo feminino, conforme exigência da Lei Estadual nº 10.196/96;
- CPF próprio;
- Laudo médico que ateste o tipo e grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças, CID, (para os candidatos com deficiência).

Informações sobre o processo seletivo

Acesse o edital

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de maio de 2018 às 17:30
Compartilhar Comente (2)