AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Live musical reúne colaboradores da Unesc para celebração de Dia do Trabalho

Sob os embalos dos clássicos escolhidos pela Banda Mistura Fina, a noite de sexta-feira (30/4) foi especial para os colaboradores da Unesc. Por meio de transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube a Universidade recebeu suas equipes para a comemoração pela passagem do Dia do Trabalhador (1/5). A noite foi de homenagens e descontração especialmente preparados pela Instituição, que coroou o encontro com apresentações do setor de Arte e Cultura e de Mistura Fina Jazz Trio.

Em nome do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), setor responsável pela promoção do encontro, a coordenadora Mariléia Maciel, deixou também sua mensagem de gratidão aos colaboradores, professores e estagiários que integram o quadro da Instituição e lutam por ela em seus lugares de atuação. “Hoje nós parabenizamos cada um de vocês, que protagonizam o dia a dia na nossa Universidade. A vocês nosso reconhecimento e gratidão pelo incrível trabalho e capacidade de reinvenção em meio a tantas dificuldades. Obrigada pela força, coragem e dedicação em fazer um trabalho digno e de extrema importância, que torna a Unesc um lugar incrível para trabalhar, uma verdadeira família”, pontuou.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a iniciativa de celebrar a data e reconhecer a importância dos trabalhadores que vivem o dia a dia da Universidade, se faz ainda mais necessária no momento de adversidades enfrentado. “Esse cenário, além de incertezas, também nos mostrou a importância e o valor das pessoas e instituições que se reinventaram para encará-lo todos os dias. A Unesc representa muito bem esse processo de superação. Nossos trabalhadores têm sido incansáveis, dedicados e muito comprometidos”, destacou.

Olhares voltados para dentro

Além das mensagens e da boa música, o encontro virtual de celebração contou ainda com momento de reflexão oportunizado pelo Âmago, Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana da Universidade. O coordenador e idealizador do Programa, João Batanolli, convidou os colegas colaboradores para lembrar e emanar energias positivas para todos aqueles que enfrentam dias de sofrimento, seja em âmbito pessoal ou profissional, especialmente em virtude da pandemia.

Além disso, os colegas foram convidados a desacelerar, fechar os olhos e resgatar na memória momentos felizes vividos dentro do campus, imaginarem os corredores iluminados e cheios de vida. “Vamos visualizar os corredores da nossa Universidade. Vamos percorrer mentalmente os caminhos que fazemos todos os dias, reencontrando os colegas. Quem vem a sua memória quando pensa em colegas que sempre te fazem rir, que te fazem sentir acolhido, que te chamam a atenção pela educação e gentileza?”, provocou João, desafiando também os colaboradores a escreverem, com essa inspiração, mensagens de todo o coração para aqueles que fazem a diferença em suas vidas na família Unesc.

O conteúdo completo da live de comemoração segue disponível no canal da Unesc TV no YouTube:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de abril de 2021 às 22:37
Compartilhar Comente

Sul de Santa Catarina segue em retomada econômica com números positivos na geração de empregos

Sul de Santa Catarina segue em retomada econômica com números positivos na geração de empregos
Mais imagens

A empregabilidade no Sul de Santa Catarina teve bons números nos primeiros três meses de 2021, dando continuidade à retomada da economia. Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), o município de Criciúma teve a maior geração de novos postos de trabalho, 2.194. Os números colocam a cidade do carvão na 8ª posição do ranking estadual. Os dados são compilados pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc.

O padrão da Amrec se repete nas outras regiões do Sul, com o maior e mais numeroso dos municípios sendo o principal responsável pela geração de empregos. Na Associação dos Municípios Região de Laguna (Amurel), Tubarão criou 1.734 e na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense  (Amesc), Araranguá teve saldo de 965.

Com 46% da criação de novas vagas, o setor da Indústria da Transformação é o que mais contribuiu para a retomada, seguido do Comércio com 10%. Em sequência, Transporte, Saúde, Atividades Administrativas e Educação compõem os maiores dados. 

Dos novos trabalhadores formais do mercado, 66% têm Ensino Médio completo e 10,5% não concluíram a última fase escolar. Enquanto 7,2% têm diploma Ensino Superior, abaixo da média nacional de 21%.

O cenário positivo na criação de empregos se repete para todo o Estado, com o Norte e o Oeste catarinense pontuando entre os principais geradores. Joinville e Blumenau foram os maiores responsáveis em Santa Catarina, com 8.455 e 7.166 respectivamente.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de abril de 2021 às 18:45
Compartilhar Comente

Residência Multiprofissional da Unesc chama a atenção para o uso racional de medicamentos

Residência Multiprofissional da Unesc chama a atenção para o uso racional de medicamentos
Live com profissionais da área da saúde será realizada na noite de quarta-feira (5/5) (Foto: Mayara Cardoso/Arquivo) Mais imagens

A importância do uso racional de medicamentos especialmente em tempos de pandemia será assunto de encontro virtual promovido pela Residência Multiprofissional em Saúde da Unesc na próxima semana. Idealizada pelos residentes e com o apoio do curso de Farmácia, uma transmissão ao vivo será realizada na próxima quarta-feira (5/5), data na qual é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, por meio do canal da Unesc TV no YouTube. O encontro ocorrerá a partir das 19h.

A proposta do grupo é alertar sobre a importância do uso racional dos medicamentos na atenção primária à saúde. “Em tempos de pandemia o uso indiscriminado está em constante alta, assim como as complicações do seu uso incorreto. Os medicamentos, quando mau utilizados, são perigosos e podem trazer vários efeitos indesejáveis ao indivíduo. Vale a máxima de que do medicamento para o veneno, existe apenas a diferença de dose”, alerta a farmacêutica residente em Saúde Coletiva, Ana Beatriz Marcolino.

A ação que marca a data contará com a participação de profissionais de diferentes áreas. Estão confirmados: o cirurgião dentista Rafael Amaral, a farmacêutica Alessandra Kulkamp e a médica residente em Medicina da Família e Comunidade Viviane Arrais.

A live é aberta a toda a comunidade e, conforme Ana Beatriz, promete ser importante fonte de informação confiável. “Os espectadores poderão participar enviando suas dúvidas por meio do chat para os profissionais participantes. Essa é uma forma de levar informação de qualidade para as famílias especialmente neste período de pandemia”, acrescenta.

Para a  coordenadora da Residência em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Bruna Giassi Wessler, a cada dia se torna mais evidente a necessidade da população em utilizar medicamentos para aliviar suas dores, emoções e medos. “Os sentimentos comuns estão sendo medicalizados. Em muitos casos, a solução para os problemas está na atenção primária à saúde, lá na Unidade Básica de Saúde, na comunidade. É esse território que precisamos conhecer, se apropriar, entendendo as necessidades da população. Assim, é possível realizar a intervenção mais adequada para o indivíduo ou para a comunidade, pois nem sempre o uso do medicamento se faz necessário, pontuou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de abril de 2021 às 16:39
Compartilhar Comente

Unesc forma primeira turma de Lideranças Sociais e Comunitárias

Unesc forma primeira turma de Lideranças Sociais e Comunitárias
Curso de Formação contou com a participação de alunos de 11 estados do país (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Unesc comemorou nesta semana a conclusão da primeira turma do curso de Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais, projeto de Extensão promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade. Os formandos foram recebidos em cerimônia virtual diretamente de 11 estados e 52 municípios de todo o país. O ciclo encerrado foi celebrado por toda a Instituição na noite de quarta-feira (28/4) e marca o primeiro passo de um projeto que leva as digitais da Universidade Comunitária que o desenvolve.

Promover cidadania, empoderamento e conhecimento para a comunidade, para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é a marca da Unesc, carimbada no projeto que tem foco nas temáticas de direitos humanos, cidadania e políticas públicas. “Temos aqui multiplicadores de conhecimento em diferentes lugares e que, a partir dos seus Programas de Pós-graduação, enxergam na extensão a forma de compartilhar conhecimento. Como diz Paulo Freire, estamos aqui para combinar saberes e essa combinação é o que nos faz ser Universidade Comunitária. Meus profundos agradecimentos a todos os envolvidos em mais uma ação de sucesso que leva as sementes da Universidade Brasil afora”, destacou.

Junção de forças

Além do PPGD, o curso é organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS); Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA); Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol); com a Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB/Criciúma-SC; Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas da Unesc; com o curso de graduação em Direito e com o Centro Acadêmico de Direito da Universidade. O envolvimento de tantos profissionais, conforme a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, foi o trampolim para os expressivos resultados.

“Vocês trabalharam em várias mãos, primaram pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Promoveram a cidadania, a democracia, o estímulo à defesa de políticas públicas, dos direitos humanos, a colaboração, a liderança. Estimularam o olhar ampliado para as causas sociais e enfatizaram a necessidade do envolvimento das pessoas para a construção coletiva de respostas para as questões que envolvem o cotidiano das comunidades, que por tantas vezes são deixadas de lado sem nem mesmo serem debatidas”, apontou Fernanda.

O grupo de formandos que celebra a formatura e leva adiante os conhecimentos trocados ao longo dos encontros, conforme a professora Janete Trichês, uma das concluintes do curso, é o primeiro, de muitos que virão. “Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, dizia que a educação não muda o mundo, muda as pessoas e as pessoas, então, mudam o mundo. Nossa gratidão a cada um de vocês por acreditarem na educação e nas mudanças que ela operou em cada um de nós ao longo desse curso. Já não somos mais os mesmos e nos sentimos mais preparados para pensar em mudar a realidade a partir do lugar que cada um de nós ocupa”, garantiu Janete, oradora da turma.

A defesa do básico e primordial

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Criciúma, Rafael Búrigo Serafim, prestigiou a noite de formatura e destacou a importância do projeto para o fortalecimento da cidadania. “Ter pessoas formadas hoje por esse curso oferecido pela Unesc é muito importante porque são mais vozes a defender aquilo que precisa ser diariamente dito. Sim, o óbvio precisa ser dito. O óbvio do respeito à vida, ao outro, a nossa condição de ser humano. Tão importante quanto a iniciativa da Universidade é vocês, alunos, terem se dedicado a esse projeto”, pontuou o presidente.

A partir de tamanho aprendizado oportunizado pela troca de experiências, conforme o coordenador-adjunto do PPGD, coordenador do programa Escola de Lideranças e do curso de Lideranças Sociais e Comunitárias, Reginaldo de Souza Vieira, o compromisso é levar adiante os ensinamentos na prática diária. “Foi incrível ver o compromisso e a sede de aprendizado que vocês tiveram. Cada um trouxe uma história de vida, uma contribuição importante. Tivemos a condição de realizar, em um estilo bem ‘freiriano’, de trocar, compartilhar, reinventar e construir conhecimento, aliando teoria e a prática e construindo uma intervenção social que pudesse transformar a vida das pessoas”, destacou. Ao lado de Reginaldo, coordenaram o curso de Lideranças Sociais e Comunitárias os professores Ismael Francisco de Souza e Fernanda da Silva Lima.

A formatura, para o coordenador PPGD, Antônio Carlos Wolkmer, significa uma vitória coletiva. “Temos uma experiência muito rica a partir da junção de forças dos Programas de Pós-Graduação, apoio da Instituição e da OAB, também sempre parceira. Trata-se do coroamento de um curso que buscou instrumentalizar lideranças comunitárias e conselheiros estimuladores de políticas públicas, capacitando a cidadania e o fortalecimento da democracia”, resume.

O curso contou com 90 horas de atividades realizadas semanalmente em formato virtual.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2021 às 21:31
Compartilhar Comente

Deputado Rodrigo Minotto propõe moção de aplauso a pesquisador da Unesc premiado pela Fapesc

Deputado Rodrigo Minotto propõe moção de aplauso a pesquisador da Unesc premiado pela Fapesc
Mais imagens

O professor da Unesc Paulo Cesar Lock Silveira, premiado nesta semana na 8ª edição do Prêmio Inovação Catarinense, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), recebeu homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Proposta pelo deputado estadual Rodrigo Minotto, a honraria foi concedida por meio de Moção de Aplauso nesta quarta-feira (28/4) na Casa.

Em requerimento, Minotto destaca que a Universidade mais uma vez figura em destaque no que diz respeito à pesquisa ao ter o professor integrante do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) premiado na categoria Agente de Inovação, que leva em conta a carreira acadêmica e a conversão da produção científica em benefício da sociedade.

A pesquisa de Paulo, realizada desde 2001, vem estudando os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos na cicatrização de feridas e os efeitos de equipamentos da fisioterapia nesse tratamento. “Começamos a aplicar na prática clínica aquilo que estudamos e, junto dos enfermeiros do Laboratório de Feridas da Unesc, concluímos a eficácia de aparelhos da fisioterapia como laser, correntes elétricas e ultrassom, na cicatrização das lesões”, relembra Paulo.

A partir do sucesso dos tratamentos sugeridos pela pesquisa, a ideia se transformou em uma startup, a Regenera. “Fomos incubados na Unesc e isso significou muito para nosso desenvolvimento enquanto empresa. Por meio desta oportunidade tivemos grandes aprendizados sobre como escalonar nosso serviço, assessoria contábil, além de importantes experiências sobre visão de mercado”, explica.

Todo esse processo, desde o início da pesquisa até a criação e o sucesso da startup, conforme Paulo, fizeram com que o trabalho se tornasse ainda mais completo e apto a receber a premiação e, agora, a moção de aplauso. “Isso porque o prêmio levou em consideração a trajetória acadêmica somada à contribuição dessas pesquisas para a comunidade. Os reconhecimentos da Fapesc e, agora, da Assembleia Legislativa por meio do deputado Rodrigo Minotto, muito nos honram e coroam a inovação do nosso projeto”, completa.

O objetivo principal do grupo de trabalho, de acordo com Paulo, é reforçar a importância do profissional fisioterapeuta junto de uma equipe multidisciplinar para tratamento de lesões de pele.

A Moção de Aplauso foi assinada, nesta quarta-feira (28/4) pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Mauro de Nadal.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2021 às 17:35
Compartilhar Comente